Teste de modelo de escala usado para validar as características e a eficiência do veículo

Melbourne, Flórida, 15 de maio de 2023 — A Eve Air Mobility (“Eve”) (NYSE: EVEX, EVEXW) concluiu recentemente o teste de túnel de vento de seu veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL). O teste, realizado em um túnel de vento perto de Lucerna, na Suíça, utilizou um modelo em escala do eVTOL da Eve, que deve entrar em serviço em 2026.

O teste de túnel de vento é uma importante ferramenta de engenharia usada no desenvolvimento de uma aeronave. O teste permite que os engenheiros monitorem o fluxo de ar sobre e ao redor do veículo e cada uma de suas partes individuais. Também é usado para medir as forças e momentos aerodinâmicos que atuam no veículo, permitindo que a equipe avalie a sustentação, a eficiência, as qualidades de voo e o desempenho do veículo.

O principal objetivo do teste foi investigar e validar como os componentes, incluindo fuselagem, rotores, asa, cauda e outras superfícies, se comportariam em voo. O teste de túnel de vento fornece uma visão única do comportamento aerodinâmico de geometria complexa e fornece um nível mais alto de validação das características do projeto. Os testes fazem parte de um esforço de aquisição de dados experimentais para validar soluções de produção, ferramentas de desenvolvimento e modelos que também inclui outros artigos de teste, como plataformas fixas e móveis, veículos voadores e outros testes em túnel de vento.

“A conclusão do teste do túnel de vento é um importante marco de engenharia à medida que continuamos o desenvolvimento do nosso eVTOL”, disse Luiz Valentini, diretor de tecnologia da Eve Air Mobility. “As informações que obtivemos durante esta fase de desenvolvimento nos ajudaram a refinar ainda mais as soluções técnicas de nosso eVTOL antes de nos comprometermos com ferramentas de produção e protótipos conformes. Nosso objetivo é projetar, produzir e certificar um eVTOL aerodinâmico e eficiente que será usado para uma variedade de missões de mobilidade aérea urbana”.

A equipe de engenharia de Eve usará os dados coletados nos testes de túnel de vento para continuar a desenvolver as leis de controle do eVTOL, levando ao desempenho ideal e ao conforto do passageiro.

O eVTOL de Eve é 100% elétrico e tem um alcance de 60 milhas (100 quilômetros), permitindo que ele complete uma variedade de missões de mobilidade aérea urbana. Seu design centrado no ser humano garante a segurança, acessibilidade e conforto dos passageiros, do piloto e da comunidade, minimizando o ruído. A aeronave possui uma configuração de elevação + cruzeiro com rotores dedicados para vôo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem componentes necessários para mudar de posição durante o vôo. Será pilotado no lançamento, mas pronto para operações autônomas no futuro.

Concepção do Eve eVTOL

Siga a Eve no Twitter, Instagram, Facebook, Linkedin e YouTube: @EveAirMobility

Sobre a Eve

A Eve se dedica a acelerar o ecossistema de mobilidade aérea urbana. Beneficiando-se de uma mentalidade de start-up, apoiada pela história de mais de 50 anos de experiência aeroespacial da Embraer S.A. e com um foco singular, Eve está adotando uma abordagem holística para o progresso do ecossistema UAM, com um projeto eVTOL avançado, um abrangente serviços globais e rede de suporte e uma solução exclusiva de gerenciamento de tráfego aéreo. Desde 10 de maio de 2022, a Eve está listada na Bolsa de Valores de Nova York, onde suas ações ordinárias e warrants públicos são negociados sob os códigos “EVEX” e “EVEXW”. Para obter mais informações, visite www.eveairmobility.com.

FONTE: Eve Air Mobility

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus

Ansioso pra ver o primeiro protótipo.

M4l4v|t4

Ansioso pra ver o primeiro protótipo. E ancioso para que um comentário que não fale bem desta empresa seja aprovado

Fernando "Nunão" De Martini

M4l4v|t4, Se você está falando de comentários em geral, há centenas, talvez milhares de comentários, entre os quase 600.000 já publicados neste site, que não falam bem da Embraer ou de alguma empresa a ela ligada. Não faltam nem críticos (com críticas justas ou não) nem haters nesse universo. Mas se fala de seus próprios comentários, você tem um total de 104 publicados até hoje no e-mail atualmente cadastrado, e para os que foram eventualmente apagados a justificativa sempre foi alguma desobediência às regras do blog, independentemente do conteúdo ser ou não favorável à Embraer ou a qualquer outra empresa.… Read more »

Lucas Emanuel

Acho que ele não acompanha o site a muito tempo.

Um dos foristas mais clássicos da trilogia, Maurício R, escreveu uma parte desses 600.000 “falando” da Embraer.

Aliás, apesar de comentar pouco, tô percebendo que devo acompanhar a trilogia a uns 10 anos, o tempo tá passando.

Quando conheci o site os comentários eram restritos, só alguns comentavam, depois abriu para os assinantes da revista. Depois liberou geral. Gostava bastante das sessões de comentários antigas.

Rafael Oliveira

Você é do tempo do Vader? Lembra da Elisabeth rsrs.
Acho que frequento a trilogia há mais de 15 anos.

Marcelo Bardo

Que seja mais um produto de sucesso!!!

Willber Rodrigues

Eu vejo esse tipo de coisa e, embora seja bem promissor, e embora eu espere que a Embraer tenha sucesso nisso, eu fico imaginando a legislação que será feita pra quando esse vetor estiver 100% operacional.
Ele seguirá as mesmas regras que os helicópteros, ou terá leis específicas pra esse tipo de veículo?

Underground

Acho que a legislação será muito, mas muito mais rigorosa. Mas…
Mas muitos engenheiros dizem que sistemas elétricos são infinitamente mais confiáveis que motores a combustão.

EduardoSP

Pois é, esses veículos novos vão exigir que inúmeras regulamentações sejam redesenhadas. Da homologação do veículo, do treinamento de tripulações, dos padrões técnicos das áreas de pouso e decolagem, da operação em um ambiente urbano compartilhado com outros tipos de aeronaves, tudo terá de ser feito, refeito ou adaptado.

Willber Rodrigues

Outra coisa que oenso é naqueles mini-drones ora pequenas entregas, como Ifood ou Amazon.
Imagine os céus coalhados desse pequenos drones, a qua tidade de acidentes ou de gente os usando pra atentados terroristas.
Questão de tempos até que cada edifício tenha uma antes de bloqueio de sinal, pra não ser atingidos por esses drones.

Leandro Costa

Eduardo, eu não acho que a legislação mais rigorosa virá devido ao fato de a propulsão ser elétrica, levando em consideração o que o Underground escreveu acima, mas mais pelos sistemas autônomos embarcados nessas aeronaves que são uma novidade ainda maior e pelo perfil de vôo que eles se propõem à executar.

Underground

Por aí!!!
“Propomos uma nova abordagem chamada Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (UATM). O UATM é um sistema que usará estruturas e procedimentos de espaço aéreo estrategicamente projetados para garantir que os voos urbanos permaneçam seguros e eficientes, minimizando o impacto no ATM [Air Traffic Management].

White Paper da EmbraerX de maio de 2019 , página 14.”

Underground

Tive dificuldade para ver o modelo em escala. Mas é que o mesmo está de ponta cabeça. Aliás, gostaria de saber porque muitos testes em túnel de vento são feitos com o model em posição invertida.

André Sávio Craveiro Bueno

Notei a mesma coisa e tenho a mesma dúvida.

Verluno

Ahaãã? Depois de mais de 10 anos do inicio do projeto? Estranho, parece coisa de estatal…dá impressão que esse projeto é apenas marketing.

Aéreo

Esta categoria de produtos ainda não é madura. Na verdade do ponto de vista comercial ela ainda nem existe. Então, a Embraer, Airbus e outras empresas não estão criando apenas um produto, estão criando também um mercado, dai tudo demorar mais um pouco. O mesmo aconteceu com o turismo espacial sub orbital.
Não se pode comparar portando o desenvolvimento de um eVTOL com a de um helicóptero por exemplo.

André Sávio Craveiro Bueno

Exato, Aéreo, precisam desenvolver a aeronave, o mercado e até mesmo as regras de voo junto aos órgãos responsáveis. Se tudo der certo, a partir do início de operação dessas máquinas ao redor do mundo, em 10 anos o espaço aéreo poderá estar congestionado. Daí a importância das regras. E mais, falam em veículos autônomos, os quais não vejo com bons olhos…

Nonato

Concordo em parte com você.
É que há muitos anos se fala nesse produto, que daqui a 2 anos estará pronto, mas só agora fizeram teste em túnel de vento e nem protótipo existe.
Isso não é exclusividade da Embraer.
Repentinamente, várias empresas dizem que farão taxis aéreos urbanos.
Como se fosse a coisa mais fácil do mundo.
Atualmente um helicóptero é caríssimo.
De repente vão fazer um drone de passageiros de baixo custo?
Porque se for caro, haverá poucos.

Underground

Na verdade existe um protótipo em escala e que já está voando.

Nonato

Obrigado.
De qualquer modo acho estranha essa mudança repentina.
Hoje voar é caro.
Aí, de repente, dezenas de empresas lançam carros voadores para “todo mundo” voar e não como helicópteros que são para poucos.

Fernando EMB

Existe até a previsão do custo da passagem de um voo no EVtol… Tipo saindo de um bairro para um aeroporto… Não seria para qualquer um, mas para muitos (mesmo assim ainda uma minoria).

Underground

Modelo em escala
comment image

Underground

Banca de testes em tamanho real
comment image

Elden

*************A foto está de cabeça para baixo?

Underground

Não. Mas o modelo está de ponta cabeça. Já vi vários testes em túnel se vento com o modelo invertido. Why? Aguardo manifestação dos engenheiros.

Underground

Achei o seguinte: “Hoje, a orientação do modelo pode ser de qualquer maneira, e apenas em casos excepcionais há um forte motivo para colocá-lo de cabeça para baixo. Isso pode ocorrer quando atitudes incomuns junto com a haste de suporte (a longa haste sobre a qual o modelo se apoia) bloqueariam demais uma parte da seção transversal do túnel de vento ou se as restrições de movimento da haste forçarem uma certa orientação. Outra razão são as técnicas de visualização de fluxo: às vezes ajuda colocar uma camada de uma mistura de petróleo e pigmentos na superfície e observar onde… Read more »

Underground

comment image

Underground

Lembrando que para essa aeronave existe um acordo com a BAE para desenvolvimento de uma versão militar.

Underground

Us$ 10 mi em aporte pela BAE somente para estudos de uso militar dessa aeronave.