A Saab divulgou em seu canal oficial do Youtube um vídeo que mostra a preparação e voo dos caças Gripen de matrículas FAB 4105 e FAB 4106. As aeronaves chegaram ao Brasil via Porto de Navegantes, em Santa Catarina, no dia 05 de maio e decolaram do aeroporto da cidade para a Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás, no dia 09.

As aeronaves foram conduzidas pelos pilotos da FAB Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Perez e Major Abdon de Rezende Vasconcelos. Essa foi a primeira vez que os caças recém-chegados ao país voaram diretamente para a BAAN e não para Gavião Peixoto, em São Paulo, onde fica o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC).

Isso se deu porque a Base Aérea de Anápolis já está em operação com os caças, totalizando agora 6 aeronaves sob o comando do 1º Grupo de Defesa Aérea. O voo registrou, aproximadamente, 1h30min.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder no segmento de defesa e segurança com a contínua missão de ajudar nações a manter a segurança da população e da sociedade. Com a força de 19.000 funcionários, a Saab está em constante expansão das fronteiras tecnológicas para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, além de sensores e sistemas subaquáticos. A Saab tem sua sede na Suécia, tem operações de grande porte em todo o mundo e faz parte dos recursos de defesa de diversas nações.

No Brasil, a Saab mantém uma parceria de longo prazo e fornece diversas soluções avançadas, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.

DIVULGAÇÃO : Saab / MSL Group

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

Por que não vieram voando? Hahahahahaha

Camargoer.

Olá RInaldo. Creio que sejam versões navais do F39. Por essa razão, demandam um transporte por navio. Uma obviedade… riso

Rinaldo Nery

Desculpe. Não resisti.

Camargoer.

Entendo.. riso. Eles saem de fábrica como F39N. São convertidos em F39E no hangar.

ZAMZAM

Ah essas licitações..

Dod

Alguém sabe o consumo hora do Gripen com o a/b ligado ?

Renato

Seis litros por segundo aproximadamente. Em uma hora 6 x 3600 = 21.600 litros (se isso fosse possível).
–> Aproximadamente <–

Last edited 11 meses atrás by Renato
ZAMZAM

É um F-20!

Last edited 11 meses atrás by ZAMZAM
Paulo

É o F-20 moderno.

Marco Gandolfi

Sim um f-20 atualissimo e sem amaras das politicas dos USA. O Brasil nunca tera total liberdade de ter os equipamentos no estado de arte comprando dos USA.

Paulo

Me caro, o Gripen brasileiro tem mais de 20 componentes made in EUA.

Camargoer.

Caro Pablo. Quando a FAB foi criada, após o treinamento, a FAB recebeu os novíssimos e poderosos P47. Contudo, no pós-guerra a FAB adquiriu cerca de 60 Gloster Meteor ingleses. Estes aviões tiveram vida curta na FAB, que empregou as mesmas técnicas aprendidas nos robustos P47 nos Gloster, danificando as aeronaves irremediavelmente. A FAB buscou aeronaves a jato para substitui-los, mas recebeu os T33 de treinamento que serviram como caças por anos. Os EUA vetaram a venda de caças de primeira linha. Com este veto dos EUA, a FAB escolheu os MirageIII franceses. Só então os EUA autorizaram a venda… Read more »

Leandro Costa

Camargo, só para complementar em relação aos Gloster Meteor à título de curiosidade. Nós compramos exatamente 60 Meteors, trocados por algodão na época com um bom pacote de sobressalentes. Quando começaram à aparecer os problemas de fadiga de material nas longarinas das asas, a manutenção neles era intensa e alguém percebeu que com todas as peças sobressalentes que tínhamos em estoque, conseguiríamos montar uma aeronave nova. E assim foi feito. No final das contas tivemos 61 Gloster Meteor. Essa aeronave montada apenas com sobressalentes teve uma pintura diferente de todas as outras, recebendo o padrão de pintura camuflado SEA (Sudeste… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Camargoer, Só dois apartes, com correções que julgo importantes: “Quando foi lançado o programa FX, a Lockhjeed ofereceu o F16, os suecos o F39C e os franceses o M2000. Era um programa limitado para a aquisição de um esquadrão para substituir os MirageIII. O programa foi cancelado e a FAB decidiu modernizar os F5.” A decisão de modernizar o F-5 veio antes do cancelamento do programa F-X. O contrato foi assinado em 2001, e as tratativas e concorrências para o programa já vinham desde o final dos anos 1990. O F-X começou seu mergulho sem volta no início de 2003,… Read more »

Camargoer.

Olá Nunão. Obrigado. Aquela confusão ainda deveria ser tema de uma dissertação de mestrado. Seria preciso sentar com as pessoas que estiveram envolvidas, incluindo Jobim, Lula, Saito… e entender o que aconteceu. Um dos aspectos pouco discutidos é que aquela confusão prejudicou qualquer decisão subsequente do presidente sobre o FX2. Ficou politicamente inviável. Um aspecto importante que faltou contar era que cada AMX custou cerca de US$ 16 milhões, enquanto que um F16 novo custava US$ 18 milhões. Então, o F20, o F16 e o F18 estão imersos em mitos que aparecem e reaparecem como tiririca no gramado do jardim.

Fernando "Nunão" De Martini

Sim,

F-20 na FAB é um assunto que reencarna nos comentários, vez por outra, como exemplo de oportunidade perdida tal qual o Osório no EB.

Tanto que eu costumo chamar o Osório de Zumbisório (não como desrespeito a todos que trabalharam nele, mas pra mostrar que já passou da hora de virar a página).

Preciso arrumar um apelido pro F-20. F de finado não daria, pois vive reencarnando nos sonhos de passado não realizado.

Camargoer.

Faddams 20.

Fernando "Nunão" De Martini

Fantomas 20?
comment image

Que tal Fasal 20?
comment image

Camargoer.

F20contoderéis.

Felipe

Ainda assim grande parte dos componentes são da própria Suécia e alguns até do Brasil.

ZAMZAM

No final dos anos 80 era o sonho da FAB possuir o F-20. Lembro que as revistas Senta-puá traziam, invariavelmente, muita propaganda sobre os mesmos, inclusive a minha. Também se falava muito sobre a aeronave na escola. Do Sonho para a realidade lá se vão mais de 30 anos. Enfim, aí está ele, o nosso F-20 modernizado!

Felipe

1 F-39E com mísseis meteor e iris-t é , ao menos no presente, um caça sem rival na América Latina. E ainda pode receber apoio do E-99A da FAB. Aliás foi divulgado que adquirimos 100 mísseis meteor , que foram entregues em 2 lotes. Alguém saberia dizer quantos Iris-T foram comprados pela FAB?