O secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, anunciou ontem durante um discurso na Câmara dos Comuns que os mísseis de cruzeiro de longo alcance lançados pelo ar “Storm Shadow” com alcance superior a 155 milhas estão atualmente “a caminho” ou já foram transferidos aos militares ucranianos.

Ele afirmou ainda que isso permitirá que a Força Aérea Ucraniana conduza ataques contra bases e portos russos na Crimeia, mas que os britânicos “receberam garantias” do governo ucraniano de que os mísseis não serão usados para atacar o território russo.

Su-24 ucraniano
Em novembro de 2022, fontes disseram que a Polônia iria ajudar a Ucrânia a adaptar os Su-24 para operar os mísseis Storm Shadow. Os mísseis furtivos e transônicos darão à Ucrânia uma capacidade de ataque profundo de precisão em ambientes de defesa aérea contestados
Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nei

Está correto, Rússia tem e ataca civis o tempo todo.

A Ucrânia certamente irá usar contra objetivos militares.

M4l4v|t4

Espero que ainda não.
Quanto mais a Rússia sangrar, mais Kalingrado surgirão

Slow

Quem está sangrando é os ucranianos, as cidades russas estão inteiras .. Assim como as dos que jogam gasolina na fogueira também.

Maurício.

Os ingleses poderiam doar também uns Tornado ou Eurofighter que podem transportar o míssil, mas não, vão tentar adaptar em um Su-24… É aquilo, olha, eu vou te ajudar, mas não muito… rsrsrs.

Bosco

Os covardes russos protegem seu território com a ameaça nuclear enquanto assassinam civis ucranianos bombardeando deliberadamente alvos civis.
E mesmo assim estão passando vergonha . Imaginem se alvos de alto valor estratégico dentro do território russo estivessem sob ataque ucraniano desde o início da operação desastrosa especial.
Estamos vendo a adaptação em tempo recorde de armas . Seria interessante os ucranianos adaptarem os mísseis M-30, M-31 e o GL-SDB para lançamento aéreo. E quem sabe até o ATACMS. Lançado de um caça a grande altitude o alcance desses mísseis triplicariam.

Luiz Paulo

Como faz falta sua lucidez

JBS

Grande Bosco de volta!

Vendéen

Olá bosco,

Se não me engano parece-me ter lido que os EUA concordaram em entregar GLSDB com capacidade de acertar um alvo situado a aproximadamente 150 km. Para verificar as informações (?).
Por outro lado, os EUA ainda relutam em fornecer munição de longo alcance para a Ucrânia. Como por exemplo o míssil balístico tático MGM 140 ATACMS (300 Km para Ng) que pode ser disparado pelo M142 HIMARS.

Bom dia para você

Bosco

Vendéen,
Sim! As GLSDBs foram entregues.
E sim novamente. A OTAN ainda não disponibilizou o ATACMS para a Ucrânia.

Cicero

O que me chama a atenção é a capacidade de adaptar essas armas da OTAN em um equipamento soviético/russo. Não sei se todos esses SU-24 foram modernizados para algum padrão OTAN (acredito que não), mas acho incrível essa capacidade de adaptação. Deve ter muito bypass para que esses jatos possam utilizar esses mísseis.

Bosco

E li agora que também o míssil MALD (versão isca) está sendo adotado pelos ucranianos, que devem tê-lo adaptado aos caças de origem russa ou
podem ter desenvolvido um modo de lançá-lo de terra e inclusive podem tê-lo modificado para ser utilizado como arma de ataque.
Ele pesa 250 kg e tem alcance de quase 1000 km.

rui mendes

Os Ucranianos já se contentariam com o atacams lançado dos himars ou M270 mrls.
Os Ucranianos se tivessem armas de longo alcance, como vão ter agora, mas sem restrições de uso, concerteza atacariam alvos militares na Rússia e não sua população, ao contrário dos cobardes Russos, que usam mísseis S300 para ataque terra/terra, sem a mínima precisâo, não se importando com cívis.

Luiz

“Os covardes russos protegem seu território com a ameaça nuclear enquanto assassinam civis ucranianos bombardeando deliberadamente alvos civis.”

Os ucranianos também estão bombardeando áreas civis em Lugansk e Donestk. Você só acompanha a guerra pela CNN,BBC e Globo?

Bosco

Opa! Foi mal , Maurício!
Ia fazer um comentário direcionado a vc mas desisti e esqueci de sair da aba de resposta.
Esse de cima não foi direcionado a vc.

Last edited 11 meses atrás by Bosco
Maurício.

Sai fora Bosco! Me tira da cabeça.😂 Quanto a seu comentário direcionado a mim, eu ia responder, aí ficaríamos em uma ladainha sem fim até um editor ter que intervir…😂

Maurício.

Claro, a guerra começou há seis meses atrás, esse papo de tempo de treinamento não cola mais…

Maurício.

“Calma vc tá ansioso”

Esse recurso narrativo barato não vai funcionar comigo, tu vai ter que se esforçar muito mais que isso…rsrsrs. Agora me responde, faz quanto tempo mesmo que essa guerra já está rolando? 🤔

Last edited 11 meses atrás by Maurício.
rui mendes

Muito mais que os 15 dias, previstos pelos Russos.
Aliás, era Berlim em 3 semanas, Lisboa em 1 mês, esta guerra já dura á pelo menos, chegada a Washington ou até Tóquio.

Maurício.

Agora me responde, faz quanto tempo mesmo que essa guerra já está rolando? 6 meses, né?🤭

kira

A OTAN está abrindo cada vez mais a janela de Overton em relação a paciência dos russos com essas entregas de armas. Não duvido nada que daqui a pouco a Ucrânia vai estar voando F15E, Rafales, H1 vipers etc.

kira

Fica cada vez mais difícil pra Criméia, que agora , em tese estaria totalmente ao alcance das forças ucranianas. As pontes que ligam a Criméia ao território russo também.

Agora saindo um pouco do assunto, o que aconteceu com os sistemas de satélites russos, e suas aeronaves de coleta de informações e inteligência? Só vejo a OTAN agindo ativamente, enquanto isso os russos dão um show de impotência, e não conseguiram destruir nem mesmo um lançador Himars. Aparentemente a China não está compartilhando nenhum dados de inteligência de satélites com o urso também.

Cicero

A China possui apenas umas 300 armas nucleares. A Rússia detém umas 6.000. Acho improvável essa movimentação da China, pelo menos nesse instante. Eles tem muitos problemas já. Taiwan é o primeiro, India é outro. o AUKUS é mais um. Lugarzinho quente. Com certeza a Sibéria vai ficar congelada ainda por um tempo.

koppa

Essa é uma observação interessante. A aviação de combate da VKS parece contar com uma frota de apoio muito reduzida para seu tamanho, em particular de meios ISR, o que tende a limitar a efetividade de suas operações. Por exemplo, a Rússia possui apenas 20 reabastecedores Il-78s pra uma aviação com quase 1000 caças.

Victor Filipe

A linha de suprimento Russa “agradece”

M4l4v|t4

Diferentemente do Khinzal, esse acerta o alvo e aleja a logística do inimigo.

Maurício.

Tu viu que aquele kinzhal que tu afirmava ser, na verdade era uma bomba? Ainda não vi tu tocando nesse assunto.🤔

Bosco

Maurício,
Enquanto não houver desmentido oficial do Ministério da Defesa Ucraniano eu pelo menos vou me dar o direito de acreditar nele (tenho o coração mole e por isso tenho tendência de acreditar na vítima) independente da foto daquele escombro ser montagem grotesca ou de uma outra coisa qualquer.
Desconheço se o governo ucraniano relacionou oficialmente aquela foto com o fato alegado ou se foi a mídia que o fez de forma independente.

Last edited 11 meses atrás by Bosco
Maurício.

Ok, Bosco, cada um acredita na realidade paralela que quiser, ainda estamos em um país livre.

rui mendes

Isso é tão rídiculo, acreditam em vídeos na internet, falsinhos até dizer chega, quando um alto quadro militar Norte-Americano, respondeu numa conferência de imprensa no pentágono, e depois de passar vários dias sobre o ocorrido, veio confirmar como verdadeira, a informação da interceptação do kinzal pelos Ucranianos e os altos quadros militares, não costumam pôr a sua credibilidade em jogo, por política e políticos.
Isto vai ser comprovado, pois sendo verdade, mais mísseis vão ser abatidos, ou então deixarão de ser usados.

Bosco

Rui, E com os operadores ucraniano se acostumando com o modo em que o Kinzhal opera e mesmo com o fabricante do Patriot tendo acesso aos dados do radar de modo a alterarem o software do sistema cada vez ficará mais natural abater esse tipo de míssil. E sem falar que além dos mísseis russos terem uma qualidade duvidosa a Ucrânia está tomada por interferidores de sinais de satélites de navegação e pelo jeito a resistência à interferência dos mísseis russos não é lá muito grande. No primeiro som das sirenes todo celular deve entrar em colapso na Ucrânia devido… Read more »

Maurício.

“Isto vai ser comprovado.”

Até ser comprovado, de fato, por enquanto é fake news, ou tu acredita naquele S-200 sírio que danificou um F-35 de Israel em 2017? Esse caso até hoje não se tem provas, igual esse do “abate” do kinzhal…

Rui Mendes

Tu podes acreditar no que quiseres, eu acredito muito mais na informação transmitida pela imprensa tradicional ocidental, do que nos bloggers Cino-Russos ou Ocidentais, onde impera as fake-news , já não comparo, com a imprensa tradicional Cino-Russa e sus muchachos, porque não existe, pois a que existe, não é digna, que lhe chamem de imprensa, ponto.

Jagderv#44

Tess@o no Bosco/

Maurício.

Tu acusa o sujeito mas já usou alguns nicks, como FOX, Edu e Foragido da KGB, então, nesse caso é o sujo falando do mal lavado…😂

Foragido da KGB

Negativo. Ele é ele , eu sou eu !

Maurício.

Sei… Confia!🤭

Carlos Eduardo Broglio Gasperin

A Rússia deveria armar os argentinos com mísseis antinavios e caças.

rui mendes

Estão a ficar curtos para eles próprios, quanto mais para terceiros.

Fabricio Lustosa

“…mas que os britânicos “receberam garantias” do governo ucraniano de que os mísseis não serão usados para atacar o território russo”, tudo bem… Já perceberam que, cada vez mais, quando são mostradas filmagens recentes dos “combatentes” ucranianos são, na grande maioria, homens pra lá dos 50 anos de idade (já vi uns que tem no mínimo 70 anos), barrigudos de buteco (natural nessa idade), e já vemos muitas mulheres inclusive. O q isso quer dizer? O óbvio: como inclusive já vi relatos filmados de comandantes de batalhão ucraniano falando que todos são novatos e que os veteranos já foram todos… Read more »

Hank Voight

A fuga das galinhas russas em Bakhmut diz o exatamente oposto da surrada propaganda russa que você vem destilar aqui….

A propósito hoje os russos perderam 4 aeronaves, dentre elas ao que tudo indica um Su-35. Estão em dúvida se foram Patriots, NASAMs ou mesmo o AIM-120

https://twitter.com/Tendar/status/1657392453966544896?s=20

Fabricio Lustosa

Chega a ser triste uma torcida infantil como essa sua. A Ucrânia é um país arrasado em todos os aspectos, infraestrutura destruída, milhões de ucranianos que saíram do país de uma população que já não era grande, economia completamente na mão de agentes estrangeiros – esses mais de 100 bilhões emprestados vão ter que ser pagos de alguma forma nada ali é de graça; As forças armadas ucranianas que antes de 2022 era a segunda da Europa com mais equipamentos hoje é simulacro com peças da OTAN; Antes de 2022, os números registrados dos blindados ucranianos: “as unidades do exército… Read more »

Bosco

Você, além de preconceituoso contra idosos e medi-los todos com a régua que deve medir seus idosos “conhecidos” tem preconceito contra os sofridos afegãos. Não me lembro você pedir para que os afegãos se rendessem aos americanos após 20 anos de brava resistência. Pelo jeito tem pena dos ucranianos mas pouco se interessava pela integridade física e financeiro dos afegãos. Seria algum tipo de xenofobia ou é anti-islâmico? Vale salientar que a população da Ucrânia supera a do Afeganistão em 7 milhões de indivíduos, ou seja, se o Afeganistão resistiu, os seus queridinhos ucranianos também poderão resistir ao invasor. Espero… Read more »

Last edited 11 meses atrás by Bosco
Fabricio Lustosa

De onde vc tirou q eu tenho algum, mínimo q seja, preconceito com idosos??? Jamais, muito pelo contrário, tenho muito respeito e prezo as pessoas idosas. Já q parece lhe interessar, q fique bem claro o q eu sempre falei, q os pobres recrutados ucranianos (muitos recrutados à força, apesar da grande imprensa, para variar, esconder) sejam tratados com decência se pegos como prisioneiros. Tenho pena sincera pelo cidadão comum ucraniano q é usado como bucha de canhão por sujeitos totalmente estranhos aquela terra. Q fique bem claro também que o pessoal do azov e congêneres sejam eliminados e quando… Read more »

Rui Mendes

Tu és falso até dizer chega, para não dizer pior.
Basta ler o que escreveste, as conclusões por ti tiradas, dá bem para perceber, que tu próprio, sabes que são conclusões falsas, mas ser fanático dá nisso.
És bem o espelho da imprensa??!!?? Russa.

Leandro Costa

Pô cara.. Já ouviu falar em Vietnâ? Os caras sofreram baixas terríveis nas mãos dos americanos. Por todas as ‘métricas’ da época os caras deveriam perder feio. Perderam batalha após batalha, foram bombardeados quase até a idade da pedra, literalmente tiveram mais de um milhão de mortos com facilidade e até hoje não se sabe exatamente quantos morreram. Receberam ajuda até dizer chega tanto da URSS quanto da China porque eles não tinham capacidade de fabricar quase nada. Mas eles ganharam. E ganharam justamente porque seu inimigo achou que era apenas fantoches nas mãos da URSS e que uma vez… Read more »

Fabricio Lustosa

Concordo 100% sobre suas ponderações sobre o Vietnã, porém a analogia com a Ucrânia é falha. Não existe semelhança alguma, a Ucrânia antes de 2022 já tinha um povo dividido. Aliás, no golpe de 2013/2014 já era dividido – Half of Ukrainians don’t support Kyiv Euromaidan (metade dos ucranianos não apoiam o Euromaidan em Kiev) – https://www.kyivpost.com/post/7889 ; Vietnã do norte era atacado por um país um oceano de distância e que não tinha relação alguma com o local. Os ucranianos e russos são basicamente o mesmo povo, maioria tem, inclusive, parentes russos e ucranianos tanto que milhões de ucranianos fugiram… Read more »

Leandro Costa

Bem, se você acha que o Vietnã não era um povo dividido, seria uma boa dar uma olhada em um mapa de lá de antes de 1975. A divisão era tão real que tinha até linha de demarcação. E se para você a idéia de serem ‘um povo só,’ então a desculpa esfarrapada agora é a mesma usada por um certo Austríaco que se dizia alemão lá na década de 1930. Unir os povos germânicos em uma coisa só. Se bobear tem tanto Português com família no Brasil e vice-versa do que os mesmos laços entre Rússia e Ucrânia, apesar… Read more »

Rui Mendes

Se velhos de 70 anos, estão a fazer cair generais Russos e estrategas militares, a ser responsáveis pela imensa perda de vidas Russas e material Russo, Iraniano, Norte-Coreano e Chino, então diz muito das forças Russas, que não tem velhos barrigudos, não tem mulheres, só super-homens.
Mas depois soltam criminosos das cadeias, se eles forem combater na Ucrânia.
Esses teus comentários, cheios de adjectivos perjurativos, também são muito elucidativos.

Rinaldo Nery

Eles deveriam é envidar esforços diplomáticos pra acabar com essa carnificina insana. O “Danilo Gentili” condenou o povo ucraniano.

Felipe

“pode ter perdido ate 4” na verdade foi só um (a que tudo indica um Su-34) e que foi atingido dentro de território russo antes. Isso pode ser perigoso para a Ucrânia, pode escalar de forma diferente a guerra

Bosco

A escalada que não devia ter acontecido era os russos invadirem a Ucrânia em fevereiro de 2022. Depois de milhares de civis inocentes assassinados pelos russos qual escalada vc acha que pode ser inaceitável para os ucranianos?
Invadir a Ucrânia? Já foi invadida.
Atacar a Ucrânia com mísseis de forma indiscriminada visando atingir civis?
Já está sendo feito.
Acho que os russos estão num beco sem saída já que queimaram todas as suas opções, só faltando a opção nuclear (ou química) mas essa atitude trará consequências aos russos que talvez o czar não esteja disposto a pagar pra ver.

Last edited 11 meses atrás by Bosco