Suécia investigará opções de substituição do C-130H após rejeição de ‘cotação da indústria’

82

Estocolmo havia planejado anteriormente realizar uma atualização de meia-vida para estender a vida útil da frota C-130H até 2030, antes de decidir sobre o plano italiano de aeronaves de segunda mão.

A Suécia reavaliará as opções para substituir uma frota de seis aeronaves de transporte tático Lockheed Martin C-130H Hercules depois que uma tentativa de adquirir aeronaves usadas C-130J Super Hercules inesperadamente falhou em atender aos requisitos.

A aquisição “precisa ser revisada após a análise completa da cotação da indústria”, afirmou uma versão traduzida do Orçamento das Forças Armadas Suecas para 2024.

As Forças Armadas suecas pretendem agora partilhar com o governo um “novo plano de ação” a incluir em futuros documentos orçamentais ou por meios alternativos, de acordo com o documento publicado a 28 de fevereiro.

O relatório em si não contém detalhes adicionais sobre as partes envolvidas no processo de aquisição fracassado. No entanto, de acordo com uma reportagem da Key Aero, a Força Aérea Sueca concordou em junho de 2022 em comprar dois C-130 de segunda mão da Itália, com planos de adquirir mais quatro aeronaves de Roma no futuro.

O ex-comandante da Força Aérea Sueca, Maj Gen Carl-Johan Edström, disse na época que os dois primeiros C-130 italianos usados seriam entregues à Suécia em 2023.

Nem o MoD sueco nem o MoD italiano responderam a um pedido de comentário sobre o assunto no momento da publicação.

“Estamos preparados para apoiar a Força Aérea Sueca no cumprimento de seus requisitos atuais e futuros de transporte aéreo tático com o C-130J Super Hercules, que se destacou como a escolha global em transporte aéreo tático”, disse um porta-voz da Lockheed Martin em comunicado ao Breaking Defense.

Estocolmo havia planejado anteriormente realizar uma atualização de meia-vida para estender a vida útil da frota C-130H até 2030, antes de decidir sobre o plano aeronaves italianas de segunda mão.

O atraso adicional nas aquisições causado pelo desenvolvimento de um “novo plano de ação” ocorre depois que o último relatório anual das Forças Armadas Suecas revelou que a frota C-130 teve baixa disponibilidade em 2022 porque a aeronave permaneceu com a Lockheed “mais do que o esperado”.

FONTE: Breaking Defense

Subscribe
Notify of
guest

82 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Faulhaber

Pessoal do KC-390 apresentem-se 🙂

Willber Rodrigues

Agora é a hora do GF brasileiro e Embraer botarem o pau na mesa e jogarem duro pra cima dos suecos, pra oferecer o 390.

Pesa a favor o fato dele já ter sido escolhido por 3 países da OTAN, e de podermos negociar uma contra-partido pro 2º lote de Gripens.

Agora é a hora.

Bueno

Falando em KC390 o FAB5828 esteve em voo hj,
 
 
https://www.flightradar24.com/data/aircraft/fab2858#2f70453c
 
Esta Célula esta pronta dês de 2022,estava na linha de montagem junto com o KC39 de
Portugal.
 
Mês 6/2021 pode ser vista no vídeo promocional da Embraer.

Demorando ser entregue para a FAB.

https://www.youtube.com/watch?v=JZ5md4KZIPw&t=92s

Willber Rodrigues

O 390 já foi homologado pra fazer REVO no Gripen?
Se foi, mais um ponto a favor pra mandar pros suecos.

Bille

Se tivesse que apostar, ainda não.

Marcos Silva

Os Gripen da fab nem voam direito,sabe-se lá porque,além de recém chegados. Do jeito que as coisa são feitas aqui,osso ainda vai demorar um tempão. Vide o caso do H-36 com capacidade revo. Cadê essa jabiraca?

Lucas Emanuel

Falando nas unidades do KC fiz esse levantamento dos últimos voos de cada unidade: PROTÓTIPO PT-ZNF: PERDA TOTAL PT-ZNG: 13/10/22 Gavião Peixoto (4 MESES) PT-ZNJ: 01/03/23 Voando em Gavião Peixoto GORDO FAB2853: 27/02/23 Anápolis FAB2857: 07/03/23 Boa Vista ZEUS FAB2854: 25/07/22 Anápolis – Gavião Peixoto (7MESES) FAB2855: 28/12/22 Anápolis – Gavião Peixoto (2MESES) FAB2856: 07/03/23 Voando França – Rio de Janeiro FAB2858: 07/03/23 Voou hoje depois de 2 meses em Gavião Peixoto PORTUGAL PT-ZDK: Foi pra Portugal ontem Fiz esse levantamento nas plataformas de rastreio, creio que são informações corretas. O PT-ZNG tá parado tem 4 meses, mais ou menos… Read more »

BK117

“O 2854 fez o último voo a 7 meses, e o 2855 a 2 meses. Será que estão passando por algum tipo de atualização ou um tipo de “retrofit”?”

O 2854 está sim em processo de atualização. Como o 2855 teve seu ultimo voo para Gavião Peixoto, provável que também esteja.

Sexto Embraer KC-390 da FAB realiza voo de experiências pré-entrega » Força Aérea (forcaaerea.com.br)

Lembrando que, especialmente para aviação militar, não estar no flightradar não significa que aeronave não voou.

Bueno

Lucas, banaca, tbm acompanho diariamente os voos de diversa aeronaves da FAB, tenho uma planilha e faço as anotações
 
Do KC390 apenas o FB2854 não voo em 2023, último voo dele foi  25/07/2022 para EMBRAER

No total de 8 células da FAB 7 aeronaves estiveram em voos  este ano.

O FAB2855 voo em 11/02/2023

o PT-ZNG em voo nesta semana

https://www.radarbox.com/data/registration/PT-ZNG

Bueno

*bacana, 

Bueno

O FAB2854 em voo dia 08/03/2023 Deve retornar para operação ainda este mês Muito bom!!
Assim sendo todos os 8 KC390 da FAB fizeram voos em 2023… até o protótipo PT-ZNG que é o 2852 emprestado para a FAB terminar a campanha de certificação
 
https://www.flightradar24.com/data/aircraft/fab2854
 
 
Interessante que o FAB2855 teve pane 19/08/21 Serra Cachimbo quando levava ajuda humanitária
para o Haiti, foi reparado e voltou a operação e esteve na FIDAE 2022

Vitor

Bom ponto. Nada se fala do atraso na entrega do KC-390 e dos Gripen.

Rinaldo Nery

Teremos surpresas com relação ao segundo lote de F-39…

BK117

Caro Nery, seriam surpresas boas ou ruins?

Last edited 1 ano atrás by BK117
Rinaldo Nery

Acho que ruins.

Fabio Mayer

Sempre são ruins….

Ivan herrera

Se 26 caças em um eventual segundo lote eu achava pouco , se forem ruins será que haverá segundo lote kkk

Santamariense

Nunca esperei que fossem boas. Foi o escolhido? Foi. Por isso, torci, e torço, que desse, e dê, certo. Mas, esse programa está cada vez mais parecido com o do AMX. A FAB queria 79 AMX, em 4 lotes, mas acabou comprando apenas 56, em 3 lotes. O quarto, de 23 aeronaves, foi cancelado. O AMX teve ~200 aeronaves produzidas, pra 2 clientes, e teve os problemas de suprimentos que vemos acontecer há anos. O Gripen tb só vendeu para 2 clientes e só tem 100 aeronaves encomendadas. Esse segundo lote, se sair, vai ser lá pra frente e com… Read more »

Rogério Loureiro Dhiério

Parte de sua lingua está no seu prato. Acho que vc já mordeu.
INFELIZMENTE

Felipe Augusto Batista

Então não será nenhuma surpresa.

BK117

Eita lasquera…

Ser uma notícia ruim pro segundo lote não quer dizer imediatamente que é ruim pra FAB, se for mais uma substituição do que um cancelamento… #Esperança rsrsrs

Carlos

Vão substituir os caças por jatinhos executivos para levar ministros nos leilões de cavalos e outras demandas particulares?
A Embraer vai acabar se dando bem com o pedido de uns 50 jatinhos.

Fabricio

Aí azedou!!!

Um Simples Brasileiro

Se forem diminuir as unidades, serão péssimas, dado que 36 já era pouco…

Felipe

40 na verdade…

Cesar Santos

Caro Nery… Seguinte vamos por partes… primeiro ponto que vejo, que já há esse sinal desde o final do último governo, vou tentar não “politizar” o assunto ao maximo mas dar meu ponto de vista com as informações que tive limitadas de imprensa que ainda podem não estar corretas… primeiro ponto, o fato de terem anunciado os 4 caças adicionais para o primeiro lote e até onde sabemos ficou somente no anúncio (era só ir la e fazer uma rubrica no aditivo). Segundo o Brigadeiro Baptista Jr, visitando a Itália para voar no M346 (somente demonstrando como já se desenhava… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Cesar Santos
Salomon

 ..não faz muito sentido aquisição de M346 com nosso orçamento..”
Parece até que o amigo não conhece o Brasil.
Quando o QSJ entra nas negociações por fora ninguém pensa de forma racional.
https://exame.com/brasil/tres-coroneis-da-fab-sao-denunciados-por-desvio-de-r-104-milhoes/

Vitor

Está na cara que o Projeto Gripen vai atrasar mais. O Governo entrou radical a esquerda e a economia não vai aguentar… simples assim. Vamos ter projetos parados aos montes porque o dinheiro não ta sobrando.

Vitor

Vai faltar dinheiro… esta evidente…

Miguel Felicio

Vai faltar dinheiro, porque temos que priorizar os “cumpanheiros” daqui e os de lá (hermanos, venezuelanos, cubanos, etc, etc.)…..

Felipe

O que seria? Pra que este suspense?

Bueno

Antecipa ai Nery, passa para os editores , ai criam uma matéria “possível atraso” “Possível cancelamentos” , precisamos colocar pressão nos políticos “

Thunder

Quais?

Rogério Loureiro Dhiério

Obrigado por “ESTRAGAR”, meu dia antecipadamente antes da desgraça ser anunciada Rinaldo.

Brincadeira.

Abs.

Cristiano GR

Então fazuele pessoal da turminha. kkk

Mauro Cambuquira

“Jesuis”! Ah! Não Comandante, tudo aqui é sofrido demais da conta.
Nada é tão sério por aqui que não possa virar piada.

Willber Rodrigues

( bate na madeira 3X )

Luiz Antonio

Melhor arrumar uma marreta

Rogério Loureiro Dhiério

Ou bater com a cabeça no batente da porta.

Luiz Antonio

O bonde já passou amigo. Isso teria que ter sido feito como compensação do contrato do GRIPEN e acho que até foi proposto, mas sem ênfase e os suecos fizeram aquela cara de quem teve flatulência no elevador. Tudo ainda agravado pela redução das unidades pela FAB e a EMBRAER reclamando sem buscar alternativas quando essa era muito promissora e conhecida. Não sei como chamar esse conjunto de atitudes erradas sem ser ofensivo. Então cada um entenda como quiser.

Um Simples Brasileiro

A parceria com a Embraer pesa muito também.

Gian Naressi

O problema é que a Embraer pode levar até 4 anos para entregar a primeira unidade para eles, mas a necessidade é urgente. Por isso estão procurando um aeronave usada e mais rapida para ser incorporada.

Nonato

Quem quer vender dá um jeito.
Não vejo dificuldade de a Embraer entregar 4 KC em um ano.

Willber Rodrigues

Twlvez não.
A linha dos 390 do Brasil está ociosa, por conta dos cortes do n° de 390 pela FAB.
Não duvido nada que a Embraer entre em entendimento com a FAB pra “passar na frente” os 390 suecos, ao invés dos encomendados pela FAB.

Fabio Araujo

Se não me engano a França quando quer um cliente importante usa um ou mais Rafales que esta sendo finalizado para a França e entrega para o cliente atrasando as entregas para sua própria força aérea, não fazem isso para todos os clientes e quando o fazem é só para adiantar parte do pedido. A Embraer em comum acordo com a FAB poderia reservar um KC-390 que esta sendo finalizado e antecipar a entrega de um para a Suécia se o acordo for interessante e assim garantir o contrato!

Adriano Madureira

Fosse a Embraer, falaria com o comando da aeronáutica e ofereceria a 6º unidade que deve estar perto de ser entregues a força…

Marcelo Andrade

Exato, essa é a hora!!! Mas com esse Desgoverno ai que até agora não demonstrou pra que veio, vai ser difícil, Eles querem é falar com o Irã, Nicarágua, Cuba, etc.

C G

O Brasil precisa aprender a jogar com as pouquíssimas armas que tem, temos o KC-390, temos o Astro (Artilharia de foguete esta super na moda), munição padrão Otan e o Guarani que se não serve para a Suécia é um produto de alta demanda no mundo… nos deveríamos assumir uma posição e negociar!

RenanZ

Excelente oportunidade que provávelmente o Brasil irá desperdiçar

pangloss

Mas será que a Suécia nunca ouviu falar no KC-390?

Last edited 1 ano atrás by pangloss
Leonardo

A fab vai ter q buscar uns gripens com o kc pra ver se eles “descobrem” o avião

Luiz Antonio

Essa história do KC-390 com os suecos deve ter melado quando a EMBRAER e a BOEING estavam naquele “love. Lembram que a própria EMBRAER pregava que a venda para a BOEING incrementaria as vendas do KC-390? Hoje tudo aquilo soa como conversa de bêbados com o inferninho fechando às 5 horas da matina..

Last edited 1 ano atrás by Luiz Antonio
Jagderband#44

Se continuar recebendo navios de “nações amigas” tais como os que atracaram semana passada no Rio, pode esquecer.
Não vende nem balinha na esquina.

Maurício.

Receber navios não pode, agora, receber de “presente” jóias de milhões de um país tão sujo quanto, aí pode…

Santamariense

Sou totalmente à favor da não ingerência de qualquer país nas decisões do Brasil sobre quem recebemos. É o mínimo de soberania que se pode ter.
Quanto às jóias, é claro que não pode…mas, o que uma coisa tem a ver com a outra? Quando não fazem uma comparação entre uma lado e outro, tu vem e faz…e depois reclama quando outros fazem o mesmo tipo de comentário.

Allan Lemos

E ocultar patrimônio usando cavalos de raça, pode?

Carlos Roberto Valle Bastos

Mas o Irã é nação amiga é com bons acordos comerciais !
Já perdemos 5 bilhões de dólares com a Venezuela anuais por sermos capacho dos EUA, dinheiro superior as centenas de aviões !

M4l4v1t4

E se não tomar cuidado, perderemos 500 bilhões de dólares anuais se não quiseremos ser “capachos do EUA”. Começando pela Embraer que deixa de existir do dia pra noite.

Last edited 1 ano atrás by M4l4v1t4
Santamariense

Calma…os EUA não vão jogar contratos de bilhões de dólares de suas empresas, fornecedoras da Embraer, por conta de 2 banheiras iranianas visitando o RJ.

Santamariense

5 bilhões de dólares é mais ou menos o que vamos pagar pelo primeiro lote do Gripen, portanto esse valor correspondente à 1/3 de uma centena….não à centenas.

Luiz Antonio

tem certos assuntos em que é bom nem colocar a cara fora do engradado. Sempre é bom pensar antes de falar ou escrever

Henrique A

Como se o Brasil não fizesse rotineiramente essas coisas… o Brasil oficialmente, constitucionalmente, é neutro e pacifista, estranho seria se negássemos a simples visita de embarcações de uma nação que temos comércio e relações diplomáticas normais.

glasquis7

É o momento de fazer pressão… Eles venderam o Gripen, uma mão lava…

Francisco

O Brasil não pertence ao grupo de apoio à ucrânia, e neste momento as parcerias são entes os países envolvidos e países NATO. O Ka-Ce ainda não prestou provas muito menos em países com um nível de gelo como a Suécia

Last edited 1 ano atrás by Francisco
glasquis7

O Brasil não pertence ao grupo de apoio à ucrânia…”

Pertence sim, apenas não pertence ao grupo que envia armamento.

Fabio Araujo

Como andam os ensaios de abastecimento do Gripen pelos KC-390? Já foram iniciados? Isso poderá ser um diferencial na proposta do KC-390!

BK117

Creio que não faz muita diferença, afinal o KC390 já é certificado para reabastecimento em voo, e será capaz de reabastecer o Gripen numa boa. A velocidade dele é um grande diferencial para reabastecer aeronaves à jato. Poderíamos enviar um KC pra fazer uma demonstração com REVO dos Gripen C deles.

Fabio Araujo

Mas para cada avião ou helicóptero que venha a ser reabastecido existe um procedimento pois cada aeronave tem suas características voo por isso precisa fazer testes de certificação para determinar o melhor procedimento para cada aeronave levando em conta as características do avião tanque e da aeronave a ser abastecida.

Pedro sousa

A questão é como anda a sonda REVO do Gripen E

Camargoer.

Ola Pedro. O Gripen tem uma sonda retrátil no lado esquerdo da cabine do piloto. Quando o avião precisa fazer REVO, a sonda se abre, permitindo que o avião se conecte com a cesta na ponta da mangueira vinda do KC390, KC130 ou do KC30 (no caso da FAB). Depois que o caça é reabastecido, a sonda é desconectada e se fecha.

Henrique A

O Gripen usa probe e o KC-390 drogue…

Last edited 1 ano atrás by Henrique A
Marcos Silva

Não andam. Se fossemos um pais sério…..

BK117

Sem dúvidas o KC-390 é a melhor opção. Vai ser uma tremenda desfeita se não o considerarem.
O Brasil é o único cliente externo do Gripen E/F (e parece que vai ser por um bom tempo). É algo que eles tem que pensar, e que nós podemos usar.

M4l4v1t4

Essa reviravolta tá com jeitaço de pressão da SAAB no governo sueco em favor do KC-390

Só lembrando que, na minha opinião, o único MBT que atende aos requisitos do Exército e que está em conformidade com o que se espera que sejam os MBT no futuro, principalmente depois do choque de realidade que a Guerra da Ucrânia deu nos entendidos (carolas conservadores da cavalaria tradicional), é o CV90 com canhão de 120mm.

Portanto, se a SAAB quiser cravar o favoritismo do CV90 para o EB, a Hora é agora.

Last edited 1 ano atrás by M4l4v1t4
Willber Rodrigues

EB com CV90
FAB com Gripen
Suécia com 390
MB com aqueles caça minas suecos que estavam sendo vendidos a algum tempo atrás.

Pronto, todo mundo sai feliz.

Fabio Araujo

O CV90 perdeu para o Centauro II na seleção do EB!

Henrique A

CV90 com canhão 120mm é um arremedo de MBT, ninguém nunca comprou essa variante e ainda por cima deve ser caro. O que a gente tem que comprar de sueco é coisa boa, tipo CV90 IFV, BvS 10, RBS 70, Carl Gustav, AT4.

m4l4v1t4

Henrique, o futuro é IFV. O carro principal agora são os IFV, os MBT são quase dispensáveis. Se o Exército ainda não se convenceu disso, e não está convencido de que precisa criar uma frota de IFV, então, o Exército esta desgovernado e não pode fazer guerra no século XXI contra qualquer força minimamente equipada com ATGM. Os MBT só estão seguros sob forte cobertura da infantaria e quase sempre em áreas urbanas ou vegetação cerrada. Portanto, a mobilidade é crucial, muito mais do que a blindagem. Entrar e sair dessas coberturas de forma rápida é fundamental, inclusive para o… Read more »

Henrique A

Não, MBT não é “dispensável”. Se não for para adquirir um MBT puro sangue, é melhor ficar com o Leo 1 A5.

Saldanha da Gama

E a famosa cooperação?

Um Simples Brasileiro

Acho que o KC-390 tem reais chances nesse caso (mas, não devem ser muitas unidades, porém, abririam as portas para novas vendas no futuro), desde que, a Suécia esteja disposta a operar jatos nessa função.

Jadson Cabral

Como diz o Caiafa, nada como um dia após o outro, nada como um dia após o outro.