BAE Hawk Mk200

A Força Aérea Uruguaia (FAU) recebeu várias propostas de novas aeronaves de combate e treinamento básico.

A primeira é a oferta de um corretor americano para entregar seis BAE Hawk Mk200, dois BAE Hawk Mk100 e seis ex-aeronaves de treinamento básico francesas EMB312F Tucano. A oferta inclui atualizações e peças de reposição. Isso equivale a pouco mais de US$ 100 milhões.

Os Hawks podem vir da Força Aérea Real de Omã (RAFO), que retirou o tipo em janeiro de 2018 (Hawk Mk100) e em agosto de 2020 (Hawk Mk200).

Outra oferta que foi feita anteriormente é da Korean Aerospace para a aeronave de treinamento básico KT-1. Isso incluiria transferência de tecnologia e possivelmente montagem local, embora isso fosse um desafio com um pequeno pedido de apenas seis aeronaves.

O objetivo da FAU é reintegrar a antiga unidade IA-58 Pucará Escuadrón Aéreo Nº 1 (1º Esquadrão de Ataque). Tudo isso pendente de aprovação governamental e financeira.

KAI KT-1 Woongbi do Peru
KAI KT-1 Woongbi, da Força Aérea do Peru

FONTE: Scramble Magazine

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Alejandro Pérez

Duvido. Com o ministro que temos, acho muito difícil ver essas aeronaves aqui no Uy.

Jefferson Henrique

Não cabe aí alguns Super Tucanos e F-5E/FM em melhores condições que estariam dando baixa?

Welington S.

A-29ST até vai, mas, cara, os F-5 já estão mais que no talo de vida útil. Ao meu ver é inviável e com um risco grande no futuro de pilotos terem suas vidas ceifadas (no caso do Uruguai resolver adquirir os F-5). Não vale a pena!

Um Simples Brasileiro

F-5 também deve ser mais bem mais caro de manter que um Super Tucano ou equivalente, tanto pela propulsão a jato, quanto pelo caso de ser “caça full” (mesmo que “obsoleto”).

Alejandro Perez

A FAB ofereceu 12 ST por 40 milhóes de dólares e o ministro de defesa uruguaio teve a audácia de pedir o ST de PRESENTE, grátis, 0800!!!!
Uma falta de nocao total!!!

Nativo

Infelizmente muitas nações “amigas” pegam de graça do Brasil e compram das potências principais. Aí não dá cachoeira.

Douglas Rodrigues

Esses devem ser ST usados pela própria FAB né?
É assim mesmo, em se tratando de países vizinhos (nem só o Uruguai) o pensamento é que o Brasil deveria doar os equipamentos militares (tal qual os que o EB doou para o Exército deles).

Elias E. Vargas

Com certesa. Afinal de contas para fazer uma interceptação com sucesso, a aeronave deve ter um desempenho superior à que vai ser inteceptada e o F-5 com capacidade supersônica é a ideal pois o Hawk é subsônico, mais lento que os jatos comerciais.

Matheus

Tão esperando a FAB doar F-5EM aposentados.

Alejandro Perez

Isso…o ministro está esperando doacoes….Cara de pau.

Demolidor

Depois que aposentar o Brasil pode até doar, mas o custo de manter o F-5 é bem maior que as aeronaves citadas na matéria, e os F-5 já estão no fim de sua vida útil vai ser difícil eles operarem eles.

Rafael Oliveira

Meia dúzia de Super Tucanos é mais do que suficiente para a FAU.

Filipe Prestes

Não diria isso porque na melhor das hipóteses teriam 4 unidades em condições de prontidão enquanto outras 2 em manutenção. Portanto 6 é um número muito pequeno mesmo para padrões uruguaios. Toda a população do Uruguai cabe dentro de SP mas em termos de território o país é aproximadamente do tamanho do RS.

Welington S.

Interessante que o BAE Hawk Mk200 se parece com o AMX… alguém sabe informar se o conceito do AMX veio partir do Mk200?

Marcelo Andrade

Não . é mais facil dizer que o 200 veio depois do AMX

Santamariense

Não. O Mk200 foi lançado após o AMX, inclusive eram concorrentes.

Welington S.

Interessante. Não sabia. Obrigado pela info.

Fernando "Nunão" De Martini

Eu só vejo semelhança na fuselagem dianteira e olhe lá.

O Hawk 200 foi concebido após o AMX ou no máximo durante. Mas descende diretamente do treinador BAe Hawk, que é anterior ao AMX.

E a principal mudança visível do Hawk original para o 200 é a fuselagem dianteira. O resto é basicamente o Hawk original, que é muito diferente do AMX (posição das asas na fuselagem e formato delas, das tomadas de ar, da cauda, profundidade da fuselagem etc)

Mas há muitas diferenças entre as capacidades deles também e o foco dos projetos.

Last edited 1 ano atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Ferreras

O Brasil não poderia mediante um acordo efetuar a defesa área do Uruguai aos moldes da Islândia?

Alejandro Perez

Nao deveria…

Vitor

Concordo, não faz sentido. Cada país com sua soberania, além do fato de sermos um país continental e com poucos caças.

Last edited 1 ano atrás by Vitor
Hellen

O uruguai está querendo é isso,o brasil fingindo de cego,surdo e mudo !!!
Controlar tudo que passa pelo uruguai pelo céu e pelo mar seria importante do ponto estrategico para o brasil.
O problema que isso geraria um desgaste com as forças americanas e inglesas que dominam aquela região da america do sul cheio de ilhas militarizadas !!!!

Rinaldo Nery

“Cheio de ilhas militarizadas” no Atlântico Sul? Aonde? Mostra num mapa pra gente.

Thunder

Deve ser em Nárnia rs

Demolidor

Temos bases da Inglaterra no Atlântico Sul na ilha Ascensão distância de 2 mil km do nordeste e nas ilhas malvinas também existe presença militar britânica.

Last edited 1 ano atrás by Demolidor
Bacchi

As ilhas Ascensão são estrategicamente importantes tanto para os britânicos quanto para os americanos por ser no meio do atlântico, as falklands estão bem militarizadas por culpa da argentina, ate por que já tentaram 1x e é melhor prevenir, fora essas duas não lembro de mais nenhuma ilha no atlântico sul que tenha presença militar anglo-americana.

Wellington Góes

Mas são militarizadas…

Rinaldo Nery

São só essas duas. Bem diferente de ¨cheio¨, não acha?

glasquis7

Tem também as ilhas Sandwish do Sul e Georgia do Sul.

Bacchi

Ambas sao administradas pelo governador das falklands, desde 2001 não tem tropas permanentemente estacionadas nessas ilhas só as patrulhas pela marinha.

Wellington Góes

Bem, que eu saiba, existem pelo menos duas (ou três) Ascenção e Falkland/Malvinas…

Last edited 1 ano atrás by Wellington Góes
Jefferson Ferreira

Male male conseguindo efetuar nossa defesa… o que dirá dos outros…

Henrique

Poderia, mas isso implicaria no Brasil ter política externa que não seja mendigar dinheiro e ser colônia…

Além de um plano de estado

Marcelo

Você foi cirúrgico,mais se falar que vai atrapalhar os americanos com sua hegemonia e vai deixar de ser colonia deles o pessoal aqui enlouquece!!!

Rafael Oliveira

A FAB não dá conta nem do nosso espaço aéreo vai assumir o do Uruguai também?

Miguel Felicio

NÃO DAMOS CONTA DE DA NOSSA (isso se acontecer a necessidade).

wiliam

o Brasil, atualmente, não garante nem sequer a sua própria soberania aérea… imagina cuidar do espaço aéreo Uruguaio kkk

Lupicínio

A FAB escolheu ser pseudo Força Aérea auxiliar da USAF na América do Sul; nada mais que isso. É seu projeto desde a fundação.

Velho Alfredo

A Islândia delegou sua defesa aérea à OTAN.
Em contrapartida, é um “porta-aviões natural” da OTAN para ações contra ameaças vinda “dos mares do norte”.

Ou seja, em troca de delegar sua defesa, são um baita alvo prioritário em conflito com a Rússia.

É analisar se vale ou não.

Henrique A

Seria interessante tranferir A-29 usados da FAB por um preço competitivo e no futuro encomendar Super Tucanos novos direto da Embraer.
Isso ajuda o Uruguai, ajuda a FAB a renovar a frota e a Embraer em manter a linha do A-29 aberta.

Alejandro Perez

A FAB ofereceu uma proposta irrecusavel de 12 ST por 40 milhoes…e o ministro da defesa do Uy recusou!!! Queria os ST grátis…

Santamariense

Isso deve ter sido há muito tempo, pois hoje a FAB não tem 12 A-29 sobrando para vender para quem quer que seja.

Alejandro Pérez

Faz alguns meses…foi notícia aqui no site.

Hellen

As aeronaves excedente que a fab possui será vendidas para Portugal !!!

Santamariense

Meu Deus, que viagem….

Bacchi

9 de maio do ano passado, creio que nao mudou muita coisa de lá pra cá

Santamariense

Não existem aeronaves excedentes na FAB. Foram adquiridas 99, mas foram perdidas várias em acidentes. As restantes estão nos 3 esquadrões do 3° GAV, no 2°/5° GAV e no EDA, além de mais 2 no IPEV. Não tem aeronaves excedentes estocadas. Não sei de onde tiraram isso. Vi que foi a infodefensa que publicou, mas não sei qual a fonte deles para publicarem isso.

Last edited 1 ano atrás by Santamariense
Eduardo

O Uruguai poderia comprar 12 A-29 da embraer e 7 LIFT de ataque (1 biposto) da Coréia do Sul. Quanto sairia a conta de padaria?

Luís Henrique

Só os 12 A-29 acho que ficaram cerca de U$ 150 à U$ 200 mi.
A FAB ofereceu 12 ST usado por U$ 40 mi.

Um Simples Brasileiro

Para o orçamento deles caríssimo, ambos as aeronaves são bem caras em seus seguimentos, e para piorar, Uruguai anda com verba minguada.

Alejandro Pérez

Verba tem, e aprovada…não querem gastar.

Um Simples Brasileiro

Olha, dinheiro eu sei que eles têm (mas, acho que preferem gastar com outros seguimentos públicos), já para o orçamento de defesa eu não tenho certeza.

Santamariense

Como assim, LIFT biposto?? Todo LIFT é biposto, visto serem aeronaves de treinamento.

Willber Rodrigues

Pra quem ainda opera Dragonfly e nunca operou algo a jato, até esses jatos de treinamento seriam anos-luz melhor do que eles tem agora.

Marcelo Andrade

Nossa, melhoria quantica!!! Ficarima melhor que a Argentina!!!! kkkk

Santamariense

Se eles operaram, e ainda operam, os AT-37 Dragonfly, como nunca operaram algo a jato??

glasquis7

Pra quem ainda opera Dragonfly e nunca operou algo a jato,…”

O Dragonfly deles é turbohelice???

Velho Alfredo

Motor de fusca

glasquis7

É, já tá melhor que os Pucará!

KKK

Desculpem, não resisti.

Alejandro Perez

Já operou F80, T33 e ainda opera A37 com as mesmas turbinas do F5…

glasquis7

Ele deve ter errado e queria se referir a motores supersónicos

Willber Rodrigues

Sim, foi isso mesmo.
Confundí o motor do Dragonfly com turbohélice.
Mas enfim, pra quem nunca operou algo que pudesse passar da barreira do som…

Gabriel BR

Eu acho que o Uruguai ficaria bem com 6 L39NG de fabricação Tcheca , ou mesmo com 6 super tucanos novos.

Um Simples Brasileiro

Concordo plenamente, eram as aeronaves mais indicadas para eles.

Henrique A

Grana. 6 Super Tucanos novos e todo o pacote incluído deve dar por volta de US$ 100 milhões.

Alejandro Pérez

Sem radar, nada feito. Pelo menos o escuadrão 2 deverá ter uma aeronave com radar.

Carvalho2008

vai da necessidade….se plugar um casulo radar, o painel apresenta em tala do display….mas ainda não fizeram isto….a necessidade de radar tem de ser específica….se for para interceptação policial e patrulha, o radar de terra dá o vetor….se for para simular um mini aew seria outro tipo de radar, se for para combate aereo, não justifica, pois sua velocidade é lenta e não concede energia cinética ao míssil reduzindo alcance….então, para valer a pena, tem de ter a necessidade bem específica…em geral, não pré isa, pois um bom flir faz as vezes dele…

Filipe Prestes

Daí a FAU poderia adquirir (supondo que haja financiamento) ao menos um P-600 da Embraer e ter uma capacidade AEW que não tem hoje. A aeronave foi pensada justamente para países que não dispõe de grandes orçamentos e sempre vi o Uy e Py como os mais necessitados na região visto que seus espaços aéreos são indefesos e de trânsito fácil para voos ilegais.

737-800RJ

O Uruguai tem que tirar os vários escorpiões do bolso e parar de esperar por doações ou comprar coisas antigas. NÃO é falta de dinheiro!
6 aeronaves Kai Golden Eagle na versão de combate, a FA-50, dariam a eles capacidade de voo supersônico, lançamento de mísseis BVR e radar AESA.
Seria um salto gigantesco pra eles!

Sensato

Ainda que seja falta de dinheiro, por não ser um país com os entraves diplomáticos da Argentina, por exemplo, poderia tentar um acordo de trocas comerciais governo a governo como outros sul americanos já fizeram.

Lupicínio

O Uruguai apenas esta recebendo as “ofertas” de sempre dos EUA/Grã-Bretanha:

Material obsoleto, equipamento para desfile (tal a intrusão das cláusulas geopolíticas) e doutrinação de suas FAs.

Santamariense

Mas, então por que eles não vão na china e rússia e compram deles???? Eles estão amarrados aos EUA e Europa??? Que discurso mais repetitivo e mofado … Sempre essa “usamericanumalvadu”…..

Lupicínio

COMENTÁRIO APAGADO.
COMENTARISTA BLOQUEADO POR USO SISTEMÁTICO DE MÚLTIPLOS PERFIS.

Um Simples Brasileiro

Alguma medida eles vão ter que tomar, mesmo sem dinheiro, vi um vídeo no YouTube, que em breve eles podem ficar completamente sem meios de combate aéreo.

Marcelo Bardo

Estilingues, talvez. kkkkkkkk

J Moura

K8 chinês kkkkkkk

Um Simples Brasileiro

Rsrsrs. Brincadeiras à parte, acho que primeiros eles estão esperando alguma doação, se não aparecer nada compram algo usado minimamente decente, e se não surgir nada interessante, ai eles serão obrigados a comprar entre 6 e 12 unidades de ataque leve. O problema para eles é que o tem está passando. Li, que eles não teriam mais dos que 3 aeronaves ao mesmo tempo em condições de prontidão atualmente.

Marcelo Andrade

Cara, eu se fosse o Uruguai pegava logo essa proposta. mano, os caras vão ficar mais capazes que a Argentina em termos de caça!! rsrsrsrs!!

Santamariense

O Hawk é um baita avião. O Mk200 era o concorrente do AMX, mesmo nao tendo todas as capacidades e potencialidades do avião ítalo-brasileiro. O avião britânico inclusive conseguiu exportações. A versão de treinamento teve mais sucesso ainda.

Felipe

E comprar de prateleira o Gripen NG junto com a Fab? O Uruguai precisa de um vetor supersônico, inclusive foi cotado a versão C.

Santamariense

Gripen é demais para o orçamento deles, mesmo que seja das versões C/D.

Um Simples Brasileiro

Seria um custo absurdo para eles de aquisição e manutenção, fora o salto operacional. Eles só conseguem operar atualmente caças de ataque leve um número entre 6 (mínimo necessário) e 12/13 (ideal para a realidade orçamentária e que garanta alguma defesa decente).

Nemo

Na verdade o Uruguai não tem dinheiro para manter Forças Arnadas com a mínima capacidade operacional. Deveria extinguir as FA atribuindo a polícia a patrulha marítima e aérea.

Alejandro Pérez

Grande mudança…troca seis por meia dúzia. Na real dinheiro tem…O Uruguay não é um país pobre. Mas sim a mentalidade dos políticos.

A6MZero

Dinheiro não é o problema das Forças Armadas do Uruguai, apesar de modesto eles tem um orçamento razoável (em 2020 foi próximo a 1,2 bilhões de dólares), um valor próximo ao orçamento de países como Croácia ou Bulgária e ambos encomendaram aeronaves recentemente Rafale e F-16 respectivamente.

Ou seja espaço financeiro para operar vetores mais capazes ou ao menos mais novos existe, o que falta é interesse mesmo.

Eric Vargas

é que no orçamento deles entra valores de pensões e mordomias dos militares, como aqui!

Nilton L Junior

Se der certo será um bom negócio.

Maurício.

“A primeira é a oferta de um corretor americano.”

Um “corretor” ou um atravessador? Não foi assim que a FAB adquiriu os Mi-35? No caso brasileiro, sempre tinha um pessoal que criticava esse tipo de negociação… Será que o Uruguai não teria condições de adquirir algo novo, tipo uns T-50, M-346 ou até mesmo uns M-345?

Rinaldo Nery

Os MI-35 foram adquiridos direto do fabricante. Vieram à São Paulo, no CELOG, negociar. O chefe era o Brig Edgar.

Maurício.

Eu já li qualquer coisa sobre ter um atravessador, acho que do Paquistão, na compra dos Mi-35 da FAB, agora, se é verdade eu não sei, tanto é que eu não fiz uma afirmação, e sim uma pergunta, aliás, já faz um tempo que eu escuto essa história.

Um Simples Brasileiro

Se eles realmente quiserem apertar o cinto, conseguem sim umas 12 unidades de uma aeronave de ataque leve. O sonho de consumo nesse nicho de realidade deles seria o FA-50, provavelmente o mais capaz nessa categoria, mas, o mais racional e melhor custo-benefício deve ser o L39NG.

Maurício.

O L39 também seria uma boa, o chinês L-15 também, para quem ainda opera o Dragonfly, esses aviões estão mais que bons.

Marcio Giovaneli

O danado é realmente ” a cara” do AMX!

Fernando "Nunão" De Martini

Sério? São muito diferentes. A começar de um item que muda quase tudo num projeto de avião, que é a asa. E só na asa tem um monte de diferenças, a principal delas, também fundamental para outras características da aeronave, é ter asa alta ou baixa. No Hawk, ela é baixa, no AMX, é alta. E os perfis e formatos das asas são muito diferentes. Tomadas de ar, caudas, tudo isso é bem diferente também. De semelhanças, só vejo mesmo na fuselagem dianteira, incluindo nariz e cabine. É onde boa parte dos aviões de uma mesma categoria acabam se parecendo.… Read more »

Boitatá

Pra mim, ele parece o A4.

Segatto

Se o Uruguai fosse igual o Brasil, já teria agarrado a proposta do KT-1 com ToT e sob licença para construir 6 unidades para 2030 pelo módico preço de 180 milhões de dólares a unidade, pensando no desenvolvimento futuro de um caça de 8° geração

Carvalho2008

improvável um tot para 6 unidades

Um Simples Brasileiro

Por 6 unidades, isso está fora de cogitação.

Neto

Vou falar que esta poderia ser uma excelente compra para a MB (kkkk, é piada, mas é sério).
.
sua versão naval é a aeronave que os pilotos da marinha voam quando da formação na USN.
.
Seria possível sua versão de ataque Naval?
.
Lógico nunca será prioridade.
.
Se tiver mais horas de voo que os A4, valeria a pena?

Sulamericano

Nem dá ideia!
A prioridade da MB deveria ser navios e não aviação de asa fixa.

Johnny

Os caras não tem risco de invasão e o conflito fronteiriço daquela fábrica de papel que usaria água de rio que prejudicaria a Argentina parece ter sido contornado pois ninguém fala mais disso e a corte internacional de Haia deu razão para os uruguaios. Por outro lado, mesmo com 12 super tucanos ou 12 gripens NG (que não virão, é só para ver o melhor cenário hipotético), se outro país quiser invadir, eles só farão frente a poucos, pois é um país muito pequeno com forças armadas de baixo efetivo. Compreensível não investirem muito em defesa mas dragonfly é sacanagem.

RDX

Os uruguaios estão tão perdidos quanto os argentinos. Há pelo menos uma década eles tentam encontrar uma solução para a aviação de caça da FAU, sem sucesso. O destino deles deve ser o mesmo da FAA: ter uma aviação de caça apenas no papel. O caça ideal para substituir o A-37 da FAU sempre foi o F-5E. Salvo engano, eles se interessaram pelos F-5 chilenos ou suíços, mas não deu em nada. E nada me tira da cabeça que eles tentarão uma doação de F-5 ex-FAB com mísseis, munição e suporte completo. Tudo bancado pela FAB é claro. Lembro que… Read more »

Last edited 1 ano atrás by RDX
Fabio Araujo

Creio que o Uruguai deve ir nesse caminho de caças de treinamento avançado, mas comprar caças novos como o FA-50, M-346 FA ou FTC 2000-G que possuem uma capacidade limitada de BVR, por conta dos radares que não são AESA mas chegam perto dos 90Km de alcance complementados por A-29 para combater voos ilegais de pequenas aeronaves! E o Paraguai também deveria pensar em seguir por esse caminho pois também esta numa situação de praticamente não ter mais meios de defesa aérea.

carvalho2008

Para o Uruguai o melhor seria o A-29 mesmo…. O Hawk 200 é um avião bonito e bom, mas não gosto de LIFTs….ou é caça ou treinador….ou tem de ter alguma caracteristica muito superlativa como o ST A29 (6 horas de persistencia de combate, alcance, baixissimo custo operacional), ou algo como grande carga de combate, ou alguma outra caracteristica…..é dificil somar algo assim num LIFT, pois caças de 2a ou 3a mão de primeira linha ficam mais baratos que os LIFTs novos… Existiu um modelo treinador que tenho certeza deveria ser sucesso, mas morreu na praia… tipo F-20…foi o Boeing… Read more »

carvalho2008

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carvalho2008

Com um kit aerodinamico para reformar os antigos T-33, retirava-se o motor central e instalava dois motores comerciais em naceles, dando lugar a imensos tanques de combustivel aonde ia antes o motor….2,4ton de carga, mais de 6 horas de voo, alcance maior que o AMX, 60% a mais de potencia , 60% a mais de potencia que o antigo T-33 com 17% a mais de economica de combustivel mesmo com dois motores…a turbina é a mesma dos taxis aereos da Lider…

Apenas não era charmoso nem parecia um caça como um Hawk…mas pasmem, era metade do custo deste

Neto

Muito Legal!

Carvalho2008

eu sou fã deste projeto. Foi uma grande sacada que perdeu impulso por prioridades quando a Boeing assumiu o projeto. Houve até processo dos idealizadores e sua empresa quando a Boeing descontínuou o projeto. Portugal chegou a fechar 30 7midades de intenção. Orçado por sua vez, estava com as novidades do Bae Hawk, Alphajet e outros, avizinham com cara de caça e pinta de caça na foto. Os brigadeiros torciam o nariz para a falta de charme do Skyfox e por ser na realidade um lifting dos antiquíssimo T33 que existiam uns 5 mil voando no mundo… Mas o resultado… Read more »

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
Rafael M. F.

O Hawk 200 é o que chamo de aeronave “fofinha”…

Wellington Góes

Vou colocar uma opinião que muita gente de pensamento medíocre não entenderá, mas… … O Brasil tem uma oportunidade de acertar diversos alvos, com um único tiro… Ofertar os F-5M que derem baixa, com uma revitalização feita pela na EMBRAER, botando em condições operacionais por mais anos pela frente (o F-5 continuará por muitos anos ainda, mundo a fora, operando normalmente) e financiado pelo BNDES (claro, criando essa linha de exportação de produtos e serviços militares), além de alguns Super Tucanos usados da FAB (que podem ser substituídos por novos), igualmente financiados pelo mesmo diapositivo. …. Isso teria um efeito… Read more »

carvalho2008

Eu achava isto uns 5-10 anos atras, pegando aqueles F-5 da EAU e Suiça e mantendo a linha da embraer para repasse num contrato Argentina e outros da America do Sul…ainda a época do programa dos Mike, acho que a empresa era Canadense, ela vendia ou pretendia vender kits de fuselagem dianteira biplece para conversão dos E em versão biposta…

Santamariense

Quanto aos F-5M, a revitalização precisaria ser estrutural, algo que a Embraer nunca fez no F-5. Teria interesse em adquirir essa expertise, com o custo associado, que precisaria ser repassado no custo final, em um serviço para umas 20, 20 e poucas células (considerando meia dúzia ou pouco mais pra cada um dos 3 países citados por ti)? Os EUA dariam o ok para o termo de “end user”?

Carvalho2008

O PAMA não chegou a fazer a revitalização?

Santamariense

Sim, o PAMA/SP fez. A Embraer não fez nada em relação à estrutura. A expertise é da FAB. Embraer desenvolveu e integrou, junto com os israelenses, os sistemas de missão, aviônicos, etc.

Wellington Góes

E por que os EUA dariam? No mais, quanto aos custos, é o que falei, ter uma linha de financiamento para tal… A aeronave é doada, mas os serviços de revitalização deveriam ser pagos e feitos aqui… De novo, aprender como os grandes players fazem…

MRO

Podemos doar os F5M tranquilamente, ideia é manter as linhas de manutenção da AEL, Akaer, PAMA e a GE Celma rentabilizando serviços.

Celsius

Faz uns 20 anos que o Uruguai planeja adquirir novas Aeronaves de combate para sua força Aérea.