Força Aérea Brasileira comemorou 40 anos do primeiro pouso no continente gelado no dia 23/08

Durante as últimas quatro décadas, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1°GT) – Esquadrão Gordo, tem desempenhado um papel vital no apoio ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), uma missão que une ciência, exploração e compromisso nacional. Em um marco histórico, no dia 23 de agosto, o Esquadrão Gordo completa 40 anos de operações em apoio ao PROANTAR, um compromisso que evidencia a dedicação do país à pesquisa científica e à preservação do continente antártico.

Uma Jornada Histórica

O capítulo inicial desta jornada foi escrito em 23 de agosto de 1983, quando a aeronave C-130 Hércules da FAB alçou voo para a Antártica pela primeira vez. Desde então a aeronave ocupa o papel principal das operações da FAB em apoio ao PROANTAR. Com suas capacidades de transporte e adaptação a ambientes extremos, o C-130 Hércules foi a força motriz por trás da logística de apoio à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), comandada pela Marinha do Brasil (MB), transportando pessoal e material e fornecendo recursos essenciais para os militares e cientistas que habitam nessa região polar.

Missões de Verão e Inverno

A operação da FAB em apoio ao PROANTAR contempla, em média, dez missões anuais. Durante o verão antártico, quando as temperaturas são mais amenas e a luz do sol é constante, a FAB transporta pessoal, equipamentos e suprimentos, pousando na base antártica chilena Eduardo Frei. Essas missões são vitais para realizar a troca entre os integrantes da base de pesquisa, permitindo que os cientistas realizem estudos significativos.

Já nas operações durante o inverno antártico, as missões concentram-se no lançamento de cargas diretamente na EACF, em virtude da impossibilidade da chegada dos navios da Marinha, devido às temperaturas extremamente baixas que congelam a superfície do mar na região. São lançados diversos tipos de materiais, mas principalmente alimentos perecíveis e apoio logístico essencial, indispensáveis à operação da estação nessa época do ano.

 

O KC-390 Millennium: Um Novo Capítulo

Em 2022, com a chegada da aeronave KC-390 Millennium ao Esquadrão Gordo, a FAB escreveu um novo capítulo em sua história de apoio ao PROANTAR, realizando o primeiro lançamento de cargas na Estação Antártica Comandante Ferraz. Esta aeronave, desenvolvida pela Embraer, trouxe consigo uma nova era de possibilidades para o transporte e a logística no continente antártico. Também capaz de operar em ambientes extremos, com maior velocidade e capacidade de carga, além da tecnologia embarcada de ponta que auxilia a tripulação durante a operação, muitas vezes realizada em condições limítrofes, o KC-390 proporciona maior eficiência e segurança.

“Esta parceria com o PROANTAR é de extrema importância para a unidade, e continuará sendo executada com excelência, agora pelo KC-390 Millennium, que tem a complexa tarefa de seguir o legado deixado pelo C-130 Hércules ao longo destes 40 anos e elevar ainda mais o padrão desta operação”, destaca o Comandante do Esquadrão Gordo, Tenente-Coronel Aviador Umile Coelho Rende.

Importância Global

O apoio da FAB ao PROANTAR vai além das fronteiras nacionais. As pesquisas realizadas na Antártica não apenas enriquecem o conhecimento científico brasileiro, mas também contribuem para a compreensão global dos ecossistemas polares e dos fenômenos climáticos. A cooperação internacional e o compartilhamento de dados são essenciais para enfrentar os desafios globais relacionados às mudanças climáticas e à conservação ambiental.

Um Compromisso Contínuo

A FAB celebra essas quatro décadas de operações do Esquadrão Gordo em apoio ao PROANTAR, lembrando a importância de nossa nação no cenário internacional de pesquisa antártica, bem como a presença no continente.

FONTE: Força Aérea Brasileira

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Glasquis7

A operação antártica representa desafios importantes. A FAB perdeu um C 130 batendo na pista durante um pouso, a FACh perdeu um C 130 e toda a sua tripulacao durante a travessia sobre o Mar de Drake. É uma região muito complicada.

A.Victor

Que fim levou o C-130 que se acidentou por lá anos atrás? Foi “resgatado”?

Madmax

DEVE ter sido resgatado, mas picotado. Há uma legislação muito severa quanto a resíduos naquele continente. Nada pode ficar muito tempo lá sem a correta destinação, para não afetar o ecossistema e as pesquisas lá executadas.

Marcelo Andrade

Esse video do Programa FAB em Ação, retrata bem a operação na Antartida:

https://youtu.be/iglHD1OzBWw?si=Th10qfwWDluH6dtr

Henrique

acrescentando tem esse canal também

https://www.youtube.com/@CanalAntartico/streams

que ele divulga as pesquisas com os pesquisador que foram lá na base. além disso ele também tem entrevista com o pessoal que ajuda a manter a base