A agência sul-coreana DAPA informou hoje que o caça KF-21 Boramae testou com sucesso o míssil ar-ar Meteor, para combates além do alcance visual (BVR).

O protótipo KF-21 nº 002 testou o míssil Meteor e o protótipo nº 003 testou o canhão interno M61A2 de 20 mm.

O programa KF-X, de 8,8 trilhões de won (US$ 7,1 bilhões), visa produzir inicialmente um caça de geração 4.5, que deverá evoluir para um caça de 5ª geração. A Indonésia também participa contribuindo com 20% dos custos de desenvolvimento.

A variante de lançamento do KF-21 não tem uma baia interna para armas, mas a Korea Aerospace Industries (KAI) incorporará a baia interna na versão “Bloco 2”. O KF-21 tem dois motores turbofan General Electric (GE) F414 modificados.

O projeto consiste em duas fases ao longo de 13 anos, de 2015 a 2028. A primeira fase se concentra no desenvolvimento da aeronave e no desenvolvimento de capacidades de combate ar-ar entre 2015 e 2026. As capacidades ar-solo serão desenvolvidas na segunda fase, que ocorrerá entre 2026 e 2028.

A KAI pretende entregar 120 caças KF-21 Boramae à Força Aérea da Coreia do Sul até 2032.

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Léo Neves

Será que armado é mais stealth que o su-57? Acho improvável. Mas quando tiver as armas internamente provavelmente será.

Komander

Provavelmente não, porque ninguem nunca viu um SU57, não tem nada mais furtivo.

Rodrigo

Tão furtivo que ninguém ve

Andre

Avião invisível é só o da mulher maravilha e o su57.

Marcos Silva

Boa!

Miguel Felicio

Ai meu Deus…….

Luís Henrique

O Su-57 só pode ser comparado ao F-22 e ao J-20. Além do fato de ser um caça de 5a geração com profundos trabalhos em Furtividade e baia interna para carregar armamentos, ele se posiciona como um caça de porte pesado e dedicado à superioridade aérea, com muita potência e agilidade. Caças de porte leve ou médio e dedicados à proposta de Multirole não possuem o mesmo nível de desempenho, principalmente no envelope de vôo. O Su-57 é um caça 10G ou 11G. Enquanto que o F-22 é um caça 9,5 G. A maioria dos caças são 7,5 G ou… Read more »

Marcos Silva

“O Su-57 só pode ser comparado ao F-22 e ao J-20….”
Su-57 somente é comparado ao Qaher 313! kkkkkk
Só vive de mock-up e protótipos….kkkk

Luís Henrique

A Rússia declarou o Su-57 operacional em dezembro de 2020. Já possuem 21 unidades, 10 protótipos e 11 de produção em série. Claro, está no começo com produção em baixa cadência, mas já deixou a fase de protótipos. O Su-57 modernizado com novos motores também já está voando. Então nós próximos anos a versão definitiva deverá chegar e o número de unidades produzidas vai aumentar. A Dassault ficou anos com uma cadência de 11 Rafale por ano e isso não afeta a capacidade do caça, é um ótimo caça. Também foram muitos anos até a Dassault conseguir realizar a primeira… Read more »

Zorann

a xe.no.fobia queimando neurônios

Um Simples Brasileiro

A Coréia do Sul está cada vez se superando na indústria bélica, é o “Japão que pode exportar armas”.

Um Simples Brasileiro

Dependendo de quem seja o país transferem sim (Os EUA rotulam países de várias formas, eles só não contam para esses países como são classificados internamente por eles…), tanto transferem que, o LIFT e avião de ataque leve deles foi criado com a ajuda da Lockheed Martin e agora esse caça também…

Oseias

E ainda vão rasgar o tratado de não proliferação de armas nucleares, transferindo tecnologia ou equipamento militar nuclear para a Austrália, no caso do submarinos. Isso é cuspir na cara de todo mundo e dar risada.

Renato

Vc está confundindo armas nucleares (bombas) com propulsão nuclear (geradores de energia). Austrália está recebendo submarinos com propulsão por geradores necleares. O TNP se refere a armas e não a geradores.

Andre

Isso não foi uma confusão, foi só choro de anti EUA.

Oseias

Amigo, como assim choro de anti americano?Como você fez esse juízo de valor sem me conhecer?Muito pelo contrário, sou a favor da aproximação com os EUA, pois toda nossa doutrina é ocidental, e sem falar na qualidade dos equipamentos, mas verdade seja dita, eles não nos veem como ocidentais, para eles somos latinos, e quando a coisa apertar, eles virão com todos os dentes sobre nós. Em politica externa não temos amigos, temos interesses.

Andre

Essa balela de “eles não nos veem como ocidentais” é outro chororo de anti-EUA. Essa afronta a língua portuguesa e a geografia básica não existe nos EUA.

Eles realmente nos veem como latinos, afinal, somos latinos, da mesma maneira que veem os indianos como indianos, os paquistaneses como paquistaneses, os árabes como árabes, os chineses como chineses….

E assim como a bobagem de misturar “tratado de não proliferação de armas nucleares” com o fornecimento de submarinos movidos por propulsão nuclear, não passa de choro de anti-EUA.

Muita opinião mas faltando informação.

Oseias

Caro Renato, não me confundi não! Armas de destruição em massa de origem nucleares fazem parte desse tratado, mas não só isso. Qualquer meio militar que utilizem a energia nuclear faz parte do tratado sim. Porque os franceses não nos ajudam com o nosso programa? Proque vc acha que eles só vão transferir tecnologia do casco ultraresistente? Porque essa tecnologia não se transfere e nem se vende. Mas agora os americanos em nome de sabe-se lá o que, vão transferir ou vender a tecnologia aos australianos. A minha esperança é que como a França tomou o tomou do hermanos no… Read more »

Joanderson

Ainda não entendir porq os equipamentos militares produzidos na Coreia do Sul EUA ou Europa aparentam ser novos e modernos e na Rússia os equipamentos perecem ser feito a mão e com um ar de arcaico.
Porém não estou falando de qualidade é so a aparência msm.

Zeca

Por que os equipamentos russos realmente são feitos à mão

Rodrigo

E são arcaicos

IvanF

Boa pergunta.
Só faria uma ressalva, ser “feito a mão” não é necessariamente uma coisa ruim, pelo contrário! Os melhores produto do mercado tem muita coisa “feita a mão”.
A questão é o ferramental, as técnicas utilizadas, a capacitação dos profissionais e o nível de qualidade exigidos. E claro, tudo isso tem um preço.

Salim

Depende, feito a mão e caro, demora muito para fazer e precisa de muito saber para produzir com qualidade superior. Russo e barato, demora por ineficiência e falta dinheiro e o saber e bem questionável considerando as derrotas Oriente médio , Afeganistão, Síria, Ucrânia….

Andre

Tradição russa de fazer as coisas nas coxas e torcer para vencer pela quantidade.

GRAXAIN

Processos de fabricação e manufatura mais modernos no ocidente!

Zeca

Caramba, esses caras realmente querem esse caça pra ontem!

Um Simples Brasileiro

A velocidade se deve porque o desenvolvimento não está sendo bem saído do nada, mas, com o precioso auxílio da expertise da Lockheed Martin.

Anselmo da Costa Andrad

O da Turquia também, ou seja, cada um correndo atrás do seu próprio caça 5G!

Jefferson Ferreira

Impressionante… lembro quando eles anunciaram esse programa, parece ontem… e já estão nesse estágio…

Kommander

Caraca, tô impressionado! Isso que é agilidade e comprometimento com o projeto! O caça já voou, lançou misseis e tudo isso praticamente do zero! Esse aí é um projeto que o Brasil devia entrar de cabeça, pois os sul coreanos não brincam quando o assunto é defesa. Realmente tô muito impressionado com a rapidez do desenvolvimento do projeto!

Nonato

Não é rapidez.
Todo projeto deveria ser rápido.
No maxuno 5 anos.
Ou sabem fazer ou não sabem…
Não é demorando 15 anos que vão aprender.

Augusto

Explica isso então para a Sukhoi e para Lockheed, kkkkkkk

Adriano Madureira

O preço desse KF-21 Boramae é mais atrativo do que o do Gripen-E…

Kommander

Tem que ser muito burro pra acreditar nesse papo de ToT, isso não funciona no Brasil porque não temos um plano de Estado. Vamos comprar um caça de 4ª geração pelo preço de um de 5ª. 😂😂

Adriano Madureira

Se nossos militares fossem inteligentes, iriam atrás de outros mercados e sairiam um pouco da tradicional ponte aérea usa-europa…

Os asiáticos tem muito a nós oferecer.

Last edited 1 ano atrás by Adriano Madureira
Andre

Talvez conseguíssemos comprar uns Iglas ou uns Mi35….

Irineu Gonçalves

Mas é claro que custa igual caça de 5ª geração.

Você acha que vão tirar o caixa 2 para os brigadeiros/oficiais/lobistas de onde?

Luis H

a espinha dorsal da fab HOJE é f5br, f5, t38 é célula dos anos 50 e para os padrões americanos tem a capacidade de transportar uma caixa de fósforo pela distância de um campo de futebol. foi modernizado, nem teria como ser diferente, mas sendo realistas, não tem ninguém q venda caça de 5ª geração para o brasil, fora talvez o su57 se o brasil estivesse disposto a gastar umas três vezes mais, coisa q os russos sabiam q não iria rolar. o br pediu informações sobre o f35 os estados unidos mandaram info do fa18e. então, não havia essa… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Luis H
Rafael

É que os coreanos não compraram o acesso ao código-fonte para integrarem as suas inúmeras armas nacionais.

Ps1: ironia.

Ps2: o KF-21 seguiu o caminho do K2 Black Panther. Só trocar a Chrysler pela Lockheed Martin. Transferência de Tecnologia existe, só que o Brasil só faz a parte da adulteração da subcontratação e do sobrepreço. .

Neto

É necessário a continuidade do projeto Gripen para fazer valer o investimento.
.
Em tempo, um esquadrão no GDA de 18/22 Boramae não me ofenderiam daqui a 10 anos. pode até ser do Bloco 01, de segunda mão.
.
Põem o KC390 no offset junto com um pacote de grãos e carne e tá tudo certo.
.

Augusto

Baita de um projeto promissor!

Augusto

E olha que dificilmente a versão E possa evoluir muito mais do que já foi desenvolvido. Já esse caça sul coreano, tem muito espaço para evolução do projeto, podendo no futuro se tornar um caça de 5g puro.

Se fosse para escolher em qual projeto entrar eu teria entrado nesse sul coreano. Pena que na época, ainda estava bem cru a fase de projeto.

MMerlin

Nenhum.
O primeiro esquadrão da Suécia a receber o gripen só vai ver a aeronave em 2025.

WSilva

Ué, ninguém dizendo que é uma cópia americana? rs

Ahhhh se fosse China ou Russia…

Andre

Se fosse a China ou Rússia contratando. Lockheed tbm diria.

Agora, fazer como a Rússia fez com o b29 ou o Sidewinder, é cópia sem pagar direitos autorais, ou seja pirataria.

WSilva

Eu não disse roubo intelectual, eu disse cópia.

Roubo intelectual é outra coisa, que por sinal só veio a ser controlado ”recenetemente”, pois se fosse controlado como é hoje desde a antiguidade os EUA nem existiriam.

Rodolfo

E os britânicos, um dos países sócios da MBDA, ainda näo têm o mesmo míssil integrado no F35 da Royal Navy. Mostra como faz diferença ter controle sobre o desenvolvimento do avião, talvez por isso decidiram por um projeto de 6a geração próprio.

Rui Mendes

O F-35 ainda está a integrar mísseis nos EUA, querias que fosse diferente no UK porquê???? E não estão a integrar só o Brimstone, mas também outros mísseis da MBDA, alguns desses mísseis ainda estão eles mesmo em desenvolvimento, e a MBDA não está só a integrar no F-35, mas também nos Typhoon, Rafael e Grippen. Para aqueles que dizem que o Grippen é um caça só dá 4.5 geração, tem razão, como se fosse mau ou antigo, um caça da 4.5 geração, mas adiante, leiam a revista deste mês AirForces montly, uma grande e completa reportagem, sobre os caças… Read more »

Emanuel

uma dúvida de um leigo:

mísseis BVR tem altitude mínima para serem lançados ou podem ser lançados a baixa altitude? Sei que há preferência em alta altitude devido ao baixo atrito e comparação ao nivel do mar, mas até onde vai, se é que há essa restrição?

Bruno

De baixa altitude, sim, mas não tanto quanto um WVR. Basicamente, você está perguntando acerca do envelope de operação do míssil, e creio que esse tipo de informação é classificada, mas posso estar errado.

Andre

Se lançado a grande altitude e velocidade, o alcance vai ser maior. Mas pode ser lançado a baixa altitude tbm

Rinaldo Nery

Não há restrição alguma. De cima pra baixo a “lança” é maior.

Emanuel

obrigado a todos pelas respostas

Aéreo

Eu não vi lançamento de míssil, como o titulo da matéria sugere. Eu vi um ensaio de separação entre o caça e um modelo inerte do míssil.

Rinaldo Nery

Você está certo.

Rogério Loureiro Dhiério

Trocadilho infeliz más, não deixa de ter uma certa lógica.

A Coréia esta desenvolvendo esse caça a ritmo chinês.

A urgência se faz para ontem meus amigos.

Para complementar.

INVEJA MATA?

Alecs

No mínimo 2 de produção, mas acho que já deve ter mais. Além dos protótipos, claro. A Suécia não era considerada a segunda maior potência mundial, mas hoje já deve estar melhor colocada que a Rússia.

GRAXAIN

Os Koreanos não dormem de toca! Será que a FAB lançará algum Meteor com o Gripen, algum dia?