Os destroços de oito aviões de combate britânicos Hurricane da Segunda Guerra Mundial foram descobertos enterrados em uma floresta na região de Kiev.

Os aviões de combate foram descobertos durante as operações de desminagem, quando uma bomba não detonada que remonta à Segunda Guerra Mundial foi encontrada perto do local.

A Grã-Bretanha transferiu aeronaves para a União Soviética como parte do apoio militar à URSS, pago pelos Estados Unidos sob o acordo Lend-Lease.

Especialistas em aviação observam que esta é a primeira vez que restos de tantos caças foram descobertos na Ucrânia. “É muito raro encontrar esta aeronave na Ucrânia”, diz Oleksii Shtan, chefe da operação de escavação.

No total, a URSS recebeu cerca de 3.000 aeronaves britânicas por meio do empréstimo. A maioria foi destruída em combate ou posteriormente desmontada para peças.

“Os Hurricanes são um símbolo da assistência britânica durante os anos da Segunda Guerra Mundial, assim como apreciamos muito a assistência britânica hoje em dia”, diz Valerii Romanenko, chefe de pesquisa do Museu Nacional de Aviação da Ucrânia.

Dentro da legislação Lend-Lease, a URSS era obrigada a pagar por qualquer equipamento militar doado que permanecesse intacto após o fim das hostilidades.

Alguns deles foram deliberadamente quebrados e enterrados após a guerra, para que os soviéticos não tivessem que pagar aos Estados Unidos. Este foi o destino dos oito furacões encontrados enterrados.

Armas de bordo, aviônicos, estações de rádio, nós e agregados que poderiam ser úteis foram removidos dos caças. Depois disso, os aviões foram parcialmente desmontados e enterrados em um barranco.

De acordo com as informações disponíveis, existem apenas 14 caças Hurricane capazes de voar no mundo.

Os aviões descobertos na região de Kiev estão planejados para serem remontados e colocados em exibição.

FONTE: Militarnyi

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

O que deve ter de bombas ou minas não detonadas das duas guerras mundiais “escondidas” na fronteira franco-belga-alemã, e no front oriental, não é brincadeira…

Camargoer.

Olá Wilber. Verdade. De vez em quanto, quando uma das cidades européias passa por uma reforma, encontram algum dispositivo da II Guerra. No Japão também acontece isso de vez em quando. Tem um barco que naufragou perto da costa da Inglaterra carregado de explosivos. Ninguém sabe o que fazer… ficam torcendo para não explodir.

LucianoSR71

O Hawker Hurricane é um daqueles casos do jogador ‘carregador de piano’ fundamental p/ conquista do campeonato, mas todos só olham p/ o craque do time, o artilheiro. No momento mais crucial da Historia Britânica no século XX, a Batalha da Inglaterra, ele estava disponível em maior número que o Spitfire, permitia uma adaptação de pilotos novatos mais fácil sobretudo por um trem de pouso de bitola mais larga que também ajudava muito no pouso quando a aeronave estava danificada ou c/ o piloto ferido, tinha parte da fuselagem revestida de tela que suportava melhor os tiros inimigos (muitas vezes… Read more »

cansado

Que legal. Tem que botar em algum museu.
Acredito que em algum momento o Brasil vai mandar os Gripen para a Ucrânia.
Temos que auxiliar essa nação irmã contra o grande satã do leste.
Seria um acordo “ganha-ganha”: eles ganhariam alguma coisa para reforçar sua força aérea e nós ficaríamos aliviados e livres pra adquirir uns F-16 ou F-18 usados.
O problema é que a fabricante do Gripen, a SAAB da Suíça, sempre é neutra, acho que não vai querer se envolver.

adriano Madureira

“Acredito que em algum momento o Brasil vai mandar os Gripen para a Ucrânia.
Temos que auxiliar essa nação irmã contra o grande satã do leste”.

Me diz oque você usou, eu gostaria de usar também…

Espero que você esteja sendo irônico.

comment image

Para quê raios o Brasil enviaria os Gripen para essa “nação-irmã”?!

Meu caro, oque não falta para a donzela, é cafetão para lhe dar a mão… Não precisamos nós envolver com os europeus e suas guerras ! Eles que se entendam, que se matem ou se destruam para lá entre eles.

Conflito de europeus criados por europeus !

Last edited 9 meses atrás by adriano Madureira
António Rodrigues

Se um certo grupo de países metidos num chamado grupo econômico não desse respaldo a um deles se calhar não haveria certos comentários sem nexo quer de um lado quer do outro.
Penso eu de que……

M4|4v1t4

Nessa até eu vou ter que concordar com o Qings. Nação irmã? Ucrânia?
Amigo, aqui é Brasil. Ora pois pois! Não temos nada haver com povos eslavos, somos latinos, somos africanos, portugueses e sobretudo indígenas.

Nação irmã é Portugal.

J R

também somos árabes, japoneses, europeus ocidentais e eslavos também. Mas isso não nos obriga a entrar nessa briga, façamos como os Argentinos na segunda guerra que não tomou lado e quando acabou a guerra foram dos que mais lucraram com ela.

Camargoer.

Olá JR. Inclua também negros, nativos e judeus.

J R

Nem Rússia e nem Ucrânia são nossas irmãs, aliás, nem irmãos nós temos. Mas realmente, se essa guerra partir para um nível que nos obrigue a tomar um partido claro e enviar tropas, que seja o lado da Ucrânia que é o país agredido e que no final, será o lado vitorioso.

Charlie-Alfa-Zebra

Me admira a simplicidade radical russa ..pra que pagar ? Pra que favorecer ao capitalismo voraz? Kkk realmente uma solução bem russa ao problema das sobras muito parecida com os desmanches de motos e veículos roubados hoje e aqui no Brasil não e “camaradas” ou companheiros….
m

Camargoer.

Caro Charlie. Simplicidade radical SOVIÉTICA. Ainda que a Rússia fosse a maior das repúblicas soviéticas e que Moscou, a capital da URSS estivesse na Rússia, tanto a Ucrânia quanto a Geórgia e a Rússia, além de outras, compunham a URSS.