Rede de radares contribuirá para aumentar a segurança e a eficiência do tráfego aéreo em todo o território nacional; assinatura ocorreu durante a Airspace World, em Genebra

A empresa estratégica de defesa IACIT Soluções Tecnológicas e a Força Aérea Brasileira (FAB) assinaram nesta quarta-feira (8), na Suíça, um contrato para fornecimento de cinco Radares Meteorológicos RMT 0200 Banda S de Dupla Polarização em Estado Sólido. A rede de radares ampliará a cobertura meteorológica do espaço aéreo brasileiro e contribuirá com a segurança e a eficiência dos voos no território nacional.

A cerimônia de assinatura ocorreu durante a Airspace World 2023, que começou nesta quarta-feira e segue até sexta-feira (10), em Genebra.

O documento foi assinado pelo presidente da CISCEA (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo), Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski, e pelo presidente da IACIT, Luiz Carlos Paiva Teixeira. O diretor-geral do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, acompanhou a cerimônia.

Combinando tecnologias em estado da arte, o RMT 0200 é capaz de fornecer informações sobre a localização e apoiar o monitoramento de fenômenos meteorológicos a longas distâncias, em tempo real (nowcasting). Ele fornece dados minuciosos sobre formação e características dos eventos atmosféricos, sendo capaz de classificá-los de acordo com sua natureza e severidade, informações cruciais para a segurança e gestão do tráfego aéreo.

O radar fabricado pela IACIT é o único radar meteorológico Banda S de Dupla Polarização em Estado Sólido desenvolvido e fabricado no Brasil, e foi classificado como PED (Produto Estratégico de Defesa) pelo Ministério da Defesa do Brasil, em 2019.

Os radares adquiridos pelo DECEA farão parte de uma rede de monitoramento do espaço aéreo brasileiro. Eles serão integrados ao sistema WEBRADAR, utilizado pelo Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), para a análise de dados, supervisão e operação de radares meteorológicos e apoio a operações de prestação de serviços de meteorologia aeronáutica como o VOLMET.

A implantação da rede de Radares Meteorológicos atende ao planejamento da CISCEA, órgão responsável pelo planejamento e implantação dos ativos de vigilância e controle do espaço aéreo em todo o Brasil.

Para o presidente da IACIT, este contrato com a FAB ratifica a eficiência e a confiabilidade das soluções desenvolvidas pela empresa, que em maio próximo completa 37 anos de atividades.

“O fornecimento desses cinco radares RMT 0200 reforça nossa parceria com a Força Aérea Brasileira, em especial com o DECEA, visando o contínuo desenvolvimento, implantação e aprimoramento de meios que contribuam para uma maior consciência situacional e eficiência do gerenciamento do espaço aéreo brasileiro”, disse Luiz Teixeira.

SOBRE A IACIT

A IACIT é uma empresa brasileira, fundada em 1986, com sede em São José dos Campos (SP). A empresa possui capacitação tecnológica para o desenvolvimento de produtos e sistemas aplicados ao Auxílio do Controle e do Tráfego Aéreo e Marítimo; Defesa e Segurança Pública; Fábrica de Software; Meteorologia; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e Telemetria.

Certificada como EED (Empresa Estratégica de Defesa) pelo Ministério da Defesa do Brasil, a IACIT deposita seu conhecimento técnico e o desenvolvimento tecnológico em produtos e sistemas de alta tecnologia, no mais puro estado da arte.

Conheça mais sobre a empresa no site http://www.iacit.com.br

DIVULGAÇÃO: Rossi Comunicação

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bueno

Muito bom!!

Jefferson Ferreira

Brasil carece muito de radares meteorológicos… não temos furacões, nevascas, tornados, terremotos, só temos chuvas, e mal conseguimos prevê-las com exatidão! É ridículo! Países com tornados, nevascas, terremotos, tsunamis, conseguem prever esses fenômenos e alerta suas populações!

Rinaldo Nery

Conseguimos prever, sim. O que acontece dpois é outra história. Infeluzmente, que mora em encostas, mesmo sabendo das chuvas, não sai de casa. Ou estou errado?

Jefferson Ferreira

Boa tarde, Cel. Rinaldo, tem casos que não diria que seja uma previsão fica mais para um chute/palpite, de fato, a assertividade da previsão meteorológica no brasil é abaixo da média mundial! Seja por defasagem de equipamento ou estudo específico para nossa região!

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2019/12/12/a-previsao-do-tempo-no-brasil-e-pior-entenda-de-vez-como-ela-funciona.htm

Rinaldo Nery

Basta você olhar uma imagem satélite pra prever alguma coisa. O site do INMET é muito bom. O 2°/6° GAV tinha um excelente oficial meteorologista, que hoje é Doutor pela UFRJ. As previsões dele sempre eram corretas, utilizando as ferramentas disponíveis, isso há 16 anos atrás.

BLACKRIVER

Além do mais voltam e constroem menções em áreas de risco!

Ataul

Vão sair de casa e ir pra onde? Para o meio da rua? Então a culpa é deles?

Impressionante…

Leandro Costa

E onde que ele disse que era culpa deles? E ainda sou da opinião que parte da culpa é deles mesmo.

Wilson França

Por que? Por serem pobres e não poderem morar no teu condomínio?

André Sávio Craveiro Bueno

Não existe exatidão na meteorologia. O que há são modelos de previsão e estes dependem de coleta de dados e de processamento. Sempre se fala em probabilidade de chuva.
A Unesp, por exemplo, possui Instituto de Pesquisas Meteorológicas [IPMet] que, por sua vez, opera dois radares, um em Bauru e outro em Presidente Prudente. Cobrem quase todo o território paulista e estão integrados a Defesa Civil. O atual governo paulista concordo em comprar dois novos radares para substituir os atuais, bastante antigos.

http://www.ipmet.unesp.br

Agressor's

O problema não são os serviços de meteorologia daqui e sim essa gente que o povo deste país vota e idolatra hoje….rs

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Angelo

Empresa brasileira mas o contrato assinado na Suiça? pq?

Bueno

“A cerimônia de assinatura ocorreu durante a Airspace World 2023, que começou nesta quarta-feira e segue até sexta-feira (10), em Genebra.”

João Adaime

Caro Angelo
Para dar mais visibilidade para a empresa e o produto. Se fosse assinado aqui, não teria divulgação no exterior.
Como fornecedor e comprador são do mesmo país, esta é uma estratégia do tipo ganha ganha.
Abraço.

Carlos Campos

tem que comprar mais, a tecnologia da IACIT é de ponta, e pode descambar em conhecimentos para radares de longo alcance e até microprocessadores

BLACKRIVER

Dinheiro muito bem investido,
Parabéns aos FAB que tomaram a decisão.

Rogério Loureiro Dhiério

A Marinha poderia também assinar um contrato para algumas unidades do OTH 0100.

MMerlin

Pelo que lembro a marinha possui 3 ou 4 desses pela costa. O objetivo era estudar a viabilidade. As instalações foram feitas à mais de 10 anos. Ano passado li um artigo que dizia que a MB continua estudando os mesmos.
Haja estudo.
Deve estar competindo com o KC-2 para ver quem consegue levar mais o projeto com a barriga.

Um Simples Brasileiro

Parece literalmente com uma clássica bola de futebol!

Foxtrot

“IACIT e FAB assinam contrato para aquisição de cinco Radares Meteorológicos RMT 0200.”
Graças a Deus desta vez foi de uma empresa nacional.
Ainda há esperança!

Foxtrot

A MB deveria é tomar vergonha na cara e já encomendar unidades do radar OTH-100 da IACIT para esse lero lero denominado SISGAAZ.
Aposto que se houvesse encomendas a IACIT já estaria com uma evolução do radar e melhorias como , identificação das embarcações (tipo, militar ou civil etc) etc.
E outras que só os especialistas da empresa e militares podem citar !
Mas da forma como já é, o OTH-100 já é uma ótima ferramenta para defesa costeira nacional.
Quem sabe incluir no radar um sistema de Satcom e direcionamento de mísseis??

Rinaldo Nery

Concordo. O que vivi na COPAC, em 2009, é falta de conhecimento técnico para tomar decisões importantes. Acredito que a MB, nesse caso, esteja sofrendo do mesmo problema.

Foxtrot

“Concordo. O que vivi na COPAC, em 2009, é falta de conhecimento técnico para tomar decisões importantes. ” Bom Cel. não sei se está sendo sarcástico, mas não critiquei a COPAC (não ao menos desta vez). Só acho que deveriam (vocês militares) olhar com maior atenção para a indústria nacional (a verdadeira, 100%). Ainda mais após os atuais embargos de vendas e tecnológias. Já que não aprenderam com as lições do passado, quem sabe com as atuais (já que estão frescas na memória). Quanto a MB, é de rir ao ver o escopo do SISGAAZ. Centros de C2 para satélites… Read more »

Um Simples Brasileiro

Parece literalmente uma clássica bola de futebol.

Aéreo

Da mesma forma que eu critico as FA´s, também tenho que elogiar. Parabéns a FAB pela opção de privilegiar o desenvolvimento de empresas realmente nacionais. Que mais compras como esta voltem a se repetir no futuro.

Demolidor

Milagre as Forças armadas voltaram a compra produtos nacionais, se fosse ano passado provavelmente tinham comprado algo dos EUA.