Cinco anos depois de anunciar que estava desenvolvendo seus próprios motores a jato, a China finalmente começou a testar o motor CJ-1000A da empresa AECC para jatos de passageiros. O novo motor foi recentemente visto na asa de um avião Xian Y-20 durante testes (assista ao vídeo)

Este motor deverá equipar a aeronave COMAC C919 produzida nacionalmente, que atualmente usa motores estrangeiros CFM LEAP 1C.

Para se tornar independente da tecnologia ocidental, a China decidiu desenvolver seus próprios motores de aeronaves. No entanto, os Estados Unidos acusaram a China de espionagem industrial em relação aos motores CJ-1000A, que eles afirmam serem muito semelhantes ao produto do fabricante americano-francês.

O COMAC C919 foi certificado pelas autoridades chinesas no final de setembro do ano passado, e a primeira entrega da aeronave foi realizada em dezembro. O primeiro cliente do avião de passageiros chinês é a companhia aérea doméstica China Eastern Airlines, que ainda não o introduziu no tráfego regular de passageiros.

Embora tenha sido desenvolvido na China, um grande número de peças cruciais do C919 são de origem estrangeira, e a China está tentando eliminar tais componentes de seu avião e substituí-los por alternativas domésticas.

CJ-1000A

FONTE: Avio Press

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer.

Pois é. Os aviões chineses tem desenhos muito parecidos com os projetos ocidentais, como por exemplo asas, estabilizadores, janelas, portas e poltronas para os passageiros. Os carros produzidos na China também são cópias, pois possuem quatro rodas, parabrisa de vidro translúcido, volantes e, vejam só, poltronas. Complicado.

Wellington R. Soares

Verdade Camargoer kkkkk..Daqui a pouco vem a turma do contra dizendo que eles copiam tudo kkkk..
É só desenvolverem um novo formato de avião, novos vidros, roda quadrada kkkk.
Haja paciência com tanta inveja.

Luiz

Claro os chineses não são copistas. Longe disso pensar isso dos chineses.

Jagderband#44

Prezado Dr. Cgoer.
Engenharia reversa não é crime.
Crime é produzir e comercializar propriedade intelectual alheia.

Alexandre Galante
Carlos

Pois é Galante. Tem gente que acha que a China nasceu nos anos 90…

Agressor's

Os eua são os maiores copiadores de tecnologia do mundo inclusive dos russos e chineses e estes deles também…algo que fazem todos os dias é pagarem milhões a estrangeiros para que realizem pesquisas para eles… financiam tudo…e todos os resultados são de propriedade do governo estadunidense…o que mais tem nos eua é brasileiro trabalhando pra eles inclusive dentro da NASA…. Vcs acham que os estadunidenses e os Russos desenvolveram mesmo alguma tecnologia para conquistar o espaço e chegar a lua ou eles simplesmente copiaram tudo dos nazistas?!…existe um consenso…não existiu programa espacial estadunidense ou Russo o que existia nos dois… Read more »

Luiz

Aqui na cidade do grande Recife o lobby dos empresários dos transportes coletivos fez os trens de passageiros desaparecer. E assim que se ferr@ é o povo refém de ônibus lotados

sub urbano

Mlk babao de americano pira ao ler um coment desses kkk

glasquis7

É tem gente que acham que criação nova é algo assim como “Submarino que voa ou avião que mergulha”.

A engenharia reversa deu uma base muito boa mas, nos dias de hoje, a China começa a ser copiada e não mais a copiar dos outros.

Last edited 1 ano atrás by glasquis7
Rômulo

Essa notícia mostra o fracasso da política americana de boicotes.
Ainda contra um Pais que é maior que ele.
E pode anotar que vem muito mais por aí.

wiliam

kkkk excelente Camargoer kk excelente !!!

wiliam

Pena que Santos Dumont não patenteou sua invenção maior, por ser um visionário… mas teria sido muito legal

WSilva

Não se esqueça dos submarinos chineses que também são cópias pois eles submergem e emergem.

IvanF

Nada se cria, tudo se copia! kkkkkk
Só lembrando que tudo que você citou, apesar de coisas óbvias e ordinárias hoje em dia, foram invenções de alguém!

SGT MAX WOLF FILHO

A China mudou sua lei de patentes num esforço para melhorar o ambiente de inovação do país. Uma emenda aprovada pelo Parlamento estimulou a economia local e se não fosse isso a China estaria ate hoje fazendo brinquedos que estragam… Essas leis de patentes somente serve para proteger a indústria dos países ricos a prosperar e o pobres a se reinventar ou ficar a mercê dos ricos, o marketing funciona tanto que debochamos como copias! Para não encorajar nosso pais de crescer!

M4|4v1t4

Dá vontade de voltar no tempo pra dar risada (de novo) daqueles que achavam que a Embraer estava fazendo um bom negócio abrindo uma fábrica na China.

lol

A6Mzero

Off topic:

Falando em Embraer parece que a mesma cancelou o programa do novo turboélice.

M4l4v|t4

A Embraer colocou todas as fichas na mudança de governo. Estava de olho no dinheiro público para alavancar novos projetos e queria ser amiga do Rei.
Sal si fu fu

ERIVELTON

Não só da Embraer mas de todos os envolvidos com Multinacionais de todo mundo que investiram na China. Daqui a 30 anos Boeing e Airbus serão apenas filiais de empresas chinesas de aviação. Bem feito. Viraram as costas para democracias como o Brasil.

M4l4v|t4

A Boeing será filial de empresa chinesa de aviação?
Você está falando da Boeing?

Quero um pouco desse ai que você tá fumando.

Rômulo

Se vai ser filial eu não, mas que vão diminuir de tamanho, tenho certeza.
A Boeing já até começou esse processo.

Rômulo

… eu não sei….

ERIVELTON

Provavelmente daqui uns 30 anos será bem menor que as Chinesas.

ERIVELTON

Não… Foi um mal entendido. Filial de alguma fabrica de aviões chinesa.

Henrique

é a galerinha que acha que china vai ser potencia econômica, mas que na primeira crise corre comprar dolar pq moeda e o país tem mais confiança que o governo autoritário doidão kkkk

André Macedo

“A China vai ser potência econômica”? Os caras tem a segunda maior economia do mundo e tu acha que eles “vão ser”? kkkkkkkkkkkkkk

Last edited 1 ano atrás by André Macedo
Sincero Brasileiro da Silva

Nunca apanhei assim! kkkkk

Agressor's

Eua: Eu invisto em ciência, tecnologia, indústria e P&D!

China: Eu também

Coreia: Também

Alemanha: Também

Turquia, Irã & Paquistão: Allahu Akbar!

Índia: Adivinha só?!

República democrática dos estados unidos do braziu: Eu invisto em banana….

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Gus

“República democrática dos estados unidos do braziu: Eu invisto em banana….”
Ta mais para: Eu invisto em soja mesmo rs….. Campos e mais campos de soja sem uma única arvore se quer e sugando toda a água da nascente mais próxima ou rio. Uma maravilha de “deserto verde” no centro oeste. Vai brasil sil sil. Produzir produto de valor mais agregado ou tecnológico?

André Macedo

Verdade, os asiáticos tem que agradecer ao Ocidente por tê-los libertado dos malvados japoneses, os indianos tem que agradecer aos britânicos pelo Massacre de Amritsar e tantos outros, pela Fome de Bengala, os chineses tem que agradecer pelas Guerras do Ópio, os nativos das Ilhas Salomão tem que agradecer por terem sido usados pelos britânicos para trabalho forçado…
Com certeza o Ocidente nunca roubou, assassinou, estuprou ou suprimiu a cultura local em suas colônias, foi tudo culpa dos japoneses malvados!!!

Cada uma cara, as vezes saber ler é mais uma maldição que uma benção.

André Macedo

Não falei nada de “vingança”, mas falar de gratidão é completamente RIDÍCULO. Ainda há muitas testemunhas vivas das atrocidades colonialistas europeias e americanas, ainda há pessoas sofrendo e nascendo com problemas por causa do agente laranja.
O Massacre de Amritsar aconteceu menos de 20 anos antes da Segunda Guerra, a Fome de Bengala aconteceu durante a própria Guerra, estou usando acontecimentos na mesma linha temporal que você iniciou e posso citar muitos outros até tão recentemente quanto os anos 80.

André Macedo

Se existe uma coisa a ser “considerada” é sua clara falta de conhecimento do tema.

André Macedo

O tema do colonialismo europeu ter igualmente massacrado e suprimido os locais como os japoneses até tão recentemente quanto os anos 80, talvez “menos pior”, mas comparar dessa forma é covardia, atrocidades são atrocidades. Não há que se falar em gratidão, não há dívida, o imperialismo japonês que você cita durou menos de 60 anos, enquanto o colonialismo europeu durou séculos.

Last edited 1 ano atrás by André Macedo
André Macedo

O povo francês, italiano, belga foi vítima do colonialismo da mesma forma que os povos do pacífico? Os franceses, italianos, belgas se tornaram/voltaram a ser colônias após serem libertados, como África e Pacífico? Agora tu se superou kkkkkkkkkk
Atrocidades colonialistas europeias ocorreram até bem depois da Segunda Guerra e dos japoneses, o próprio colonialismo europeu continuou, sua falta de conhecimento é tão grande que você acha que o imperialismo é história “antiga”, e o ápice da ingenuidade é comparar os tratamento dado pelo Ocidente aos europeus e aos povos “bárbaros” das colônias.
A barata agradecendo ao inseticida mais “brando”.

Last edited 1 ano atrás by André Macedo
André Macedo

Uma pena a publicação de imagem ainda estar desabilitada, se não iria postar algumas imagens do que os “libertadores” europeus fizeram em suas colônias após a expulsão dos japoneses malvados.

Rômulo

A Índia até hoje está esperando um pedido de desculpa do Reino Unido pelas milhões de mortes causadas pela colonização.
E tem gente que acha que a Índia vai se unir a ela para combater a China.
Mais fácil a Inglaterra entrar para os BRICS.

Agressor's

O país que não se defende vai ser dominado mais cedo ou tarde…Estudem a história da Guatemala e verão como os EUA e outros países ocidentais do dito “primeiro mundo” fizeram sua riqueza…Através de ações contra países menores mundo afora como golpes de estado, assassinatos políticos e patrocínio de ditaduras e grupos terroristas…Tudo o que conquistaram foi construído em cima de sujeiras, trapaças, guerras e desgraças… Foi assim como os EUA se tornaram a maior potência do mundo, da mesma forma que todos os demais impérios da história: explorando outros povos e nações. Ostentando poderio bélico e demais embargos político-sociais… Read more »

Carlos Campos

Interessante que eles já conseguem fazer os sensores Chineses e ocidentais funcionarem juntos, o qualidade integração de sensores deles é ótima, coisa que a Embraer também é boa, por isso eu disse que deveríamos depois de um tempo comprar a fuselagem de um caça Chinês e colocar parte brasileiras e ocidentais nele, teve gente que disse que não dava, a China provou o contrário, a Turquia tá fazendo o mesmo na sua fragata. parabéns à China

Pablo

O aviao chines com varios componentes estrangeiros, estranho ninguem da turminha dos vira latas nao achar ruim. Haaa esqueci, la pode.

glasquis7

É esse o grande medo do Japão frente à China… Existe por parte dos Chineses, uma sede de vingança histórica contra os japoneses.

Rômulo

A China é o maior mercado para a economia japonesa.
Deixa essa vingança pra depois.

Petit

O Massacre de My Lai procede os dois, assim como o Massacre de Sichon, assim como massacre de vietnamitas pelos franceses em My Trach, a Revolta dos Mau Mau e o massacre da etnia pelos britânicos.

Todas essas atrocidades ocorreram após a SGM (alguns em cerca de 20 anos), devem ser agradecidas também?
Francamente…

Nilton L Junior

A parceria Euro Asiática começa dar resultado. Parabéns ao governo Chinês, quem tem projeto de nação tem soberania estratégica.

Gabriel BR

É sempre legal ver novos fabricantes no mercado.