A Força Aérea dos EUA divulgou um vídeo que mostra um jato russo interceptando um drone americano e despejando combustível sobre ele sobre o Mar Negro. A USAF informou que dois jatos russos Su-27 voaram perto do MQ-9 Reaper antes de um atingir sua hélice e forçar os operadores remotos a derrubá-lo no oceano.

O incidente de terça-feira mostrou o risco crescente de confronto direto entre as superpotências, à medida que os combates continuam na vizinha Ucrânia. A manobra do jato foi provavelmente uma tentativa de “liberar o combustível no motor do drone e, portanto, derrubá-lo”, disse Sean Bell, vice-marechal do ar reformado.

“Quando ele puxa a aeronave para cima, ele não tem a aerodinâmica porque não está voando muito rápido… [o avião] chega muito perto do corpo do drone e quase certamente acertou a hélice”, disse ele ao Sky News. Bell chamou o piloto de “incompetente”, mas disse que a colisão provavelmente foi um acidente porque também colocou o avião russo em perigo.

O MQ-9 Reaper – que tem uma envergadura de 20 metros e custa cerca de US$ 32 milhões – é frequentemente usado para vigilância, mas também pode ser armado. Autoridades americanas acusaram os pilotos russos de voar de “maneira imprudente, ambientalmente insalubre e pouco profissional”.

Moscou negou que os jatos tenham se comportado perigosamente e disse que não entraram em contato com o drone, alegando que ele caiu devido a “manobras bruscas”. Ele disse que o Reaper estava voando em direção à fronteira russa com seus transponders desligados.

O ministro da Defesa, Sergei Shoigu, acusou os EUA de ignorar as restrições de voos impostas pela Rússia devido à guerra na Ucrânia. Os EUA insistiram que o drone estava no espaço aéreo internacional e bem longe da zona de conflito. A gravidade do incidente motivou as primeiras ligações desde outubro entre os secretários de defesa e os principais comandantes dos países.

A Rússia disse que tentará recuperar os restos do drone, mas nenhuma parte parece ter sido recuperada até agora, disse uma autoridade dos EUA, falando anonimamente, à Reuters.

Washington disse que a aeronave caiu na água a cerca de 1.200 a 1.500 metros de profundidade e que medidas foram tomadas para garantir que nenhuma informação confidencial pudesse ser coletada.

Não há navios americanos na região, então suas próprias tentativas de recuperação são improváveis, de acordo com autoridades americanas. Um dia após o incidente, caças britânicos e alemães foram escalados para interceptar uma aeronave russa que não conseguiu se comunicar com o controle de tráfego aéreo da Estônia.

O Ministério da Defesa a descreveu como uma missão “rotineira” da OTAN.

FONTE: Sky News

Subscribe
Notify of
guest

110 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Von Richtoffen

Imagino um drone russo voando, mesmo em espaço aéreo internacional, próximo a costa da Florida ou do Texas…
Qual seria a reação da USAF?

gordo

É muito provável que fariam a mesma coisa ou tentado algum ataque eletrônico. O interessante do ocorrido são as entrelinhas, um recado de Moscou para a OTAN e de quebra uma boa propaganda interna que queiram ou não dá um UP na abalada auto estima Russa. A questão agora é ver como os EUA vão responder a afronta, o que de certa forma é até preocupante já que o Biden não está passando por um bom momento interno.

Victor Filipe

A Russia já voou varias vezes próximo dos EUA no Alasca incluindo entrando na ADIZ deles, não lembro de nenhum caso dos EUA derrubando nada Russo…

Curiango

Vai deita!

Victor Filipe

Belíssimo argumento. maravilhoso.

Santamariense

Ué, mas o que ele escreveu é verdade. Não gostou? Reclama com os russos….não adianta dar chilique…hehehehehe

Bueno

Em épocas que tinham acordos para estas operações

Leandro Costa

Nunca houve acordo para esse tipo de operação. Havia um acordo para ooooutro tipo de operação, que era o ‘Open Skies,’ lá dos idos de 1989, que teoricamente ainda existe, mas Trump tirou os EUA em 2020 e Putin tirou a Rússia em 2021.

Andre

Pois é, com tantos exemplos reais que aconteceram e os puntinzetes achando cada bobagem….

Aqui no Aereo tem muitas notícias de aviões russos interceptados na costa americana. Quando a informação se contrapões as fantasias, o melhor é fingir que não sabe.

silvom

Von Richtoffen está se referindo a drones, o que não envolveria morte de tripulantes

Leandro Assis

O Alasca no caso é uma região próximo a fronteira cm a Rússia, nesse caso, ambos países fazem esses voos. Oq o amigo aí em cima mencionou é na costa continental, próximo a Flórida, Nova York, Guan, Etc

Leandro Costa

Também cansou de acontecer, principalmente quando aviões de patrulha naval soviéticos e bombardeiros voavam à partir de Cuba. Fizeram no pacífico operando à partir de Cam Ranh Bay, no Vietnã após a Guerra. ‘Traineiras’ soviéticas ficavam ancoradas no eixo da cabeceira da Base Aérea de Andersen (Guam), e relatavam aos Vietnamitas a hora da decolagem e quantidade de B-52’s enviados para atacar o Vietnã, bem como ficavam de olho no que a USN fazia na Yankee Station. Nunca foram admoestados. E modernas ‘traineiras’ Russas de coleta de inteligência vagam nos arredores de Norfolk regularmente, sem ‘transponders’ ligados, sem qualquer aviso… Read more »

Carlos

Apenas uma pergunta. O Brasil reconhece a anexação da Crimeia por parte da Rússia? Se não, todos os brasileiros deveriam condenar este ato de derrube do drone porque o mesmo foi feito em espaço aéreo internacional

gordo

“um drone russo voando”….
Meu comentário diz respeito a um hipotético vôo de um drone e não de aeronaves tripuladas. Não é incomum aeronaves tripuladas da OTAN em ADIZ Russa também e tudo acabou em boas fotografias. É importante notar que se esse drone estivesse voando lá no Alasca na fronteira com a Rússia nem estaríamos comentando, mas não, ele está sombreando uma área em conflito e isso da uma outra dimensão ao ocorrido.

Ildo

Alasca separado da Rússia pelo Estreito de Bering…

Qual Estado dos EUA é banhado pelo Mar Negro?

Douglas Rodrigues

O balão chinês sobrevoou grande parte do território canadense e americano (entrou pelo Alasca), antes de ser abatido (na Carolina do Sul).

Lucena

Realmente isso é um fato concreto, irrefutável …mas afinal… com o preço de um  MQ-9 Reaper …dá para comprar quantos balões do tipo daquele balão chinês ? ….e o preço de um F22 … dá para comprar quantos SU 27 ? .
.
Uma coisa que os americanos podem aprender com esse episódio …é que os russos não pensaram duas vezes para anular uma ação hostil …. foram rápidos e eficientes.

Douglas Rodrigues

Em se tratando de ações hostis, ninguém vai ficar calculando quanto custa usar um míssil ou um caça para refutar tal ação. E nesse caso, melhor mostrar que tem capacidades para tal, logo enviando seu melhor equipamento.
Com certeza há de se pensar na agilidade em se refutar uma ação que possa parecer hostil.

Alexandre

Rápidos e eficiente?kkkk

JORGE

O vídeo captado pelo drone MQ-9 Reaper, editado, mostra duas passagens em que os jatos Su-27 russos armados com mísseis ar-ar passam muito perto do aparelho aparentemente despejando combustível –uma manobra de ataque nunca antes registrada, visando afetar sensores e motor do avião americano. A imagem causa estranhamento porque válvulas de despejo de combustível ficam nas asas de aviões, e muitos caças nem as têm. A trilha de vapor que aparece no vídeo pode ser apenas o piloto acelerando o caça perto do drone, talvez para causar instabilidade. Na segunda passagem, bastante próxima, a imagem é cortada. Segundo os americanos,… Read more »

glasquis7

 A trilha de vapor que aparece no vídeo pode ser apenas o piloto acelerando o caça perto do drone, talvez para causar instabilidade.”

E eu aqui achando que era o post combustor sendo acionado

Jodreski

Se o caça Russo atingiu a helice do MQ-9 teria que ser com o nariz do caça, pq se fosse por essa passagem que ele fez ele teria acertado os estabilizadores também. Pq não soltam o video na íntegra? Não estou aqui para apoiar ninguém, só acho que quem afirmou algo tem que provar! E por essa imagem não está provando nada, só uma interceptação insegura por parte dos Russos, mas não prova o choque das aeronaves.

henrique

rede de pesca é muito avançado ainda pra eles

Andre

Só mesmo imaginando, já que a Rússia não tem capacidade de operar um drone na costa leste americana.

Agora, se você quiser algo no mundo real, pode procurar as diversas intercepções de bombardeiros russos, feitas pela USAF, na região do Alaska, como essa:

https://www.aereo.jor.br/2019/05/22/f-22-interceptam-bombardeiros-e-cacas-russos-na-costa-do-alasca/

Luis Carlos

Manobra possível graças à excelente capacidade de manobra do avião.
Característica dos Sukhoi.
E devemos considerar, também, a grande capacidade dos pilotos russos.

Ildo

?

Patrulha de Tu-95MS em espaço aéreo adjascente ao território russo; caso vosmecê não saiba separado do território dos EUA pelo Estreito de Bering…

F-22 igualmente iluminado por radares russos de longo alcance; por isso mesmo os yankees usam tanques subalares nos F-22 (para mascarar assinatura).

Jack

Não foi nada…se jogou, esperou o contato e o contato veio…

Jodreski

Não sei qual seria a reação da USAF, mas não vejo como o caça Russo poderia atingir a hélice do MQ-9 e não atingir seus estabilizadores verticais, sendo que as dimensões das hélices são menores que dos estabilizadores, e o caça Russo é enorme, então se tivesse atingido a hélice tb teria atingido pelo menos um dos estabilizadores. Estranho!

Ildo

Essa estória do lado yankee é tão verossímil quanto dos balões metereológicos…

Invertem completamente a legitimidade e tem seu chilique típico para seu público padrão…

Luis Carlos

Exato.
Esse papo de que o avião tocou o drone é apenas para tentar diminuir o vexame de ter o aparelho derrubado dessa forma.
Com um esguicho.

Santamariense

Na segunda passagem, no final do vídeo, pela trajetória do avião russo, é claro que ele colidiu, ao menos com os estabilizadores do drone. Não nega o óbvio.

Mirão

Eles não tiveram coragem nem pra derrubar um punhado de balões vagabundos, você acha mesmo que eles vão ter o suficiente pra derrubar um avião militar tripulado a serviço de uma potência nuclear?

Carlos

É bem despropositado esse comentário porque o drone foi derrubado em espaço internacional bem longe do espaço aéreo russo reconhecido pela comunidade internacional incluindo o Brasil, ou seja se um avião do Brasil voar em espaço internacional mesmo que algum país diga que um espaço restrito, o Brasil tem direito a voar porque nem o Brasil nem a comunidade internacional reconhece esse espaço aéreo como restrito e neste caso é mais uma violação russa do direito internacional

Ildo

É impressionante como os defensores de EUA/OTAN repetem a narrativa mitômana de yankees e europeus sem nenhuma análise crítica…

EUA/OTAN fazem voos ou navegam quase na área de contato de espaço áreo nacional ou mar territórial, a milhares de km de suas fronteiras, são expulsos com o devido tratamento a países hostis e depois ficam divulgando notas beirando a infantilidade que russos ou chineses são “pouco profisisonais”, etc.

Como é fácil invadir espaços aéreos sem oposição, né não?

Com países soberanos a história é outra. Caiam fora…

Last edited 1 ano atrás by Ildo
Carlos

Desentendimentos existem quando se ignora as leis internacionais que regulam o entendimento entre nações, e a lei do mais forte era empregada durante a colonização do oeste americano onde a lei era o dos tiros. Que eu saiba ninguém da comunidade internacional reconheceu a anexação da Crimeia mas mesmo assim o espaço aéreo e naval restrito situa-se a 12 milhas náuticas ou seja 22 km, coisa que não aconteceu, e essa de invadir espaços aéreos não existe quem mais viole do que os russos. O Pior dos desentendimentos acontece porque alguém é ignorante e se acha melhor do que os… Read more »

Ildo

Comunidade internacional para ocidental: EUA, Europa, Coreia do Sul, Japão, Austrália e Nova Zelândia… Não defenderam o desmanbramento da Iuguslávia e a criação de “países” como Kosovo (apoiando crime organizado como “fredom fighters”!)? Mais de 90% da população da Crimeia votou para ser incorporada a Rússia; a Crimeia sempre foi russa; apenas foi incorporada administrativamente a República Socialista Soviética da Ucrânia; sob a Ucrânia era praticamente um lugar de 3º mundo; Kiev nunca investiu um centavo lá. Depois de 2014 até a água para a região foi cortada pelo regime ucraniano. Isso jamais será esquecido. Hoje está há anos-luz do… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Ildo
wiliam

Pois é… até balão os caras derrubam.. e vem com essa narrativa aí

Luiz Antonio

Já passou da hora de EUA e Rússia sentarem-se à mesa, discutirem seus respectivos interesses, principalmente i temesse mútuos como fazem os inteligentes e civilizados e colocarem profissionais experientes na condução das decisões, antes que algum moleque retardado faça alguma kgda sem volta.

Curiango

Os Nortistas nossos vizinhos não querem conversa eles querem e faturar com guerra$ e arrastar outros com ele devido a perda
De
Poder no mundo

Renato

Como diria Pe. Quevedo “Ecxatamente” resumiu tudo.

henrique

legal que quem começou a guerra foi a Rússia kkkkk

Claudio

Isso mesmo, assim como o Tio Sam começou na República Dominicana, Vietnã, Iraque (com a desculpa das armas de destruição em massa do Sadam), Afeganistão e ainda meteram o bedelho na Síria (e ainda estão lá roubando petróleo na maior cara dura do seculo!). Se eu fosse Putin já teriam feito bases em Cuba, Venezuela e Nicarágua ainda em 2015!). A indústria bélica americana conduz a política externa americana, I’s all about money, baby!

Mirade1969

Não foi, foi a Otan e seu expansionismo após a guerra fria encurralando a Russia. Mas isso não vai dar em nada pois as duas grandes potencias atomicas não vão entrar em guerra por um incidente como este e que no passado ocorreu muitos outros piores e ainda estamos vivos.

Leandro Costa

Sua concepção de início de um conflito armado é meia doido. O que eu acho hilário, é que muitos aqui que não gostam da OTAN, antes da guerra comentavam felizes da vida de como a OTAN não era mais nada, era desunida, sem propósito, desmantelada, etc. E o pior é que não estavam longe da verdade não. Mas cai totalmente por terra o argumento que o expansionismo da OTAN foi o que levou a Rússia à invadir a Ucrânia, até porque da maneira que estavam a OTAN não era uma ameaça. Não haviam bases da OTAN próximas das fronteiras Russas.… Read more »

Pro Rússia Z

Vamos fingir que os EUA nunca invadiram o Iraque se baseando em mentiras e sem o aval do conselho de segurança da ONU. Americanete com Alzheimer.

Leandro Costa

Isso aí. E o Brasil corretamente condenou a invasão do Iraque em 2003. E agora a Rússia está fazendo exatamente a mesma coisa com a Ucrânia e tem gente batendo palma para a Rússia. Vai entender…

Andre

E eles têm sido tão eficientes nisso que conseguiram convencer o Putin a atacar a Ucrânia. Fazia tempo que a industria bélica não faturava tanto…

Como bônus, empurrou mais dois países para a Otan e fechou a venda do F-35 para a Alemanha.

O Putin deveria ganhar comissão.

Luis Carlos

O massacre que a Ucrânia está sofrendo usando armas, táticas e instrutores ocidentais agora é compensado com o faturamento da indústria de armamentos?
Tá bom.
E o dinheiro vorá de onde?
Do SVB ou do Credit Suisse?
É grave a situação, Dezinho.

Ildo

Quase toda elite das FAs ucranianas já foi eliminada ou invalidada. Estão sendo treinados por instrutores da OTAN sem experiência nenhuma em guerra de alta intensidade. De fato, em campo, os efetivos ucraninos com validade militar real são os com experiência em combate na própria guerra; mas estão cada vez mais escassos… Ao longo de um ano de operação os russos reduziram drasticamente suas baixas; os ucranianos pelo contrário; tentam se compensar em campo com vantagem numérica, dão péssimo tratamento a seus soldados, que inclusive em muitas frente não tem água potável e comida suficiente. Muitos simplesmente desertam ou se… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Ildo
Henrique A

Não tem o quê negociar. A Rússia é rival do EUA, eles querem uma zona de influência ao redor de suas fronteiras, o EUA não vai aceitar, fim.
No Brasil o pessoal superestima diplomacia, mesmo na época da guerra fria as negociações eram pontuais, ninguém descutia as disputas de modo geral, o EUA acabou ganhando por ser um país muito mais rico e influente, mas não houve uma negociação geral para acabar com as rivalidades entre os dois países.

Carlos

Mas o que os EUA têm a ver com esta guerra? Que se saiba foi a Rússia que invadiu a Ucrânia e esta está a defender-se e os EUA assim como outros 49 países estão a fornecer material e munições que os ucranianos necessitam. Para haver conversações de paz, a Ucrânia tem que estar presente e que nunca ninguém se esqueça de que se a Ucrânia deixar de lutar, desaparece, mas se a Rússia deixar de lutar chega a paz.

Ildo

Nessa altura ainda acredita nessa narrativa?

É, foi isso… Putin acordou um dia de mau humor e do “nada invadiu” a Ucrânia… E o “mundo livre” (EUA/OTAN) foi chamado a defendê-la…

Belo enredo para Disney, Netflix e documentário para ganhar o Oscar…

Ildo

Russos tentaram durante anos. Mas está claro que os EUA e países europeus (Washington na verdade…) são incapazes de qualquer discussão racional e de cumprirem acordos que assinam.

Carlos

Começando pelo Memorando de Budapeste, no qual os EUA, o Reino Unido e a Ucrânia cumpriram a parte que lhes coube, mas a Rússia esqueceu vinte anos depois desse mesmo acordo

Ildo

?

Onde leste isso? CNN?

Foi justamente o contrário; a Ucrânia queria rasgar o memorando e voltar a ter armas nucleares. Isso foi anunciado no mesmo mê do início da Operação Russa; aliás um dos motivos da operação. Linha vermelha absoluta para os russos (um regime fantoche dos EUA/OTAN, russofóbico e de base neonazista com armas nucleares na fronteira…).

Mauro Cambuquira

Wow! Isso passou muito perto ou perto por demais!

Luis Carlos

Quando dizem que os pilotos russos são dos melhores do Mundo, melhor acreditar.

Douglas Rodrigues

Mais malucos ou ousados eu diria… Melhor, depende o conceito de melhor, a manobra pode ter sido considerada um acidente por muitos, já que as tentativas de alijar combustível sobre o Reaper não foram suficientes, uma manobra sobre o drone, com um leve toque foi suficiente para derrubar esse.

Mirade1969

Ele não usaria o canhão ou o missil no drone isso daria muito na cara pois seria muito fácil abater um drone subsônico. A manobra foi feita para deslocar ele e como ele não tem passageiros voando nele não haveria vitimas fatais. Só isso.

Victor Filipe

Então passar perto de um avião é a métrica pra avaliar se um piloto é bom?

Entendi…

Então os Russos estão a milhares de quilometros de distancia dos Blue Angels

Seguindo a sua própria logica né…

Victor Filipe
Curiango

Acho q um trapas Russo recusou sua proposta amorosa Felilinho

Victor Filipe

Mais um belíssimo argumento, realmente marcante a sua capacidade de reunir letras e formar frases sem nenhuma substancia.

Renato

Sinceramente… Os seus também não são lá grande coisa não viu..

Ah.. Se eu fosse você iria tirar a cuequinha com a bandeirinha dos states lá do varal porque vai chover daqui a pouco.

Victor Filipe

Já escrevi muita coisa aqui, muito argumento, muito texto grande. ele simplesmente ignora e continua com as mesmas frases de efeito e afirmações sem provas ou argumentos, então eu te pergunto, vale a pena? pra que gastar tempo argumentando buscando fontes etc se eles ignoram tudo? melhor continuar tirando sarro da cara dele usando os argumentos dele contra ele. ou você prefere que eu perca horas buscando fontes e informações mostrando hora de voo anual da Russia comparada com outros países, mostrando que ela ta atras de vários e depois receber o mesmo comentário sarcástico e idiot*? é cansativo. Eu… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Victor Filipe
Santamariense

Esse aí tá te perseguindo…hehehe

Luis Carlos

kkkkkkk

Mirade1969

São pilotos acrobáticos, a Russia já teve campeão mundial de acrobacia. Portanto ela tem uns dos melhores pilotos do mundo.

Saldanha da Gama

Se são os melhores eu não sei, mas, que são doidos com toda a certeza.

Santamariense

Devem voar até bêbados.

Santamariense

Melhores? Em que? Imprudente e arriscado, isso sim. Cara que pilota assim não é inteligente nem profissional. Pena que não se chocou valendo com o drone. Dia desse vai acontecer e daí quero ver a choradeira.

Luis Carlos

Excelente propaganda!
Compre um drone.
Mas cuidado!
Ele pode ser derrubado por uma mij..da de um avião inimigo

Rafael Cordeiro

No vídeo fica claro que houve colisão com algum ponto do caça Russo, não foi um simples despejo de combustível que causou a queda, sendo assim, qualquer outro meio aéreo provavelmente iria pro solo/água também.

fabio_bsb

Exato, inclusive uma das pás da hélice entorta.
O caça deve ter ficado avariado também.

Douglas Rodrigues

No vídeo, há uma passagem anterior do caça um pouco acima… Por último o caça chega bem mais próximo, batendo contra a hélice.

Luis Carlos

Não houve colisão alguma.
O peso do combustível atingindo o drone ou o simples deslocamento do ar podem avariar o aparelho.
Foi o que aconteceu

Mirade1969

A hélice estava avariada isso faz com que fique desbalanceado e gerou a queda.

Santamariense

“O peso do combustível atingindo o drone” Ah, sim!! Foi uma quantidade de combustível semelhante aos aviões de combate à incêndio quando liberam água sobre os focos…aham.. .bem parecido….kkkkkkkkkkkk Sujeito, tu não tem a menor ideia do que tá falando!!! Vai te informar e procurar saber como funciona o alijamento de combustível em caças. Pena que não dá mais para colocar imagens aqui, senão eu colocaria e tu veria a quantidade de combustível que sai….veria se aquilo significa peso suficiente para derrubar uma aeronave. Quanto ao deslocamento de ar causar dano numa aeronave deste tamanho . ..olha, não vou nem… Read more »

Luis Carlos

Está bom!
E a pequena hélice de um drone é maior que 10 km2 de incêndio.
Aceite que dói menos.
Mais uma imagem ridícula passada pelos americanos.
Um drone caríssimo derrubado por esguicho de avião.
E só para te atualizar.
Foto tirada de satélite mostra 8 navios russos cercando a área da queda.
O navio de resgate ‘Commune’ está sendo enviado para içar os destroços.
Os americanos dizem que pagaram o software do aparelho.
Logo veremos.

Santamariense

“E a pequena hélice de um drone é maior que 10 km2 de incêndio.”

É óbvio que não! E o alijamento de combustível é uma fração ínfima do que é dispersado pelos equipamentos como o MAFFS, por exemplo. Mas, enquanto tu usa o termo esguicho, se percebe que não entende nada do negócio
Quanto aos russos resgatarem, é claro que vão tentar. Normal, mas veremos se vão conseguir achar algo útil.

Luis Carlos

Esqueça isso!
Não haveria possibilidade de encostar na hélice sem antes destruir a cauda/deriva do drone.
Que coisa!
Está difícil entender, né?

Santamariense

Está difícil de você entender que um “esguicho” não derruba uma aeronave desse tamanho!!! Eita!! Mas, com tua dotação de neurônios deve ser difícil, mesmo.

A6Mzero

Bom ao menos os EUA tem um drone de longo alcance e pode operar em qlqr parte do globo, já os russos pelo andar da carruagem vão ter que esperar pra ver se os iranianos estão dispostos a vender tal tecnologia rsrs…

(fundo do poço para uma vez proclamada 2º potencia bélica global).

Luis Carlos

Essa reportagem acabou de mostrar que não pode operar em qualquer lugar do Globo.
Há restrições.
Ademais, usando uma base na esquina, qualquer um pode, né?

Mirade1969

Tem e são faceis de abater. Não é muita vantagem. Os russos também tem, tem drone até submarino com capacidade nuclear. Isto é autonomia infinita.

Ildo

Os russos tem o Orion/Inokhodets…

Andrey

Hehehehehe atropelou legal.
Russos e suas russices

Maromba

EUA usaram F-22 e mísseis caríssimos para abater balões que na sua maioria eram recreativos. Rússia quase destrói um Su-27 para derrubar um drone. Sou mais o profissionalismo e sangue frio da nossa Força Aérea que não queimou uma gota de combustível para interceptar o WC-135 que voou próximo da nossa costa porém em áreas internacionais.

EUA podem ter gasto míssil de R$ 2,5 mi para derrubar balão amador de R$ 60”
https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2023/02/19/eua-pode-ter-gasto-missil-de-r-25-mi-para-derrubar-balao-amador-de-r-60.htm

Douglas Rodrigues

Balão amador de R$60,00 é o que não eram… Daquele tamanho, com os sensores que tinham embaixo? É mta audácia e despreparo a imprensa comparar aquilo com um mero balão… Aliás, pergunte a quem faz esses balões de São João, quanto custa fazer um!

oswaldo

Boa Russia! Derruba mesmo!

Jefferson Ferreira

Esse teve mais sorte que juízo!!! Sinceramente esse não é um drone pequeno e dependendo do local aonde a hélice tivesse acertado teria caído os 2… porque pelo vídeo parece que chocou com a barriga do caça e empenou se tivesse quebrado teria virado um projétil e com certeza perfuraria a fuselagem!

Marcelo Baptista

Concordo Jefferson, acho que foi uma tentativa de danificar o drone, para tentar captura-lo em território sob controle russo (Lembrar que um Reaper, com aqueles sensores e câmeras pode observar nos dos limites de controle aéreo russo). Me pareceu um movimento improvisado, para aproveitar a oportunidade, mas o piloto arriscou danificar um caça de milhões de dólares e o pior a própria vida. Não sei se existem protocolos para estas oportunidades (capturar drones adversários), mas com o aumento do seu uso, é melhor pensarem em táticas menos arriscadas. Outro ponto, não dá para comparar os EUA usarem um F22, para… Read more »

Rômulo

Acabou de se publicado que o estrago na hélice foi pelo impacto do combustível.
Não houve choque nenhum.
Invencionice.

Santamariense

E tu acreditou?? Kkkkkkkkkk

Andre

Cade aquele Su-24 que com ataque eletrônico paralisou um Aegis?

IvanF

Na minha opinião isso não foi planejado. Foi uma “brincadeira” só pra tirar onda com o drone e que eles realmente não queriam ter derrubado ele, só uma diversão que deu errado.
Sim, é uma explicação idiota, digna de crianças de quinta série, mas ainda é melhor do que isso ter sido uma ordem superior.

silvom

ambientalmente insalubre hahahaha

Rodrigo

Guerra eletrônica na russa…eles pensam que enviar milhares de loucos bêbados a morte é estratégia

Welington S.

Achei engraçado porque parece muito aquele carinha chato do jogo que fica te perseguindo o tempo todo só pra te matar kkkkkkkk.

Boitatá

Os russos vão recuperar os destroços pra estudo sim ou com certeza.

Inimigo público

A Rússia tem coisas mais importantes para manter seus Krasukhas ocupados do que um simples drone.

Last edited 1 ano atrás by Inimigo público
Leandro Assis

Não de defender nenhum lado mas os EUA colocam um drone no quintal da Rússia, próximo suas fronteiras espionando e repassando informações à Ucrânia e não querem de modo algum serem importunados! Kkkk! Imagino se fosse a Rússia colocando aviões para espionar toda Costa dos EUA. Fariam o mesmo ou pior.

Jonas

“incompetente”? eu diria exatamente o contrário… habilidoso e ajudou os cofres públicos não gastando um míssil com um drone kkk

M4l4v|t4

Adoro quando o EUA faz isso. Quase que tenho um orgasmo e saiu cantando o hino norte-americano kkk
Me espanta a Rússia ter caído nessa, apostando que o EUA não tinha nada que comprovasse o que disse.

Tem gente que ainda acredita que o Osama Bin Laden está no fundo do mar, respeitando a tradição islâmica de funeral kkkk. O Bin Laden está muito bem preservado em alguma geladeira de alguma faculdade norte-americana de stand-by desde a sua morte esperando alguma necessidade de ressurgimento ao público, ou algum inocente tem alguma dúvida disso?

Fulcrum

Cade o dislike? A uol comprou o poder? Eu, hein.

Maurício.

Tem um pessoal que ficou mordido pela perda desse drone americano.🤦🏻‍♂️ Como eu não sou americano nem russo, quero que ambos se explodam, até porque, não tem santo nessa história.

SUTERMINATOR

Rússia já é uma párea internacional, será que ela tá ligando para o que os outros vão dizer??

Adriano Madureira

Qual o sentido de jogar combustível? Seria para “cegar” o UAV? Porquê duvido muito que fosse para pegar fogo…

Rodrigo Maçolla

Caramba com o preço que tá o Querosene combustível o piloto Russo fazendo isso !!! Que inconsequente.

Augusto

Incompetente??? O piloto abate um drone daquele tamanho sem disparar um único míssil e ainda chamam o cara de incompetente????