• Aeroporto de Subang, em Kuala Lumpur será a base dos novos E-Jets
  • Aeronaves terão leasing da Azorra

Langkawi, Malásia, 25 de maio de 2023 – A SKS Airways escolheu o jato E195-E2, da Embraer, para impulsionar seus planos de crescimento para a região da Ásia-Pacífico. O acordo para dez jatos E195-E2 entre a companhia aérea da Malásia e a empresa de leasing Azorra foi anunciado hoje, em cerimônia na Langkawi International Maritime & Aerospace Exhibition (LIMA’23). Os jatos da Embraer são a aeronave de corredor único mais eficientes e silenciosas do mundo.

Os E195-E2 serão a principal ferramenta para os planos de expansão da SKS Airways e terão como base o Aeroporto de Subang, em Kuala Lumpur, a partir de 2024. O E195-E2 tem alcance de 2.600 milhas náuticas, o equivalente a cerca de sete horas de voo. A aeronave terá uma configuração confortável, com 136 assentos.

A SKS Airways será a primeira operadora do E195-E2 no Sudeste Asiático, aumentando ainda mais a presença das aeronaves da Embraer na região. Atualmente, cerca de 200 E-Jets estão em serviço na Ásia-Pacífico.

O contrato de leasing entre a SKS Airways e a Azorra foi assinado na presença de Yang di-Pertuan Agong da Malásia, Sua Majestade o Sultão Abdullah ibni Sultan Ahmad Shah; Tuan Loke Siew Fook, Ministro dos Transportes da Malásia; Ary Norton de Murat Quintella, Embaixador do Brasil na Malásia; Johann Bordais, Presidente & CEO da Embraer Serviços e Suporte; e Martyn Holmes, diretor de vendas da Embraer Aviação Comercial.

“Este é um dia importante para o futuro da aviação na Malásia. Estamos satisfeitos em anunciar a assinatura dos acordos com a Embraer e a Azorra, empresas líderes no setor, que compartilham nossa visão para o futuro das viagens aéreas. Com estas parcerias estratégicas, estamos entusiasmados em embarcar em uma nova fase de crescimento, com uma frota de jatos da Embraer operando no Aeroporto de Subang”, afirma Dato’ Rohman Ahmad, diretor da SKS Airways. “A predominância dos E-Jets em aeroportos centrais em todo o mundo e as baixas emissões de ruído do E195-E2 tornam a aeronave perfeita para voos com origem e destino em Subang – apoiando o objetivo do governo de estabelecê-lo como hub premium da Malásia.”

“O E2 é a família de aeronaves escolhida por companhias aéreas de todo o mundo que buscam desenvolver suas rotas regionais. Como a aeronave de corredor único mais moderna e eficiente, o E195-E2 representará uma mudança radical para a SKS Airways nossa primeira operadora malaia, à medida que aumenta a conectividade regional dentro e fora do país”, diz Martyn Holmes, diretor de vendas da Embraer Aviação Comercial. “A SKS Airways é bem-vinda na família Embraer e esperamos aumentar nossa colaboração e parcerias na Malásia, na medida que o país continua a se desenvolver como um importante centro aeroespacial.”

John Evans, CEO da Azorra, afirma: “Temos a satisfação de trabalhar com a SKS Airways nesta oportunidade única de integrar a futura expansão do Aeroporto de Subang. Acreditamos que a nova tecnologia E2 da Embraer é a escolha perfeita para um hub de aviação de primeira linha, próximo ao centro de Kuala Lumpur, reduzindo o tempo de viagem e melhorando a conectividade na região. A eficiência de combustível, as baixas emissões de carbono e de ruído do E2 oferecem uma solução transformadora e ambientalmente consciente para a cidade, a região e seus moradores”.

Em fevereiro de 2023, o governo da Malásia anunciou o Plano de Revitalização do Aeroporto de Subang (SARP), que deverá ser transformado em um aeroporto central de excelência e uma plataforma de aviação regional.

A família de aeronaves E-Jets: especialista em aeroportos centrais

As companhias aéreas operam os E-Jets em rotas de aeroportos centrais em todo o mundo, como o LaGuardia (Nova Iorque), Santos Dumont (Rio de Janeiro) e o City Airport (Londres). No City Airport, por exemplo, os E-Jets representam 86% do total de voos, incluindo companhias aéreas como British Airways, Helvetic Airways (operando para a SWISS) e KLM.

O E190-E2 e o E195-E2 foram projetados com base nas 20 milhões de horas de experiência acumuladas pela primeira geração de E-Jets, garantindo que as aeronaves E2 sejam modernas e avançadas, mantendo a maturidade e a confiabilidade da geração anterior. A primeira geração de E-Jets constitui um dos maiores casos de sucesso da aviação comercial em todo o mundo, operando em cerca de 80 companhias aéreas de 50 países, com mais de 1.700 unidades entregues.

A família E-Jets E2, que inclui o E195-E2, tem os maiores intervalos de manutenção na categoria de jatos narrowbody – com 10.000 horas de voo para verificações básicas e sem limite de calendário para operações típicas de E-Jet, permitindo a operação por mais tempo. Além disso, a tecnologia presente nas aeronaves permite a utilização de ferramentas de manutenção preditiva, que geram dados para que as companhias aéreas antecipem suas necessidades de manutenção.

A Embraer está comprometida em desenvolver produtos, soluções e tecnologias para contribuir com a meta da indústria da aviação de alcançar zero emissões até 2050. A Embraer pretende ser neutra em carbono até 2040 e atingir um crescimento neutro em carbono a partir de 2022. A companhia planeja implementar 25% de uso de combustível de aviação sustentável (SAF) em suas operações até 2040 e 100% de fontes de energia renováveis até 2030.

Em junho de 2022, após a certificação para operações com combustível de aviação sustentável (SAF) de até 50%, o E195-E2 completou com sucesso um voo de teste usando 100% SAF, reforçando ainda mais o compromisso da Embraer com a redução de emissões e a aviação sustentável. O E195-E2 é a maior aeronave da família de E-Jets E2.

Sobre a Embraer

A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para aviação comercial e executiva, defesa e segurança e clientes agrícolas. A empresa também fornece serviços e suporte pós-venda por meio de uma rede mundial de entidades de propriedade total e agentes autorizados.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa. A sede da Embraer na APAC está localizada em Cingapura e sua sede na China fica em Pequim.

Sobre a SKS Airways

SKS Airways é uma companhia aérea regional que opera na Malásia. Fundada em novembro de 2017, a SKS Airways lançou seu primeiro voo comercial do aeroporto de Subang em janeiro de 2022. Como parte do grupo de empresas SKS, a SKS Airways está definida para remodelar o futuro da aviação, aprimorando a conectividade na região com sua nova frota de Aeronave Embraer E195-E2.

Sobre a Azorra

A Azorra é uma empresa de leasing de aeronaves orientada por relacionamentos, que fornece soluções de leasing, financiamento, transição de frota e gerenciamento de ativos para investidores de aeronaves, financiadores e operadoras de companhias aéreas em todo o mundo. A equipe multicultural da Azorra reflete os mercados globais que servimos e inclui competências essenciais em direito aeronáutico, financiamento de aeronaves, manutenção, marketing, vendas e leasing. Nossa equipe é liderada por veteranos com uma história compartilhada de sucesso e é complementada por jovens profissionais que trazem novas perspectivas, ideias e entusiasmo. A Azorra detém e gere atualmente uma frota de 77 aeronaves em leasing para 24 operadores em 19 países dos 5 continentes do mundo, encomendas de novos aviões como Airbus A220 e Embraer E2. A empresa está sediada em Fort Lauderdale, Flórida, e possui escritórios em Dublin (Irlanda) e Toulouse (França).

Para informações adicionais, visite-nos em www.azorra.com ou no LinkedIn.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bueno

Muito bom!!

Cardoso

Uma dúvida: Esses últimos anúncios são aeronaves novas que entrarão na carteira de pedidos, ou já estão contabilizados na conta da Azzorra?