Em uma cerimônia pública oficial de lançamento realizada nas instalações de produção da Turkish Aerospace perto de Ancara em 1º de maio de 2023, foi revelado que o caça de quinta geração TF-X da Turquia foi nomeado KAAN, que significa ‘Regente’ ou ‘Rei dos Reis’.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, esteve presente na cerimônia de apresentação do KAAN, anteriormente conhecido como aeronave de combate nacional (Milli Muharip Uçak ou MMU).

O caça a jato autóctone KAAN decolará pela primeira vez após completar os testes de táxi em alta velocidade, disse um piloto de teste da aeronave. Gokhan Bayramoglu disse à agência Anadolu que o KAAN está a caminho de se tornar uma arma eficaz dos militares turcos com software e hardware nativos.

Seus testes de motor e integração de sistemas já foram concluídos, aproximando-o de seu primeiro voo, disse Bayramoglu. “Fizemos testes de táxi e, depois de superá-los com sucesso, agora vamos trabalhar nos sistemas de controle e colocá-los na posição de voo”, acrescentou o piloto.

A aeronave possui recursos que reduzem a carga de trabalho do piloto, que poderá focar em monitorar o espaço aéreo e executar a operação ao invés de comandar a aeronave.

A aeronave de quinta geração foi desenvolvida pela Turkish Aerospace Industries (TAI) com o objetivo de substituir a envelhecida frota F-16 turca. Seu projeto começou em 2016 e a aeronave foi lançada em março.

A aeronave de 21 metros é capaz de atingir uma velocidade máxima de Mach 1,8 graças aos seus dois motores, que podem produzir 29.000 libras (13.000 kg) de empuxo cada.

Os recursos do KAAN incluem alta consciência situacional, carga de trabalho do piloto otimizada, detecção de danos em combate, sistemas de missão de nova geração, baixa observabilidade, ataques de precisão e compartimento de armas interno.

Subscribe
Notify of
guest

75 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Costa

Capitão Kirk desaprova heheheheh

Alexandre Galante

comment image

Marcelo Martins

Kkkkkkk

Henrique

Kkkkk

ednardo curisco

Já ia postar: “Khaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaannnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn” *(Kirk, J.T.)

kkkkkkkkkkkkkkkk

Régis

kkkkkkk, matou a pau com esse comentário Leandro

Paulo

Quais são os caças do seu país?

Leonardo

Parece idêntico ao da Coreia do Sul…

Maurício.

Na minha opinião, o da Coreia do Sul é muito mais bonito.

Jefferson Ferreira

Pensei exatamente a mesma coisa… Seria legal uma comparação dos 2 caças… Mas para um leigo parece longe de um f22, f35 e j20…

Santamariense

F-35, KF-21, J-31, esse turco….todos são parecidos. F-22 é um pouco diferente…Su-57 também. Agora, o J-20 é bem diferente de todos os outros….e o mais feio, disparado!!

Luís Henrique

O KAAN é maior e mais potente. São 21 m de comprimento por 14 de envergadura. Tamanho semelhante à um Flanker. O KFX sul-coreano mede 16,9 de comprimento e 11,2 de envergadura, tamanho mais parecido com um Eurofighter ou um MiG-29. Na potência são 2 F414 no caça sul-coreano (mesma potência do Super Hornet) totalizando cerca de 20.000 kg/F e no KAAN turco são 2 F100 (mesma potência do F-15) totalizando cerca de 26.000 kg/F. O KAAN já vem com baia interna para armamento e está sendo designado pelo fabricante como um caça de 5a geração. Já o caça KFX… Read more »

Nonato

Não entendo como a Coreia do Sul desenvolve um avião do 0, mas decide deixar as baías para depois.
O espaço para colocar as baias já existe.
Por que não colocaram logo?
Qual a dificuldade?
Terão 2 trabalhos.

Fernando "Nunão" De Martini

Provavelmente a versão com as baias de armamento será maior, justamente por causa delas.

Heli

Talvez devido ao fator custos ou ate mesmo a missão do caça, pois a Coreia já tem o F35, e a o Boramae será para substituir os F5, F4 e o F16, portando nao precisa, em tese, ser stealth, e aeronaves stealth sao bem caras de manter

Um Simples Brasileiro

Achei a mesma coisa.

Régis

Sim, mas o caça coreano é um avião 4,5G, não carrega armas em compartimento interno. Se os sul-coreanos decidirem desenvolver uma versão 5G aí sim valerá a pena comprar ou até entrar no projeto.

Luis H

sorte q tem o canopy bipartido e os pós-combustores expostos pra diferenciar do f22, do contrário em muitos ângulos seria impossível. “quem não cola não sai da escola” ditado milenar otomano.

Super Tucano

E tem aquelas duas “verrugas”, uma no “queixo” e outra no “topo do nariz”.

eliton

O Brasil deveria sair do raio America/Europa e começar a olhar com mais carinho para Turquia e Coreia, firmar parceria com eles é o futuro.

Willber Rodrigues

Concordo.
Poderíamos aproveitar o Gripen e estreitar laços com a Suécia. A SAAB é cheia de produtos que caem como uma luva pras necessidades das FA´s BR.
Poderíamos ter feitos vários acordos tecnológicos com os indianos e chineses, mas ficamos décadas com miopia, acreditando que qualquer coisa fora do eixo EUA/Europa era uma droga.
O que conseguimos com essa miopia?

Underground

Vamos levar alguns navios até a Suécia e rebocar o país todo paraonge da Europa.

fewoz

Exatamente isso, Wilber. Até agora não entendi o porquê das Forças Armadas não terem estreitado (de verdade) seus laços com a SAAB em diversas áreas. O que ela fornece ao Brasil além dos Gripens e dos RBS-70/RBS-NG? Essa parceria seria um verdadeiro ganha-ganha (SAAB ganharia com mais escala e o Brasil com possíveis transferências de tecnologia ou produção de alguma coisa mais em solo brasileiro).

Fernando "Nunão" De Martini

A indústria sueca forneceu canhões de 40mm e alças eletro-ópticas para a Marinha.

Rômulo

Porque daqui a pouco a Suécia vai aceitar ordens dos EUA e boicotar alguma peça ou armamento que nos interesse.

Douglas Rodrigues

Esqueceu dos radares Erieye que equipam os E-99 da FAB, também têm a parceria com a Atech para trazer as torres digitais de controle/tráfego aéreo.
Talvez uma parceria para trazer capacidade de construir um sistema de defesa aérea de médio/longo alcance para as nossas forças, seria o próximo passo.

Mengao

Ninguém imagina a força da doutrina de se colocar de maneira totalmente obdiente e servil aos EUA que existe infelizmente no alto comando de nossas FA. É viver do bom e do melhor, altos salários, agradar aos EUA e a independência estratégica do Brasil é oque menos importa. Triste mas é a realidade.

Rinaldo Nery

Amigo, as FAA norte americanas são as que mais entendem de guerra no MUNDO, desde 1917, quando foram combater na I Guerra Mundial. Toda a doutrina da OTAN, bem como inteligência operacional, são dos EUA. É o País que mais entende de seleção de alvos, sem contar a capacidade tecnológica. É ótimo pra nós termos acesso a esse conhecimento, nem que seja parcial. Fazer cursos lá, principalmente os de Altos estudos, é fundamental para o nosso crescimento. Sem contar os Exercícios conjuntos, como o CORE. Nem vou falar da Red Flag.

Mengao

Não entendi. Oque eu disse foi outra coisa. O alto-comando simplesmente ignora a soberania e fortalecimento do Brasil e operam para servir como uma força a interesses dos EUA no Brasil, nada mais. Não existe uma ideia de fortalecimento estratégico do Brasil, simplesmente ser uma força a serviço dos EUA e receber sucata dos EUA. Nesta relação, tanto é que os EUA nunca passaram nada de tecnologia de ponta para o Brasil, só sucata. Ok, como vc disse, toda essa tecnologia dos EUA, e sim ? A questão é a postura da elite de nossas FA, não procuram receber tecnologia… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Mengão, de onde você tira todas essas afirmações?

Porque você escreveu um monte de coisas sem mencionar qualquer fato real pra corroborar. Aliás, pra tanta afirmação, nem basta um fato ou outro, precisa elencar uma cadeia enorme de fatos pra tanta conclusão que você postou.

Eu li um monte de conclusões em cima de quase nenhum fato no seu comentário.

adriano madureira

Sempre falo isso a outros foristas em espaço sobre defesa !

O Brasil deveria sair desse tradicional circuito eua-europa e começar a olhar outros mercados, entre eles os asiáticos e o do OM,eles podem ter muito a nós oferecer…

Não podemos continuar a ficar dependente de nossos tradicionais”parceiros,aliados”, devemos ampliar a nossa visão para além de franceses,americanos,alemães e ingleses.

Mengao

Perfeito. Lembrando Oriente Médio é Ásia, Ásia Ocidental. De fato hoje tanto Turquia quanto Israel seriam muito interessante em termos de parceria tecnológica. O Irã é forte em mísseis e drones, é bom ter boas relações, mas parceria em projetos poderia prejudicar devido a sanções, mas com Israel e Turquia sim, o Brasil teria muito a lucrar. Mas tudo é a ideologia do alto-escalao das FA.

Mengao

É um player mais recente, mas tb está avançando muito rápido é os Emirados Árabes Unidos, já desenvolvem satélites, navios de guerra, veículos militares, etc, seria tb bom o Brasil se aproximar. Agora indo para o outro lado da Ásia, Coréia do Sul é um gigante, um país inclusive que tem várias multinacionais instaladas aqui no Brasil, bastaria interesse político de nossas elites.

Agressor's

O Brasil precisa sair do atraso secular em que se encontra. Desde a política do “Big Stick” somos quintal gringo. Precisamos de progresso real e não entreguismo. A visão dos eua é que nós somos apenas uma colônia vassala deles e que só podemos fazer o que eles deixarem. Vc não faz ideia. Se acompanhar a mídia estadunidense, direto vc vai ver cada coisa bizarra que eles dizem que se vc contar pra alguém vão dizer que vc é um maluco de teorias da conspiração…

Nonato

Parceria com cuba e Argentina…

Rinaldo Nery

E Nicarágua e Coréia do Norte.

SGT MAX WOLF FILHO

A Turquia começou investido em Drones, com isso foi sucesso de vendas e deu receita para crescer seu parque aeronáutico… Aqui seguimos com ex comandante da FAB falando para eles assistiram Top Gun, pois segundo ele o futuro é tripulado kkkk

Everton Gonçalves

Verdade. Já que aos olhos do Tio Sam. Não lhe agrada fazer tratos com a Turquia. Por que não tentar comprar o projeto e ajudar no desenvolvimento do caça de quinta geração furtivo. Ou contrariando o viés político militar entrar logo de cara nesse projeto turco que parece ser mais custo benefício do que querer futuramente um f35. Sendo que a maior vantagem em qualquer parceria seria a transferência de tecnologia. Se não me salve engano a Rússia deseja criar um caça com o Brasil ou a Índia

Fernando "Nunão" De Martini

“Se não me salve engano a Rússia deseja criar um caça com o Brasil ou a Índia”

Outra vez? No caso do PAK-FA, na década passada, não vingou. A Índia pulou fora depois de muitos anos de uma parceria conturbada e, no caso do Brasil, até onde me lembro o convite não passou de uma proposta que era amarrada à escolha do Su-35 no F-X2 (que nem foi pra short-list do F-X2)

Maurício.

Pelo visto, esse caça não terá um HUD, vamos ver se os turcos também vão ter problemas com o capacete, em questões de peso e interface, não sei como anda o capacete do F-35, mas até pouco tempo atrás ainda tinha problemas para serem solucionados.

Marcelo Martins

Idêntico ao F-22

Maurício.

Na minha opinião, o F-22 é o mais bonito entre os caças de 5° geração, na verdade, na minha opinião, é um dos caças mais bonitos que existem, ao lado do Mirage 2000 e F-18, eu também gosto do Mig-29. Já em matéria de superioridade aérea, aí não tem para ninguém, é F-22 disparado.

Luis Carlos

Sem dúvidas, a Turquia é a maior potência militar do Oriente Médio e com a ind´stria militar mais avançada.
E o Irã vai seguindo seus passos.
Muito interessante.

RPiletti

“Israel, país do Oriente Médio às margens do Mar Mediterrâneo…”

Maurício.

Um detalhe interessante, em todo país ditatorial, sempre o “líder” do país tem algum lugar de destaque em algum lançamento, sempre tem um banner ou outro, nesse caso, deram um jeito de puxar o s@co do Erdogan, no “caça” de “5° geração” do Irã, tinha o Ali Khamenei, apenas meras coincidências…rsrsrs.

Santamariense

Exato!! Característica típica de ditaduras.

Ander

Brasil precisava de um Erdogan ou Putin, pelo menos seria um pais soberano e não com esses falsos patriotas.

Maurício.

Concordo que nossos políticos estão longe de serem patriotas, quando não somos capachos americanos, somos de uma Cuba da vida, mas com um desses no poder, não teríamos liberdade nem para debatermos aqui na trilogia, se fossemos russos, provavelmente eu e você já estaríamos mortos, despedaçados em um país alheio, tudo para cumprir as ordens de um ditador.

Santamariense

Perfeito, Maurício!

Maurício.

Flanker, é você mesmo? Tu fazendo um comentário desses pra mim, deve ter algo de errado, já que eu e você discordamos em 99,9% das vezes…😂

Santamariense

Discordar nas ideias é saudável e umas discussões mais ásperas fazem parte. Mas, quando concordamos, devemos também falar. Não tenho absolutamente nada contra ti, Maurício. Abraço!

Um Simples Brasileiro

E assim, turcos e sul-coreanos avançam como ninguém…

Maurício.

Só um detalhe, os turcos eu não sei, mas os coreanos estão avançando com a ajuda/parceria americana, eles tiveram ajuda americana tanto no treinador T-50 como no caça KF-21.

Last edited 11 meses atrás by Maurício.
Rômulo

Não creio muito, principalmente porque vai tirar mercado justamente de empresas americanas.
A Turquia, por exemplo, vai se desfazer de um monte de F-4 e F-16.
Além de perder o cliente para eventuais novos aparelhos, perderá também contratos para compra de peças e manutenção.
Perder clientes grandes como Coreia do Sul e Turquia é péssimo para as empresas e Governo americanos.

Maurício.

Como eu disse, no caso turco eu não sei muito, e se eles estão se desfazendo de F-4 e F-16, é porque já são caças antigos, no caso do F-4, ou, não querem modernizar, no caso dos F-16. Esse caça turco ainda vai demorar para ficar operacional. No caso coreano, é nítido a presença americana em seus projetos, inclusive, dizem por aí que a LM ficou com receio do T-50 acabar virando um concorrente para o F-16, quanto ao KF-21, acho que ele não vai se tornar um concorrente para o F-35, afinal de contas, o KF-21 não é um… Read more »

Rui Mendes

Os Turcos queriam modernizar os seus F-16, para F16V, os USA é que não lhes deram hipótese, só lhes disponibilizavam, uma pequena actualização.

Rui Mendes

No helicóptero sul coreano, foi parceria com a Airbus.

Um Simples Brasileiro

Sim, Lockheed Martin participou ativamente do desenvolvimento do caça sul-coreano.

Um Simples Brasileiro

Pelo menos, no KAI T-50 Golden Eagle, a participação da Lockheed Martin é pública e oficial, tendo 17% de participação da empresa dos EUA.

Tomcat

21 m de comprimento?!

Praticamente o mesmo comprimento de um F-14! Grandinho, hein? 😉

J-20

Ele chega a ser mais comprido que o Su-57

A6MZero

Tá sendo um inicio de ano agitado pra indústria de defesa Turca:

O Hurjet fez seu primeiro voo, O TF-X ganhou nome e fez teste de solo e a poucos dias o Baykar Kızılelma terminou seus testes de voo em alta velocidade, o TAI ATAK2 fez testes de motores e deverá ter seu primeiro voo em pouco tempo também…

Luis H

quem sabe quando o brasil começar a gastar 14 bi US$ em vez de gastar só 20 bi US$ o pais comece a ter uma indústria e forças armadas um pouco mais parecidas com a turca.

Luís Henrique

Os U$ 20 bi do nosso orçamento, metade é pagamento de aposentados. Tem que ver se na Turquia o orçamento é assim ou se os militares de lá aposentam por um sistema de seguro social FORA do orçamento militar, algo semelhante ao INSS. Caso a aposentadoria dos militares de lá seja feita dessa forma, então compare os mais de $ 15 bi do orçamento deles com os U$ 10 bi do nosso que é o que sobra após o pagamento dos aposentados. Sem falar que o câmbio é diferente e modifica muito. Em 2019 por exemplo o orçamento deles estava… Read more »

Luis H

a aposentadoria e benefícios DENTRO do orçamento militar foi criado pelos próprios militares brasileiros que não queriam se misturar com a plebe q é quem paga o circo todo. óbvio q é muito mais fácil pilhar dentro da lei dinheiro q está sob sua custódia do q o q fica em um orçamento geral com outras partes defendendo seus interesses. se metade, dois terços ou o q for do orçamento da defesa vai pro ralo o culpado é evidente. dinheiro para termos ffaa muitas vezes melhor existe

Santamariense

Então, tu acredita, de verdade, que se o orçamento de inativos e pensionistas sair da rubrica do MD, o orçamento deste Ministério vai se manter em 20, 20 e poucos bilhões de dólares anuais??

Luís Henrique

Eu sou o outro LH, mas sim, eu acredito. Pois o orçamento militar cairia para cerca de 0,6% do PIB e os militares teriam muito mais força para solicitar aumentos. Demonstrariam que a média mundial é investir 2,4% do PIB (isso antes da guerra na Ucrânia, hoje deve estar maior).
Demonstrariam um valor bem menor do que o investido no MEC, por exemplo…E teriam muito mais margem para conseguir os aumentos.
Mesmo que não fosse mantido exatamente o mesmo valor, mas qualquer aumento, já seria melhor do que está hoje.

Rinaldo Nery

Não amigo, foi justamente o contrário. Antigamente havia uma previdência dos militares chamada Montepio Militar. Vai pesquisar. Isso já foi EXAUSTIVAMENTE debatido aqui quando foi sancionado o novo projeto da previdência.

Paulo

E tem muitas próteses também.

lucena

Turquia,Irã,Índia e Coreia do Sul … nessa disputa global entre a OTAN Vs China/Rússia… são as novidades em destaque …… e bobear….. o Brasil terá o seu lugar de destaque nesse novo cenário mundial também

Rodrigo-brasileiro

Aleluia, chegou o hi-low do gripen br…

LucianoSR71

Vejo que a maioria das pessoas atentam muito p/ a aparência desses novos caças, ou seja o hardware, mas cada vez mais o que prevalece são os sensores e softwares embarcados, capacidade de processamento de dados, trabalhando em rede (NCW-Network Centric Warfare) e pouco sabemos das reais capacidades destes, então fica difícil dizer se teriam um desempenho letal num teatro de guerra altamente sofisticado, inundado de sinais eletromagnéticos, defesas antiaéreas ativas e passivas. Isso sem falar de confiabilidade, facilidade de manutenção, custos de operação, etc. que muitas vezes criam as rainhas de hangar. Talvez alguns desses sejam apenas bonitinhos, mas… Read more »

Walsh

Mas que bichinho feio hein.

Mirão

Sei não heim…

O contexto cercando esse caça me deixa com uma pulga atrás da orelha.

Apenas imaginem, os EUA que estão passando raiva com a produção de uma categoria de caças que em teoria eles já tem experiência em projetar e a Coréia do Sul que é um dos maiores polos de tecnologia do mundo estar progredindo o seu próprio programa de caas de 5º geração com calma e paciência estarem disputando de igual pra igual a corrida tecnologia com uma nação de economia fraca, recursos de inteligência humana limitados e uma indústria militar ainda muito jovem e recente.

Pytor

Entrando atrasado na conversa. Sendo realista, o Brasil deveria manter um vetor estrangeiro como “força de elite” para a base de Anápolis, mas o restante da frota deveria ser composta por aviões brasileiros! É claro que vai demorar muitas décadas até conseguirmos produzir equipamentos da mesma qualidade que China, Rússia e Otan, mas em algum momento precisamos começar esta transição. Todos nós já escutamos piadas sobre a qualidade de produtos chineses, que eram cópias de ocidentais. Quem dúvida da China agora? A construção de tecnologia de ponta demora muitos anos.