• Assinatura foi realizada na presença de autoridades do Brasil e de Portugal
  • ·Memorando tem como objetivo o desenvolvimento da Base Tecnológica e Industrial de Defesa de Portugal

Alverca, Portugal, 24 de abril de 2023 – A Embraer anunciou hoje, durante visita a Portugal do Presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, a assinatura de um Memorando de Entendimento com as empresas aeroespaciais do país em evento que contou com a presença do Primeiro-Ministro da Portugal, António Costa. O memorando foi assinado com as empresas: Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), Empordef Tecnologias de Informação, S.A. (ETI), GMVIS Skysoft, S.A. (GMV) e a OGMA S.A.

“É uma enorme satisfação celebrar uma nova etapa no relacionamento entre a Embraer e o Estado Português, por meio da indústria de Defesa de Portugal, para nós uma referência na cooperação em projetos aeroespaciais e de defesa. Os resultados da parceria estratégica do KC-390 Millennium tem mostrado o potencial que governos e empresas dos dois países, trabalhando juntos, podem alcançar”, disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer.

O objetivo principal do memorando é o desenvolvimento da Base Tecnológica e Industrial de Defesa de Portugal, reforçando a sua capacidade de desenvolver atividades de engenharia, pesquisa e desenvolvimento. Assim, a Embraer reforça seu compromisso estratégico de longo prazo com Portugal no desenvolvimento de seu ecossistema aeroespacial e de defesa.

Entre os diferentes desdobramentos do memorando, destaca-se o potencial relacionamento estratégico nas áreas de desenvolvimento e integração de sistemas envolvendo o A-29 Super Tucano, em sua recém-lançada versão A-29N, voltada para o atendimento das necessidades dos países membros da Organização Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Estão incluídos neste contexto os processos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, com o intuito de ampliar e aumentar as relações comerciais de longo prazo entre as empresas durante as fases de desenvolvimento, produção e suporte à operação da aeronave A-29N.

“Damos hoje, com a assinatura deste memorando de entendimento, mais um passo importante no contínuo desenvolvimento de tecnologias relacionadas ao A-29 Super Tucano. O interesse dos países da OTAN nesta aeronave levou a Embraer a anunciar, recentemente, o lançamento de uma nova versão, o A-29N, a qual, temos certeza, será um sucesso no mercado internacional”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

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Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer tem negócios nas áreas de Aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, fornecendo Serviços e Suporte aos clientes no pós-venda.

Desde que foi fundada em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é a principal fabricante de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Marcelo M

A ameaça da OTAN é a Rússia e depois, em segundo lugar, a China. Difícil pensar na operação de combate do super tucano em espaço aéreo contestado por estes países. Faz sentido pensar que a ideia seria quase que 100% de usar a aeronave como treinador?

BK117

Eu diria que não. Os principais papéis seriam contra-insurgência em missões de paz, apoio aéreo aproximado leve e interceptação a tráfegos ilícitos de baixo desempenho (especialmente no mar mediterrâneo), semelhante ao emprego dele por aqui.

Jefferson Henrique

Acredito que o Super Tucano na OTAN liberaria o uso de aeronaves mais sofisticadas para COIN, CAS, essas coisas, justamente permitindo que meios mais sofisticados e caros garantam a superioridade aérea e realizem SEAD por exemplo.
Mais ou menos a mesma ideia do que se imaginava o A-29 na USAF.
Agora basta a coisa acontecer.

Slow

Estava sentindo falta desse Brasil .

Santamariense

Como assim? Qual Brasil?

Slow

O Brasil que é o centro das atenções no mundo e não aquele que ficou isolado nos últimos 4 anos .

Santamariense

Primeiro: o Brasil não é, nem nunca foi, centro das atenções no mundo, à exceção de quando foi manchete em todo o planeta por conta dos escândalos de corrupção que se alastrava por todo o governo de então, alcançava empresas estatais e se espalhava por muitos partidos. Ali fomos o centro das atenções, com certeza. Segundo, nos últimos quatro anos, concordo com sua visão do nosso isolamento. Em termos de política externa, foram 4 anos perdidos. Mas, isso não quer dizer que o atual esteja agindo corretamente. Terceiro, se tu queres faturar na conta desse governo esse negócio da Embraer,… Read more »

Realista

” sinto muito, mas ele teve as negociações iniciadas muito antes do inominável assumir o governo. ” Olha teve um ai que fez 3% da transposição e quis falar que foi ele que fez a obra . ” alcançava empresas estatais e se espalhava por muitos partidos ” Quando se tem alguém roubando você prende a pessoa e não quebra a empresa em nome da corrupção,( Sem contar que depois de quebrar as empresa ele virou sócio da empresa que fazia recuperação das que foram afetadas por ele) . ( Primeiro: o Brasil não é, nem nunca foi, centro das… Read more »

João Fernando

Portugal deve ser nossa porta de entrada na Europa. Simples assim

Renato

Se for benéfico para o Brasil, ótimo.

JPonte

Muito bom saber desta conquista para a Embraer e engenharia aeronáutica brasileira .
Contudo , penso já ser hora da FAB solicitar a Embraer um treinador a jato moderno multiuso como o FA-50 e ou drones de ataque e observação …..
De tudo que leio há uma indicação do aumento exponencial de voo remotamente pilotado …o Brasil deve se atentar ao fato , pilotos são caros e não substituíveis facilmente ….

Camargoer.

Olá JP. Creio que não. Se a FAB precisar do FA50, que seja assinado um acordo para a sua fabricação sob licença, como o Japão fez com o F16 antes e está fazendo agora com o F35. Acredito que seja mais importante focar no desenvolvimento ou na fabricação sob licença do substituto do C95 que em um jato de desempenho intermediário entre o F39 e o A29

Machado

Simplesmente sensacional. O Brasil está de volta

Last edited 11 meses atrás by Machado
Santamariense

Kkkkkkkkkkkkk….em que planeta ufanista vocês vivem??

SGT MAX WOLF FILHO

Resumo: A Embraer assinou um Memorando de Entendimento com empresas aeroespaciais de Portugal, durante a visita do Presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, ao país. O acordo tem como objetivo o desenvolvimento da Base Tecnológica e Industrial de Defesa de Portugal, visando reforçar sua capacidade de engenharia, pesquisa e desenvolvimento. Entre os desdobramentos do memorando, destaca-se a parceria estratégica nas áreas de desenvolvimento e integração de sistemas envolvendo o A-29 Super Tucano, em sua recém-lançada versão A-29N, para atender às necessidades dos países membros da OTAN. O CEO da Embraer Defesa & Segurança afirmou que a… Read more »