Neste 20 de julho, o Patrono da Aeronáutica Brasileira completa 150 anos de nascimento

Há exatos 150 anos, às 12h de 20 de julho de 1873, nascia aquele que viria a revolucionar o modo de viver do mundo contemporâneo: Alberto Santos Dumont, que, mais tarde, veio a se tornar o Pai da Aviação. Para celebrar a vida e os feitos desse grande pioneiro da aviação mundial, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, em um dia ensolarado em Brasília (DF), uma cerimônia especial em sua homenagem.

A solenidade foi realizada na Base Aérea de Brasília (BABR), onde estavam expostas as réplicas dos famosos inventos de Dumont, como o 14-Bis e o Demoiselle, que tiveram papel principal na encenação teatral realizada por atores e militares da FAB, narrando a história de vida do Patrono da Aeronáutica Brasileira. O evento emocionou e empolgou os convidados e público presente.

A homenagem ao grande inventor brasileiro contou com a presença do Presidente da República do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva acompanhado do Vice-Presidente Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, do Ministro da Defesa José Múcio Monteiro Filho, que foi recebido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. Estiveram presentes ainda Embaixadores, Ministros de Estado, Comandantes das Forças Aéreas amigas, além de autoridades civis e militares. Em seu discurso, o Comandante destacou a importância de reverenciarmos a memória de Santos Dumont, que demonstrou a imensa potencialidade do ser humano, principalmente no que diz respeito à determinação de realizar, que vai além do apenas desejar.

“Solenizar esse obstinado gênio brasileiro, intitulado de ‘Marechal do Ar’, por seus grandes feitos à Aeronáutica brasileira, rememorando sua vida, suas obras e seus valores, é forma justa de reconhecer e contemplar sua pioneira e visionária atuação na aviação, que conduziu o mundo a um caminho sem volta rumo ao progresso”, disse o Oficial-General.

O sobrinho-neto de Santos Dumont, Alberto Dodsworth Wanderley, acompanhou toda a solenidade e, emocionado com a homenagem, exaltou a importância de poder presenciar o momento. “A emoção hoje é muito grande. Um espetáculo fantástico, magnífico, acho que uma homenagem mais que merecida. A história mostrou tudo, muitas coisas que acredito que muita gente não sabia, que não é só o 14-BIS. Toda a trajetória dele, os inventos até chegar no ‘mais pesado que o ar’. Foi uma emoção muito grande participar”, relatou.

Legado para o futuro

Este 20 de julho de 2023 foi marcado, ainda, pelos valores altruístas de Santos Dumont, a exemplo de suas doações sem esperar nada em troca. Para representar essa característica, a cerimônia apresentou uma aeronave C-99 que trouxe a bordo a representante de um doador e uma transplantada: duas vidas que foram impactadas, conseguindo doar e receber órgãos vitais transportados por meio de uma das mais nobres missões da FAB.

Tendo sua vida salva devido à invenção de Santos Dumont, Agaliane Balbino de Souza recebeu, há seis anos, um transplante de coração. “Recebi a melhor notícia que poderia ter, um avião da FAB estava trazendo o meu coração. Foi graças a esse dia que pude ver meus filhos se formarem e meus netos nascerem”, relembrou.

Dotada de um momento de devoção e altruísmo, Valdiney Moreira dos Santos conseguiu transformar dor em felicidade ao doar os órgãos de seu filho, Pedro. “Apesar de saber que meu filho não está mais aqui, fico feliz e com o coração calmo em saber que, por ele, eu pude ajudar oito pessoas que agora têm suas vidas restabelecidas. Tenho certeza que ele está feliz com a minha decisão”, disse.

Outro momento impactante da cerimônia foi o sobrevoo das aeronaves da Força Aérea: KC-390 Millennium, F-5, F-39 Gripen, E-99, R-99, C-99, KC-30, A-1, P-3 e C-105, representando a evolução da aviação com os vetores utilizados atualmente. Esse sobrevoo também prestou uma bela homenagem ao próprio Santos Dumont, relembrando sua coragem ao realizar seus voos pioneiros.

A homenagem à memória de Santos Dumont não apenas prestou tributo ao homem, mas também inspirou a próxima geração de jovens brasileiros a seguirem carreiras nas áreas de ciência, tecnologia e aviação, mantendo viva a chama do pioneirismo e da inovação que ele personificou. Assim, a FAB reafirma seu compromisso em continuar fomentando o desenvolvimento da aviação no Brasil, honrando o legado de Alberto Santos Dumont e olhando para um futuro repleto de conquistas e progresso no campo da aviação.

Imposição da medalha de mérito Santos Dumont

Na cerimônia, foi realizada a imposição da Medalha de Mérito Santos Dumont a 190 cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica Brasileira, além de militares do Comando da Aeronáutica que se destacaram no exercício de sua profissão, e militares das Forças Armadas nacionais e estrangeiras que tenham se tornado credores de homenagem especial.

Entre os agraciados, estava o Vice-Presidente da República Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho que, ao receber a medalha, destacou a importância do Patrono da Aeronáutica Brasileira para o desenvolvimento do país, destacando que seus feitos, até hoje, mudam a vida de muitas pessoas. “É uma grande honra, e uma grande alegria. Honra por receber a medalha e alegria por participar de tão bonita e inesquecível solenidade. Parabéns à Força Aérea”, declarou.

Espetáculo à parte

A celebração dos 150 anos de Alberto Santos Dumont foi vista por mais de 1000 pessoas presencialmente, que puderam se encantar com as acrobacias da Esquadrilha da Fumaça. A bordo das aeronaves A-29 Super Tucano, o esquadrão formou um coração nos céus da Capital Federal e, ao final da solenidade, escreveu a frase: Santos Dumont 150 anos, surpreendendo a todos os presentes.

Apoiadores da FAB explanaram a emoção em participar deste momento. O Presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, falou sobre o legado deixado por Santos Dumont. “Estamos muito emocionados com a cerimônia de hoje organizada pela Força Aérea. Ela mostrou toda a história do Santos Dumont e tivemos a oportunidade de aprender um pouco mais. Com esse DNA inovador e o espírito de empreendedorismo, Santos Dumont está presente até hoje. Acho que a Embraer é um grande exemplo disso. A parceria com a FAB está trazendo resultados que deixariam Dumont orgulhoso”, comentou.

FONTE: Força Aérea Brasileira

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DOUGLAS TARGINO

Lindo! Bem que poderia ser outra pessoa ali sentado, mas tudo bem… kkkkk

Jorgemateus77

Glr negativado, conivente com o desgoverno democrático atual

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Agressor's

Ele foi o pai da aviação mundial, ao contrário dos irmãos estadunidenses! Um brasileiro conseguiu fazer sozinho o que dois estadunidenses jamais conseguiram. Uma aeronave decolar e pousar por seus próprios meios. Foi no dia 22 de maio de 1908, Wilbur e Orville Wright tentaram patentear o avião como invenção própria. Esta é a data do pedido que fizeram ao escritório de patentes do governo estadunidense. Contaram que seu primeiro vôo de aeroplano tinha sido realizado em dezembro de 1903. Essa afirmação foi feita em público pela primeira vez por Wilbur Wright no dia 8 de agosto de 1908, quando… Read more »

Rinaldo Nery

Texto longo, mas esclarecedor. Assisti no History Channel, na Sky, um programa onde “falsos brasileiros”, que se dizem historiadores, principalmente o Narloch, zombavam de Santos Dumont. Não contentes, foram aos EUA e entrevistaram a tatareneta (ou bisneta) de Wright, que também zombou de Santos Dumont. Não contentes ainda, foram ao Smithsoniam atrás de outros detratores de Santos Dumont. E o INCAER falhou em não ter protestado contra o programa desinformador.

Agressor's

Quando as massas falam uma coisa, sempre desconfiem. Todas as mídias falam sempre a mesma coisa. Se vc mudar de canal de TV, verá que as notícias são todas iguais. Não existem fatos e sim apenas narrativas! Na internet por exemplo temos “gurus e influencers digitais” por aí que alegam que os países tropicais são pobres porque são preguiçosos, onde as pessoas daqui são levadas a acreditar nesse tipo de coisa. Sistematicamente vemos sendo bombardeados por uma guerra cultural e de narrativas. Aqui a verdade: Ninguém consegue prever ou determinar o futuro, ninguém! O que esses caras fazem é tentar… Read more »

Dilbert_SC

O Narloch é mais um dos incentivadores do viralatismo brasileiro. Ele não perde uma oportunidade de desmoralizar qualquer grande figura da história do Brasil como se não valesse nada.
Uma pena ainda darem palco pra um “historiador” como ele.

Santos Dumont sem sombra de dúvidas foi um dos maiores brasileiros de todos os tempos.

Wilson Look

Apenas uma observação, o Narloc não é um historiador, ele tem formação como jornalista.

Uma pena o trabalho dele olhar apenas um dos lados.

Camargoer.

Olá Dilbert (adoro o Dogberto). Como escrevi, Norloch apenas usa uma estratégia que se tornou manjada de ser iconoclasta para dar a impressão que é “cool”. Existem bons historiadores que se tornaram bons jornalistas, como o Jorge Caldeira ou até mesmo o Villa (que conheci pessoalmente quando era professor na UFSCar). Não se precisa gostar deles para reconhecer algum rigor histórico.

Rinaldo Nery

Fora o claríssimo viés de esquerda.

Rafael Oliveira

A esquerda odeia o Narloch por causa das críticas que ele fez a Zumbi, aos índios e aos comunistas.
Pelo conjunto da obra, acho que ele está mais para a direita, ainda que não seja nacionalista.

Rinaldo Nery

Não parece.

Camargoer.

Ola RInaldo. Antes de tomar um puxão de orelhas dos Editores, acho importante esclarecer que Norloch de fato é bastante criticado pelos intelectuais de esquerda exatamente por seu exagero no “politicamente incorreto”, que acaba fazendo uma caricatura da história, ao invés de uma crítica fundamentada. Sabemos que todos os “heróis” da pátria (aqui e no mundo) são pessoas reais, com lados bons e ruins, que ainda que tenham feito grandes feitos na história, também possuem todas as características de uma pessoa, inclusive os defeitos. Norloch embarcou na onda da “crítica aos marxistas” mais preocupado em conquistar leitores e audiência do… Read more »

Funcionário da Petrobras

Puxão de orelha só quem é de esquerda, contra o governo anterior.
Fica tranquilo
Quer apostar?
Irão editar este meu comentário, o que não ocorreu com estes acima.

Rafael Oliveira

Só de o Narloch ter falado que Zumbi tinha escravos em Palmares já virou inimigo eterno da esquerda.
Fora as outras polêmicas.

Fernando Vieira

Cara, o History dá palco para aquele cara de cabelo engraçado que diz que absolutamente tudo na história foi feito por aliens. Não duvido ele dizer que Santos Dumont e os Irmãos Wright eram igualmente aliens ou tinham DNA alien.

Camargoer.

Olá Rinaldo. O History Chanel tem muita porcaria, a começar pelo “Alienígenas do passado”, passando por outras sérias tocas. Eventualmente, também tem bons programas. “How our planet was made” é muito bom. Norloch é um jornalista que embarcou na onda do “iconoclasta” para conseguir espaço. Por exemplo, imagine alguém criando um canal no Youtube para dizer que Beaties é ruim, que plagiou acordes, que errou na gramática ao escrever as canções.. riso.. ganharia um monte de dinheiro apenas pela audiência que de quem entraria para criticar o canal. Depois, faria um canal sobre a fraude do Led Zeppelin, depois da… Read more »

Rinaldo Nery

Essas biografias já existem.

Camargoer.

Verdade? Recomenda alguma? Sempre existe o risco de pegar um trabalho mal feito. Biografias sempre merecem uma boa recomendação. Olhei agora na Amazon.. tem várias, só não sei dizer qual vale a pena. Alias, fiquei surpreso de um livro escrito por ele em 1904 chamado “Meus balões”

Rinaldo Nery

Tem uma publicada pelo INCAER mto boa. Desculpe mas esqueci título e autor. Acho que de um Brig da reserva.

Camargoer.

Certo. Quando der aquele estalo e lembrar, eu ficaria grato pela indicação.

Rinaldo Nery
Wilson Look

Além desse livro, Santos Dumont escreveu outro em 1918 chamado”O que eu vi e o que nós veremos”.

Não sei se entra no que você está pedindo, mas os livros de Henrique Lins de Barros sobre Santos Dumont estão entre os melhores.

Camargoer.

Sensacional. Eu desconhecia estes dois livros. de SD. Por isso sou fã da trilogia.

Jorgemateus77

Me desculpe mas Alienígenas do Passado é a melhor coisa que já surgiu no History Channel (tanto na gringa quanto no BR). Embora sejam teorias que vão muito na contramão do Evolutismo, é bem indagador.

Agora quando pega Trato Feito, Storage Wars e etc…. o nível vai muito

BVR

Muito bom o texto Agressor’s. Daria uma ótima coluna num desses grandes jornais da mídia mainstream para que professores pudessem utilizar como base para tratar dessa data tão importante.

Aliás, vou dar uma fuçada por aqui e ver se algum jornal estrangeiro citou a data atual, ou mesmo quando houve o centenário do Pai da Aviação.

Mas que fique registrado que seu texto está perfeito.

Saudações

Agressor's

A redescoberta de Santos-Dumont, revelação de documentos inéditos ou esquecidos mostra novas facetas do inventor:

https://infograficos.estadao.com.br/especiais/a-redescoberta-de-santos-dumont/

Last edited 9 meses atrás by Agressor's
Helano

bom demais , mas a fab se tornou pequena perante a grandeza brasileira , não sei talvez por estar num continente que não tem conflito….mas torna o f39 num caça de superiodade aerea num atual cenario de 5º geração e forçar a barra demais mas foi isso que ela fez durante toda sua existencia…

Renato

Linda demonstração da FAB, me lembrou aquelas fotos “Elephant Walk” só que dessa vez já nos céus rsrs.
Vários e diferentes aviões em voo, inclusive um OVNI bem no alto, na primeira foto..

Last edited 9 meses atrás by Renato
Rinaldo Nery

Usaram um drone para as filmagens. Não seria ele? Sobre o pátio, dando a falsa impressãode estar acima das aeronaves.

Renato

Bom, pelo ângulo que foi fotografado, aparenta ter um formato esférico e estar bem alto.
Tipo um balão ou apenas uma sacola de supermercado voadora, já vi várias..
Ou talvez seja o drone mesmo, vai saber.. rs

Santamariense

É mesmo, agora que você falou eu percebi….formato bem estranho pra ser uma aeronave…

Camargoer.

Riso. Verdade. Daqui a pouco dizem que os irmãos “Winchester” inventaram os discos voadores. Aliás, tem um episódio muito engraçado de “Futurama” no qual eles vão para a Lua, onde há um parque de diversões e todos no futuro acreditam que a Lua foi colonizada por baleeiros. A música é sensacional “Baleeiro na Lua, carregamos um arpão, como não há baleias na Lua, contamos histórias e cantamos uma canção sobre baleias”

Carlos Campos

Flyer I não voa de jeito nenhum, depois que os Santos do Dumont deu para o mundo o seu projeto rapidamente surgiram vários, inclusive os outros flyers.

https://www.youtube.com/watch?v=frW7tgM2TVU

Jagder#44

Até onde sei, uma invenção é uma patente.
Uma tecnologia não é uma invenção, se não for uma patente.
Vi isso no tal INPI.

Camargoer.

Caro. É o contrário. A patente é um documento de registro de uma invenção o qual garante ao seu proprietário a exclusividade do uso do invento por um determinado período. Uma invenção pode ser patenteada, pode ser guardada pelo seu inventor como segredo industrial ou pode se tornar de domínio público ser for divulgada por qualquer meio antes do depósito da patente. No Brasil, existem trẽs tipos de documentos. 1. A patente que é sobre uma invenção original. 2. Um modelo de utilidade, que é um aperfeiçoamento de algum equipamento. 3 Uma marca. Não é possível patentear no Brasil moléculas,… Read more »

Wilson Look

Por essa lógica os inventores do avião são Samuel Henson e John Stringfellow que patentearam o que chamaram de Aerial Steam Carriage em 1842.

Nem todos tem dinheiro para pagar por uma patente, ou como no caso de Santos Dumont, não querem uma, então a validação da invenção vem pela demonstração pública e documentos devidamente datados e divulgados.

Camargoer.

Caro. Nesta época, a patente tinha uma duração de de 20 anos. Então, ela teria perdido a validade em 1882 e seu conteúdo teria se tornado de domínio público.

Wilson Look

Eu apontei essa porque ela é a primeira patente de uma máquina voadora, já que muitos tendem a usar a patente dos Wright como argumento para eles serem os inventores.

Até onde eu sei, no caso em específico dessa patente,ela tinha direitos de uso exclusivo de 8 anos, terminando em 1850, coincidentemente quando George Cayley começa a fazer seus experiementos com planadores.

Agressor's

Em 1843, William Henson, um inventor inglês, fez a primeira patente de uma aeronave equipada com motores, hélices e uma asa fixa. Porém, o protótipo construído com base nos desenhos de Henson foi malsucedido, e Henson desistiu de seu projeto. Em 1848, seu amigo John Stringfellow construiu uma pequena aeronave baseada nos desenhos de Henson. A aeronave construída por Stringfellow obteve sucesso em certos aspectos, podendo decolar por meios próprios. Porém, decolava apenas sem o piloto, e apenas por uma questão de dois ou três segundos…. Em 1890, Clément Ader, um engenheiro francês, construiu uma máquina voadora que ele nomeou… Read more »

Vendéen

Alô Brasil,

Minha mensagem (2 dias atrás) em “https://www.aereo.jor.br/2023/07/20/embraer-homenagem-aos-150-anos-de-santos-dumont/” não foi aprovada para publicação (muitos links talvez?).

Vou tentar várias vezes.
Paradoxalmente, essa grande figura da aviação não era necessariamente adepta do uso de aeronaves para fins militares.
“Na primeira conferência sobre desarmamento (Genebra 1932-1934) pela Liga das Nações, ele escreveu uma virulenta carta-manifesto, falando contra o uso da aviação para fins militares: “ Nunca pensei que minha criação pudesse permitir que irmãos matassem irmãos. ””
https://magazineaviation.ca/alberto-santos-dumont-est-peut-etre-le-veritable-father-of-aviation/

Rinaldo Nery

Sim, era um dândi. Penso que essa visão idealista, ao contrário da mercantilista dos Wright, não ajudou muito na divulgação dos seus feitos para o mundo.

Camargoer.

Olá RInaldo. Dumont era rico, herdeiro de uma enorme fazenda de café. Não tinha nem necessidade material nem vocação comercial. Tivesse nascido em uma família de industriais, teria usado sua inteligência em outra direção. Tivesse nascido pobre, talvez tivesse outros desafios na vida.

Wilson Look

Uma adição ao comentário, os Wright também não eram pobres, como muitos pensam.

O custo oficial do Flyer 1 é de 1 mil dólares da época, em valores atuais superaria os 20 mil dólares.

Camargoer.

Olá Wilson. Eles receberam uma herança na época de $ 100 mil dólares, o que seria hoje algo em torno de $ 20 milhões. Um dinheirão. Já a fortuna de Santos Dumont seria de $ 100 milhões em no início do século, o equivalente a $ 20 bilhões hoje.

Wilson Look

Não conhecia esses dados, só mencionei o custo do Flyer de 1903, pois alguns falam como se os Wright fossem uns pobretões do interior, o que não é verdade.

Rinaldo Nery

Corrobora o que falei: era um dândi. Por isso é ignorado mundo afora.

Santamariense

O que o fato de ele ser um dândi causa seu suposto ostracismo??

Rinaldo Nery

Na minha opinião, seu idealismo não fez com que o mesmo tivesse qualquer intenção mercantil ou de fama mundial. Embora seus feitos e resultados sejam conhecidos por todos.

Wilson Look

Eu diria que ambos cometeram erros nesse ponto, Santos Dumont por ser muito idealista, e os Wright por manterem um segretisto muito exagerado, o que levou a eles nunca terem os lucros que visavam com o Flyer(isso considerando que eles tivessem um aparelho com as capacidades que eles alegavam ter em 1905, capacidades que só foram igualadas em 1908 na Europa).

Camargoer.

Olá Wilson. O segredo dos Write era uma necessidade legal para registrar a patente. Se eles divulgassem qualquer coisa antes do depósito da patente, o pedido seria rejeitado. O ponto é que a invenção deles era ruim mesmo. Por outro lado, Dumont publicou o projeto da Demoiselle em uma revista, tornando-a de domínio público.

Wilson Look

Isso que me deixa confuso, pois eles receberam a sua patente em março de 1906, ainda daria 2 anos de vantagem para eles e mesmo assim eles despediçaram esse tempo, só apresentando sua máquina quando os outros aviadores já eram capazes de competir com eles.

Camargoer.

Provavelmente, fizeram a patente antes de testar o aparelho. Dai, tiveram que correr para desenvolver o modelo.

Vendéen

Pode ser anedótico, mas acho que combina muito bem com o personagem.
Santos Dumont também era um grande fã do romancista Júlio Vernes:
https://fr.wikisource.org/wiki/Notre_interview_de_Santos-Dumont

Vendéen

Caso contrário e por diversão (ou não):
Esta grande figura da aviação é agora usada como a efígie de uma bebida alcoólica.
https://spirits-station.fr/produit/rhum-santos-dumont-xo-bresil-super-premium

Vendéen

Desculpe, o link para isso não está funcionando:

Paradoxalmente, essa grande figura da aviação não era necessariamente adepta do uso de aeronaves para fins militares.
“Na primeira conferência sobre desarmamento (Genebra 1932-1934) pela Liga das Nações, ele escreveu uma virulenta carta-manifesto, falando contra o uso da aviação para fins militares: “ Nunca pensei que minha criação pudesse permitir que irmãos matassem irmãos. ””
Este está funcionando:
« Alberto Santos-Dumont est peut-être le véritable père de l’aviation »

Carlos Renato

Boa noite a todos! Vendo a matéria, acho que o gripen que havia sobrevoando os céus de Alexânia no dia 20 pela manhã,estava indo em direção à Brasília mesmo