Meta é desenvolver Base Tecnológica e Industrial de Defesa de Portugal

A Embraer assinou, nesta segunda-feira (24), em Lisboa, um memorando de entendimento com diversas empresas aeroespaciais portuguesas para o desenvolvimento da Base Tecnológica e Industrial de Defesa de Portugal e fabricação da aeronave Super Tucano, destinada a combate aéreo. A cerimônia ocorreu nas instalações da empresa OGMA e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em viagem oficial ao país, e do primeiro-ministro de Portugal, António Costa.

O memorando foi assinado com as empresas OGMA Indústria Aeronáutica de Portugal, Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), Empordef Tecnologias de Informação (ETI) e GMVIS Skysof.

Entre os diferentes desdobramentos do acordo, a Embraer destacou o potencial relacionamento estratégico nas áreas de desenvolvimento e integração de sistemas envolvendo o A-29 Super Tucano, em sua recém-lançada versão A-29N. O desenvolvimento desta aeronave está voltado para o atendimento das necessidades dos países membros da Organização Tratado do Atlântico Norte (Otan), a aliança militar de defesa coletiva entre países norte-americanos e europeus, da qual Portugal faz parte.

“Estão incluídos neste contexto os processos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, com o intuito de ampliar e aumentar as relações comerciais de longo prazo entre as empresas durante as fases de desenvolvimento, produção e suporte à operação da aeronave A-29N”, explicou a Embraer, em comunicado, destacando o potencial da aeronave no mercado internacional.

Mais cedo, Lula participou de um fórum empresarial realizado no CEiiA, localizado em Matosinhos, região da cidade do Porto. A instituição também colaborou com a Embraer no projeto do avião cargueiro KC-390 e mantém parcerias com diversas empresas e entidades brasileiras ligadas à tecnologia e inovação no Brasil.

Os investimentos realizados pela Embraer em Portugal, na OGMA e em duas fábricas no Parque Industrial de Évora, alcançam US$ 500 milhões. Um contrato entre a Embraer e o governo português prevê a entrega de cinco aeronaves KC-390 à Força Aérea Portuguesa. Uma por ano, a partir de 2023, pelo valor de 872 milhões de euros.

A viagem de parte da comitiva presidencial entre Matosinhos e Lisboa ocorreu a bordo de um KC-390, conduzido pelo comandante da Força Aérea Brasileira, tenente-brigadeiro do Ar, Marcelo Damasceno.

“Voei com o primeiro ministro de Portugal, António Costa,no KC-390, cargueiro da Força Aérea portuguesa, produzido em parceria entre a OGMA e a brasileira Embraer. Exemplo de parceria industrial entre nossos países”, escreveu Lula, em publicação nas redes sociais.

Lula e António Costa voaram juntos no KC-390 da Força Aérea Portuguesa

FONTE: Agência Brasil

Subscribe
Notify of
guest

68 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pragmatismo

Em relação entre Estados há interesses. Sejamos pragmáticos. O Brasil tem a ganhar souber se equilibrar entre as potências.
Pese o viés alinhado do nosso jornalismo ao denominado “Ocidente”, após a viagem do presidente Lula à China, os EUA decluplicaram o aporte ao Fundo Amazônia. Um exemplo.

Camargoer.

Olá Prag. Eu gosto muito da biografia do Vargas, em trẽs volumes escrita pelo Lira Neto. Ele descreve que ao longo da década de 30, o alto comando do EB era bastante germanófilo e já tinha um viés anticomunista. Então, eles viam o fascismo e o nazismo como opções óbvias, tanto pelo caráter militarista quanto pelos resultados econômicos obtidos pela Alemanha. Contudo, a diplomacia brasileira era mais pró-EUA, principalmente pela liderança de Oswaldo Aranha. Vargas aproveitou bastante as vantagens estratégicas do Brasil e sua importância geopolítica. O mais engraçado é que os militares dos EUA viam o Brasil com desconfiança,… Read more »

Pragmatismo

Boa tarde, Camargoer! Uma boa sugestão de leitura, obrigado.
Quem sabe quiçá não conseguimos uma reindustrialização antes tardia do que nunca na era da 4ª revolução industrial. Sonho. Agregar valor. Uma menor dependência do humor das commodities. Claro, sem cair em uma regime autocrata. De direita ou de esquerda.
Essa do autodeclarado não sabia (rs).

Agressor's

A vocação do Brasil é o pragmatismo. Nossa política externa deveria ser algo parecido com o que a Índia faz, guardadas as diferenças. Na segunda guerra já era assim. Os EUA são um império em decadência e a melhor coisa que fazemos é brigar pelo multilateralismo. Este país pelas suas riquezas, não era pra ser dependente de ninguém. Brasil tem que largar a coleira do EUA e UE…

Camargoer.

Olá Prag. Para o Brasil, o único caminho econômico que permitirá a inclusão da população em uma sociedade de bem-estar social é por meio da industrialização. Por um lado, nosso desafio é maior porque temos que buscar uma economia que seja ambientalmente sustentável e que seja socialmente inclusiva. Ainda que o país seja uma potência na agropecuária, é um setor de baixa empregabilidade e que geram produtos de baixo valor agregado. O país tem um grande potencial para se tornar uma potência farmacêutica. principalmente para o fornecimento de medicamentos para os países da América Latina e África, por exemplo. A… Read more »

Hank Voight

“É muito mais provável Zelensky ser abandonado pela comunidade internacional para pagar pelos seus erros”

Qual teria sido o “erro” de Zelensky, ter se recusado a ser um poodle do @não do Kremlin?

André Luiz.'.

Boa noite, CamargoEr! Que prazer em reencontrá-lo! Gostaria da opinião do amigo sobre as possibilidades de o Brasil se tornar um ” major player ” (desculpem o estrangeirismo…) na indústria nascente do Hidrogênio Verde! Prlo que acompanho do tema, temos recursos de sobra para isso! E não seria um atividade de “extrativismo” mineral nem somente vultivo de um commodity agrícola… Eu tomei parte em projeto de desenvolvimento científico das tecnologias do Hidrogênio para a mobilidade urbana com emissão de CO2 ‘zero’, e desde então sou entusiasta. E a adoção do Hidrogênio como solução para a descarbonização de outras atividades econômicas… Read more »

sub urbano

Boa noite, Camargoer. Será q esse é o fim do presidente autoproclamado? kkk Parece q o destino dele foi definido com o inicio da invasão russa da Ucrania, quando americanos voltaram a negociar petroleo diretamente com o governo Maduro. Foi uma negociação estranha, os americanos pagaram 3 bilhões só para voltarem e negociar com a Venezuela, em troca de reconhecer Maduro. Na negociação os EUA deixaram de reconhecer o guaidó como presidente autoproclamado kkk O Guaidó administrava uma grana venezuelana confiscada pelos ingleses, quase 1 bilhão de euros, ele goelou 200 milhões de euros dessa grana kkkk parece q a… Read more »

Camargoer.

Olá Sub. Pois é. Quando os EUA partiram para as sanções contra a Venezuela, comentei aqui que era preciso avaliar as consequências a longo prazo. Guaidó não havia sido eleito presidente. A sua situação era bem precária. Para que ele continuasse no poder, ou ele teria que liderar um golpe de estado bem sucedido, o que traria consequências internacionais inviabilizando seu governo, ou teria que ganhar uma eleição presidencial. Para isso, seria necessário uma negociação política entre o governo venezuelano (Maduro) e a oposição. Parecia óbvio que Maduro vetaria qualquer solução política que viabilizasse a candidatura de Guaidó. Na época… Read more »

M4l4v1t4

Vargas, um populista que fez mais mal do que bem para o Brasil ou o contrário? Enfim, um populista. E como tal, destruiu muita gente boa, incluindo muito industrial brasileiro, sobretudo os que não nasceram aqui, por razões que, populista nojento que era, metia um “carcamano” daqui, “amarelo” dali, sempre que não tinha argumento ou força, colocando o ódio rastaquera do povo brasileiro contra “o gringo”. Getúlio Vargas. Quanta coisa o Brasil deixou de ter por causa dele? Nunca saberemos. Portanto, não dá para dizer se ele foi bom ou ruim para o Brasil a longo prazo, de fato. Uma… Read more »

Romão

“Vargas, um populista que fez mais mal do que bem para o Brasil ou o contrário?
Enfim, um populista”…
.
Cara, você tem o dom de falar abobrinha. Por favor, nos dê pelos menos uns 15 dias de férias. Jesus amado!

Last edited 11 meses atrás by Romão
Agressor's

O Brasil precisa urgentemente fazer igual a Índia, desenvolver sua própria tecnologia e comprar e vender a quem quiser acordo com o Brasil, chega de ser explorado e de ouvir o que pode e não pode fazer…

Salomon

Esse aperto de mão foi interessante. TRÊS motivos para comemorar.
E esperemos que seja a entrada na OTAN. Do avião, bem entendido.

Romão

“E esperemos que seja a entrada na OTAN”
.
Não sabia que o Brasil se localizava margeado pelo atlântico norte…

Last edited 11 meses atrás by Romão
Rinaldo Nery

O Brasil já é ¨parceiro não alinhado¨, acho que junto com Argentina e Colômbia, salvo melhor juízo.

Fábio de Souza

Uma excelente noticia , para indústria Militar Brasileira .

erikbomberman

Mais um gol geoestratégico !

Omg

Se MoU rendesse dinheiro, a Embraer tava mais rica que a Lockheed.

Jadson S. Cabral

Só que daí é certeza que vem dinheiro

Camargoer.

Como diz o provérbio chinês, uma caminhada começa com o primeiro passo. O MoU é o primeiro passo. Tem que ser dado.

Luis Carlos

Esse é o cara!
Nós já sabíamos!

M4l4v|t4

A venda do Super Tucano para Portugal tem haver com tudo, até com a OTAN.
Só não tem haver com o Presidente.

Carlos Henrique Lucena

Daqui a pouco dirão que foi tudo articulado pelo governo anterior, como estão fazendo, pela via inversa, com os atos golpistas de janeiro.

Eduardo Neves

Pois é, é só reconhecer que sim, foi um bom acordo do presidente Lula com os Portugueses.

Rinaldo Nery

A CPMI vai esclarecer isso.

Eduardo Neves

Você diz isso baseado em quê?????

Carlos Campos

ele eu não sei, mas esse vontade portugal tem faz anos, vai lá no canal do Caiafa para ver. Embraer vem anos criando esse negócio

Eduardo Neves

Sim, isso é verdade mesmo como também é que o negócio não saiu antes por picuinha juvenil do presidente anterior que achava que o exército era dele, o país era dele e atrapalhava os acordos por viés ideológico, lamentável .

Andrey

Só se for de pau de péssima qualidade.

Douglas Rodrigues

Meu Deus, se formos para esse lado e darmos cada bom passo dado por uma empresa brasileira em contexto internacional, “tamo” realmente perdido!

Matheus

E sobre a fabricação do C-390 em Portugal tambem, saiu algo?

Camargoer.

Creio que o C390 vai continuar sendo finalizado em Gavião Peixoto, ainda que algumas partes sejam fabricadas em Portugal.

Jadson S. Cabral

É… em que pesem todos os defeitos, é um governo pragmático e de fato preocupado com o desenvolvimento do Brasil e da industria nacional como um todo. Mal chegou e as coisas já vão acontecendo devagarinho… diferente de um certo outro que muito colocaram fé por ser “militar” e que não fez nada durante 4 anos de governo que não fosse manchar a imagem dos militares, com a conivência de boa parte deles, diga-se de passagem. Comentários políticos a parte, é uma excelente notícia. Uma parceria que tem a dar muitos frutos. o A-29 já deveria estar voando na OTAN… Read more »

Machado

Acho que os próximos compradores do C-390 são Áustria e Suécia. Claro se EUA deixarem e não sabotar a gente como sempre.

Camargoer.

Olá Jad. Ainda, sobre análise política, sempre é preciso contextualizar as coisas e ponderar cada situação dentro de seu história. Nada acontece de uma hora para outra. De um modo ou de outro, existem coerências na história de cada político. Bolsonaro nunca foi uma liderança dentro de um grande partido, também nunca exerceu um cargo majoritário. Nem mesmo prefeito de uma cidade média. Nem mesmo exerceu um cargo de ministro. O fato do país ter passado pela mais grave crise sanitária dos últimos cem anos agravou a situação. Um político sagaz teria visto a pandemia como uma oportunidade de ouro… Read more »

Eduardo Neves

É muita má vontade com o presidente que fez o acordo acontecer e muita benevolência com o presidente que deixou o presidente Português com cara de bunda ao cancelar o encontro, o acordo saiu devido ao bom relacionamento do presidente Português com o Presidente Lula, isso é fato inegável e não morre reconhecer…

Santamariense

Deixem a política de lado! Isso aconteceria de qualquer maneira! Esses políticos estão ali só para aparecer na foto… se a Embraer não quisesse, não teria acordo nenhum. E a OGMA é subsidiária da Embraer. Vocês ficam fazendo propaganda de graça para político.

Carvalho2008

correto…é uma iniciativa privada de planejamento de meses e anos.

Santamariense

Exato!

Eduardo Neves

Por trás dos políticos existe a geopolítica meu caro, e foi por causa da política ( do governo anterior) que esse acordo só saiu agora, acordos na área de defesa são feitos por governos SIM, se fosse só pelas empresas já teria saído há muito tempo porém existe dois governos e dois chefes de Estado negociando, quanto aos políticos devemos criticar quando erra mas é preciso reconhecer os acertos, quando erra é culpa do governante mas quando acerta é mérito das empresas kkkkkk.

Jadson S. Cabral

Você está me dizendo então que a Embraer vai vender Super Tucano para Portugal e muito provavelmente para outros membros da OTAN porque quer e a política não tem na a ver com isso…? Olha, eu sou liberal, mas esse pensamento de vocês se confunde entre a identidade e a burrice.

Santamariense

Para ti e para o Eduardo: é óbvio que as negociações de COMPRA e VENDA de equipamentos militares envolve governos. Mas, a negociação em questão é um acordo entre a Embraer e sua subsidiária em Portugal. Não tem compra nem venda de nada….e vocês tecem elogios sobre algo que não existe ainda. E, se isso existir, vai ser por conta do interesse da Embraer, mais do que qualquer outro ator. Os governos podem querer, mas se as empresas não quiserem, nao acontece nada. O resto todo é pirotecnia…nada mais.

Douglas Rodrigues

Se formos considerarmos o currículo anterior do Lula, o colocaria como líder sindicalista e deputado “apenas”. Nada mto diferente do Bolsonaro, que começou como militar, foi vereador no Rio e depois Deputado Federal.

Camargoer.

Caro. Lula fundou o principal partido político do país desde a promulgação da CF88. Foram nove eleições presidenciais nas quais o PT ganhou 5 e ficou em segundo nas outras 4. É um fato notável para um partido político no Brasil. Quem acompanhou a trajetória política de Bolsonaro antes de chegar á presidência sabia de sua inexperiência e limitações. Eu ainda preciso entender porque a direita brasileira imaginou que Bolsonaro seria diferente de Bolsonaro após a eleição. Como a discussão ainda é relativamente nova, o debate acaba sento trucado. Talvez a próxima geração consiga aprofundar o debate porque a nossa… Read more »

Carlos Campos

o teu governo pragmático tá fedendo de Washington até Bruxelas, kkkkkk falando que a Ucrania teve culpa pelo inicio da guerra.

Rinaldo Nery

E rendeu um pedido de expulsão do Brasil da OTAN (somos parceiros não alinhados, é isso?) por parte de congressistas americanos.

Fabio Araujo

Só lembrando que a Embraer tem 65% da OGMA, os outros 35% são do governo português. Então podemos dizer que a Embraer vai usar uma subsidiária sua para ter maior presença no mercado europeu.

Camargoer.

Caro Fabio. Perceba que não é diferente do que a SAAB e a AIrbus fazem no Brasil.

Mig25

Percebam que a conversa se desenrola em alto nível, com educação, exposição e debates de ideias, e o colega aí de cima chamando os outros de Zé ruela, pé de cana, etc…
Típico das viúvas do ex…

Carlos Campos

tá, mas agora que você mostrou sua sensibilidade, prove que ele tá errado.

Santamariense

Apenas dou nome aos bois. Desapega dessa dicotomia que empesteia o país há anos. Que viúva do ex, o que….ora, por favor.

Mirão

Agora só falta saber o volume de dinheiro brasileiro que vai ser escoado via BNDS, e considerando o péssimo estado da economia portuguesa e que promete piorar ainda mais eu diria que vai ser bastante…

Carlos Campos

Portugal faz parte da zona do Euro, não existe chance de calote, nenhuma, enquanto eles não saírem da união europeia, ou se um meteoro gigante cair ali,

Carlos

Em 2005 o governo português decidiu vender dois terços do capital das OGMA e que foi comprado por uma holding formada pela Embraer e pela espanhola EADS. Em 2012 a Embraer comprou o capital da EADS na OGMA e ficou com dois terços do capital porque deve ter visto um filão de ouro. Alem de reparações de aviões da Embraer e não só, as OGMA também constroem aeronaves. Durante dez anos as OGMA construíram 1500 aviões Pilatus PC-12. Os juros no mercado de capitais para Portugal só não são negativos por causa da guerra na Ucrânia. Que eu saiba não… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Carlos
bitten

Fico mto feliz em ver q o nível intelectual e, principalmente, de civilidade, aumentou de forma exponencial neste espaço. Parabéns a todos, principalmente ao mestre Camargoer, q sempre demonstrou conhecimento, disposição de escutar e uma paciência de monge chinês. Não considero a biografia de Lira Neto a melhor obra q foi escrita sobre o tema, mas é um ótimo livro, q se lê de uma tirada. Mas recomendo outros, para complementar, os de Hélio Silva, mais pesados mas tmb mais densos. Tmb vale a penpena um peq livro de título “Brasil – Os frutos da guerra”, q mostra bem a… Read more »

Camargoer.

Olá Bitten. Obrigado pela gentis palavras. Um elogio destes a gente guarda do lado esquerdo do peito. Sobre o livro do Helio, que ainda não li, vi na Amazon vários livros dele sobre Vargas. Você se refere a qual deles? Um que chamou a minha atenção foi “1945 Porque depuseram Vargas”. Fiquei com a impressão que esta autor se aprofundo bastante na questão de Vargas. Obrigado pela sugestão. É um tema muito legal.

Marcelo

Agora é torce para Portugal comprar pelo menos 20 unidades !!!

Mig25

Enquanto o ex presidento vendia a Embraer, umas das nossas jóias da coroa (de jóia ele entende né hehe), o atual vai lá em Portugal e fecha contrato de SuperTucanos, que, não tenho dúvidas, voarão sobre os céus de outros países europeus, assim como os KC 390. Foi lá na China, voltou cheio de acordos de investimento. Aproveitou e deu uma cutucada no Biden, dias depois conseguiu um cheque de U$ 500 milhões. Outros virão. O que é do nosso interesse, é essa diplomacia pragmática, não uma totalmente ideologizada/idiotizada na base do “Trump I love you, a mulher do Macron… Read more »

Carlos Campos

500 milhões de dólares eu mandava de volta, além do dinheiro chinês, se esmola for o grande ganho do governo Lula então estamos lascados, na China não teve muito, só o marco saneamento iria trazer de investimento ao país mais do que isso, mas o grande líder pragmático prefere manter a maior parte da população sem acesso a água e esgoto

Santamariense

Me diz o que o lula fez em relação à essa negociação? Me diz, me explica. Ele assumiu há menos de quatro meses e tu acredita, de forma sincera e honesta, que essa negociação, da Embraer com uma subsidiária dela mesma, sequer passou pela mão do lula em algum momento antes dessa pantomima toda feita lá hoje? O lula tem tanto a ver com esse negócio quanto o bolsonaro, ou seja, nada!!

Last edited 1 ano atrás by Santamariense
Omg

Nem adianta perder tempo, o brasileiro médio é essencialmente sebastianista. Sempre precisa de um rei para louvar ou culpar.
Tudo de bom ou de ruim que acontece precisa ser obra do rei sebastião do momento.
Por isso líderes populistas diversos se dão tão bem por aqui.

Rodrigo Maçolla

Que pese eu respeitar a opinião de outros, Me desculpem mais Lula ou Bolsonaro não tem anda a ver com isso, O Super Tucano é um ótimo produto, um projeto vencedor da Embraer para equipar primeiramente a FAB e que tem mercado internacional. E isso tem que ser louvado., O Fato de a Embraer ser também uma empresa de visão estratégica e bem administrada também, No mais qualquer politico gosta mesmo é de aparecer em foto e falar seja o que for.. Por favor parem de achar que existe salvador da Pátria, nem de um lado nem de outro, Já… Read more »

Victor

Antes nosso representante ia a Europa participar dos importantes fóruns para discursos escritos e pra ficar entre os garçons fazendo piadinhas, enquanto outros lideres firmavam importantes acordos…

Jadson S. Cabral

Agora ele inaugura pizzarias kkkkkkk

Machado

Caramba. Vc falou tudo. Foi uma época vergonhosa para o Brasil.

Last edited 11 meses atrás by Machado
Romão

Victor, o pessoal tem memória curta….
2 anos de governo Temer tentando vender a Embraer pra Boeing e mais 4 anos de governo Bolsonaro tentando vender tudo que encontrasse pela frente, com recebimento de joias como pagamento de comissão por fora.

Enquanto isso, o Itamaraty do período Lula fazendo um golaço desses já no primeiro semestre de mandato. Diferença nítida na estratégia geopolítica.

Angelo

Vai sair mesmo do papel esse negocio, ó pá???

Alejandro Pérez

Que golaço!!!!!