Simuladores de voo T-27M desenvolvidos pelo CCA-SJ atingem 1.000 horas de instrução na AFA

Os simuladores de voo da aeronave T-27M, batizados de T-4000, desenvolvidos pelo Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ), ultrapassaram a significativa marca de 1.000 horas de voo, em menos de 6 meses, desde a sua entrada em operação, em janeiro de 2023, na Academia da Força Aérea (AFA).

O Chefe do CCA-SJ, Coronel Aviador Josemir Ribeiro Lima, expressou a satisfação com a utilização do simulador. “A marca atesta a qualidade do equipamento, reconhecendo a segurança operacional e a economia de recursos para a Força Aérea, melhorando a formação dos pilotos para enfrentar os desafios reais”, pontuou.

Com o apoio da Diretoria de Tecnologia da Informação, o CCA-SJ vem se especializando no desenvolvimento de simuladores. Em 2019, o primeiro Flight Training Device (FTD), desenvolvido pelo CCA-SJ, foi entregue ao Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAV) – Esquadrão Rumba, na Base Aérea de Natal (BANT), simulando a aeronave C-95M Bandeirante. Em seguida, foram desenvolvidos simuladores de baixo custo para a AFA, denominados de T-3000, que utilizam óculos de realidade virtual (RV), proporcionando grande imersão nos treinamentos com a aeronave T-27 Tucano e com a aeronave T-25 Universal.

Com a experiência adquirida na criação desses simuladores, o CCA-SJ foi capaz de desenvolver um simulador de realidade virtual da aeronave A-29 Super Tucano para o Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5º GAV)- Esquadrão Joker, na BANT, voltado para treinamento de missões operacionais, realizadas no curso de especialização da aviação de caça, além de estarem em andamento os processos de instalação dos simuladores A-29 RV nos Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (1º/3º GAV) – Esquadrão Escorpião, Segundo Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (2º/3º GAV)- Esquadrão Grifo e Terceiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (3°/3° GAV) – Esquadrão Flecha.

Concomitantemente à elaboração dos simuladores A-29 RV, foram desenvolvidos os dois FTD da aeronave T-27M (T-4000), com a cabine de comando idêntica ao equipamento modernizado, utilizado no voo pelos Cadetes, contemplando o treinamento dos procedimentos normais e de emergência da aeronave, bem como de missões de pré-solo, manobras e acrobacias, formatura, navegação e instrumento.

Esses simuladores proporcionam um treinamento de alta qualidade, além de desempenharem um papel crucial na redução de custos em comparação aos voos reais, pois permitem economizar em combustível, manutenção de aeronaves, redução do desgaste dos equipamentos, ao mesmo tempo que oferecem um ambiente adequado e controlado para o desenvolvimento das habilidades dos cadetes, diminuindo a taxa de atrito na formação dos aviadores e a segurança de voo.

O comprometimento e a expertise tecnológica do CCA-SJ reforçam o compromisso da Força Aérea Brasileira (FAB) em investir na excelência operacional, segurança das missões aéreas e na otimização de recursos.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Palpiteiro

Parabéns. Será que esse pessoal trabalha também no projeto Sivor do ITA?

Rinaldo Nery

O que seria o projeto SIVOR?

Dragonfly

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realiza hoje (8/4) a cerimônia de lançamento do Projeto SIVOR (Simulador de Voo em Plataforma Robótica de Movimento), nas instalações do Laboratório de Automação e Manufatura do ITA, em São José dos Campos (SP). A iniciativa é uma parceria com a Embraer. O objetivo é permitir a redução do tempo e do custo envolvidos no desenvolvimento de novos projetos de engenharia aeronáutica. Com a simulação será possível, por exemplo, experimentar o sistema de controle de uma nova aeronave antes mesmo do primeiro protótipo ser construído. A novidade também permitirá o treinamento de pilotos. Com… Read more »

Rinaldo Nery

Ah, sim. Lembrei. Vi um vídeo. Grato.

Palpiteiro