Linha de produção do F-35

Linha de produção do F-35

O canal FRAME no YouTube divulgou o vídeo abaixo sobre a produção de caças, incluindo o mundialmente conhecido F-16 e o mais recente e avançado F-35.

O processo de produção de aviões de combate modernos é altamente complexo e envolve várias etapas. Uma visão geral das principais etapas do processo de produção de um avião de combate moderno compreende:

Design: O processo de produção começa com o projeto do avião. Isso envolve a definição dos requisitos de desempenho, características de voo, sistemas de armas, etc. O design é geralmente realizado por uma equipe de engenheiros aeronáuticos e é auxiliado por softwares de CAD/CAM (desenho e fabricação assistida por computador).

Protótipo: Após o design, um protótipo do avião é construído para testar a sua viabilidade e desempenho. O protótipo pode ser construído com materiais diferentes dos utilizados no avião final e é geralmente usado para testes em solo e em voo.

Produção: Após a aprovação do protótipo, a produção em massa do avião é iniciada. Isso envolve a fabricação de todas as partes do avião, como fuselagem, asas, sistemas de controle, sistemas de armas, etc. Essas partes são produzidas por diferentes empresas que trabalham em colaboração com o fabricante principal.

Montagem: Após a fabricação de todas as partes, o avião é montado. Isso envolve a união de todas as partes em um único corpo, a instalação de sistemas eletrônicos e a integração de sistemas de armas.

Testes em solo: Antes do primeiro voo do avião, ele passa por uma série de testes em solo para garantir que todos os sistemas estejam funcionando corretamente. Isso inclui testes de motores, testes de sistemas eletrônicos, testes de sistemas hidráulicos, etc.

Testes em voo: Depois que os testes em solo são concluídos, o avião é levado para testes em voo. Isso envolve testes de manobrabilidade, testes de velocidade e altitude, testes de sistemas de armas, etc.

Entrega: Depois que o avião é aprovado em todos os testes, ele é entregue ao cliente. Isso geralmente envolve a entrega de manuais de operação, treinamento de pilotos e técnicos de manutenção, e a garantia de que todas as peças de reposição e suporte técnico estejam disponíveis.

Como se vê, o processo de produção de um avião de combate moderno é altamente complexo e envolve a colaboração de várias empresas e equipes de engenheiros. O objetivo é produzir um avião altamente sofisticado, capaz de atender às necessidades dos clientes em termos de desempenho, capacidade de combate e confiabilidade.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Henrique A

Essa capacidade de produção vai ser muito conveniente pra quem precisar de um caça urgentemente.

Last edited 11 meses atrás by Henrique A
Joanderson

Qual era a cadência de produção do caça su 35 antes da guerra , alguém sabe ?

Fernando "Nunão" De Martini

Pelo que pesquisei rapidamente, em dezembro de 2018 foi comemorada a produção do 100° caça Su-35, cujo primeiro exemplar de série foi produzido em outubro de 2011.

Então foram 100 em 7 anos. A cadência média, grosso modo, foi de cerca de 14 caças Su-35 por ano.

Super Tucano

Não imaginei que fosse tão pouco!

Heli

A Rússia tem um PIB semelhante ao da Espanha. Não são os EUA não, dinheiro não cai do céu

Jorgemateus77

Mas ….. mas…. u gripe é melhor pois terá ToT e serão entregues 5 por ano

Willber Rodrigues

Isso seria ótimo pra Colômbia, que precisa trocar seus Kfir pra ontem, se escolher o F-16.

Fábio

O garajão do gripen passa vergonha. Não da nem pra brincar.

André Macedo

Vergonha é querer comprar os dois projetos, sendo o Gripen mais novo e com muito menos demanda que o F-16, que é um “faz tudo” e uma opção de caça para forças aéreas com menos orçamento.

sub urbano

O F-16 é o FIAT Uno da aviação de caça. Pra mim seria melhor opção que o Gripen para o Brasil. Mais barato e com as mesmas capacidades nas ultimas versões. Acho q os americanos estão investindo na linha de produção dele para fazer como foi o F-5 Freedom Fighter, vender barato para paisecos que não são necessariamente aliados, mas são adversários dos inimigos da America. Um caça que irá para o mesmo caminho é o JF-17, noytadamente a versão C-Block3 que aproveita algumas tecnologias desenvolvidas para o J-20, de materiais compostos, um novo HUD e IRST, bem como um… Read more »

Henrique A

Foram fabricados mais de 4 mil F-16, muito mais que o F-5.

sub urbano

F-5 nao fica longe, foram fabricados 2.900.

Joao

Há diferença.
O F-5 nasceu para 2a linha. O F-16, não.

Henrique A

No caso do F-16 padrão essa espinha dorsal só existe nos biplaces pra compensar o espaço tomado na fuselagem por um assento a mais, certo?

Alonso

F-16 V seria a melhor opção para o Brasil. Operamos caças USA F-5 por mais de 45 anos. Qual o problema em operar o F-16? Escala, diversos operadores, abundância de peças…

Camargoer.

Caro. A Lockheed ofereceu o F16 no FX2 mas a FAB o descartou, classificando apenas o Rafale, o F18 e o F39. Portanto, segundo a FAB, o F16 não atendia as necessidades da FAB