DAYTON, Ohio (WKEF) — Um caça a jato histórico fez seu último voo no dia 25 de abril rumo ao Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos.

O tenente-coronel Matthew “Beast” Tanis voou o F-15C da Base da Guarda Nacional Aérea de Barnes em Massachusetts para Dayton e depois de vários sobrevoos para queimar combustível, e falou um pouco sobre o que aquele avião em particular significa para ele.

O F-15C, com número de cauda 86156, é o único F-15 com duplo abate de MiG, que foi registrado em 1999 sobre a Iugoslávia. Tanis falou com reverência sobre a façanha realizada pelo coronel Jeff “Claw” Hwang quando abateu dois MiG 29 inimigos.

Tanis disse que foi uma honra poder pilotar o histórico caça a jato para o que ele descreveu como um “hall da fama” para a Força Aérea. Quando questionado se voar neste jato para o museu é agridoce, ele disse que sim.

“Isso é como uma daquelas coisas tristes com seu carro favorito, você está basicamente dirigindo para a garagem para nunca mais pilotá-lo”, disse Tanis.

No que diz respeito a pilotar o F-15 em geral, Tanis disse que é recompensador, mas desafiador.

“Não há muitos limites para isso, não há muitas coisas que você não pode fazer e isso o torna muito, muito divertido”, disse Tanis. “O F-15C é o último jato criado não fly-by-wire, então são manivelas e polias de correia, então você está conectado ao manche. Obviamente, é acionado hidraulicamente para movê-lo, mas você sente o avião, e todos os jatos desde então não têm isso.”

Meghan Anderson, curadora da Divisão de Pesquisa do museu, disse que este F-15C provavelmente substituirá um F-15A que está atualmente em exibição.

Ela disse que não há cronograma para quando o “MiG Killer” estará em exibição. Ele primeiro precisa ser limpo e preparado para exibição.

FONTE: dayton247now.com

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
TALES

Os EUA sempre preservando a história

Hank Voight

China e principalmente a Rússia também fazem isso.

Luiz Trindade

É… Tem história para contar…

Hank Voight

Sem dúvida meu amigo

Victor Filipe

Os caras colocam F-15C no museu e a gente voando F-5.

E tem gente que não ve nada de errado nisso.

Hank Voight

O F-15 certamente é um dos melhores caças de todos os tempos, basta ver seu inigualável score de combate (104×0). Agora os F-15C/D da USAF abrem caminho para o novo F-15EX Eagle II, que traz incrementos como FBW, WAD, radar APG-82 AESA e nova suíte EW colocando o aparelho novamente na vanguarda dos caças de 4.5ª Geração. E sem precisar fazer o “Cobra de Pugachev” em shows aéreos para entreter os inc@ut0s

Maurício.

Chamar um F-15 de “novo”, um projeto da década de 70, está no mesmo nível dos que acham que a manobra russa tem alguma efetividade em combate…rsrsrs.

Hank Voight

Não chamei o projeto de novo e sim o F-15EX, que está agora sendo produzido é é sim uma atualização incremental do projeto.

Interpretaçã0 de t&xt0 manda lembrança viu!?

Maurício.

“Interpretaçã0 de t&xt0 manda lembrança viu!?”

Você pode achar o que você quiser, mas nesse nosso debate, temos um fato, o fato do F-15EX ainda ser baseado em um caça dos anos 70, simples assim, você gostando ou não, e meu comentário é nesse sentido, o F-15EX pode ser um excelente caça, mas está longe de ser algo novo, ou você considera o Su-35 como um caça novo também, e não uma atualização de um caça igualmente dos anos 70?🤔

Nei

“MIG MIG”, disse o F15.

Maurício.

Nei, o Su-35 tem muitas atualizações sobre o Su-27, tu acha que ele é algo novo ou é apenas uma atualização de um caça com rcs enorme dos anos 70? Acho que você consegue responder, mas, seja sincero…rsrsrs.

Maurício.

Até agora, não tive nenhuma resposta.🤔 Acho que a resposta óbvia e ao mesmo tempo contraditória, impediu algumas respostas sinceras…🤭

M4l4v1t4

Hoje todos sabemos que num confronto entre o F-15C e os caças russos de sua época,
MIG-21/23/25/27/29 e e SU-27, o Eagle teria apresentado a hegemonia aérea para a URSS.

No modo ar-solo então, o que o F-15C/D fazia com seu radar os caças russos não fazem até hoje. Os vídeos do uso do radar do Eagle durante a Desert Storm em 1990, tirando um raio-x do terreno a quase 100km de distância e apresentando para o piloto de modo que este pudesse aponntar o LANTIRN para uma determinada área, é algo que os russos não fazendo até hoje.

A C

De todos os jatos que jah vi, o F-15 eh, por certo, o mais ruidoso. Uma sonata para os ouvidos de quem gosta.

Agressor's

“Histórico F-15C ‘MiG Killer’ faz voo final para museu da USAF”

KKkkkkkk…E eles ainda ostentam essa alcunha com orgulho, como se isso fosse algo bonito. Só bateu em cachorro morto e posou pra filme de hollywood ou show aéreo, em seu histórico… 😀

Last edited 11 meses atrás by Agressor's
M4l4v|t4

Se em 1990 a força aérea iraquiana, que era uma das mais bem equipadas e experientes que existiam, com um quadro de pilotos com experiência longa e recente de combate contra F-14 e F-5, era cachorro morto. Então to loko

Nei

Inveja é algo grave.

Agressor's

Dessa gente eu não sinto inveja. Não tenho nenhuma! Mas do povo da Turquia, Índia, Coreia do Sul e Irão hoje eu tenho…

Manus Ferrum

O MiG killer de verdade é o Su-35.