AW609 no Jesolo Air Show

  • A Weststar operará um AW609 em colaboração com Leonardo no desenvolvimento de capacidades do tiltrotor no Sudeste Asiático;
  • A operadora assina para mais cinco helicópteros offshore AW139
  • Um helicóptero AW139 operado pela Weststar estabeleceu um marco de sustentabilidade com o voo de combustível SAF

Roma, 24/05­/2023 – Na Exposição Internacional Marítima e Aeroespacial de Langkawi – LIMA, Leonardo e a Weststar Aviation Services (Weststar) da Malásia celebraram acordos de desenvolvimento tecnológico e comercial, além de um importante marco de sustentabilidade.

A Weststar introduzirá o tiltrotor AW609 na Malásia por meio da operação de uma unidade, sob contrato de arrendamento. A aeronave será usada para desempenhar uma série de funções e missões no país, possibilitando maior desenvolvimento de suas capacidades operacionais adaptadas às exigências e expectativas específicas do mercado regional. A Leonardo fornecerá treinamento inicial e suporte de manutenção, com atividades de demonstração planejadas por seus parceiros e realizadas durante a fase de desenvolvimento de capacidade. Esta conquista do programa AW609, o primeiro tiltrotor multifunção do mundo projetado para obter certificação civil, marca a entrada do novo tipo no sudeste da Ásia.

“À medida que a Weststar continua a ultrapassar os limites da inovação e da excelência operacional, estamos entusiasmados em fazer essa parceria com a Leonardo para apresentar o tiltrotor AW609 na Malásia. Esta aeronave inovadora revolucionará nossas capacidades operacionais, fornecendo-nos uma plataforma versátil para cumprir nossas várias missões. Estamos orgulhosos de sermos pioneiros em trazer o primeiro tiltrotor multifunção do mundo para o Sudeste Asiático, e estamos ansiosos para demonstrar suas capacidades excepcionais para nossos clientes atuais e potenciais.” disse Tan Sri Syed Azman Syed Ibrahim, Diretor Geral do Grupo Weststar.

Além deste importante anúncio de colaboração no desenvolvimento revolucionário da capacidade de helicópteros, a Weststar assinou um contrato para mais cinco helicópteros twin intermediários AW139 em uma configuração offshore. Este movimento fortalecerá o nível de suporte fornecido pela Weststar para a indústria regional de energia com o best-seller no mercado mundial em sua classe.

Um marco significativo de sustentabilidade também foi alcançado por um Weststar AW139 em configuração VIP no dia 22 de maio, com a aeronave realizando um primeiro voo de demonstração com SAF (Sustainable Aviation Fuel) na Malásia, decolando do Aeroporto de Subang (casa da Leonardo na Malásia) com destino a LIMA. O combustível SAF foi fornecido pela PETRONAS Dagangan Berhad (PDB) em colaboração com a Neste, o principal produtor mundial de SAF. O voo usando SAF em operações reais marcou o primeiro na Malásia para helicópteros, demonstrando ainda mais a capacidade de Leonardo de reduzir o impacto que a aviação tem nas emissões globais de carbono em todas as regiões.

“Na Weststar estamos comprometidos em conduzir práticas de aviação sustentáveis e reduzir nossa pegada de carbono. Estamos a um passo mais perto de reduzir o impacto ambiental do setor de asas de rotor da Malásia com o voo de demonstração bem-sucedido de nosso AW139 abastecido com combustível de aviação sustentável (SAF). Essa conquista exemplifica nosso compromisso em aproveitar soluções inovadoras que impulsionam mudanças positivas no setor. Continuamos dedicados a moldar um futuro mais verde para a indústria da aviação e reduzir as emissões de carbono além das fronteiras”, acrescentou Tan Sri Syed Azman.

“No PDB, estamos comprometidos em apoiar os esforços de descarbonização da indústria da aviação. Esta colaboração é um passo positivo na direção de promover o futuro da aviação sustentável”, disse o Diretor de operações (COO) do PDB, Khalil Jaffri Muhammad Muri.

Desde a sua criação em 2003, a Weststar, uma provedora regional líder de serviços de transporte offshore de helicópteros, cresceu e se tornou uma das principais empresas globais na indústria de helicópteros offshore. Até o momento, a Weststar opera mais de 35 helicópteros AW139, AW169 e AW189 a partir de suas bases na Malásia, Indonésia, Arábia Saudita, Namíbia, Mauritânia, Gabão e República do Congo, tornando-se uma das maiores operadoras comerciais de helicópteros Leonardo.

A Leonardo continua a desempenhar um papel importante no mercado de helicópteros da Malásia, expandindo sua presença e aumentando suas capacidades por meio de um plano contínuo de investimento. Com um hub regional para suporte ao cliente e treinamento perto de Kuala Lumpur, a Leonardo está presente na região há muitos anos e conta com centenas de helicópteros realizando missões como transporte offshore e de passageiros, serviços públicos, segurança nacional, aplicação da lei, SAR, serviços médicos de emergência, patrulha marítima, funções navais militares e reconhecimento armado.

Sobre a Leonardo:

A Leonardo, uma empresa global de alta tecnologia, está entre os principais players mundiais em Aeroespacial, Defesa e Segurança e a principal empresa industrial da Itália. Organizado em cinco divisões de negócios, a Leonardo tem uma presença industrial significativa na Itália, Reino Unido, Polônia e EUA, onde também atua por meio de subsidiárias que incluem Leonardo DRS (eletrônica de defesa), e joint ventures e parcerias: ATR, MBDA, Telespazio, Thales Alenia Space e Avio. A Leonardo compete nos mais importantes mercados internacionais aproveitando suas áreas de liderança tecnológica e de produtos (Helicópteros, Aeronaves, Aeroestruturas, Eletrônica, Segurança Cibernética e Espaço). Listado na Bolsa de Valores de Milão (LDO), em 2020, a Leonardo registrou receitas consolidadas de € 13,4 bilhões e investiu € 1,6 bilhão em Pesquisa e Desenvolvimento. A empresa faz parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) desde 2010 e está confirmada entre os líderes globais de sustentabilidade em 2021. Leonardo também está incluído no índice MIB ESG.

Sobre a Weststar Aviation Services

A Weststar Aviation Services é uma proeminente fornecedora global de serviços de helicópteros offshore. Com presença global e compromisso com a excelência, a Weststar estabeleceu-se firmemente como um parceiro confiável para os principais players da indústria de petróleo e gás. A Weststar investe continuamente em tecnologias avançadas, programas de treinamento rigorosos e protocolos de manutenção robustos para garantir que nossas operações atendam e excedam os mais altos padrões da indústria. A presença da Weststar Aviation Services estende-se por vários países, incluindo Malásia, Indonésia, Reino da Arábia Saudita, Namíbia, Mauritânia, Gabão e República do Congo. Para mais informações acesse o site.

DIVULGAÇÃO: Leonardo / Approach Comunicação

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Tutu

Vejo nesse projeto uma opção interessante para nós no futuro.

Bueno

Amigo, eu já não vejo em um futuro próximo VTOL tripulado em nossas forças… Não tenho os dados mas acredito que seja muito caro de operar, para nossas forças que não tem muito recursos.  Deve ser muito caro de operar estes VTOL , se comparado a Helicópteros e turboélice com a mesma capacidade de carga paga. Não tenho os dados, mas acredito que sim.  Se fizermos um exercício de comparação dos custo de operação/Carga paga de um V-22 Osprey x CH-47 Chinook x s EC725 x Um turboélice, teremos uma base. Pela fala do general na CREDEN que apresentou argumentação para troca dos 4 Black Hawk… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bueno
Bueno

Fiz um levantamento , pesquisei até, são valores aproximados, alguns estão corretos conforme relatórios da USAF referente ao custo a hora de voo, os custo por modelo de aeronave depende, por exemplo os C-105 contrato da FAB em 2006 , os Caracala Conforme o valor total do programa de 2012  Aeronave      –       Custo h voo – Capacidade -Custo carga – Custo Aeronave     V-22 Osprey        US$ 63.000,00 9670 kg      US$ 6,515 /kg US$ 72 milhões   CH-47                 US$ 21.000,00 12670 kg    US$ 1,657 /kg US$ 38,55 milhões  EC-725 Jaguar    US$ 2.216,00 5670 kg    US$ 2,154 /kg US$ 51 milhões Pra o Brasil ( U$ 3,094 bi programa HXBR 2012 )  No Mercado US$ 27 milhões   UH-60 Blackhawk:   US$      6.120,00  1200… Read more »

Bueno

Os custo por modelo de aeronave depende de algumas variáveis, por exemplo os 12 C-105 comprados pela FAB em 2006 não faço ideia do que tinha no contrato,
os EC-725 Caracal o valor total do programa de 2012 convertido na cotação do euro e depois do dólar da época , valor que contemplava as 50 aeronaves e dentre elas modelos com configurações bem distintas, deve ter pacote de manutenção especifico para cada versão e transferência de tecnologia. São detalhes que muitas das vezes foge dos nossos debates por não termos acesso a todos os dados destes detalhes etc.

Last edited 1 ano atrás by Bueno
Rosi

Muito bom!
Rotaciona a tela do celular que da pra visualizar melhor os custos postado pelo colega acima!!

Last edited 1 ano atrás by Rosi