Embraer E-99M

Documento atestou que o projeto de modernização dos sensores dessa aeronave atende aos requisitos de segurança e desempenho previstos em contrato

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) entregou, no dia 04/05, pelas mãos do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, o Certificado Suplementar de Tipo Final do E-99 Modernizado à Embraer, empresa responsável pela modernização da aeronave.

A emissão do certificado, resultado do trabalho dos técnicos da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA) do IFI – em interação com a Embraer -, atesta que o projeto de modernização dos sensores dessa aeronave atende aos requisitos de segurança e desempenho previstos em contrato. Isso significa que a aeronave pode voar com segurança e é capaz de cumprir a missão determinada pela Força Aérea Brasileira (FAB).

De acordo com o Chefe da Assessoria Técnica do IFI, Tenente-Coronel Gustavo Borges Basílio, o E-99M executa uma missão muito importante para o país. “A certificação de sua modernização, levada a cabo pela Embraer junto com o IFI, promove uma melhoria considerável na capacidade estratégica brasileira, na Tarefa de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, além das Ações de Alerta em Voo e Controle e Alarme em Voo”, afirmou.

Durante a cerimônia, o Tenente-Brigadeiro Medeiros comentou o processo de modernização do E-99, destacando a importância dessas aeronaves e a relevância do trabalho conjunto do IFI e da Embraer em prol da FAB. “Parabéns à engenharia da Embraer, que trabalhou na concepção desse projeto, e ao IFI, que certificou todo o processo que envolveu a modernização da frota de E-99. Para mim, este momento tem um significado muito especial, pois tive o privilégio de participar da implantação dos R-99 A/B no Segundo do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV) e, hoje, tenho a satisfação de assinar este certificado”, disse.

Ainda durante o evento, o Vice-Presidente e Engenheiro-Chefe da Embraer, Henrique Langenegger, agradeceu especialmente o trabalho do IFI, na pessoa de seu Diretor, Coronel Aviador Luiz Marcelo Terdulino de Brito, mencionando as inúmeras atividades envolvidas na certificação da modernização do E-99. “Houve muitas viagens ao exterior para realizar os ensaios, além de workshops de planejamento para agilizar o trabalho. O IFI sempre esteve disposto a cooperar para que a atividade fosse realizada”, comentou.

Histórico

A modernização das aeronaves E-99 introduziu modificações no Erieye Mission System, com a instalação de novos consoles, novos rádios e a implementação de gravação de áudio e dados de missão, aumentando a capacidade de comando e controle, principalmente em operações aéreas compostas. O processo de certificação iniciou-se em 2018, sob a responsabilidade da CPA. De 2020 a 2023 ocorreram os ensaios de desenvolvimento e certificação, a despeito dos impactos ocasionados pela pandemia de Covid-19.

Ao longo do processo foram verificados 434 requisitos contratuais, distribuídos entre 30 diferentes tecnologias, sendo produzidos mais de 250 relatórios técnicos. O Grupo de Trabalho responsável pelas atividades de certificação envolveu cerca de 60 pessoas, com a colaboração do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), do Grupo de Acompanhamento e Controle – Programa Aeronave de Combate (GAC-PAC), do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e do Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV – Esquadrão Guardião), responsável por operar as aeronaves.

FONTE: Força Aérea Brasileira

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Willber Rodrigues

Meio´´ off-topic, mas nem tanto´´:

https://tecnodefesa.com.br/presente-e-futuro-um-panorama-dos-programas-da-fab/

O mais interessante nessa entrevista é o progresso feito no IFF e Link-BR desenvolvidos pela FAB, dois projetos que não se falam muito, mas que são os mais importantes pras 3 FA´s.

Rinaldo Nery

Uma feliz coincidência esse certificado ter sido entregue pelas mãos do Guardião 04, TB Medeiros, um dos quatro oficiais fundadores do 2°/6° GAV, em 1999. Esse conhece bem a história dos E e R-99, visto ter sido o primeiro Chefe da Seção de Material do Esquadrão. Tive o privilégio de participar desse grupo, e ser amigo e companheiro de turma do Medeiros há 43 anos.

Foxtrot

Está ai, um produto excelente e extremamente estratégico.
Em minha modesta opinião, acho que já deveriam analisar a substituição das atuais aeronaves.
Apostar em uma plataforma maior e mais capaz (pelos “N” s motivos já descritos, acomodações, conforto, alcance etc).
Dando um maior alcance as operações da FAB, MB EB.
Levando em consideração as obrigações do Brasil e as abrangência mercante nacional, que vai até a costa africana.

Luiz Antonio

Creio que já estão analisando o substituto. Eu, particularmente acho (só acho) que o E195 E2 seja um forte candidato. Com os KC-390 e futuro KC-30, talvez a adaptação de sonda (se for tecnicamente viável) REVO amplie ainda mais a autonomia. Há um tempo atrás, um colega deste espaço (creio que o Cel. Nery) comentou que os E-99 teriam limitações de suprimento de energia, o que impede a ampliação de consoles (desculpe se estou falando besteira, mas era algo parecido). Os E-195, creio que permitiriam ampliações de sistemas.

Rinaldo Nery

As consoles foram ampliadas de 3 para 5 na modernização. Número de consoles é problema de espaço interno. A geração de energia elétrica está relacionada ao alcance do radar.

Foxtrot

Está vendo Cel. nem sempre estou “marretando” como disse.
O certo, é o certo. E neste caso a FAB deu um show !

Rinaldo Nery

👍

Flight_Falcon

Cel
Com a modernização o Sr. estima que essa aeronave ficará em operação por mais quantos anos na atual configuração?
Após esse prazo, será que cabe mais alguma revitalização ou devem partir para um novo modelo?
Claro, tudo isso são opiniões em 2023, até lá tudo pode mudar ou nada mudar.

Rinaldo Nery

Mais uns 20. Sim, deve-se partir para uma nova plataforma.

Aéreo

Caro Nery, se puder me tirar duas dúvidas.

Esta questão de alcance de radar. A aeronave pode voar com a APU ligada para reforçar a geração elétrica durante a utilização do radar?
Outra duvida, aquelas duas antenas abaixo das janelas, são do que?
Abraços

Rinaldo Nery

O radar ERIEYE é alimentado pela APU, de 75 KVA. As antenas não tenho certeza, visto que, apesar de ter sido chefe do GT da modernização em 2009, não estou mais na ativa e não acompanhei o trabalho da EMBRAER. Creio serem antenas do MAWS e do sistema MAGE.

Aéreo

Obrigado!

Foxtrot

Exatamente amigo. Uma plataforma maior e quem sabe (apenas um “exercício mental”) um radar aetotransportavel nacional (já que a EDS tem tido grande crescimento nessa área).
Acredito que após os conhecimentos do Saber-M200, não seria muito difícil desenvolver-mos um radar 4D, ou AESA .
Uma parceria com a Índia (que já possue seu radar aetotransportável) seria muito providencial.

Last edited 11 meses atrás by Foxtrot
BLACKRIVER

O avião perfeito para essa missão no Brasil se chama E175-E2, infelizmente não teve grande sucesso na aviação comercial e seu desenvolvimento foi paralisado! É um avião quem tem um espaço interno razoável, tem uma boa capacidade de gerar energia elétrica, opera bem em pistas curtas, e com baixo ACN. Pode receber modificações para aumentar a autonomia, e também pode receber uma sonda de REVO. Brasil é grande e precisa de pelo menos 12 “E99” e 12 “R99” distribuídos em três esquadrões, um no norte, um no planalto central e outro no sul… Alem do dos “E99 e R99” de… Read more »

Carlos

Off topic. O Paraguai aprovou projeto de lei para compra de radares para melhorar a vigilância de aeronaves usadas para o narcotráfico, alguma informação se podem ser radares produzidos no Brasil?

https://www.h2foz.com.br/fronteira/congresso-paraguai-aprova-compra-radares/

Wellington Góes

Eu sou daqueles que é contra usar os meios até o osso… Apesar dos enormes avanços operacionais que a aeronave trouxe à FAB, ela já carece de uma nova proposta… Aliás, junto à ideia de concorrer na Colômbia com os caças Gripens, uma proposta poderia ser ofertar um pacote envolvendo a venda de um par de aeronaves AEW&C, de repente com o Praetor 600. Outra ideia seria já estarem trabalhando num substituto destes ERJ-145 AEW&C, por E-Jets 190/195. Aeronaves com maiores capacidades… Já passou da hora da FAB deixar de se apequenar, os últimos comandos para péssimos à instituição por… Read more »

Underground

No existe plata!

Rinaldo Nery

Ia dizer isso, mas não converso mais com esse senhor.

Wellington Góes

Rsrsrs
Tá parecendo aquelas caricaturas… “Diz para esse senhor isso e aquilo… Eu não falo mais com ele, então diga você”… 🤦‍♂️😂😂😂

Wellington Góes

Çei…