Em 12 de junho comemora-se o Dia da Aviação de Transporte e também uma de suas mais célebres missões: o primeiro voo do CAN

No dia 12 de junho, é celebrado o Dia da Aviação de Transporte, braço da Força Aérea Brasileira, responsável por integrar o território nacional, com conexões, por vezes, em todo o mundo. A data também comemora uma de suas mais célebres missões: o primeiro voo do CAN.

O início da história da Aviação de Transporte se dá juntamente com o primeiro voo do Correio Aéreo Nacional (CAN), em 1931, quando a missão de transportar um malote de correspondências do Rio de Janeiro para São Paulo pelos Tenentes Casimiro Montenegro Filho e Nélson Freire Lavenère-Wanderley, a bordo do Curtiss Fledgling, matrícula K263, tornou possível o sonho e o projeto de progresso dos homens daquela época.

Ao todo, a FAB conta hoje com 13 Unidades Aéreas que atuam na Aviação de Transporte, sediadas em Manaus (AM), Belém (PA), Parnamirim (RN), Rio de Janeiro (RJ), Canoas (RS), Campo Grande (MS), Anápolis (GO) e Brasília (DF). Para as missões, os esquadrões utilizam as aeronaves KC-30, KC-390 Millennium, C-130 Hércules, C-105 Amazonas, C-99, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-95 Bandeirante e U-100 Phenom, cumprindo assim a missão em todo o seu escopo de atuação.

Correio Aéreo Nacional

C-105 Amazonas

Atualmente, a Força Aérea conta com 25 Postos do CAN, distribuídos em todo o país, e com 4 Terminais de Transporte Logístico. E para quem imagina que o papel da FAB está limitado a proteger o espaço aéreo brasileiro, saiba que muitas outras missões são realizadas, como transporte de órgãos, transporte de cargas, transferência de doentes e feridos que necessitam de atendimento urgente, ajuda no combate a incêndios florestais, ajuda humanitária, transporte de animais, interiorização de imigrantes, entre muitas outras missões.

O Chefe da Seção de Cursos e Chefe da Seção de Legislação do Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA), Capitão Gênison da Cruz Barcellos, lembrou de mais um benefício praticado pelo Correio Aéreo Nacional: o encontro de pessoas que moram distantes. “A importância das atividades desenvolvidas pelo CAN não se dá apenas pelas questões governamentais, nas calamidades públicas, na logística da FAB, ou na logística de outras Forças singulares e demais órgãos”, destacou o Capitão.

E entre essas inúmeras missões, destaca-se que, entre 2018 e 2022, o CAN transportou mais de 41 milhões de quilos de carga e 361 mil passageiros. Por meio da Operação Acolhida, a FAB realizou a interiorização de mais de 14 mil venezuelanos, levando-os para diversas localidades brasileiras, proporcionando melhores condições de integração e subsistência. Vale destacar, ainda, o trabalho realizado durante a pandemia da Covid-19, quando foi possível transportar oxigênio, respiradores, pacientes e vacinas para todo o país. Cabe ressaltar também, o resgate de 34 brasileiros e familiares estrangeiros que estavam em Wuhan, na China, epicentro do Coronavírus, em 2020.

C-95M Bandeirante

FONTE: Força Aérea Brasileira

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Pedro

Grupo de Transporte Especial elevando o “sextou” a níveis impensáveis e tornando todo canto do país integrado às castas superioras do Brasil.

Nada como bem servir ao establishment e garantir a aposentadoria integral.

Parabéns heróis da FAB.

Orgulho da nação.

Jorgemateus77

GTE

Suprassumo de desejo dos pilotos de transporte da FAB

Missões árduas e extenuantes para levar os “cumpañeros” nas mais diversas ocasiões… isso sem contar as diárias e missões no exterior

Last edited 10 meses atrás by Jorgemateus77
Kornet

Verdade e depois quem sabe vc pode virar presidente do STM,se for bem discreto.

Leandro Costa

Não é exatamente uma crítica justa. É uma das missões constitucionais da FAB. E conheço mais de um ex-integrante do GTE que repudiava o que tinha que fazer às vezes. O fato é que precisamos de um grupo de transporte VIP. Não tem jeito. E de alguns anos para cá algumas ações foram tomadas para mitigar o uso indevido desses meios e vou te dizer que eliminar completamente o uso desses meios é impossível. Por mais que algo seja perfeitamente legal perante a lei, não significa que não seja amoral. E enquanto o uso permanecer dentro da lei, não há… Read more »

Rinaldo Nery

Dá pra diminuir, sim. E fechar o Segundo Esquadrão. Cada ministério que alugue na Líder, na TAM executiva… Se virem!

Ten Murphy

Excelente!!! O problema talvez seja como diminuir uma benesse contra seu maior contribuinte, o Estado. Estou apenas especulando.

Last edited 10 meses atrás by Ten Murphy
Rinaldo Nery

Será mais fácil de o TCU fiscalizar.

Kommander

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Sensato

Para quem ainda não conheceu, não deixem de visitar o Musal onde alguns dos vetores históricos do CAN repousam conservados.

Sensato

Na Laad 2023 havia um stand da Innovair apresentando um projeto de dirigível, o Eternaus, que, se seguisse em frente e resultasse em um produto real, talvez pudesse dotar a aviação de transporte da FAB com um vetor capaz de transportar cargas significativas, independente de pistas, de forma econômica e com relativa rapidez.

Underground

Para substituição dos Bandeirantes, a FAB vai de Cessna mesmo? Ou de alguma opção no mercado?

Rinaldo Nery

Skycourier.

Underground

Valeu!

Grozelha Vitaminada Milani

Não entendi a Embraer não se interessar por desenvolver um New Generation de um Bandeirantes 2.0 ou um Brasília 2.0. E o GF com uma Gold Share também não fazer pressão, promovendo empregos e gerando renda, promovendo a economia. Nem uma parceria com a Embraer ou Avibras ou outras com a Cessna produzindo no Brasil. E também os sindicatos de São José dos Campos, Botucatu e Gavião Peixoto também se calar em comprar produtos prontos no exterior. Tudo bem, pode não ser interessante economicamente para Embraer, mas em um negócio entre pai e filho necessariamente um não precisa levar vantagem… Read more »

Last edited 10 meses atrás by Grozelha Vitaminada Milani
Rinaldo Nery

Não é “interessante economicamente” nem pra FAB nem pra EMBRAER.

109F-4

Na minha cidade havia um Beechcraft D-18 (U-45 na FAB, não lembro a matrícula. Ficava no aeroclube. Caiu pedaço por pedaço devido a inércia das autoridades

Marcos Silva

Compra mais Gripen pro CAN…
A Aviação de Transporte é que levou esse “país” nas costas.
Não a aviação de caças…

Rinaldo Nery

Precisa dos dois.

Grozelha Vitaminada Milani

Parabéns a FAB, Parabéns ao CAN, Parabéns ao GTE!

Enfim Parabéns a maior Força Aérea VIP do mundo.

Nunca se transportou tanto político numa Força Aérea como ultimamente!

*Cumprindo ordens …

Que venha mais um A330-200 presidencial.

Não sei porque, lógico que eu sei, não sai um comentário aqui sobre o 3o. Airbus A330-200 no Poder Aéreo.

Last edited 10 meses atrás by Grozelha Vitaminada Milani

Tem um monte de comentários sobre esse assunto, nem precisa fazer força pra procurar. Praticamente todo dia, e em quase toda matéria, alguém comenta disso, como você agora.

Kommander

Esses dias vi um Kctao390 levantando vôo aqui no aeroporto da minha cidade. Bicho, que coisa mais linda, imponente! Parece bem maior que o C-130. Olhando de baixo pra cima então… É algo de se admirar, uma máquina incrível.
Estava dirigindo no momento, e quando vi aquele pássaro enorme cruzando os céus, quase bati o carro.

Santamariense

Nas duas últimas semanas Os KC-390 operaram bastante aqui em SM, apoiando um treinamento do Pampa e do Grupo de Caça. Aeronave bonita,
imponente e silenciosa.

Rinaldo Nery

É óbvio que é maior. Basta comparar as especificações de cada um.