• Seis aeronaves – quatro E190-E2 e dois E195-E2 – serão fornecidas pela Azorra
  • Dois E195-E2 são pedidos firmes da Royal Jordanian para a Embraer

São José dos Campos, 18 de maio de 2023 – A Embraer (NYSE:ERJ; B3:EMBR3) e a empresa de leasing Azorra divulgaram hoje um novo acordo para oito aeronaves com a Royal Jordanian Airlines. O acordo prevê a introdução dos jatos E190-E2 e E195-E2 na frota da companhia aérea da Jordânia. As entregas devem ser iniciadas no quarto trimestre de 2023.

O acordo totaliza oito jatos comerciais: quatro E190-E2 e quatro E195-E2, a preço de lista de US$ 635 milhões. Seis aeronaves – quatro E190-E2 e dois E195-E2 – são parte da carteira de pedidos firmes da Azorra. Outros dois E195-E2 são pedidos firmes da Royal Jordanian Airlines feitos diretamente à Embraer. Os pedidos da companhia aérea da Jordânia foram adicionados à carteira de pedidos do quarto trimestre de 2022 da Embraer como ‘cliente não revelado’.

Com base no anúncio feito pela Royal Jordanian Airlines (RJ) em outubro do ano passado, no qual a companhia aérea revelou seus planos de expandir a frota com aeronaves de nova geração, o E2 foi escolhido especificamente por seu desempenho excepcional e eficiência operacional. A seleção do E2 está alinhada com os objetivos estratégicos da Royal Jordanian Airlines de renovar e ampliar a frota em operação nos destinos da região do Levante, que inclui países como Israel, Líbano, Síria e a própria Jordânia. O plano estratégico almeja impulsionar ainda mais a posição da companhia aérea como a preferida na região, oferecendo melhor conectividade a uma malha mais ampla e posicionando Amã como a principal porta de entrada do Levante.

“Após extensos estudos de viabilidade, a Royal Jordanian selecionou o E2 da Embraer como o mais adequado para seus objetivos financeiros e estratégicos. A companhia aérea opera aeronaves da Embraer há 15 anos e o E2 reduz significativamente os custos de investimento em treinamento de pilotos e fornecimento de peças de reposição. Além disso, também otimizamos os custos de programação e manutenção de nossa tripulação” afirma Samer Majali, Vice-Presidente do Conselho de Administração e CEO da Royal Jordanian Airlines. “A aeronave também oferece economia de combustível de 25% em comparação com as aeronaves atuais, resultando em custos operacionais menores e reduções significativas de emissões de carbono. Essas variáveis dão suporte para a estratégia e as metas ambientais da companhia. Também estamos satisfeitos em trabalhar novamente com a equipe da Azorra e agradecemos a confiança deles na Royal Jordanian e no E2”, completa.

“Estamos muito satisfeitos em ter a Royal Jordanian como o mais novo cliente de E2 da Azorra. Nossa equipe segue com o relacionamento de longo prazo com a companhia aérea — relacionamento que começou com um jato E175, da Embraer, há mais de uma década. A escolha do E2 pela Royal Jordanian reforça nossa convicção de que este é um próximo passo natural para os atuais operadores do E1. O E2 oferece maior eficiência operacional e menos emissões, enquanto mantém a confiabilidade oferecida pela Embraer”, afirma John Evans, CEO da Azorra.

“Estamos honrados por sermos escolhidos pela Royal Jordanian Airlines para fornecer a próxima geração de aeronaves regionais, uma parte central do principal plano de modernização da frota da companhia aérea”, diz Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial. “A família E2 de jatos de nova geração oferece a aeronave mais silenciosa, menos poluente e com menor consumo de combustível no segmento abaixo de 150 assentos. Temos orgulho de continuar nossa longa relação com a Royal Jordanian e damos as boas-vindas à Azorra para mais um acordo com a Embraer.”

O E195-E2 a ser operado pela Royal Jordanian Airlines terá capacidade para 12 passageiros na classe executiva e 108 na classe econômica. Já o E190-E2 terá o mesmo número de assentos na classe executiva e 80 na econômica. Todas as aeronaves apresentam configuração de assentos 2×2 e assentos na classe executiva, com espaço para as pernas de 53 polegadas. A cabine econômica contará com novos assentos slimline, também em uma configuração de quatro lado a lado, sem assento do meio. A aeronave também possui compartimentos superiores de grandes dimensões, iluminação ambiente, assentos de couro e conectividade sem fio para entretenimento, além de navegação completa na internet e capacidade de comunicação com redes terrestres durante o voo.

Sobre a Royal Jordanian Airlines

Como a principal companhia aérea da região do Levante, a Royal Jordanian Airlines aspira ser a companhia aérea preferida para conectar a Jordânia e o Levante com o mundo. A Royal Jordanian foi criada em 1963 como a companhia aérea nacional oficial do Reino Hachemita da Jordânia e, nos últimos 60 anos, tem sido uma embaixadora da boa vontade e da amizade do Reino, facilitando o turismo, o comércio e proporcionando às pessoas de todo o mundo uma introdução à famosa hospitalidade e cordialidade da Jordânia.

De seu hub no Aeroporto Internacional Queen Alia, a Royal Jordanian Airlines opera uma frota moderna de aeronaves que voa para destinos em todo o mundo, por meio de uma rede de rotas em constante expansão que conecta Amã à Europa, Oriente Médio, América do Norte e Ásia. Como membro da oneworld Alliance, a Royal Jordanian e suas 13 companhias aéreas parceiras internacionais fornecem uma rede de viagens combinada que atinge mais de 1.000 aeroportos em 170 países.

Os clientes da companhia podem reservar seus voos e gerenciar suas viagens por meio dos escritórios de vendas do Royal Jordanian em todo o mundo, bem como por meio da rede global da companhia aérea de agentes de viagens oficiais. O call center está disponível para atender os passageiros 24 horas por dia, 7 dias por semana, pelo número +962 6 510 0000. Os clientes também podem encontrar informações e suporte 24 horas por dia no site www.rj.com, e no aplicativo móvel dedicado da companhia aérea.

Sobre a Azorra

A Azorra é uma empresa de leasing de aeronaves orientada por relacionamentos, que fornece soluções de leasing, financiamento, transição de frota e gerenciamento de ativos para investidores de aeronaves, financiadores e operadoras de companhias aéreas em todo o mundo. A equipe multicultural da Azorra reflete os mercados globais que servimos e inclui competências essenciais em direito aeronáutico, financiamento de aeronaves, manutenção, marketing, vendas e leasing. Nossa equipe é liderada por veteranos com uma história compartilhada de sucesso e é complementada por jovens profissionais que trazem novas perspectivas, ideias e entusiasmo. A Azorra detém e gere atualmente uma frota de 77 aeronaves em leasing para 24 operadores em 19 países dos 5 continentes do mundo, encomendas de novos aviões como Airbus A220-100/300 e Embraer E190/195-E2. A empresa está sediada em Fort Lauderdale, Flórida, e possui escritórios em Dublin (Irlanda) e Toulouse (França).

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer tem negócios em Aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, prestando serviços e suporte pós-venda aos clientes.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é a maior fabricante de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Matheus

Excelente. Mas achei que o mix seria o que ela tem hoje: E195 e E175. Mas acho que pela indisponibilidade do E175-E2 a Embraer acabou mostrando que o E190-E2 no lugar acaba sendo até mais lucrativo. Ansioso pra ver essa pintura linda num E2.

Nonato

A Embraer deveria lançar um avião para concorrer com o Airbus A 321 neo XLR.
200 passageiros, 8.000 km de alcance.
Desenvolver do 0.
Pegaria um nicho importante do mercado.
O A 321 está substituindo o Boeing 757 e a Boeing está com receio de desenvolver um novo avião.

Fernando EMB

Só tem um probleminha… $$$_

Bruno

“Mas se não vender ela vai falir”.

Ozires

Bruno… me desculpa… mas esse discurso já encheu.

Ficou no passado. Bola pra frente meu amigo.

Que tal postar algo para agregar ou tirar dúvidas? Esse tipo de comentário só polui o site.

Mas você é livre para fazê-lo, sim eu sei. Fica da consciência de cada um.

Sensato

Eu leio a reportagem já antecipando o tipo de comentário que vou achar aqui. Já esperava o dele e gostei do seu. Concordo que essa novela já foi reprisada demais.

Bruno

As viuvas do acordo choram ao se lembrar que seu desejo não se realizou.