E190

Nova York, 9 de março de 2023 – A Embraer (NYSE: ERJ, B3: EMB3) fechou uma linha de crédito de US$ 200 milhões para financiar compras de fornecedores diretos nos Estados Unidos. Esse financiamento está sendo fornecido pelo Citibank e garantido pelo Export-Import Bank of the United States (EXIM), agência oficial de crédito à exportação do país.

Esta linha de crédito com EXIM e Citibank apoiará os esforços da Embraer para diversificar suas operações de crédito no mercado de aviação em todo o mundo, fornecendo à empresa opções adicionais de financiamento e melhorando seu perfil de empréstimo.

“Esta linha de crédito nos ajudará a melhorar ainda mais nosso perfil de dívida e fortalecer nosso relacionamento de longo prazo com fornecedores americanos. Diversificar nossas operações de crédito e buscar novas oportunidades em nossos principais mercados são fundamentais para continuar melhorando a eficiência de nossas operações financeiras”, disse Antonio Carlos Garcia, Diretor Financeiro da Embraer.

“Estamos felizes em poder capacitar um parceiro estratégico como a Embraer a encontrar soluções de financiamento mais eficientes e diversificadas. mais adequados às suas necessidades, além do que está disponível localmente”, disse Miguel Queen, Head of Large Corporates do Citi Brasil.

Siga a Embraer no Twitter: @Embraer

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer tem negócios em Aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, fornecendo serviço pós-venda e suporte aos clientes.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é a principal fabricante de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gus

Esta ruim a situação financeira da Embraer assim para pedir empréstimos? Ou fecharam algum negócio que ainda não divulgaram, mas que precisou capitalizar melhor?

gordo

“com fornecedores americanos”….
Esse dinheiro será gasto nos EUA, acaba sendo vantajoso para empresas de lá. Numa ponta sabem que vão receber, é dinheiro certo, na outra ponta tiram um cliente da concorrência. Isso é fomento, querem beneficiar a indústria local.

Camargoer.

Gordo. O Exiim bank significa banco de fomento para a importação e exportação. No Brasil é papel do BNDES. Neste caso, a Embraer importa componentes fabricados nós EUA para os aviões fabricados no Brasil. Com este crédito, a Embraer importa os componentes com uma taxa baixa. Como a empresa exporta os aviões com financiamento do BNDES, quem compra o avião paga para o banco brasileiro parcelado, mas a Embraer recebe o valor praticamente a vista do BNDES mas para a importação dia componentes também em parcelas. O melhor dia mundos. Recebe a vista e paga a prazo

Camargoer.

Caro Gus. O Exim bank faz nós EUA o mesmo que o BNDES no Brasil. Ele financia a exportação de produtos fabricados nós EUA. Como a Embraer importa diversos equipamentos para a fabricação dos aviões. O fato da Embraer receber este crédito é sinal de sua saúde financeira.

Um Simples Brasileiro

Na verdade, é justamente o contrário, se um banco de desenvolvimento dos EUA empresta dinheiro à uma empresa estrangeira do porte da Embraer, é sinal de perspectivas de lucro para empresa e retorno para aquele país que irá conceder o crédito.

Camargoer.

Exato. O crédito é para a Embraer comprar componentes fabricados nós EUA que sai usados na fábrica só de aviões no Brasil, extra ente como o BNDES faz para empresas brasileiras exportadoras.

Gus

Perfeito! Grato pelos esclarecimentos de todos.

Um Simples Brasileiro

Disponha sempre.

A C

Infelizmente a situacao da familia E2 nao parece ser muito favoravel no momento. As vendas da familia E2 ainda nao empolgaram no mercado global e nos EUA, onde 80% da aviacao regional pertence a familia E-jet, as vendas neste pais estao estagnadas por causa do scope clause. Enquanto no Brasil “financiamento” tem uma conotacao negativa, o mesmo nao eh verdade em paises com taxas de juros menores. Alem de garantir liquidez de caixa, financiamentos dao agilidade em negociacoes com potenciais clientes em qualquer parte do mundo. Nao ha pressa no momento para que as scope clauses sejam reavailiadas. Enquanto isso… Read more »

Last edited 1 ano atrás by A C
Camargoer.

Caro AC. O capitalismo é baseado no crédito, tanto para fomentar a produção quando para fomentar o consumo. O crédito para consumo inverte a ordem, permitindo que o consumo seja realizado antes da renda. Este é um dos motores do capitalismo. No caso da produção ou prestação de serviço, isso viabiliza a aquisição de bens de capital antes da empresa estar capacitada para gerar receita. Neste caso, o bem de capital adquirido por meio de crédito irá gerar receita para quitar o seu financiamento durante a sua vida útil. O financiamento para a construção da represa foi assinado em 1970… Read more »

Underground

É um empréstimo do Citybank garantido pelo EXIM. Com garantia, os riscos são menores, portanto os juros são menores.

Nonato

O ideal, por um lado, é ninguém (pessoas, empresas e governos) ter dívidas.
Mas essa não é a realidade.
Por outro lado, dívidas podem ser benéficas.
Alguém mencionou a construção de Itaipu.
Ou a compra de um apartamento que pode ser impossível à vista para a maioria das pessoas.
Uma empresa pode comprar outra ou realizar grandes investimentos por meio de dividas.
A Vale comprou outras mineradoras.
Após comprar a canadense Inco, em 2006, se tornou a segunda maior mineradora do mundo.
Dificilmente essas compras são a vista.