Sukhoi Su-35

Sukhoi Su-35

Autoridades ucranianas disseram que a Rússia substituiu jatos antigos por Su-35s atualizados

Caças de nova geração estão dando à Rússia “domínio crescente” nos céus da zona de conflito no leste da Ucrânia, de acordo com um alto funcionário ucraniano.

É uma mudança potencialmente preocupante para os Estados Unidos e seus aliados, porque a incapacidade da Rússia de alcançar a superioridade aérea total ao longo da guerra foi a chave para o sucesso da Ucrânia no campo de batalha.

Em um briefing na semana passada com jornalistas, uma autoridade ocidental minimizou a preocupação, afirmando que a capacidade da Rússia de controlar os céus foi limitada pela defesa aérea e mísseis terra-ar.

“Não estamos vendo uma grande mudança nessa situação”, disse o funcionário.

O alto funcionário em Kiev, que falou com exclusividade à ABC News, disse que a Rússia substituiu modelos mais antigos de aeronaves por seus mais modernos Su-35.

O Su-35 está equipado “com radar muito eficaz e mísseis de longo alcance”, disse o oficial, e a Rússia está usando essas aeronaves para atacar jatos ucranianos no ar, bem como para operações de apoio terrestre.

A Ucrânia “não tem capacidade” para combater essa ameaça, acrescentou o funcionário.

“A superioridade aérea [russa] é um risco real”, disse o funcionário, acrescentando que mais sistemas de defesa aérea dos Estados Unidos e seus aliados são atualmente a “prioridade número 1” para a Ucrânia.

Duas outras autoridades ucranianas confirmaram que o domínio russo dos céus sobre a zona de combate é uma questão importante, com uma autoridade afirmando que a Rússia tem “12 vezes mais aeronaves” do que a Ucrânia.

“Isso é um problema”, disse um funcionário. “O que continuamos dizendo aos americanos é que, no final, não há outra solução senão nos dar caças [ocidentais]”.

Até agora, o governo Biden resistiu aos apelos para fornecer F-16 à Ucrânia.

Questionado se estava aberto à ideia, o presidente Biden disse “não” em janeiro.

As discussões estão em andamento entre a Ucrânia e os países da OTAN sobre o fornecimento de aeronaves de caça modernas.

Dois pilotos ucranianos estão participando de uma avaliação no Arizona em simuladores de voo para saber quanto treinamento precisariam para se adaptar aos caças ocidentais.

O coronel aposentado Steve Ganyard, que também é colaborador da ABC News, disse acreditar que a superioridade aérea da Rússia pode se resumir em grande parte aos números.

“Às vezes, a quantidade pode ser melhor do que a qualidade”, disse Ganyard. “A falta de aeronaves e sistemas antiaéreos está colocando a Ucrânia em crescente desvantagem.”

Na semana passada, a Eslováquia disse que entregou os primeiros quatro dos 11 caças MiG da era soviética que havia prometido à Ucrânia.

A Polônia também prometeu fornecer uma série de caças MiG para a Ucrânia.

Em uma viagem a Londres no mês passado, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, fez um apelo muito público pelos caças ocidentais.

O alto funcionário ucraniano que falou com a ABC News sugeriu que agora havia mais aceitação em Kiev de que a ajuda militar dos EUA deveria se concentrar em outras prioridades, como sistemas de defesa aérea e fornecimento de munição de artilharia.

O responsável reconheceu que o fornecimento de caças modernos, bem como dos mísseis que os acompanham, exigiria “uma quantia enorme de dinheiro” e só poderia vir dos Estados Unidos à custa de outros tipos de ajuda militar.

FONTE: ABC News

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

Ou seja, a Rússia e sua Força Aérea estão fazendo AGORA o que deveria ter sido feito no 1º segundo da invasão. Se ela tivesse feito o mesmo que a USAF fez na Desesrt Storm, a Guerra já teria acabado nos 2 primeiros meses. Em um briefing na semana passada com jornalistas, uma autoridade ocidental minimizou a preocupação, afirmando que a capacidade da Rússia de controlar os céus foi limitada pela defesa aérea e mísseis terra-ar.´´ Eu gosto de ler essa frase, pra lembrar que o EB ainda continua com aquele grupo de estudos que se arrasta a anos a… Read more »

Pegos

Desabafando…. melhor não escolherem mesmo.
Seria algo já defasado, não seria comprada a quantidade necesaria e ainda menos seriam entregues.
No final, apenas gastos.

Willber Rodrigues

Provavelmente fariam o mesmo que a MB com as FCT:
Comprar um equipamento sub-armado, que custa o dobro do triplo por causa do ToT´´, e ser adquirido em baixíssima quantidade.

Rinaldo Nery

O estudo é das 3 Forças. Não se entenderam ainda se é defesa de ponto ou defesa de coluna.

Rômulo

O domínio ocorreu desde os primeiros minutos da guerra.
Nunca houve a mínima ameaça aos aviões russos.
Esse avião é o bicho!

Willber Rodrigues

Aham…
Deve ser por isso que todo avanço russo tem suporte de milhares de caças e helis, e que nenhum caça russo foi derrubado até hoje, e que a Força Aérea Russa pinta e borda a vontade nos céus ucranianos, certo?

Ou será que não?

Rômulo

Não tem porque a Rússia não quer gastar vela boa com defunto ruim.
Está derrotando a Ucrânia com poucos recursos.
Low cost.

Willber Rodrigues

Então…por não querer gastar vela boa com defunto ruim´´, a Rússia, ao invés de acabar com a guerra de maneira rápida, está numa guerra de atrito de 1 ano, gastando milhões todos os dias, e perdendo centenas de soldados e equipamentos naquele atoleiro, pra avançar alguns metros por dia?

Ahhh sim…faz todo o sentido do mundo, claro…

Rômulo

Os ucanianos estão perdendo de 300 a 400 homens todos os DIAS.
Deixa assim que essa guerra de resgate está ótima.

PSTx27

A guerra de resgate está ótima…
Olha só o combatente russo, parou de atirar pra mandar mensagens aqui. Tá lá no front (no computador brincando com joguinhos de guerra e falando baboseira aqui)
“Olha, Um bocó”

PSTx27

Famoso “tatu de chuteira”

Rinaldo Nery

Resgate ou desgaste?

OJFL

Low cost? É por isso que tiveram que fazer uma mobilização já, mesmo depois de terem esvaziado as prisões? Por que o human cost está baixo?

PSTx27

verdade, vc sabe mto…SQN

Fabricio Lustosa

Vixe! Que blasfêmia falar isso kkkkkkk! Brincadeiras à parte, parabéns ao “Redação Forças de Defesa” pelas postagens que dão vigor, seriedade e coerência a trilogia q eu acompanho desde 2010. Quanto a reportagem da ABC News, essa só demonstra que os ucranianos precisam diariamente de tudo e mais um pouco para ontem e a lógica mostra que os russos estão destruindo tudo. Esses dias Zélascado apareceu no “front de batalha” dizia o canal de TV, e ao fundo era possível ver os combatentes ucranianos, barrigudos de buteco de esquina (prá lá dos 45 ou 50 anos) e senhores de idade… Read more »

Salvador

Pois é, 1 ano de guerra com velhos barrigudos, e ainda atolados no leste, se degladiando para tomar vilas ou cidades com o tamanho das do interior do Acre

Heitor

É essa a estratégia humanitária russa de destruir o exército inimigo em pequenas cidades e terreno propício que pode ser evacuado, e evitar a carnificina cinematográfica que seria cercar e bombardear grandes cidades como krakov e Kiev por 1 ano onde qualquer um dos milhares de 152mm teria mais efeito e se destruiria tudo (igreja historica, velhos ,mulheres e criança) antes de se desalocar os soldados no tempo que eles se escondia em qualquer porão e chamavam escola infantil de bunker . Essa não e uma guerra clássica e uma operação especial mais para uma guerra civil que se busca… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Heitor
Pragmatismo

Já ouviu falar em Verdum?

Last edited 1 ano atrás by Pragmatismo
Maurício.

O problema da Rússia é que ela não tem o Su-35 em quantidade adequada, o grosso ainda é Su-27 e Mig-29, mas claro, comparar o Su-35 com os desatualizados Su-27 e Mig-29 que a Ucrânia tinha, é até covardia, acho que alguns Mig-29 ela ainda tem, mas os Su-27, esses eu não vi mais.

Joanderson

Se a Rússia saturasse as defesas Ucrânianas com misseis kalibr por 2 dias ininterruptos em sequência mandassem seus su35 e 34 realizar o dominio aéreo, essa guerra não duraria 30 dias, porém eu não vi a força aérea russa fazer praticamente nada nesse confrito.

ALISON

Faltam processadores pra fazer essa demanda de misseis.

Rômulo

Não creio
A China é a maior fabricante do Mundo e vc sabe que China e Rússia são BFF

Heitor

Imagina essa querra mais como o sistema de bandeira dos Mongóis . Primeiro levantou abandeira branca quando se mostrou poder e fez marcha da vitória , foi apunhalado pelas costas e quiz a ucrania guerra total, aí se fez um recuo estratégia “de derrotado” ( estratégia preferida dos Mongóis e feita com muito sucesso na Rússia do século 13) e puxou o inimigo para dombas e partio para bandeira vermelha a ” desmilitarização e desnazificacao” a morte de todos homens de idade militar que levantar armas acreditando na vitoria e aí quando o exército estiver exausto e desgastado sem poder… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Heitor
Lucena

Em quanto isso… os ucranianos estão recebendo caças ultrapassados e alguns com problemas.
.
Os “mecenas” ocidentais mandam sucatas a preço de maquinas boas ,um negócio das arábias, mandam armas defasadas e pedem reembolso a UE com o preço de uma moderna ou atualizada…rsrsr… e quem paga a conta bem cara no final.. é o ucraniano.

lucena

Acredito que tal autoridade ucraniana vir ao publico e expor essa questão, da superioridade russa… é para mostrar que os ucraniano buscam paridade de armas nessa guerra contra os russos.
.
A OTAN será muito receosa em mandar armas modernas para os ucranianos, pelo receio que tais armas caiam em mãos do inimigo( russos )… como já houve casos disso, exemplos dos mises javelins …provavelmente alguns já com iranianos.
.

Agressor's

“Quando os ricos fazem a guerra, são sempre os pobres que morrem.” ― Sartre.

M4l4v|t4

O Su-35 é lindo na foto. Principalmente com esses misseis pra tudo que é gosto.
Mas na prática tem capacidade 0 para fazer ataques ao solo.

É um caça comparável em termos de sistemas e armamento inteligente aos F4-Phanton II da Alemanha Ocidental em 1990.

Last edited 1 ano atrás by M4l4v|t4
Rômulo

Os russos têm o melhor avião de ataque ao solo que é o Su-25.
Rápido, ágil e muito resistente.
Os Su-35 têm aparecido eventualmente em patrulha aérea abatendo os poucos aviões ucranianos que ainda restam

Alexandre Galante

comment image

comment image

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Galante
Maurício.

O pessoal ficou mordido…rsrsrs.

Alexandre

Explica melhor sua análise. Sera de grande ajuda se você apresentar evidências objetivas sobre o assunto.

M4|4v1t4
Alexandre

Que bom que os ucranianos podem contar com você e cnnnnnnnnnnn para provar que o SU-35 não passa de um F-4!!!!!!!!. Mas por favor , ainda não ficou claro sua tese. Por gentileza explique por que um SU-35 não é nada mais que um F-4.

Adriano

A matéria é um reconhecimento de algo que vem acontecendo desde o inicio do conflito. A força aerea ucranina nunca foi capaz de combater a força aerea russa em combate ar-ar. Nas primeiras semanas de conflito os obituarios dos pilotos ucranianos sempre relatavam morto em combate aéreo. Depois das primeiras semanas os ucranianos mudaram isso e só colocavam baixas em combate. Há uma espécie de tabu por parte da mídia especializada ocidental em admitir os abates realizados pelos caças russos contra aviões ucranianos. Parece que é proibido admitir as perdas ucranianas. Até aquelas agências de inteligência britânicas que divulgaram que… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Adriano
Luiz

Muito antes da Crimeia ser anexada a Rússia o presidente Putin já tinha proposto federalizar o país tornando as regiões semiautônomas. Políticos e empresários ucranianos Já tinham projeto de sair da esfera de Moscou e se alinhar ao ocidente. A guerra veio se desenhando a passos largos até culminar com os protestos violentos na praça Maidam.

Alex

Superioridade aérea nesse conflito não existe. Russos nunca souberam desenvolver doutrina de domínio estratégico.
Estão rastejando nas valas para ganhar alguns quarteirões.
A guerra acabou. Agora é briga de rua.

Nilton L Junior

Até ai não tem novidade supremacia limitada, a questão sobre chave de sucesso da Ucrânia é controverso, perderam territórios importantes e não conseguem recuperar o que perdeu principalmente porque não tem apoio aéreo.
É como tenho dito, Z bate, se defende e bate, U so apanha e fatura vai ser paga pela UE.

Luiz Trindade

Pois eh… Mas a França esta negociando entregar Mirage 2000-9 para Ucrânia. Ae essa vantagem vai ir para o saco!

Luis Carlos

Em que pese o Su-35 ser bem superior a esse Mirage, a Rússia tem muito mais Su-35 do que a Ucrânia poderá ter de Mirage.

ERIVELTON

Mas os Mirages 2000-9 são muito mais perigosos que os MIG 29 Ucranianos. Armados com os famosos Exocet e os MICA pode fazer um estrago.

Maurício.

Sim, os EUA vão mandar também uns F-35, F-15, 16 e F-22, confia!

rfeng

Não estão fazendo agora sempre fizeram o papo e pra reforçar o lobby pra receber caças de graça e fazer a besteira de atacar o território Russo.

Sergio Machado

O problema russo chama-se OTAN. É suicídio guerrear na Ucrânia enfraquecendo o flanco da OTAN. Tem que lutar na Ucrânia com a reba, deixando as forças melhor preparadas com os melhores equipamentos de prontidão. Não há outra opção responsável. Há muito equipamento soviético antigo que dá no couro no front ucraniano. Lamentavelmente nesse modelo irá ter baixas altas. É do jogo.

OJFL

Ou pode ser também que após um ano de combate o arsenal Russo de equipamentos antigos já esteja baixo.

Sergio Machado

É uma possibilidade, embora acho pouco provável. Havia muito equipamento na reserva. Pelo andar da coisa, parecem primeiro estarem utilizando esse material como bucha de canhão enquanto a situação está sob relativo controle.

Felipe

Bom, se é a Ucrania que está dizendo… deve tá feio o negocio pra eles

Talisson

Essas fotos são um espetáculo!

Andre

“Nova geração”? 4,51?