Os jatos de ataque furtivos F-117 da USAF continuam operando, mesmo depois de 15 anos de sua desativação.

Dois F-117 Nighthawk operaram no papel de adversários e de suporte e teste e avaliação no Northern Edge 2023 (NE23), na Joint Base Elmendorf-Richardson, Alaska.

Embora oficialmente aposentados, muitos F-117 continuam em perfeitas condições de aeronavegabilidade e são usados ​​para apoiar testes e missões de treinamento com base na relação custo-benefício geral e em sua capacidade de oferecer recursos exclusivos.

Em janeiro de 2021, a Força Aérea dos Estados Unidos tinha 48 F-117 restantes em seu estoque e está descartando aproximadamente quatro aeronaves a cada ano. Conforme as fuselagens são descartadas, elas são oferecidas a museus por meio do programa de Base Estratégica da USAF e do Museu Nacional da USAF.

FOTOS: USAF

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Funcionário da Petrobras

Parece um morcego.
Eita aviãozinho feio.

Last edited 1 ano atrás by Funcionário da Petrobras
Radagast, o Castanho

Sim, é feio… é tipo um quadrado, retângulo, triângulo voador.

Mas é tão eficaz quanto feio. Foram milhares de missões e apenas UM abate e meio que na c@g@d@.

Rômulo

O problema é que foi abatido por um antiquado sistema SAM.
Contra os atuais sistemas, bem mais poderosos, seria uma presa vem mais fácil.
De qualquer maneira, boa sorte aos pilotos.

Radagast, o Castanho

Sua teoria não tem fundamento nos fatos. O FATO é que apenas um foi abatido e meio que na sorte mesmo.

Foi uma conjunção de fatores favoráveis que não ocorreriam novamente nunca mais.

Se sua teoria estivesse certa vários já teriam sido abatidos, o que não aconteceu.

Augusto

Vamos fazer um paralelo com o Me-262 alemão durante a segunda guerra, o avião era uma revolução na época que entrou em operação e mesmo assim diversos foram abatidos, isso quer dizer que o avião era ruim? e no caso do F-117 de diversas surtidas feitas, apenas um foi abatido, e sem contar que para enfrentar as defesas antiaéreas modernas os americanos possuem meios mais modernos e furtivos em seu arsenal.

Sensato

Nunca tem.

Junior Souza

Na época da tempestade do deserto o Iraque tinha uma das melhores defesas anti aéreas do mundo, abateram alguns F-16 inclusive, somente os F-117 foram capazes de operar la com tranquilidade.

Leandro Costa

Se fosse uma pergunta autêntica eu responderia numa boa. Mas você só quer trolar, né? Aí não dá.

Tomcat

Não dá atenção pra maluco

Santamariense

Leandro, com esses daí você só tem que sorrir, acenar e fazer de conta que concorda.

Leandro Costa

Fundamentar? Não pretendo entrar em um debate com você sobre isso, que jamais fundamentou nenhum de seus posts com nada além de afirmações sem qualquer base em nada e faz questão de rebater críticas sobre as suas afirmações com respostas mal criadas e, pra variar, sem qualquer base de argumentação válida. A conclusão que qualquer pessoa consegue chegar é que realmente você não está aqui para debater nada, não importa qual tópico seja. Você está aqui para causar bagunça e encher o saco. Você não é entusiasta do assunto, porque obviamente não pesquisa à respeito e não demonstra interesse em… Read more »

Radagast, o Castanho

Surra para 10, Agressor’s levou sozinho kkkkk

Carlos Campos

mas ele fundamentou, quero ver é você repetir que essa caça é rainha de hangar, só de enfeite, que não preesta, mas com dados,, sobre nãousar caça furtivo na Ucrania, pq a Rússia tem armas nucleares, tem caças furtivos também, submarinos, o Iraque tinha uma defesa boa, mas gerido por incompetentes, os EUA tinham equipamento e tatica superior, tinha apoio dos aliados, a Rússia tava quebrada, China era um só um país que crescia muito, o mundo era outro, os EUA faziam o que queriam.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Campos
Nei

Porque a Guerra é entre a Ucrânia e Rússia!

Vem aqui tentar desmerecer um jato com tanto sucesso em missão furtiva, com uma pergunta infantil e provocativa dessas.

Como sempre, um inútil a discussão.

Ivo

Tá conversando besteira.

Funcionário da Petrobras

É aquela velha história.
Quando um avião americano é abatido é porque foi por cagada, erro do piloto, problema mecânico, etc., nunca, mas nunca é por méritos do inimigo.

Radagast, o Castanho

Não, na verdade o F-117 foi um avião revolucionário para sua época, as tecnologias antiaéreas da época não tinha a menor condição de detectá-lo ou trava-lo no alvo.

Se vc pesquisar um pouco vai ver que as circunstâncias do abate foram excepcionais e não se repetiriam mais em lugar algum, por isso que pode ser classificada como sorte.

Se fosse um mérito do inimigo em descobrir uma fraqueza da aeronave outros abates teriam acontecido, porém, como já disse, nenhum outro ocorreu.

Nei

Primeiro leia, pesquise sobre esse abate, e depois venha no mínimo, aqui se retratar.

Se não conhece a história deste abate, nem deveria vir aqui vomitar esse discurso antiamericano.

RPiletti

Bombardearam o centro de Bagdá em 91…

Maurício Veiga

E o mais interessante é que a forma deste avião é fruto de estudos e teorias de um soviético, “The Diamond shape”…

vlopes

nos balcans por exemplo onde foi abatido um

deadeye

O IADs do Iraque na Guerado Golfo era tão fechado quanto o de Moscou.

Carlos Campos

Atuou no Iraque onde os F15 e F16 tinham que estar atentos se não era xablau, atuou no Kosovo onde um foi abatido, esse caça é um dos melhores já feitos, pela sua história, se pra você caças inimigas e defesa aérea pesada não é ameaça direta, então eu não sei o que é.

Augusto

Pergunta para o Sadan o que ele acha do avião!

Jefferson Ferreira

Eu já acho o contrário… um dos aviões mais icônicos que já vi junto com o SR71

Funcionário da Petrobras

Pode ser icônico, porém é feio.

Radagast, o Castanho

Concordo com vc em relação ao SR71, é uma pintura esse avião. Mas o F-117 é feio.

Augusto

Contra fatos não há argumentos, kkkkkkk, o bixinho era feio mesmo, kkkkkkk.

Rodrigo Maçolla

Em tempo Essa última foto é matadora não ?
comment image

Sobre o UFO, ou melhor sobre o F-117 como se pode ver ou não ver.. nem tudo que a USAF informa é verdade.

Rui Chapéu

o sandboxx news fez uma bela reportagem a respeito dessa desativação pra lá de esquisita do F-117…

Há boatos que até na Siria ele esteve recentemente.

Nada confirmado oficialmente.

Junior Souza

Sempre me perguntei o porque desta desativação, continua excelente no que se propõe a fazer. Em espaço aéreo pouco contestado ainda é uma arma muito eficaz

Rinaldo Nery

Num.contestado não é? Explique.

Nei

Não! Ele é ainda uma arma eficaz em um espaço contestado, pois foi feito para isso.

Felipe

Faltou só um F-14 pra ficar legal

Augusto

Só faltou o B-2 ai nessa foto.

Leandro Costa

O próprio. Tecnologia de fins de anos 70. Que inclusive os Russos ainda não conseguiram igualar hehehehehe

Rui Chapéu

Mas eles fizeram o Su-57!

Ele é super furtivo, nunca ninguém sequer o viu!

Quando apareceu, pegou até fogo de tanto olho gordo !

Agora mesmo na Operação especial russa ninguém o viu operando, super mega blaster stealth.

E em 2275 eles vão conseguir terminar o primeiro lote com 30 aeronaves, menos do que tem de f-117 voando…

Vai ter mais F-22 aposentado do que Su-57 voando!

Rômulo

Falam o mesmo do Kinzhal.
Ninguém viu .
Hehehe

Santamariense

Kings, contribua com algo útil. 99% do que tu escreve é torcida. O 1% restante é bobagem.

Radagast, o Castanho

Não, na verdade foi sorte mesmo do atirador. Ninguém na Sérvia conseguiu repetir a façanha e o F-117 continuou a operar impunemente.

Se fosse realmente uma fraqueza do F-117 ela seria explorada e ao máximo e outros teriam sido abatidos, o que não aconteceu.

Leandro Costa

Eu não digo que foi sorte não. Os caras sabiam o que estavam fazendo. O problema mesmo foi tático/operacional. Repetição das mesmas rotas e horários, ou seja, a operação da aeronave tornou-se previsível. Qualquer avião que tenha uma atitude previsível em um combate, só não vai ser abatido por sorte. Ou seja, eles negaram as vantagens da furtividade. Após o abate as mudanças foram feitas, mas uma aeronave foi perdida. Realmente não tem nada a ver com a eficácia do avião em si. Afinal de contas os registros de combate do F-117 falam por si só.

Underground

Inclua que a aeronave foi abatida enquanto suas portas estavam abertas, obrigando a alteração do desenho das mesmas, fazendo com que mesmo com as portas abertas seu retorno radar permanecesse baixo.

Rinaldo Nery

Conheci o piloto pessoalmente, em 2003. TenCel Dale Zelko.

BARAK

Áudio do Dale Zelko contando o evento. Tem também o áudio (de outra aeronave) dele descendo de paraquedas e chamando resgate.
https://www.youtube.com/watch?v=XmqLyn4Q15U

Rinaldo Nery

Eu ouvi esse áudio em 2003, com as explicações do próprio. O primeiro a ouvi-lo, após a ejeção, foi um KC-135 reabastecedor. Magic era um AWACS (E-3D) britânico. Numa Força Tarefa SAR só o AWACS fala c o piloto abatido. O alarme é o ELT (Emergency Locator Transmiter) do PLB (Personal Locator Beacon) do Zelko. Ele caiu num campo arado próximo duma cidade e duma rodovia. Alguns cães quase o acharam. Ele aguardou 8 horas pelo resgate, que foi realizado por HH-53 dos Marines, que sairam dum porta aviões no Adriático. Depois retornou pra sua base, em Aviano.

Hank Voight

Argumento típico de torcedor….

Agora voltando ao mundo real basta pegar a quantidade de missões realizadas em combate pelo F-117 e dividir por esse único abate para descobrir cabalmente a validade do conceito lembrando que esse evento deu-se bem mais por mérito dos operadores sérvios do que pelas qualidades do S-125..

E falando nos russos, é digno de nota que até o presente não conseguiram projetar e colocar em produção e serviço um caça de quinta geração visto que o Su-57 não pode ser considerado como tal:

https://www.gbnnews.com.br/2020/06/o-su-57-e-realmente-um-autentico-caca.html?m=1

Rômulo

HMS.
Pare de chorar e contente-se com o que os americanos entregam para vcs.
Aliás, Israel já ‘desaterrou’ seus F-35?

Hank Voight

Há muito tempo! Inclusive já foram vistos atacando os prepostos da sua teocracia criminosa de estimação na Síria Qings….

Agora vá você se contentar com o “tipo 5G” do putinstão…kkkk

Nei

Faz tempo viu! Que vergonha.

Rômulo

Pelo menos, esse voa e não vive em hangar.
Aparentemente…….

Santamariense

Tu só consegue isso? Torcida infantil , nível 5ª série.

Nei

Legal disso tudo, é que foi os Sérvios, porque os Russos estão procurando até hoje!

Aproveitando,avisado o Putin que o SU-57 não é furtivo kkkk.

Marcelo Soares

A última foto é belíssima!

Emmanuel

Meia dúzia para o Brasil já estava bom… não importa se tá velhinho.

Radagast, o Castanho

Sempre tem um para lembrar o único abate do F-117 após milhares de missões cumpridas com êxito e ileso.

Isso foi um ponto tão fora da curva que ninguém conseguiu repetir e o F-117 continuou operando na Sérvia impunemente.

Leandro Costa

Eu confesso que cheguei naquele momento em que não sabia se ele estava brincando ou falando sério, então resolvi ficar quieto hehehehehe

Rômulo

Sim, porque foi vergonhoso.

Radagast, o Castanho

Não tem nada de vergonhoso em um abate. Vergonhoso seria se tivesse dezenas de abates.

Augusto

Se um abate foi uma vergonha, imagina então para os russos que já perderam vários dos seus caças bombardeiros mais modernos (SU-34), já até perdi a conta de quantos foram perdidos.

Guilherme

Um vídeo muito interessante e imparcial sobre esse abate: https://www.youtube.com/watch?v=8dqqrJPaS1k
(feito por um russo, por sinal)

Leandro Costa

Guilherme, o ‘Binkov’ na verdade não é Russo. Se não me engano é uma equipe composta por três Croatas que fazem o canal.

Guilherme

Achei que era russo, obrigado pela correção Leandro!

Leandro Costa

De nada Guilherme

Guilherme

Sem tirar os méritos dos sérvios, o abate foi por uma baita sorte. Sorte daquela bateria AA estar ‘online’ no momento, sorte pelo F117 ter passado há 14km da AA na volta da missão, possibilitando a detecção (caso não saiba, nenhum avião é invisível ao radar, apenas reduz em muito o alcance de detecção), o fato do F117 não ter nenhum sistema de RWR e o principal, o erro da USAF em usar a mesma rota rotineiramente

Rômulo

Esse mesmo.
Agora imagine contra um S_400 ou um S-500.
Melhor não.
Rsrsrsrs

Hank Voight

Os mesmos que o F-35 samba em cima na Síria Qings!?

Ih! Foi mal! Não sabia que o S-400 era “invencível” assim como o Kinzhal kkkkk

Felipe

Sambava até encontrar um velho S-200 que deu um baita susto no “furtivo”

Last edited 1 ano atrás by Felipe
Hank Voight

Se você se refere àquela mentira de um site russo ressentido com o fracasso do Putinstão na tecnologia furtiva eu sinto muito mas ninguém mais acredita….

Mas você precisa repeti-la a si mesmo tantas vezes se fizerem necessárias para poder acreditar não é mesmo Qings!?

Rômulo

É a crise, meu chapa!

Rômulo

Manda pra Ucrânia para treinamento de tiro ao alvo pelos russos.

Agressor's

Pra chutar cachorro morto servem que é uma beleza, mas contra uma força equipada e organizada não tem nenhuma chance. Por isso que não enviam para a Ucrânia pra serem postos a prova, pois sabem que serão abatidos feitos moscas…

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Underground

Os americanos não querem bombardear Moscou, querem que os russos saiam da Ucrânia.
Se meia dúzia de soldados tomaram de assalto uma cidade russa, imagina uns quarenta F117!

Felipe

Os americanos foram os maiores incentivadores da invasão russa, não querem que saiam não…

Hank Voight

Parabéns por repetir as mentiras do Putinstão Qings

Nei

E você acredita nisso ainda?

O maior culpado é Putin.

Funcionário da Petrobras

No filme “Momento Crítico” com Kurt Russell e Steven Seagal, uma equipe do exército americano precisa agir contra o sequestro de um avião de passageiros, e para adentrar neste avião, utiliza um desses F-117 com uma equipe composto de uns 10 militares.
Sempre me perguntei se este avião de fato cabe umas 10 pessoas (com equipamentos) ou se seria mais uma propaganda hollywoodiana.

Last edited 1 ano atrás by Funcionário da Petrobras
Funcionário da Petrobras

A matéria fala de qual avião?
O filme tem participação de qual avião?
Você tem problema ou o que afinal?

Santamariense

Se fizeram isso no filme é apenas isso…ficção! A aeronave leva o piloto e ninguém mais. Mesmo que , na ficção, levassem alguém na baia de armas, não caberiam 10 pessoas na mesma. Isso sem contar a impossibilidade fisiológica de alguém sobreviver numa situação dessas.

Leandro Costa

Nesse filme, péssimo por sinal, os caras saem de um compartimento atrás do piloto. Aonde estariam os motores, tanques de combustível, etc. heehehehe

Santamariense

Meu Deus! Kkkkkkkkk

Radagast, o Castanho

Os filmes de Steven Seagal são tão ruins, mas tão ruins que são legais… kkkkkkk

Vou ver se acho esse para ver!

Leandro Costa

Cara, não aconselho. O Steven Seagal só aparece em algo por volta dos primeiros 15 minutos do filme. E por mais que eu goste do Kurt Russel, o filme em si é muito ruim hehehehehe

Funcionário da Petrobras

Particularmente não acho o filme ruim, apenas algumas cenas “forçadas” que, por se tratar de filme americano, relevo.

Funcionário da Petrobras

Aos 7:10 do vídeo abaixo o youtuber retrata o que falei aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=rsiwgcztyw0

Rapaz…

Nem o Steve Magal faria melhor!

BLACKRIVER

Essa máquina formidável voo pela primeira vez em 18/06/1981… ou seja mês que vem se completaram 42 anos desde seu primeiro voo…
Vale lembrar que esse avião só chegou ao conhecimento público em 1988…

Eu pergunto; os militares brasileiros da época tinham noção de onde os americanos tinha, chegado em termos de tecnologia?
Tecnologia essa que foi contrabandeada para dentro dos EUA…

Mas vamos deixar a principal característica do F117 de lado…
Vamos falar em investimentos em estudo para o desenvolvimento do sistema FLIGHT CONTLS…
Bancadas de testes, motores, materiais….

Rinaldo Nery

Não, não tinham.