A fabricante britânica de aeronaves Britten-Norman obteve a certificação de tipo da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) para a aeronave turboélice BN2T-4S Islander propulsada pelo Rolls Royce modelo 250. O BN2T-4S é a variante maior de motor a pistão BN2B Islander e vem com um MTOW aumentado de 8.500 libras. A certificação está incluída na referência de certificado de tipo FAA A17EU Revisão 22.

Esta mudança é um marco importante para a Britten-Norman e complementa os certificados de tipo existentes para a aeronave com o Reino Unido CAA e EASA. A nova certificação abre novos mercados para a empresa nos EUA e internacionalmente. Atualmente, os BN2T-4S Islanders estão sendo produzidos nas instalações de fabricação de Solent da empresa em Daedalus e Bembridge, no Reino Unido. Além de novas aeronaves, a Britten-Norman também possui estoque de aeronaves usadas reformadas de fábrica.

Mark Shipp, Diretor Técnico comenta:

“Obter a certificação de tipo para qualquer aeronave é uma grande conquista e exige muito esforço e trabalho árduo para convencer o regulador de que o produto não é apenas seguro, mas também atende aos padrões mais rigorosos. Os EUA são o maior mercado de aviação do mundo e a FAA é um regulador extremamente respeitado desse mercado. Estamos muito orgulhosos de ter tido a oportunidade de trabalhar em estreita colaboração com a FAA para atingir este importante objetivo e agora estamos ansiosos pelas oportunidades que isso trará.”

A aeronave Islander continua a desenvolver seu histórico comprovado de sucesso como um cavalo de trabalho puro-sangue. A aeronave está disponível em várias configurações, incluindo commuter, medevac, vigilância e patrulha marítima.

A Britten-Norman está atualmente em processo de aprovação de certificação de tipo para o BN2T-4S Islander na Índia e no Canadá.

DIVULGAÇÃO: Britten-Norman

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Rinaldo Nery

A FAB optou pelo Skycourier. Por que não colocam uma matéria sobre ele?

Alexandre Galante

Vamos fazer.

Um Simples Brasileiro

Aeronave fantástica!

Carvalho2008

Sabe que por incrível que pareça, um Islander foi testado a bordo do HMS Hermes??!!

Last edited 14 dias atrás by carvalho2008
carvalho2008

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Santamariense

“O BN2T-4S é a variante maior de motor a pistão BN2B Islander”

Este trecho do texto está mal escrito. Sugere que esta versão atual é equipada com motores a pistão, quando na verdade é a versão 2B que possui esses motores.

Um Simples Brasileiro

Do modelo tradicional, só temos dois exemplares ainda voando no Brasil, um é na Bahia. Dizem que é muito robusto. Deveriam voltar com a versão trimotor.