IMAGENS: Desembarque dos caças F-39E Gripen FAB 4105 e 4106 no Porto de Navegantes (SC)

93

Confira a chegada ao Brasil de mais dois caças Saab F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB). As duas unidades, FAB 4105 e FAB 4106, foram transportadas da Suécia até o Porto de Navegantes (SC), de onde foram retiradas do navio durante a manhã desta sexta-feira (05/05).

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

93 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
marcos.poorman

Entregas a conta-gotas em um cronograma atrasado. Vai dar tempo de coincidir com as baixas de F-5 e A-1?

Camargoer.

Olá Marcos. Os F5M já começaram a dar baixa há alguns anos. Existe um cronograma para isso, começando com aqueles com mais horas de voo. Então, por alguns anos, a FAB irá operar os F5M, A1M e F39 juntos. Pelo que sabemos, os F39 serão concentrados em Anápolis, com os F5M operando em Santa Cruz e em Canoas. Os A1M estão em Santa Maria (eu acho). Claro que em algum momento, restarão poucos F5M, talvez em menor número que os F39. Neste momento, provavelmente a FAB manterá um esquadrão de F5M e dois de F39. Todos torcem para um segundo… Read more »

Marcelo

Tudo depende da verba $$$ liberada pelo governo !!!
Se continuar a liberar pouco dinheiro a Fab vai continuar a receber os aviões a conta gotas !!!

rosario

nao. mim lembro bem que na epoca da escolha dos gripens pela fab, uma das vantagens alardeada pela saab era que o brasil so comessaria pagar o financiamento quando o ultimo gripen fosse entregue,lembrando que nestes casos o credor/financiador dos avioes faz o pagamento direto para a saab. entao nao tem nada a ver o pagamento com os atrasos nas entregas.no caso a suecia tambem estao recebendo no mesmo ritmo do brasil.

Fernando "Nunão" De Martini

Rosario.
Isso foi de fato a proposta da Saab, que ofereceu um financiamento com longa carência.

Mas na negociação após a seleção, que durou cerca de um ano até a assinatura do contrato, a FAB renegociou os juros e a carência, ambos para menos.

rosario

valeu nunao pela resposta, nao sabia que a fab tinha renegociado o contrato.

Fernando "Nunão" De Martini

Só pra deixar mais claro pois usei a palavra errada.

Renegociar foi depois de assinar. Nesse caso, fazem aditivos etc, como os que foram acrescentados ao contrato original desde 2015.

Pontos fundamentais como este, do financiamento e carências, foram tratados na negociação das cláusulas a partir da oferta vencedora, antes de assinar, como em qualquer concorrência, entre o anúncio do vencedor e a assinatura do contrato.

adriano madureira

um navio desses poderia entregar quantas aeronaves? Lembro de ver uma foto de um navio entregando os gripen sul-africanos, acho que era uns três ou quatro aeronaves…

cargueiro Artisgracht 

comment image?cb=0

Fernando "Nunão" De Martini

comment image

Na foto acima aparecem três mais nítidos e um ao fundo, quatro no total. Mesmo número mencionado na reportagem abaixo, da época (2011).

https://www.defenceweb.co.za/aerospace/aerospace-aerospace/gripens-arrive-at-last/

Last edited 11 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
rosario

uma pergunta.no caso da foto acima, eu mim lembro de ler em algum lugar que estes avioes sul africanos estariam sendo estocados e a foto do local e exatamente esta ai. inclusive as paredes desta caixa se paresse muito a concreto armado, seria uma caixa de concreto e nao um navio.de fato estou equivocado?

Fernando "Nunão" De Martini

Rosario, Os caças sul-africanos, até onde sei, não ficaram estocados num bunker ou coisa do tipo. O que soube é que ficavam num “armazenamento rotativo”. Eram armazenados numa base e apenas parte deles voada num período, e quando se aproximavam as horas de voo até a próxima manutenção de maior monta, estes que estavam antes na linha de voo iam para o armazenamento. E aí parte dos que estavam armazenados os substituía na linha de voo. Assim economizaram por algum tempo na manutenção da frota como um todo, mantendo só uns poucos voando por vez, até terem condições de assinar… Read more »

rosario

grato…

Matheus

Com esses são 6 e no fim do ano serão 8.
Quando que as versões fabricadas no Brasil começarão a ser entregues?

Camargoer.

Olá M. Pelo que lembro, 15 unidades da versão E do primeiro lote seriam produzidas no Brasil, além das 8 unidades da versão F. Só que isso mudou. Todos os F serão produzidos na Suécia, aumentando o número de unidades E fabricadas no Brasil. Posso estar errado, mas isso significa que serão produzidos 24 caças no Brasil. Creio que o primeiro deles já começou a ser produzido pela Embraer. Deve levar uns 2 anos para ficar pronto. Também tem aqueles 4 F39E que poderão ser encomentados e seriam portanto fabricados aqui também. Creio que se houver um segundo lote, todos… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Camargoer,
O que me lembro é que eram 15 aviões no total com produção em Gavião Peixoto, somando as duas versões.
Então continuarão 15, mas todos da versão E.

Camargoer.

Obrigado Nunão. Acho que você está certo. Seriam então 15 do primeiro lote e eventualmente os quatro adicionais, além de todos os demais “E” que forem contratados no segundo lote.

Rinaldo Nery

A produção em Gavião Peixoto vai iniciar no dia 09 de Maio.

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, com direito a evento.

Camargoer.

Olá Nunão, vai passar por aqui?

Fernando "Nunão" De Martini

Um dos editores vai

Camargoer.

Já fica um convite para uma visita aqui e um café.

Camargoer.

Opa. Semana que vem.

TJLopes

Alguém sabe se vão tentar trazer algum voando?

Camargoer.

Provavelmente não, mas eventualmente pode acontecer. Só não aposto nisso.

Douglas Rodrigues

Acredito que não, deslocar um avião tanker para ter que fazer esse deslocamento ou usar pistas de outros países para fazer pousos de reabastecimento, deve requerer um suporte muito maior do que enviar pra cá por navios.

Maurício.

TJLopes, eu sempre critiquei a demora para instalarem o IRST no Gripen, eu critico também a falta de criatividade da FAB na pintura, a mesma da Suécia, o único operador de Gripen com identidade própria é a África do Sul, agora, depois de tantos anos, se vão chegar voando ou de navio, eu não vejo nenhum problema, desde que cheguem no prazo e intactos.

Last edited 11 meses atrás by Maurício.
Matheus

“Identidade e pintura bonitinha” não vence guerra.

Luiz Antonio

E nem concurso de beleza.

Maurício.

Não estou dizendo que vai vencer guerra, sozinho, nem o próprio Gripen vence! Eu estou apenas dando a minha opinião, se tu e mais uns outros não gostaram, não posso fazer nada.🤷🏻‍♂️

Fighter

Camarada… que preocupaçãozinha viu… pintura! Arrego!!!

Maurício.

Por acaso, tu sabe o que é opinião própria? Eu tenho a minha, se tu não concorda, paciência.🤷🏻‍♂️

Um Simples Brasileiro

Acho que a idéia, é diminuir a possibilidade de dar “crédito ao azar”. Se vier algum voando vai ser no último lote para fechar, seria simbólico.

Marcelo M

Sempre penso nesse sujeito operador do guindaste, duas cargas e US$ 170 milhões. Uma baita responsabilidade.

fewoz

Eu não queria ser ele, haha

Henrique

Isso que o operador tá num porto de boas… Imagine o operador do ponto nível Rotterdam, Singapura kkkkk

Um Simples Brasileiro

E cargas preciosas em um porto devem ser uma constante. Qualquer contêinerzinho com bugigangas deve ter o recheio de no mínimo o valor de um apartamento. Mas, por trás do profissional deve ter um seguro da empresa.

Maurício.

Um deles já está com o IRST instalado ou eu estou vendo coisa?🤔

Fernando "Nunão" De Martini

De fato, ampliando parece que tem uma verruguinha debaixo da capa.

comment image

Mas pode ser um prédio ao fundo bem no lugar rsrsrs

Welington S.

Veio sim.

Leandro Costa

Eu sinceramente acredito que sim. Já dava para ver nas imagens deles dentro do navio divulgadas anteriormente, mas acredito que seja o IRST já instalado sim. O que torna todas as especulações que fizemos anteriormente quase que praticamente nulas e traz mais uma dúvida à tona. Não que faça muito sentido já que o importante é ter o sistema instalado nas aeronaves, mas ainda assim eu gostaria de saber.

Sensato

Se eu estivesse numa posição de decisão na FAB, diria pra Saab: Olha, manda o IRST encaixotado pra cá como de praxe e põe só a carenagem no avião pra não ficarem me enchendo o saco aqui no Brasil blz?.

Wellington Góes

Pelo contrário, só evidencia de que sempre foi desculpa esfarrapada, dos caças anteriores não terem vindo devidamente equipados com o IRST, “porque era cuidado com um sistema caro”… Esse papo de quê era “cuidado para não quebrar no transporte”, só acreditava quem era chapa branca, ou totalmente ingênuo.

Last edited 11 meses atrás by Wellington Góes
Santamariense

Eu já penso que os primeiros não vieram com o IRST instalado por uma questão de teste e validação de alguma coisa que ainda faltava ser feita, tanto do próprio sensor como de sua interface com o painel ou algo do tipo. Como o sensor já foi instalado nos primeiros quatro exemplares que já estavam aqui, pode significar que qualquer óbice que houvesse foi superado, permitindo que a partir desses 2 que chegaram agora, virão com o sensor já instalado.

Wellington Góes

Então… Também acho, tanto que eu disse na época que poderia ser porque, como não tiveram oportunidade de terem sido testados nos trópicos, precisassem de mais tempo para tal (mesmo que antes desses, já houvesse um aqui fazendo justamente isso, testando diversos sistemas às nossas condições). Se tivessem explicado justamente isso, não haveria nenhum problema, afinal sabemos que esses testes, de fato, nas aeronaves de pré-série, são mais criteriosos, mas dizer que tudo não passava de precaução por causa do transporte de navio, de quê era é um equipamento fácil de colocar e tirar, etc e tal, uma série de… Read more »

Last edited 11 meses atrás by Wellington Góes
Santamariense

Pois é….poderiam ter dito desde o início que faltava algo ainda a ser feito para que o equipamento fosse instalado. Teria evitado um monte de teorias mirabolantes. Mas, acredito que agora vai…página virada para o IRST.

IvanF

Ia comentar justo isso, parece mesmo que tá instalado! O IRST da discórdia kkkkkkk

Camargoer.

Caro. No video do translado do porto para o aeroporto os dois aviões, 4105 e 4106, possuem IRST

Foxtrot

Neste ritmo, até 2050 teremos a mais moderna frota do museu.
Já estamos atrasados tecnologicamente em relação ao mundo, que migra cada vez mais rápido para os 5°/ 6° geração.
Aí para piorar, estamos tocando o projeto a passos de tartaruga preguiçosa KKK.

Sequim

Os Gripens, e os demais caças de 4,5 geração ainda terão muito tempo de vida . Vide O F-35, o único caça comprovadamente de 5a. geração operacional, ao menos no Ocidente, e que já torrou uma montanha de dinheiro, mas que vive dando problemas. O F-22 teve a produção descontinuada. Caças de 5a. geração europeus e japoneses são projetos ainda. Caças chineses e russos são incógnitas.

Santamariense

O F-35 não é o único caça de 5a geração operacional no ocidente. Esqueceu do F-22? Ele não é mais fabricado, mas continua plenamente operacional.

Sequim

Tá. Operacional e em produção. Melhorou?

Santamariense

Calma…respira…não te estresse….

Foxtrot

O F-35 como disse é o único caça 5° geração operacional no ocidente. No oriente temos PAK-FA, os caças chineses, coreano, Turco etc etc .

Sensato

O chinês está mas o Felon está com FOC? Já os demais ainda são protótipos cuja qualidade ainda não se averiguou. O coreano, em particular, mesmo quando estiver pronto, será um quarta geração “turbo”.

Junior Souza

Existe uma expectativa por parte de alguns que tenhamos paridade com os Eua e outros membros da OTAN, mas eu não preciso nem dizer o quanto isso é irrealista

Foxtrot

Pois é !

Foxtrot

Cel. Por mais que tente com muito afinco corrigir as trapalhadas de seus colegas de farda, não há como negar o óbvio. E a verdade e clara e límpida.
Continue tentando, algumas mentes impressiona eis vocês conseguem aliciar !

Sequim

Os próximos Gripens a serem entregues virão voando e rebocando um navio com a corda do reboque amarrada no IRST. A conferir.

Santamariense

Hehehe….boa!

Bardini

Meio off…
.
Esse tipo de navio de carga geral seria muito interessante para apoiar movimentações de material, seja do CFN, seja do EB. É algo que poderia ser de posse da Emgeprom, por exemplo, sendo explorado econômicamente e por consequência, bancaria seus custos de aquisição (possível uso do fundo da marinha mercante?) e manutenção, que seria uma mixaria…
.
Um bicho desses, sobe o rio.
.
comment image
.
Um rabisco de um estaleiro argentino, ilustrando possibilidades (o Carvalho vai pirar):
comment image
.
comment image

Last edited 11 meses atrás by Bardini
Neto

Pode pedir 4!

bem bacana esse projeto!

Welington S.

Quanto será que custa um navio desse? Posso estar enganado mas tenho a impressão de que não é caro, não. Não sei. No mais, navios como esse falta muito na MB.

Bardini

No Brasil já se construiu navio tanque gaseiro de porte relativamente aproximado, por R$ 115 milhões de Reais da época.
.
comment image
.
Talvez pudessem até aproveitar parte deste projeto, para ter assim um navio de carga geral nacional. Construir navios simples no Brasil, como este, não seria nenhum absurdo financeiro.
.
“No mais, navios como esse falta muito na MB.”
.
O que falta de verdade, é ter condições de viabilizar a existência de uma Marinha Mercante de porte razoável. Como não se tem, surgem ideias mirabolantes, como a minha, de ter a Emgepron no negócio…

Neto

Uma marinha mercante, mesmo de cabotagem, seria uma qualidade perdida em nossa estrutura logística.
.
Empresa só nacional mesmo (mesmo com capital estrangeiro).
.
O bem que isso faria para nossas estradas.
.
Um tipo como esse indicado por bardini e que pudesse existir com duplo uso (militar também) ainda que apenas de emprego geral seria importante demais.
.
Caminhão é pra levar do porto pro comercio ou pro centro logístico e do centro logístico para comércio. Quantidade de poluição, destruição que o caminho nos trás é gigante. Não só as nossas estradas.
.
Bacana Bardini.

Willber Rodrigues

Aparentemente, ano que vem tem Gripen na Cruzex.

https://www.cavok.com.br/fab-tem-planos-para-adquirir-mais-cacas-f-39-gripen-que-estarao-na-cruzex-em-2024

Essa vai ser a Cruzex mais interessante de todas.

Jefferson Henrique

Pois é, eu li essa matéria lá e fiquei meio duvidoso. Pergunto ao Sr. Nery, que é quem teria o melhor conhecimento pra responder.
Numa possível CRUZEX em Novembro(?) do ano que vem, seria tempo hábil para ter desenvolvido táticas e treinado os pilotos para isso?
Quais países serão os participantes, já se tem uma ideia?

Fernando "Nunão" De Martini

Foi o próprio presidente da COPAC que afirmou isso ao Jane’s.

Jefferson Henrique

Sim, perfeito. Mas o que quero dizer é: o domínio do avião como plataforma de armas já estará no nível de domínio do F-5 e do A-1 por exemplo?
Na esteira da CRUZEX, se eu me recordo bem, na de 2013 tivemos Rafale e F-16 de alguma ANG.
Como a FAB realiza o convite para as nações que irão participar com meios? Alguma já negou? Será muito bom se o F-39 em conjunto com os E-99M dominarem o exercício.

Fernando "Nunão" De Martini

Não sei em que nível estará, mas uma meta com prazo estabelecido pra cumprir, e a determinação de não fazer feio, é uma motivação bem razoável.

https://www1.folha.uol.com.br/amp/poder/2023/04/caca-gripen-estara-pronto-para-combate-na-fab-em-2024.shtml

Fernando "Nunão" De Martini

Como a FAB realiza o convite para as nações que irão participar com meios? Alguma já negou?

Isso é planejamento de longo tempo. Convites, reuniões de planejamento. Não é de hoje. Não sei de negativas, sei de desistências de última hora apenas, por razões de orçamento, indisponibilidade. A Argentina por exemplo cancelou mais de uma vez.

https://www.aereo.jor.br/2013/11/02/mais-uma-vez-forca-aerea-argentina-cancela-participacao-na-cruzex/

Last edited 11 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Jefferson Henrique

Obrigado Nunão.

Camargoer.

Olá Jeff. Talvez a Cruzex tenha exatamente este objetivo: Avaliar qual o domínio que a FAB tem sobre o F39 e a partir destes resultados aprimorar o treinamento. Foi o que aconteceu no passado com o F5. Acho que a primeira Cruzex mostrou que a FAB estava obsoleta. O Pampa trabalhou muito com o F5M no ambiente BVR. O resultado deste treinamento e das lições das Cruzez anteriores foram avaliados em exercícios posteriores.

Jefferson Henrique

Obrigado Camargoer.

Welington S.

É fato que os pilotos da FAB estão treinando no caça dês do início do programa. Já possuem um grande conhecimento do caça, das táticas passadas entre as duas forças aéreas e etc. Acredito que esteja no tempo hábil sim de colocar esse conhecimento em prática e, nada mais justo, que na Cruzex.

Sensato

Além da experiência que adquiriram, devem ter absorvido muito dos suecos e ainda tem os simuladores para ajudar. Isso tudo somada a boa qualidade dos pilotos nacionais, creio que farão bom papel.

Willber Rodrigues

Tecnicamente falando, um caça moderno como o Gripen não seria mais amigável´´ ao piloto do que um caça de geração passada, como um F-5 ou Mig-21, o que ajudaria em um aprendizado mais rápido do piloto?

Jefferson Henrique

Acredito que o Gripen seja mais “dócil” de pilotar do que o F-5 ou o MiG-21 decido ao Fly-by-wire por exemplo. O grande desafio está em dominar todos os sistemas da aeronave, o que deve demandar um nível intelectual e técnico elevadíssimo do piloto. Coisa que o simulador deve ser de grande valia.

Willber Rodrigues

Numa comparação bem esdrúxula, seria o equivalente a aprender a dirigir num carro moderno com câmbio automático, versus aprender a dirigir usando uma Kombi dos anos 60.

Jadson Cabral

É o que estou vendo ou estou louco? Esses já virem com o IRST?

Santamariense

Além do IRST já instalado, essas duas células parecem trazer outra pequena diferença: na cauda, foi suprimido o “F-39E”, mantendo-se apenas a matrícula da aeronave. Mesmo padrão dos dois C-30. Talvez seja o novo padrão de identificação da FAB.

Sequim

Ou o Johanssen, o funcionário da SAAB responsável pela pintura, deu mole e esqueceu de pintar.

Fernando "Nunão" De Martini

Quando descobrirem, ele vai dar uma de Johanssenbracen.

Leandro Costa

A sorte é que eu não estava bebendo nada ao ler isso. Teria acabado com meu monitor hehehehehe

Jadson Cabral

Essa foi perfeita kkkkkkkkkk

Sequim

Kkk. Essa foi no ângulo, Nunão.

Fernando "Nunão" De Martini

Você levantou a bola e eu cabeceei, rsrsrs.

Refletindo melhor, a minha piada foi com uma expressão hoje considerada capacitista, mas fazer o que, sou de outra geração.

Camargoer.

Olá Nunão. A piada foi boa, ainda que vocẽ tenha razão que inapropriada dependendo do ambiente, mas algumas oportunidades são únicas.

Sequim

Achei capacitista não. Foi apenas uma manifestação da quinta série que habita em nós.

Fernando "Nunão" De Martini

Hahahaha
Quem nunca

Henrique A

Tomara que sim. Aquelas letras garrafais eram bem pouco agradáveis aos olhos.

luiz carlos - Pará de Minas - MG

eles estarão na próxima Cruzex 24 . GRIPENS BRASILEIROS X F-16 CHILENOS . Que venha o embate.!!!

Jefferson Henrique

Outra coisa interessante seria o E-3 versus o E-99M, mas ………… Será que a FAB iria permitir o E-3 pro Chile “mapear” o Gripen em suas bibliotecas?
Até porque, é provável que a biblioteca do E-3 tenha sido resetada, o UK não entregaria para nós latinos todas as informações, penso eu.

Luiz Carlos - Pará de Minas - MG

pode ter certeza que serão confrontados as equipagens e seus equipamentos