MiG-31 com míssil Kinzhal

KYIV, Ucrânia – A Rússia lançou seu maior ataque de mísseis e drones em semanas nesta quinta-feira, atingindo alvos em toda a Ucrânia com uma complexa barragem de armas que incluía mísseis hipersônicos, o mais novo no arsenal de Moscou.

Encerrando semanas de relativa calma em Kiev e em outras cidades, os ataques mataram pelo menos nove pessoas em todo o país e feriram outras, cortaram a energia em várias áreas e danificaram três usinas elétricas, disseram autoridades ucranianas.

Os ataques incluíram seis dos novos mísseis hipersônicos conhecidos como Kinzhals, ou Daggers, os maior número usado pela Rússia em uma única onda desde o início da guerra, um ano atrás, de acordo com a Força Aérea da Ucrânia.

Dos 81 mísseis disparados durante a noite e pela manhã, 47 atingiram alvos, disse a Ucrânia. Essa é uma proporção muito maior de ataques para mísseis disparados do que a Rússia alcançou em barragens nos últimos meses.

O Kh-47M2 Kinzhal (em russo: Х-47М2 Кинжал, “Dagger”, designação da OTAN “Killjoy”) é um míssil ar-superfície aerobalístico hipersônico com capacidade nuclear. O design geral do míssil é compartilhado com o 9K720 Iskander, com a seção de orientação modificada para o Kinzhal. Ele pode atingir alvos estáticos e móveis, como porta-aviões.

Ele tem um alcance reivindicado de mais de 2.000 km, velocidade de Mach 12 e capacidade de realizar manobras evasivas em todas as etapas de seu voo.

Pode transportar ogivas convencionais e nucleares e pode ser lançado de bombardeiros Tu-22M3 ou interceptadores MiG-31K. Ele foi desdobrado em bases aéreas no Distrito Militar do Sul da Rússia e no Distrito Militar do Oeste.

O Kinzhal entrou em serviço em dezembro de 2017 e foi uma das seis novas armas estratégicas russas reveladas pelo presidente russo, Vladimir Putin, em 1º de março de 2018.

FONTE: New York Times

Subscribe
Notify of
guest

93 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis Carlos

A Ucrânia está sendo moída.
Chama a atenção a falta de efetividade dos sistemas anti-aéreos ocidentais.
E não me refiro às tentativas de derrubar o Kinzhal, visto ser impossível, mas as dezenas ou centenas de outros mísseis ‘convencionais’.
Acho que a OTAN deve ligar o sinal de alerta.

glasquis7

A Ucrânia está sendo moída.”

É mas, continua de pé e lutando.

Maromba

Até o último ucraniano.

Leonardo

A OTAN lutará até o último ucraniano…

Sergio Machado

Parou pra analisar que talvez seja esse o objetivo dos russos? Uma guerra de atrito de longa duração, trazendo a OTAN cada vez mais pra dentro de um conflito controlado, balançando economia e política mundiais? O território russo está relativamente ileso e Moscou provou que tem armas contra as quais não há defesa. Todos os atores envolvidos ficam a mercê da escolha dos alvos pelo Kremlin, nada podendo fazer. Tenho essa suspeita pq me parece um tanto conveniente.

Renato

Eu ia comentar exatamente isso.
Ninguém se atreve a cutucar um país nuclear, tá aí o exemplo.
A ÚNICA coisa que separa os homens dos meninos.
Aqui no Brazilzilzil reina a confiança que na hora que for preciso é só gesticular e falar “Pelé, Ronaldinho, samba..” que tá tudo certo, todo mundo acha bonitinho.

Marco

A culpa é da Otan que quis abocanhar as ex republicas soviéticas….será o fim do mundo

Boitatá

A OTAN não quis “abocanhar” ninguém. A população soberana de algumas ex repúblicas soviéticas, solicitaram adesão à OTAN.

Mauro Cambuquira

É melhor ir para Parintins, lá eles contam mais histórias pra você!

Mauro Cambuquira

Os bastidores dessa guerra, está no comércio, que está se formando atrás das linhas de combate. Enquanto o os holofotes estão a iluminar combates, as mesas com luminárias ao centro da mesa, está a formação de um corredor comercial gigante. Não são bombas que fazem uma nova ordem mundial. O mundo, desde que é mundo, sempre lutou para comercializar.

Arthur

Com certeza. A Flak ucraniana segue abatendo 100 mísseis de cada 80 disparados…

Jack

Você realmente leu o texto?

Mauro Cambuquira

Não!

Felipe

Pois é, se a Ucrânia confirmou que abateu 47 misseis, pode ter certeza que foi menos da metade disso.

Mirade1969

É o que eles falam mas não há confirmação disso e estes números de abates ucranianos estão um tanto quanto exagerados.

Cristiano de Aquino Campos

Pelo menos dessa vez admitiram que 50% dos mísseis passaram pelas defesas, tirando os 6 hipersonicos que iam passar mesmo, 41 passaram.

leonidas

Esta falando da Otan né? rs
Pois é a Otan que esta nesta guerra, fosse só os ucranianos o assunto já tinha se encerrado.
Mas sobre estes misseis, não eram aqueles que tinham acabado e cuja linha de montagem era quase artesanal?
Os russos estão comendo o pão que o diabo amassou muito devido a sua própria inépcia mas a propaganda ocidental sobre até onde eles poderiam ir vai se mostrando uma fraude maior que a tal defesa da democracia e soberania alheia por parte de Washington…

TJLopes

1 ano depois que do início da guerra disfarçada de operação especial a Ucrânia ainda não foi derrotada, mesmo com todos os fãs da Rússia dizendo que a guerra acabaria em poucas semanas, com alguns até dizendo que bastaria alguns dias para a Rússia chegar a Kiev e derrubar o presidente ucraniano. Pergunto honestamente, os fãs da Rússia acham que a guerra está indo bem para a Rússia? Que a Rússia se beneficiou economicamente dessa guerra? Tudo bem simpatizar com a Rússia, cada louco com sua mania, mas será que vocês não tem senso crítico algum ou capacidade de analisar… Read more »

rfeng

Lopes a Rússia não teve escolha a Otan colocaria misseis de curto alcance a 400 km de Moscou, alguns minutos de voo, outra questão e que as pessoas que aqui comentam falam de certa forma como se conhecessem os detalhes bélicos, mas se esquecem principalmente que a Ucrânia herdou 30% de todo o arsenal da URSS, ou seja na época da invasão 800 tanques, 200 aviões e um sistema anti aéreo imenso, com 8000 misseis, fora tudo que o ocidente já cedeu, então o Russo errou porque esperava desorganização e principalmente que o Ocidente não interviria, mas guerra e imprevisível… Read more »

Hcosta

A OTAN colocaria mísseis de curto alcance? Quem fez isso foi a Rússia, há já alguns anos, em Kaliningrado. E quais foram os países que receberam esses sistemas da OTAN? Existe os sistemas de defesa AA, muito diferentes de mísseis para atacarem Moscovo e em dois ou três países. Mas não sei se sabe mas a OTAN já tem países membros a curta distância de Moscovo. Se atuasse da mesma forma que a Rússia estes países já teriam esses sistemas, até mesmo nucleares. Entrar para a OTAN já estava fora de questão devido à oposição da Alemanha, para não hostilizar… Read more »

Duarte

Sim sim agora temos Finlandia mesmo a uns metros com essas bombas, já foi a Russia

Fabio

Militarmente a Ucrânia não existe mais, só está sobrevivendo graças a Otan que entrou na guerra mas não acabou com ela, e se depender dos americanos a guerra não vai acabar tão cedo, estão ganhando bilhões de dólares em energia e armas, já o Putin até poderia acabar a guerra amanhã mesmo se declarasse guerra e fizesse um bombardeio tático nuclear, mas por algum motivo desconhecido a guerra está conveniente pra Rússia também, estranho isso.

José Gilberto

TjLopes. Numa guerra não há vencedores. São filhos que estão indo embora. Vc tem filhos? Vc acha que Deus tem um lado e que tá torcendo para a Otan. Tratado do Atlântico Norte.? Ou pra a Rússia que tem interesse na passagem do mar Negro? Ou da Ucrânia que quer fazer parceria com o inimigo da Rússia? Otan são impérios e Rússia também Ucrânia bode expiatório da Otan. Se acontecer uma terceira guerra mundial: se estivermos com nossas energias nas mãos dos impérios seremos obrigados a mandar nossos filhos para ser bucha de canhão. Portanto devemos pregar a paz e… Read more »

leonidas

Analise absolutamente equivocada. Se realmente fosse baseada em geopolítica jamais chegaria na conclusão colocada por seu post. A Rússia não é uma democracia, e não sonha em ser uma França, sonha em ser protagonista e alcançar peso militar para manter o que já tem de território e lutar para manter um mínimo de países satélites. Se analisar a Rússia como sendo uma nação qualquer do ocidente ou américa latina realmente chegará a conclusão que esta guerra é muito ruim para ela. Mas ruim para a Rússia dentro do Status Quo herdado por ela seria uma Ucrânia na Otan, seguida pela… Read more »

Hcosta

Nunca percebi esse medo da maior potência nuclear de ser atacada.

Isto não é uma questão militar, é uma questão política. É Putin ter medo do seu próprio povo e os efeitos que uma Ucrânia, e os outros países, democrática terão sobre a Rússia.

E sem falar dos delírios de que a Ucrânia é Russa, minorias, etc…, argumentos usados pelo pior que a Humanidade tem para oferecer. E, para os mais distraídos, semelhantes aos usados por Estaline e Hitler para invadir a Polônia e os outros países.

Gerson Carvalho

Não existe defesa antiaérea para misseis hipersônicos e o MIG 31 voa a 3000 Km/h

Bueno

Os especialistas falaram que a Rússia estava polpando armas, munições e misseis, seus estoques estavam baixos, a Rússia vem e lança outra barragem de misseis, um ataque maior que o anterior…, fico sem entender, será que é a ajuda do Dragão?

IvanF

Isso, mas depois de um período relativamente longo sem realizar tais ataques… logo, tavam economizando, e quem economiza é pq sabe que pode acabar.

Allan Lemos

A mídia ocidental diz que Rússia está ficando sem mísseis desde o terceiro mês da guerra.

Last edited 1 ano atrás by Allan Lemos
João Augusto

Não sei isso é uma crítica ou um elogio.

IvanF

kkkkkk
Não é um nem outro, só uma observação. Se a Rússia tivesse esse estoque “infinito” de mísseis que alguns parecem achar que ela tem, seriam 70, 80… 90 mísseis todos os dias na cabeça dos ucranianos, não tinha mais nada lá, guerra já teria acabado.

Mirade1969

Esqueceu que ela fabrica seus meios o outro lado só importa e fica cada dia mais endividado.

Cristiano de Aquino Campos

Não, e estoque monstro e fabricação própria! Estoque não apenas das armas prontas, ou você acha que eles não ficaram 10 anos esticando chips e circuitos que eles não fabricam para segurar a onda por anos?

Hcosta

Será? Diziam isso da União Soviética. Como é possível o seu colapso, com produção própria, auto suficientes, está tudo planeado, sob controlo, etc… Mas se há algo que esta guerra demonstrou foi que o “achismo” de que a Rússia era uma máquina de guerra superior a qualquer outro país estava errado. Mas se baseia o seu comentário no “achismo” de que a Rússia estava preparada para uma guerra longa, então como explica o aumento de produção, as mobilizações, as exportações, etc…, isto meses depois de iniciar a guerra? Mesmo que não tenham planeado uma guerra longa, não deveriam ter recursos… Read more »

Jmgboston

De 81 mísseis lançados 47 acertaram o alvo. Quase a metade erraram. Isso pode ser considerado uma falta de precisão dos mísseis russos? Será que a perda dos mercados Europeu, ameri ano, canadense, japonês, australiano vai se compensar essa guerra para os Russos e principalmente para os chineses? Não creio que o resto do mundo tenha o mesmo poder de compra.

Luis Carlos

Creio que essa estimativa de 47 deve-se às ‘estimativas’ ucranianas, que nós sabemos como funcionam.
O fato é que foi um ataque devastador.

sergio

Leia se destes 34 foram abatidos pois se todos erraram o alvo , quer dizer que nenhum foi abatido efetivamente, agora os ucranianos alegaram ter uma taxa de abate na ordem de 80% dos misses disparados, caiu para pouco mais de 40%, das duas uma ou a taxa de acerto deles estava muito superestimada ou ou os russos acertaram alguma coisa importante para a defesa aérea deles.

Cristiano de Aquino Campos

Quando eles dizem que 47 acertaram e porquê os outros foram abatidos, ou erraram. Óbvio que alguns alvos a OTAN cedeu interferidores de satélites, os mísseis devem ir no puro INS, já que não sei se esses mísseis tem sistema de reconhecimento visual do alvo.

IvanF

Esses que não acertaram os alvos ou erraram de fato (provavelmente uma minoria, por algum problema técnico) ou foram abatidos pela defesas antiaéreas.
A Rússia certamente tem uma noção razoável de onde as defesas antiaéreas ucranianas estão localizadas, pra esses casos ela deve enviar o kinzhal, que os ucranianos já afirmaram não ter defesa efetiva contra ele.
Pra onde não há defesas suficiente ela deve arriscar mísseis convencionais, alguns passam, outros não. Não é exatamente uma conta simples. Os mísseis de cruzeiro não são 100% eficazes, muito menos as defesas antiaéreas.

Felipe

isso é fake news da ucrania. Naõ devem ter abatido nenhum

Mirade1969

Que mercado? estes países quase nada compravam da Rússia com exceção da Europa, mas os chineses e Indianos dois países mais populosos do mundo ainda compram da Rússia, Só a China é a segunda economia do mundo e no nosso caso ainda compra fertilizantes que o país não produz. Esta campanha ocidental já vinha a anos disfarçada e agora tomou coragem de mostrar a sua verdadeira cara, para eles não querem a Rússia forte ou um mundo multipolar. O interesse americano e seus aliados é tentar desmembrar a Rússia pois ela é o maior país do mundo cheio de riquezas… Read more »

IvanF

A Ucrânia já disse que não tem capacidade de abater mísseis hipersônicos, acho que ninguém tem na verdade.
Aí me vem o cara lá da Rheinmetall querer implantar uma fábrica de MBTs na Ucrânia e diz que a defesa antiaérea não seria problema! E essa criança aí tem 2000km de alcance, a Ucrânia em sua maior dimensão não tem nem 1500km de extensão, então já sabem…

Bueno

KKK , são tantas informações , deve ser o lance de Marketing da Rheinmetall , os acionista não deve ter gostado do anuncio desta possibilidade.
 
 
O Kh-47M2 alcança as principais Capitais da Europa , se lançado da Bielorrússia alcança com folga Londres e Paris, Espanha fica fora 

IvanF

Pois é, Espanha fica fora, mas nas costas de um MiG-31 (ou seria na barriga? kkkk) tira essa diferença rapidinho, de 10 a 15 minutos nas minhas contas mal feitas aqui.

E além de não conhecer defesa contra o Kinzhal e semelhantes, não sei se existe alguma coisa eficaz contra o MiG-31 também.

João Augusto

Talvez os caras da Rheinmetall não estejam nem aí pra integridade da fábrica se o dinheiro não sair dos cofres deles, mas de financiadores estatais da coalisão.

Jorge Aragão

Mas a midia globalista não tinha dito que as reservas de munição, drones e misseis da Russia estavam perto do fim?

Rodrigo

Mas a mídia russa não disse que era Lisboa em em 15 dias, Berlim em uma semana e Kiev em 3 dias…fico sem entender.

jairo

não, não disse.

koppa

Putin, em seus delírios de grandeza, disse que podia tomar Kiev em 2 dias, não 3, e não apenas a capital ucraniana, mas também Riga, Vilnius, Tallinn, Varsóvia e Budapeste.

Com uma liderança dessas, em um país que jornalista que fala demais voa pela janela e opositores políticos tomam chá com uns isótopos a mais, não é de se espantar que a operação militar especial de 3 dias já tenha passado de 1 ano. Faltou combinar com os ucranianos rsrs

Maurício Oliveira

Não, não disse e nem escreveu.

M4l4v|t4

Quando leio os comentários parece até que estou vivendo uma realidade paralela. Se tem uma coisa que a imprensa ocidental, woke do jeito que é, aprendeu de uma vez por toda é que: tudo o que é dito pelo governo russo invariavelmente é mentira Já se sabe, comprovadamente por dezenas de ataques, que esse míssil hipersônico russo, apesar de ser usado apenas em alvos estáticos e relativamente grande, é altamente impreciso. O maior perigo dele é justamente esse, é uma arma de terror Mas aí, venho e leio comentários do tipo: “A Ucrânia está sendo moída”, “Até o último ucraniano”… Read more »

Last edited 1 ano atrás by M4l4v|t4
Luis Carlos

‘As perdas humanas e de material russas são tão impressionantes …..’ Não, prezado. Não são, não. As perdas ucranianas são muito maiores que as russas. E tanto é verdade que chegaram a ter entre 700 mil e 1 milhão de soldados e agora estão correndo atrás de vítimas pelas ruas do País. Ademais, isso é meio óbvio, visto que todos os dias, ucranianos entocados em trincheiras recebem dezenas de milhares de disparos de canhões e mísseis. Se tem uma coisa que a imprensa ocidental sabe fazer é publicar notícias do tipo ‘me engana que eu gosto’ para tentar ‘desgastar’ a Rússia… Read more »

M4l4v|t4

Fonte: Vozes da sua cabeça
Ou tem alguma fonte desses 1 milhão mortos?

O engraçado é que, apesar de ter melhores condições de o fazer, não vemos por parte dos russos a veiculação da mesma quantidade de material em vídeo comprovando ataques bem sucedidos. Muito pelo contrário

Portanto, por simples dedução lógica, há de se supor que o que de fato acontece na Guerra da Ucrânia é um atropelo dos ucranianos em cima dos russos.

Maurício Oliveira

Quem sabe ou disse que o Kinzal é altmente impreciso?

Maurício.

Provavelmente um onipresente “alto funcionário americano”…😂

Carlos Campos

eles colocaram um jornalista no alvo e pediram para ele dizer se era certeiro ou não, aparentemente o jornalista ficou vivo e disse que o míssil errou o alvo

Alexandre

Pelo o que você esta falando os russos estão diante de uma derrota iminente e pelo visto os russos serão empurrados até Moscou sem direito a nada.

Arthur

Ainda bem que aquele oficial americano, o tal Coronel Dodges disse na FoxNews, em março do ano passado, que a Rússia só tinha munição para mais 10 dias. Eta midia mentirosa…

wiliam

Arthur, essa nação (EUA) a qual eu tenho admiração por diversas coisas, cultura, democracia, capitalismoe etc… … , é a mesma nação que disse que o iraque tinha “Armas de Destruição em Massa”, e depois todos descobriram que era Mentira… a mesma nação e única, que soltou 02 artefatos nucleares em duas cidades japonesas, onde só tinha civil, matando centenas de milhares de pessoas, sob o pretexto de que o Japão não se rendia. ou seja, o povo americano tão defensor da “democracia” é aquele que defende eu pedaço com unhas e dentes… e “que se exploda” o resto… vide… Read more »

Caerthal

Não confunda as coisas. Qualquer chefe de estado consciente tomaria a decisão de lanças as bombas atômicas em uma nação agressora que estava retrocedendo a custa de muitas baixas dos aliados (vide kamikases, resistência em Okinawa..). Além do mais, o selvagem tratamento que os militares japoneses dispensaram ao soldados capturados e população civil sob ocupação tornou essa decisão apenas mais fácil.

Luis H

mach 12 (!) e “realizar manobras evasivas em todas as etapas do seu voo” na mesma frase soa um pouco engraçado. lembrei das motos sem inércia dos filmes tron

José de Oliveira Motta

A RÚSSIA PEDIU PAZ FAZER UM ACERTO SOBRE AS CIDADES JÁ CONTROLADA OS ESTADOS UNIDOS NÃO CONCORDOU , AÍ O PAU VAI QUEBRAR PRECISAMOS DE PAZ E AS ÁREAS OCUPADAS RÚSSIA, COMO E.U.A. FEZ NO IRAQUE NÃO QUEREM ACHA QUE É DONO DO MUNDO, JÁ ERA.

Salvador

Mísseis com uma velocidade impressionante, não dá tempo dos prédios residênciais escaparem

Luis Carlos

E muito menos os soldados ucranianos que tentam lá se esconder.
Continuam usando essa tática de colocar soldados nos andares mais altos e civis nos mais baixos.
Tudo isso será julgado após a guerra.
E os russos não costumam ser complacentes com criminosos de guerra.

Inimigo público

Mas o leitor de catálogos disse que míssil hipersônico é delírio da Rússia, que eles não existem.

Rômulo

Não é?
O sujeito também duvidava do Poseidon.
Acho que esse ele não vai querer pagar para ver.
Nem eu!
Rsrsrs

Saudações!

Bueno

por onde and o Comentarista Bosco, alguém tem notícias dele?… esta sumido.
Para mim ele esta entre os melhores comentarista aqui no aéreo e no Forte.

Last edited 1 ano atrás by Bueno
JONISON ALMEIDA

Os líderes imperialistas vão levar a destruição do planeta Terra.

Rômulo

A última vez que ele foi visto foi em Santa Maria – RS onde se encontrou com um amigo para irem juntos a Orlando.

Bueno

Bom saber que eles esta bem!!

Agressor's

Que bom saber disso, já estava começando a achar que ele tinha cometido um haraquiri após ver a derrota de seu messias nas urnas. Espero que esteja se divertindo bastante nos parques temáticos de lá….

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Carlos Campos

o bosco já tá veio pelo que sei, quando ele some assim chego até pensar no pior, apesar de ele “torcer” pela OTAN nessa guerra, ainda acho ele um dos melhores comentadores aqui

Inimigo público

Se ele é o melhor, quero nem imaginar o pior.

Alessandro Rubbo

A OTAN está tão lenta que em mais um ou dois anos a Ucrânia será território Russo. E pior, a população será majoritariamente feminina, pois os homens estão sendo dizimados, um genocídio. As grandes potências não se envolvem diretamente pra não iniciar uma grande guerra, talvez até nuclear. Só estão adiando a 3a Guerra, pois ela vai acontecer no máximo até 2027…

John

Ainda bem que os russos são nossos “amiguinhos” kkkk

Marcelo L.

Excelente armamento contra prédios residenciais e alvos civis, parabéns a Rússia, #ironia
O pior é que depois de tanta destruição e mortes me parece que o objetivo inicial da “operação especial” já não faz o menor sentido.

Nilton L Junior

É quem tem todo tipo de pau para bater escolhe com qual dar a porrada, parece que aquela agência de inteligência continua errando, não tem mais míssil, falta munição, brigando com pás e outra lorotas, e derrepente a ucrania recebe uma chuva de míssil.
Urrahh.

Last edited 1 ano atrás by Nilton L Junior
Giba

A Ucrania poderia ter guardado umas 02 ogivas nucleares. Nem teria começado esta guerra. Ou então conseguir uma agora, soltar no Kremlin que resolveria mandando este maldito Anticristo pro inferno.

DAVI

Escrever é fácil difícil é viver a realidade.

Nilton L Junior

A realidade é uma só, mas tem a fantasia que muitos acreditam na conversa do bem contra o mal.

alexandre

civis inocentes morreram devido a esses mísseis e vc comemorando, como o ser humano é pobre de espírito

Nilton L Junior

olha um bot hipócrita ou é capcioso de ocasião, melhora a argumentação pra não ficar com a falsidade prejudicada.

Fernando Antônio Caleffi

Quando se fala: a Ucrânia está sendo Moeda;, entende-se: a Otan está sendo incapaz de segurar a Rússia. A Europa toda está pagando caro ter que defender os EUA. Deram pra Ucrânia o material bélico dos anos 70 e 80, eu agora terão que comprar armamento novo a preço de ouro
Criaram sansões contra a Rússia e estão comprando gaz americano, chinês, marroquino, árabe, bem mais caro

Francisco Vieira

-Rapaz!!!
-Será que a munição russa não acaba nunca?
-Alguém saberia estimar o estoque inicial?
Eu acredito que se os russos não receberem ajuda rápida da Coréia do Norte ou da China, vá faltar munição no front, e que seja por isso que a OTAN esteja tão preocupada com essa transferência de munição. Com a juda chinesa ou coreana, vai faltar homem na Ucrânia pelos próximos dezoito anos.

Nilton L Junior

E também se receberam não vão confirmar.

Reginaldo

Rússia quando deixa de luta uma guerra “educada” passa mostra sua realmente força, Ucrânia o bode expiatório dos Estados Unidos ainda se mantém de pé, Estados Unidos o país que não gosta de sujeira no seu quintal usa a Ucrânia conforme seus propósitos, porque sabem que se mete com a Rússia diretamente a Rússia tem pleno potencial em derruba os seus prédios lindo que tanto eles estimam, enquanto isso os da Ucrânia viram pó, os Estados Unidos pais covarde que batem em fraco vai financiando a guerra da Ucrânia com seus bilhões de dólares, por fim Ucrânia destruída e devendo… Read more »

Ricardo Coelho

A guerra é um monstro grande e pisa forte! (Mercedes Sosa). A minha torcida é pela Paz. O Presidente da Rússia deveria parar com essa guerra…

Elintoor-_

De acordo com o “Farinazzovsky”, os russos chegarão em Lisboa em poucas semanas…

Adriano Madureira

Que inveja ! E nós aqui, duvido muito que algum dia teremos mísseis hipersônicos para nosso poderoso “hard power”…

SGT MAX WOLF FILHO

Neinh sistema anti aéreo decente temos, imagina hiper sônico, aqui temos leite condensado, picanha, vinhos caros, tudo perfeito para um churrasco da faria limer, e gasto com pessoal, neinh preciso falar né… Com relação a material tem dinheiro para nada só cortes… Se a administração aqui já é ruim em dias de paz imagina na guerra.

Pro Rússia Z

Nem o Subsonico tá saindo kkkkkk

Yuri semenetz

Observado que a maioria dos participantes nunca estudaram história, sociologia ou filosofia os comentários ficam resumidos a uma reprodução do que a mídia não muito confiável oferece .
Sendo assim seria inútil uma discussão mais acadêmica.
Muito obrigado
Vida longa a Rússia
Vida longa a Vladimir Putin

Homero Pereira Fialho

Espera um pouco a OTAN está cozinhando a Rússia com pouco fogo,logo vão ter a resposta,FINLÂNDIA q tem um exército invejável logo vai entrar na briga