Quatro caças modelo MiG-29 serão enviados nos próximos dias, anunciou o presidente polonês, Andrzej Duda

A Polônia deve fornecer à Ucrânia quatro caças MiG-29 nos próximos dias, disse o presidente polonês Andrzej Duda nesta quinta-feira (16), tornando-se o primeiro país da Otan a fazer isso.

“No que diz respeito às aeronaves MiG-29, que ainda operam na defesa do espaço aéreo polonês, uma decisão foi tomada nos níveis mais altos. Podemos dizer com confiança que estamos enviando MIGs para a Ucrânia”, disse Duda.

“Temos cerca de uma dúzia de MiGs que recebemos nos anos 90 da República Democrática Alemã e eles são funcionais e desempenham um papel na defesa de nosso espaço aéreo. Eles estão no fim de sua vida operacional, mas ainda funcionam”, acrescentou o presidente polonês.

Ele também afirmou que “nos próximos dias, entregaremos quatro aviões para a Ucrânia. As máquinas restantes estão sendo reparadas e preparadas para a entrega. Vamos substituí-los por entregas de “FA-50s sul-coreanos e F-35s americanos.

Falando em entrevista coletiva, juntamente com o recém-empossado presidente da República Tcheca, Petr Pavel, em Varsóvia, o presidente polonês divulgou os tópicos de discussão com seu homólogo tcheco.

“A República Tcheca e a Polônia são países que estão na vanguarda absoluta quando se trata de apoiar a Ucrânia, tanto em nível humanitário quanto militar”, disse o presidente Duda.

FONTE: CNN Brasil

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vinicius Momesso

A não ser que mandem caças ocidentais, esses Mig-29 não durarão muito, já que a Rússia conhece como ninguém essa aeronave, assim como o Su-25.

Rodrigo Frizoni

Cara ate hoje a Ucrânia tem Migs-29 e a russia não conseguiu destruir a força aérea ucraniana. Não viaja!

Vinicius Momesso

Deve ser uma frota “gigantesca”. A Ucrania não tem mais capacidade industrial para continuar a construir nem dar manutenção nessas aeronaves(ao contrário da Rússia). Então a tendência é a mesma diminuir ainda mais. Quem não deve “viajar na maionese” é você.

Jefferson Ferreira

A Ucrânia não precisa de capacidade industrial, uma vez que, está utilizando dessa capacidade dos EUA e Europa! E quando esses vetores forem destruído serão substituído por modelos americanos/europeus, não será necessário manutenção.

C G

Sua leitura não considera muitas coisas, incluindo o fato de não haver superioridade aérea Russa, qual o objetivo/função do MIG neste teatro?

Rodolfo

Se a força aérea ucraniana se fortalecer com aviões ocidentais, poderia auxiliar o exército em uma contra-ofensiva na primavera-verão bombardeando as posições do exército russo e das forças Wagner.
Só pra lembrar também que os Migs poloneses foram atualizados com eletrônica ocidental e podem usar algumas bombas inteligentes padrão OTAN como GPS-JDAM e laser-HARM. Expecula-se também que os americanos estavam tentando integrar o AIM120 nas últimas semanas nesses aviões poloneses.

Carlos Gallani

Eu duvido com qualquer utilização CAS, acho que seriam usadas, como plataforma de lançamento de misseis de cruzeiro e negação de espaço aéreo mas sempre vindo da retaguarda mais longe possível, uma coisa essa guerra mostrou, que tem RCS alto pode ser derrubado até por manpads, caças 4G tem um futuro muito incerto!

Rodolfo

Você tem razão
Parece que a Ucrânia já está usando uma versão winged da JDAM que tem cerca de 80 km de alcance.

https://www.thedrive.com/the-war-zone/winged-jdam-smart-bombs-are-now-operational-in-ukraine

Jonas

não conseguiu porque não saem do hangar. jkkk

Eromaster

Rodrigo, a Rússia já destruiu a Força Aérea da Ucrânia mais o menos um mês após início da guerra. O que aconteceu é que a Ucrânia enviou vários Caças e helicópteros para Polônia pra guardar lá,temendo destruição total da sua Força Aérea. Igualzinho que o Iraque fez nos ano 90, quando enviou vários caças e helicópteros para o Irã, temendo a destruição total da sua Força Aérea pelo os EUA, durante a Operação” tempestade no Deserto”. O Analista Militar Rodolfo Queiroz Laterza ,falou sobre Caças Ucranianos estacionados na Polônia recentemente, durante uma entrevista com Comandante Robinson Farinazzo, canal Arte da… Read more »

Luis Carlos

Hoje foi anunciada a derrubada de mais um MIG-29 ucraniano em Novovodyane.
Derrubado por um Sukhoi .

Santamariense

Anunciada onde? Na mídia pró-rússia? Quando uma aeronave russa é abatida, você vem com a conversa de que era uma aeronave ucraniana diafarçada de russa ou que era mentira ou que a no Dia ocidental inventou ou ainda qualquer tipo de sandice, bem como você está acostumado. Já quando é o contrário, tu não questiona absolutamente nada! Tu não percebe o nível de im-be-ci-li-da-de desse tipo de comportamento? Ora, por favor….

wiliam

Resumindo: São alvos… e para piorar, as vidas dentro desses aviões, são dos pilotos ucranianos …

Jefferson Henrique

Se o mundo não acabar em uma 3ª GM, isso tudo vai render muitas campanhas pro DCS World.

Rômulo

As notícias são de que até já mandaram alguns anteriormente.
Admitido pelos próprios poloneses.
Provavelmente, já foram derrubados.
Isso mostra que muito material já chegou à Ucrânia antes do aviso oficial.

Vinicius Momesso

Para a Polônia ter enviado esse MiG 29 para Kiev, duas hipóteses vem à tona: Não exitem mais no inventário ucraniano ou os ainda existem, precisam de manutenção.

Rômulo

O que foi publicado é que alguns foram enviados para uso e outros foram utilizados para canibalização.

Ivan

Doar os MiG-29 da OTAN é uma medida óbvia,
que, na verdade, já deveria ter acontecido.
.
Detalhe importante:
Os MiG-29 poloneses, cerca de 23 aeronaves (maia dúzia bipostos na versão UB e o restante monoposto), foram “ocidentalizados” na Alemanha (que repassou os mesmos).
Isso pode ser um fato positivo, facilitando a integração com sistemas que estão sendo adotados pela Ucrânia.
.
Saudações,
Ivan, an oldinfantryman.

Ivan

Em 2013 foi noticiado na Flight International: Poland’s WZL-2 Military Aviation Works has delivered its first upgraded RAC MiG-29 to the nation’s air force. According to a refurbishment and overhaul agreement signed in August 2011, the military depot will modernise 13 single-seat MiG-29A fighters and three MiG-29UB trainers, assigned to the 23rd air base in Minsk Mazowiecki. Worth 126 million zlotych ($40 million) and being performed in co-operation with Israel Aerospace Industries, the deal also includes the provision of logistics support and training for pilots and technicians. The first modernised MiG-29A was flown on 15 March, with 10 sorties logged… Read more »

Ivan

Uma nota importante retirada da Wikipédia: (Isso mesmo, dá para buscar algo por lá…) — Eslováquia. 10 MiG-29ASs e 1 MiG-29UBS estavam em serviço a partir de 2021. Essas aeronaves foram atualizadas pela Russian Aircraft Corporation MiG e empresas ocidentais em 2007 e 2008 para atender aos requisitos da OTAN, e foram mantidos por técnicos militares russos na Base Aérea de Sliač. Eles foram oficialmente retirados do serviço em 31 de agosto de 2022. Ministro das Relações Exteriores da Eslováquia, Rastislav Káčer, disse que seu país está preparado para transferir sua frota de MiG-29 para a Ucrânia. Ele disse: “Ainda… Read more »

Willber Rodrigues

Jogada muito inteligente da Polônia.

Doa material antigo e que só fazia peso orçamentário pra sua Força Aérea.
Ajuda militarmente um país que está lutando contra seu inimigo.
E usa isso pra negociar melhores condições com o Tio Sam pra comprar o que tem de melhor deles, como F-35, Patriot e Abrams.

Jefferson Henrique

Se não fossem os fertilizantes e a parceria nuclear (?) poderíamos fazer o mesmo. Me refiro aos MBT’s , bem como qualquer tipo de vantagem diplomática, militar ou econômica.

Willber Rodrigues

Antes de sair de cima do muro, temos que considerar n´´ variáveis:

Qual o volume de importações/exportações que temos com a Rússia?
Se eles cortassem fertilizantes pra gente, aonde mais poderíamos adquirir?
Essas outras fontes de fertilizante impactariam no valor do agronegócio BR?
Qual seria o impacto pra nossa balança comercial se a Rússia fechasse seus portos pra gente?

E, o mais importante de tudo:
Doaríamos…o quê? Nenhuma das 3 FA´s tem algo sobrando pra mandar pra lá. Talvez o EB com os Urutus e Cascavel. Ou mandar os Leo1 pra servir pra canibalização.

Um Simples Brasileiro

Interessante a fotografia na cauda, alguém consegue identificar o aviador homenageado?

Nelson

Stanisław Skalski.Ás e herói de guerra polonês que combateu os nazistas na segunda guerra mundial, com 18 “kills” confirmados (segundo o próprio foram 22).
Após a guerra retornou à Polônia, mas foi perseguido pelo regime comunista e sentenciado à morte sob falsa acusação de espionagem, pena depois comutada para prisão perpétua.
Em 1956 foi libertado e reintegrado à força aérea polonesa.

https://in.pinterest.com/pin/473370610815537902/

Francisco

Possivelmente é um aviador que atuou na Inglaterra (RAF) durante a Segunda Guerra Mundial. Na época da vitória dos “Aliados” sequer puderam desfilar no “Dia da Vitória”. Uma forma de reparar essa desconsideração com seus aviadores em razão da influência Russa no país naquela época.

sub urbano

Stanisław Skalski, ás polonês com 21 vitórias contra os nazis na segunda guerra mundial. Atuou no grupamento aéreo polonês na inglaterra, após a ocupação da Polônia, aos moldes do corpo aéreo dos franceses livres. Foi condenado a morte pelo Partido Comunista Polonês, após retornar à Polonia no fim da guerra, a decisão foi modificada para prisão perpétua, mas depois de 10 anos de prisão ele foi inocentado depois do “Outubro Polaco”, episodio no qual os comunistas poloneses se rebelaram contra os comunistas soviéticos, momento em que a Polonia ganhou mais autonomia dentro do bloco soviético e uma das primeiras medidas… Read more »

Um Simples Brasileiro

É coragem, deve estar respaldada em muitas garantias de compensação da OTAN (e de proteção à retaliação da Rússia).

Diego Tarses Cardoso

Sem dúvida restarão muito poucos Migs-29 no mundo depois dessa guerra.

Leonardo

Agoooooraaa sim! Só que não… rsrsrs

Tutor

Simbólico, mas, já vale a ajuda.
Agora, diferença mesmo vai fazer quando F-16, Mirages, Typhoons forem enviados.
E algo me diz que pilotos ucranianos estão a full treinando na operação de caças ocidentais, tudo escondidinho.

sub urbano

A Polônia precisa ser destruída.

Santamariense

Uiii…nossa….que medo!! Olha o nivel de alucinação do sujeito…

Fabio Araujo

Pode ser um caça antigo, mas como é um caça que os ucranianos já conhecem e tem pilotos prontos vai ser usado de imediato por isso é um reforço bem vindo enquanto não chegam os caças ocidentais!

Manus Ferrum

Ragnarok no horizonte.