Sonda espacial russa Luna-25 colide com a Lua

75

A primeira missão lunar da Rússia em décadas terminou em fracasso depois que a espaçonave Luna-25 colidiu com a superfície da Lua.

O incidente aconteceu depois que a comunicação com a espaçonave foi interrompida, um golpe nas ambições espaciais da Rússia.

A agência espacial russa, Roscosmos, disse que perdeu a comunicação com o Luna-25 no sábado por volta das 14h57, horário de Moscou.

“As medidas tomadas em 19 e 20 de agosto para procurar o dispositivo e entrar em contato com ele não deram resultado”, afirmou.

De acordo com cálculos preliminares, o Luna-25 “mudou para uma órbita fora do projeto” antes da colisão, disse a Roscosmos.

Uma comissão especialmente formada investigará os motivos da perda do Luna-25, acrescentou a agência.

A notícia chega um dia depois que a espaçonave relatou uma “situação de emergência” enquanto tentava entrar em uma órbita pré-pouso, de acordo com a Roscosmos.

“Durante a operação, ocorreu uma situação de emergência a bordo da estação automática, que não permitiu que a manobra fosse realizada com os parâmetros especificados”, disse a Roscosmos em um post do Telegram no sábado.

A espaçonave deveria ser a primeira missão de pouso lunar da Rússia em 47 anos. O último módulo lunar, Luna 24, pousou na superfície da Lua em 18 de agosto de 1976.

A espaçonave Luna-25 foi lançada do Cosmódromo de Vostochny no Oblast de Amur, na Rússia, em 10 de agosto, colocando o veículo em uma rápida viagem à lua.

A trajetória da Luna 25 permitiu que ela superasse a sonda lunar Chandrayaan-3 da Índia, lançada em meados de julho, a caminho da superfície lunar.

FONTE: CNN

Subscribe
Notify of
guest

75 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
No one

Recebi o comunicado das autoridades russas :

” A culpa é dos EUA que manipularam os lunáticos, fomos forçados a atacar, a Lua historicamente faz parte do império russo”

deadeye

Foi a CIA (confia)

Alecs

Foi culpa dos chips de geladeira que usaram na construção da espaçonave. Rsrsrsrsrs

Rui Mendes

Esta luna 25 tinha sistemas Europeus, que foram retirados por causa do fim de cooperação que havia, entre a ESA e a Roscosmos.

Fernando "Nunão" De Martini

Então está explicado. Os sistemas europeus deviam ser os de freios.

Marcos

Nem dirigir sabem !!! Como vão ganhar a guerra ??? Kkkk..

MFB

Ótima notícia para o resto do mundo. Todo fracasso russo é bem vindo.

Jadson S. Cabral

53 anos depois do homem ter pisado na lua e a Rússia mal consegue pousar na lua. Me surpreende ser o país que começou ganhando a corrida espacial, que tantas missões bem sucedidas fez a Vênus, o planeta mais quente do sistema solar… Enquanto a NASA já mandou vários e vários rovers para Marte, sondas que estão saindo do sistema solar e há muito não amarga um fracasso desses, segue a Rússia. Bom, pelo menos têm seus méritos. O que um brasileiro, morando no Brasil, pode falar sobre isso?

deadeye

Além disso, enquanto os ônibus espaciais estavam ativos nos anos 80 – A Rússia estava sofrendo para desenvolver o Buran no qual voou apenas uma vez no espaço.

Allan Lemos

Esqueceu de falar que o Buran era mais avançado que os Shuttles da NASA porque os russos optaram por fazer um veículo inteiramente automatizado, ele também tinha maior capacidade de carga e podia alcançar uma órbita mais alta.

Bosco

Allan, Menos né!!! Entendo o seu apreço pelos russos (na verdade, não entendo…) mas dizer que o Buran que nunca foi colocado em operação era mais avançado que o Space Shuttle , reutilizável, que voou tripulado 135 vezes, é querer gozar com a nossa cara. Se for pra apelar assim eu vou dizer que o AGM-183A ARRW é mais avançado que o Kinzhal. Quanto à “capacidade de carga” e ” órbita mais alta” , não tem nada a ver. Ainda que fosse verdade , e não é já que há inúmeros fatores a serem levados em conta, isso não é… Read more »

Santamariense

Tá, e daí? Entrou em operação? Foi usado operacionalmente depois do único voo de testes que fez? Ele podia saber conversar, fazer café, calcular uma equação insolúvel, etc…mas, e daí? Entrou em operação?

Ricardo Machado

Se não for para levar astronautas, para que servia o Buran?
As Plataformas já Existentes funcionavam muito bem, levam carga e cosmonauta como até hoje, um Projeto de pelo menos 50 anos ou mais (Soyus), que deu origem as Naves Chinesas (Modernizada e claro, eles tem Dinheiro para isso, os RuZZos não… ), que já teve seus “bugs” resolvidos…
O caso era uma Competição de Prestígio, que ajudou a FALIR a União Soviética.

JORGEMATEUS77

engraçado….. nos últimos 15 anos, salvas poucas exceções, a NASA teve que pegar carona com a agência espacial russa para colocar alguém em órbita, pq eles não tinham condições…

Isso vcs não comentam

Jadson S. Cabral

O que você quer dizer com “não tinham condições”? Acha que era uma limitação tecnológica? Porque até onde se sabe, a aposentadoria do space shuttle se deu por escolha política, já que este era caríssimo e não era tão reutilizável assim como programado no início. Economicamente falado, valia muito mais a pena aposentá-lo e pegar um aluguel aos russos, que tem um modo confiável e bem mais barato de fazer isso, enquanto desenvolviam seu próprio modo semelhante, bem mais moderno e eficiente.

deadeye

Sim. E também pq o congresso nunca dava os fundos necessários para acelerar o desenvolvimento do SLS – que foi quase cancelado pelo Obama,

Ricardo Machado

O SLS deveria ser mesmo abandonado, e apenas um SATURN V “requentado”(Adicionado 2 BOOSTER derivados do “Space Shuttle “). Os Projetos da SPACE-X são mais baratos por serem Reaproveitáveis, o SLS e DESCARTÁVEL, e que depois de investir tanto dinheiro nele, “fica feio” admitir a “impropriedade” do conceito, o Projeto Artemis ficou desnecessáriamente mais caro e complicado pela NECESSIDADE POLÍTICA de JUSTIFICAR o gasto do SLS e de sustentar empregos nas “bases eleitorais” dos Congressistas.

Jadson S. Cabral

O que nós enxergamos com desnecessariamente caro para eles faz sentido. O SLS foi concebido dessa forma para manter empregos na base dos deputados e senadores que provocam o projeto e são lobistas da Boeing, Northtropp, Lockheed e tantas outras empresas do setor envolvidas no projeto. Foi uma escolha tanto da NASA quanto dessas empresas seguir o caminho de reutilizar tecnologia do space shuttle. Sim, o SLS não USA nada do Saturno V, já que esse é um projeto antigo demais, totalmente analógico e já não tem tem conhecimento de como construí-lo. O tanque laranja do SLS é derivado do… Read more »

Jorgemateus77

Era uma limitação orçamentária…. igual a Rússia sempre teve mas msm assim conseguiu manter os projetos, msm com falências da União e de crises internas

Ou sejam: seguraram as pontas do projeto espacial com a falência soviética, enquanto a NASA ñ conseguiu fazer nd com o corte orçamentário do congresso

Ricardo Machado

O que mantinha o Programa Espacial RuZZo era principalmente o “fretamento” de vôo para o Ocidente, cujo objetivo era “segurar” na RúZZia seus cientistas espaciais (Como você acha que o Programa de Mísseis Norte-coreano avançou Rápido depois estar no “limbo” por tanto tempo? Foi contratando a “peso de ouro” os Cientistas RuZZos), uma política obviamente fracassada, então, não fazia mais sentido ficar “dando dinheiro” para quem “não faz esforço” para manter sua Parte na manutenção do “TNP”.

Jadson S. Cabral

Você quer mesmo comparar o gasto que a NASA tem com todos os projetos com o gasto da Rússia é? Kkkkkk

deadeye

Isso aconteceu porque os Shuttles foram aposentados. No entanto, agora com o SLS e com a SpaceX, Blue Origin e Boeing isso não é mais verdadeiro. Então. Qualquer “dependência” que tinha, não existe mais.

Bosco

Foram 9 anos, de junho de 2011 a maio de 2020.
O motivo dos EUA não ter veículo orbitais tripulados de 2011 até 2020 se deve ao fato de que eles investiram tudo nos Space Shuttle que foi programado para operar pelo menos até 2025 e realizar pelo menos 400 missões juntando as 5 espaçonaves.
Na missão de número 135 no ano de 2011, o programa foi encerrado pelos motivos que todos conhecemos e pegou os americanos com as calças na mão. Por motivos de obrigações que eles tinham na ISS eles alugaram lugar nas espaçonaves russas.

Ricardo Machado

O objetivo era manter uma “boa relação” com os RuZZos no campo espacial, mas o que nos primeiros anos era uma opção barata para levar carga e evitar a Debandada de “Cientistas de Foguetes” para Países Problemáticos como Coréia de Norte “et caterva” foi se tornando uma situação de COMODISMO INERCIAL, que foi rompido pelo que a “Rosscosmos” chamou pejorativa mente de”trampolim espacial” da SPACE-X com seu Falcon-9 e seus desenvolvimentos, mas se você não morou debaixo de uma pedra nesses últimos anos, você sabe que a Agressividade RuZZa “azedou” o MERCADO Americano e permitiu o surgimento de um concorrente… Read more »

RPiletti

O tema é a Luna-25 que acelerou p/ passar o módulo indiano e ficando sem freio teve uma colisão de leve com o solo lunar…

Allan Lemos

O orçamento do programa espacial russo têm tido cortes nos últimos anos.

Mas o contexto da corrida espacial não se aplica hoje em dia, atualmente(2023) nem os EUA conseguem pisar na Lua.

deadeye

Realidade: CAPSTONE – Wikipedia – NASA está planejando voltar a lua, e já está planejando uma estação espacial na ORBITA da Lua. Ademais, recentemente a NASA lançou o James Webb, que está tendo descobertas cientificas relevantes. E graças a parceria com a SpaceX e a Blue Origin, já está preparando missões para à Lua e Marte. E btw, o orçamento da Roscosmos é de 6.6 bi USD, e o da Agência Espacial Japonesa dá 155 bilhões de Yenes ou 1.2bi USD, e os Japoneses, mesmo falhando na missão conseguiram pousar na lua. Não, a Rússia não é eficiente.

Allan Lemos

Você precisa de aulas de interpretação de texto.

Todo mundo sabe que a NASA tem um objetivo de retornar à Lua e está trabalhando para isso.

Por isso deixei bem claro que hoje(2023) ela não consegue pegar um foguete ir lá da mesma forma que fazia na década de 70.

Boa parte das empresas que fizeram o Saturn V nem mesmo existem. Todo o processo está tendo que ser reaprendido.

JORGEMATEUS77

a verdade é que houve um downgrade na exploração espacial de 1960 para cá
Hoje em dia não conseguem lançar um objeto com câmeras em tempo real, usam computação gráfica para simular a imagem de estrelas, buracos negros, superfícies de planetas… é uma grande piada msm

Leandro Costa

Você não sabe o que está falando.

Hcosta

Nem sei se dá para rir ou chorar…

E com uma grande convicção…

Leandro Costa

A internet, ao alcance de todo Mundo, pronta para ser usada para conhecimento, tantas facilidades de se conseguir informação, até devido à exploração espacial pós-1960 e o cara vai e me posta esse absurdo. É desanimador mesmo.

Alecs

Cegueira ideológica.

Bosco

Cuma????

Hcosta

O que pretende é justificar os erros dos Russos e comparar com os Americanos, procurando uma relativização absurda.

E ainda bem que o processo tem de ser revisto. Até parece que nestes 50 anos não foram feitos novos avanços científicos que podem melhorar estes sistemas.

Talvez seja esse o problema dos Russos. Reaprendem, ou melhor repetem, o que foi feito nos anos 70…

Nonato

Acho que daqui a 30 anos, com o uso de inteligência artificial, eles reaprendem, né.
O que levaram 10 anos na década de 1960…

deadeye

Primeiro. As empresas que participaram do desenvolvimento do Saturn V, não despareceram. A maior parte foi adquirida pela Boeing, Northop e Lockheed Martin. E o atual SLS da NASA, é MAIOR que o Sarturn V, conforme informações públicas.

Space Launch System – Wikipedia

Eu não sei de onde você tira essas informações.

Bosco

Deadeye,
Só um adendo. Apesar da NASA ter desenvolvido o James Webb e ser dona dele junto com os europeus ele foi lançado pelo foguete Ariane 5 , na Guiana Francesa, pela ESA (Agência Espacial Europeia).

deadeye

Sim de fato. A NASA está cooperando muito com a ESA para reduzir custos.

Neural

Brasil não consegue mandar nem um foguetinho de araque pro espaço, eles mandaram o primeiro homem ao espaço 60 anos atrás “Yuri Gagarin”

DanielJr

Sendo brasileiro que mora no Brasil, digo, os Russos estão muito mais avançados que o Brasil em tecnologia aeroespacial. Nós mal saímos do foguetinho do pica pau e já acabou. Toda a estrutura montada para os lançadores se transformou em uma base de transmissão de rádio, uma rampa de lançamento de maquetes e o tradicional cabide infinito de funcionários.

deadeye

O País que vai mudar a geopolítica mundial de acordo com alguns.

Allan Lemos

Acontece com os melhores, Israel e Japão também tiveram missões fracassadas na Lua recentemente.

Quando se trata de exploração espacial, ou você aprende na base da tentativa e erro e evolui no processo, ou você escolhe não errar e também não evoluir, como um certo país sulamericano que não consegue colocar um mísero satélite em órbita, coisa que hoje em dia até mesmo empresas privadas conseguem fazer.

Jadson S. Cabral

Acontecer, acontece… até os melhores falham, mas esses falham menos. Por isso são os melhores.

Allan Lemos

“Falham menos”

Mostre ai o quadro comparativo do percentual de falhas dos países do clube espacial.

Ou será que você não tem? Então tirou essa informação de onde?

Já ouviu falar no Challenger e no Columbia? Falham menos?

??

Jadson S. Cabral

Estamos falando de missões espaciais não tripuladas. Você mesmo pode, se é mesmo que precisa, fazer uma pequena busca e comparar as taxas de sucesso entre os EUA e a Rússia. Quantos rovers a Rússia já mandou para Marte, quantos deles pousou, quantos deles cumpriram sua missão e quantos eles possuem lá atualmente? Quantas sondas a Rússia já enviou para visitar outros planetas como Júpiter, Saturno e suas luas? Quantas sondas russas estão saindo agora do sistema solar entrando no espaço interestelar? Quantos telescópios espaciais disponíveis no momento são russos? Quantas descobertas importantes sobre o cosmos são russas, apartar de… Read more »

Allan Lemos

Você mesmo pode, se é mesmo que precisa, fazer uma pequena busca e comparar as taxas de sucesso entre os EUA e a Rússia Você solta uma informação(infundada) e eu é que tenho que pesquisar? Ah, vá aprender a debater depois volte aqui. Pegue todas as missões feitas pelos países que têm programas espaciais, depois compare essas missões com o índice de falhas e acidentes. Só depois venha falar que os outros “falham menos” do que os russos. Ai sim, vou levar seus argumentos a sério. Enquanto isso, o Buran estava aonde? O programa Buran foi cancelado por causa do… Read more »

ODST

Falham menos pois possuem menos projetos espaciais, menos viagens.

Jadson S. Cabral

EUA possuem menos projetos espaciais e menos viagens que a Rússia??? Lê meu comentário anterior em resposta ao seu colega, pois não vou escrever a mesma coisa duas vezes. Nem precisava uma, já que a internet está aí para que você possa fazer sua pesquisa e eu sinceramente duvido muito que você acredite no que está falando.

Hcosta

Obviamente que a Rússia tem mais projetos do que os restantes países.
Como não saem do papel têm de mostrar trabalho e fazerem novos projetos continuadamente…

Antonio fonteles

Um satélite brasileiro está em órbita há mais de 30 anos. Recorde mundial. Mais até do que os satélites da NASA. O brasileiro tem mania de não valorizar a tecnologia nacional. Leia, de informe….

Allan Lemos

Quem lançou esse satélite? Foi um foguete nacional?

E sabe porque a NASA não bateu esse “recorde”? Porque não precisam usar tecnologia de 3 décadas atrás, quando precisam eles fazem outros e os lançam com os próprios meios.

Então menos com esse ufanismo barato.

Jagder#44

Quanta revolta hoje camarada Allan.

Ricardo Machado

Ou será porque não fizemos E$forco de substituição por um Hardwere mais Capaz?…
30 ANOS E MUITO TEMPO em termos de Tráfego de Informações (O fluxo de dados aumenta de forma exponencial… )

Fernando "Nunão" De Martini

Ricardo,

O fato de haver um satélite brasileiro há 30 anos em órbita, conforme mencionado, não significa que seja o único satélite brasileiro em órbita ou que nessas três décadas outros não tenham sido lançados, com sistemas aperfeiçoados.

Há dezenas de matérias a respeito para você pesquisar aqui no site.

Jagder#44

Isso foi um reconhecimento de que Israel e Japão são os melhores?

Underground

E bem que avisei que deveriam usar máquinas de lavar fabricadas nos EUA, mas optaram por usar secadoras norte coreanas.

Kkce

Operação especial para desnazificar a Lua e proteger minorias russas que vivem lá.

George

Errou. Não é uma operação especial. É uma operação espacial.

Kkce

Operação espacial especial

Bispo

Culpa de um 👽 pro Ucrânia.

Orivaldo

Vou aguardar o próximo lançamento, dentro de 72 hrs. HORARIO DE MOSCOU

Magaren

Não usaram no foguete um motor de brastemp, deu nisso.

De resto guerra da Ucrania serviu para desmascarar muitos mitos.

Nonato

Esta semana eu havia visto a notícia…
As duas missões.
Russia e indiana.
Uma levando 3 dias a outra uns 50 dias.
Pensei: que humilhação para os indianos…
Mas os indianos são “zen” (sei que zen são os budistas japoneses, ou estou enganado?).
Agora vejo isso.

Ricardo Machado

O Budismo também tem muita representação na Índia.
Muitos Conceitos provém do Subcontinente Índiano.

Nonato

Eles usam chips intel?
Computador Dell?
Ipad?

Nonato

Os americanos podem ter sabotado pelo comando nos chips ocidentais.

Marcelo Bardo

Tranqueira russa.

Nilton L Junior

Acontece, na próxima o problema vai estar corrigido.

Jagder#44

Aproveita e corrige tua imagem, camarada.

Paulo

E o ser humano ainda tem a capacidade de dizer que já esteve na lua, hoje com tanta tecnologia não conseguem imagine naquela época tamanha a mentira contada

Leandro Costa

*facepalm*

E eu teria postado isso em maiúsculas, mas teria sido editado hehehehe

Junior

Vovó é a senhora no telefone (de discar)?

Alecs

Melhor momento para isso acontecer! Tomara que a “operação militar especial” tenha o mesmo fim!

Rodrigo

Pelo visto os chips de geladeira não deram certo