Avião WC-135 ‘farejador nuclear’ da Força Aérea dos EUA voa pela costa brasileira

241

WC-135R

Um avião WC-135R Constant Phoenix da Força Aérea dos EUA voou ontem (16/1) pela costa brasileira, contornando o Norte e o Nordeste do país, depois seguindo até a altura do Rio de Janeiro. A aeronave percorreu toda a rota sem pousar em território brasileiro.

O WC-135 é um avião de coleta atmosférica que recolhe partículas, gases e resíduos da atmosfera em apoio ao Tratado de Proibição Limitada de Testes Nucleares de 1963.

Vários contas de monitoramento no Twitter mostraram telas do FlightRadar24 com a aeronave de matrícula 64-14836 com número de voo MILLR36 decolando de San Juan, em Porto Rico, depois sendo acompanhada por um reabastecedor KC-10A. Em seguida, a aerovave sobrevoou a costa sul-americana, desde a Venezuela até a altura do Rio de Janeiro. Antes de iniciar o caminho de volta, a aeronave desceu até 6.500 pés.

O WC-135 é uma plataforma modificada C-135B ou EC-135C. As modificações do Constant Phoenix estão relacionadas principalmente ao seu conjunto de coleta atmosférica a bordo, que permite à tripulação da missão detectar “nuvens” radioativas em tempo real. A aeronave é equipada com dispositivos externos de fluxo para coletar particulados em papel filtro e um sistema de compressor para amostras de ar coletadas em esferas de retenção.

Três aviões-tanque KC-135R foram convertidos em WC-135, anunciados em 2018 e incluídos no pedido de orçamento FY19. A primeira aeronave convertida, 64-14836, foi entregue em julho de 2022. Foi justamente ela percorreu a costa brasileira na segunda-feira.

 

Histórico
O general Dwight D. Eisenhower comissionou o programa Constant Phoenix em 16 de setembro de 1947, quando encarregou as Forças Aéreas do Exército da responsabilidade geral pela detecção de explosões atômicas em qualquer lugar do mundo. Em setembro de 1949, um WB-29 voando entre o Alasca e o Japão detectou detritos nucleares do primeiro teste atômico da Rússia – um evento que não era possível até meados de 1950.

A partir de agosto de 1950, as aeronaves WB-50 foram convertidas para a missão de amostragem aérea durante um período de dois anos. As aeronaves WC-135 começaram a substituir os WB-50 em dezembro de 1965 e se tornaram o carro-chefe do programa de coleta atmosférica.

Missões de amostragem de ar foram realizadas rotineiramente no Extremo Oriente, Oceano Índico, Baía de Bengala, Mar Mediterrâneo, regiões polares e nas costas da América do Sul e África. O WC-135 desempenhou um papel importante no rastreamento de detritos radioativos do desastre da usina nuclear de Chernobyl na União Soviética.

Atualmente, a missão de amostragem de ar apoia o Tratado de Proibição Limitada de Testes Nucleares de 1963, que proíbe qualquer nação de testar armas nucleares acima do solo. Os WC-135 são atualmente as únicas aeronaves no inventário que realizam operações de amostragem de ar.

Características gerais

Função primária: Operações de amostragem e coleta de ar
Fabricante: Boeing Aerospace Co.
Motores: WC-135C, quatro turbofans Pratt & Whitney TF33-P9 sem reversores de empuxo;
WC-135W, quatro turbofans Pratt & Whitney TF33-P-5 com reversores de empuxo
Empuxo: 16.050 libras cada motor
Envergadura: 39,8 metros
Comprimento: 42,5 metros
Altura: 12,8 metros
Peso: 120.170 libras (54.508 kg)
Peso máximo de decolagem: 300.500 libras (136.304 kg)
Capacidade de combustível: 130.000 libras (58.967 kg)
Velocidade: 403 milhas por hora (350 nós)
Teto: 40.000 pés (12.192 pés)
Alcance: 4.000 milhas náuticas
Tripulação: Varia de acordo com a missão
Capacidade operacional inicial: dezembro de 1965
Inventário: Duas aeronaves

Subscribe
Notify of
guest

241 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
FERNANDO

Sem abastecimento, dos states ate o Rio de Janeiro??
Fantástico!!

Santamariense

“…aeronave de matrícula 64-14836 com número de voo MILLR36 decolando de San Juan, em Porto Rico, depois sendo acompanhada por um reabastecedor KC-10A.”

Ele não decolou dos EUA e não voou sem reabastecimento.

Laércio Domingues

Logo depois, caso de vaca louca no Pará e o presidente mudando de opinião e condenando a Rússia pela invasão a Ucrânia. Coincidência, não?

Fabio Araujo

Ele saiu de Porto Rico e acompanhado de um KC-135, tá na matéria!

Cristiano de Aquino Campos

Porto Rico, apesar de Thrump não querer e um estado americano, sendo que fica no Caribe, um pouco acima da Venezuela. Ele não deve saber disso.

Pedro sousa

Porto Rico não é um estado americano, e sim um território não-incorporado aos Estados Unidos.
Território não incorporado: Sob a lei dos Estados Unidos, um território não incorporado é uma área controlada pelo governo dos Estados Unidos qual não é parte dos Estados Unidos. Em territórios não incorporados a constituição dos EUA se aplica apenas parcialmente

Ataul

Eufemismo para Colônia!

O mesmo destino “natural” para o Brasil de quem defende alinhamento com os EUA!

m4l4v1t4

Pergunta para os portoriquenhos se é to interesse deles continuar sendo “colônia” ou não

Ataul

Pergunta para colonizados porto-riquenhos? É o mesmo que perguntar para braZicanos a opção entre um BrasIl Soberano ou lambe botas dos EUA!

H.Saito

Em 2020 fizeram um plebiscito onde 53% dos eleitores apoiaram que Porto Rico se tornasse um estado americano de facto.

João Moita Jr

Os puertoriquenhos são cidadãos americanos natos, com direitos e privilégios a todos os serviços disponíveis nos Estados Unidos. Só uma coisa os diferencia dos demais cidadãos; puertoriquenhos são isentos de pagar qualquer imposto federal ou estadual no país. Já conheci vários, e nunca conheci sequer um que achasse que Puerto Rico não deve ser parte dos Estados Unidos.

mago

Ataul! Para esses saqueadores que entram e saem a hora que querem nos espaços aéreos e marítimos em qualquer país da América Latina (seu quintal), isso é fato corriqueiro. E irá piorar. Essa turma está tomando uma sova na Ucrânia, que definitivamente está demorando, apesar de mais de 100 Bilhões de dólares e armas de todos os tipos ” enfiados” por lá pelos colonizadores. Alguém terá de ser rapinado por essa turma (mais ainda) e agora, com a expulsão dessa turminha “do bem” da Ásia, Ucrânia, golfo e etc, chegou a nossa vez. Os patriotas daqui ovulam e se desmancham… Read more »

mago

“desmoronando”.

Ataul

Pois é. Não se espera nada mais dos vira latas colonizados do que repetirem a mídia satélite dos EUA. No mundo real a Política de Estado dos EUA permanente para o Brasil é subjugação colonial; somos o quintal que o regime de Washington se acha no direito natural de saquear! Justiça Social? Soberania Nacional? Jamais! História e Geopolítica! Qualquer governo que defenda minimamente Justiça Social e Soberania Nacional será sabotado, levará alguma modalidade de Golpe, Guerra Híbrida na veia, como vemos desde 2013… Pra isso contam com seus gendarmes no país: oligarquia quinta coluna, setores do Judiciário e grande parte… Read more »

Comte. Nogueira

Eufemismo para anexação.

Saron

Pedro Sousa
É verda
Porto Rico não é um estado americano, e sim um território não-incorporado aos Estados Unidos.
Território não incorporado: Sob a lei dos Estados Unidos, um território não incorporado é uma área controlada pelo governo dos Estados Unidos qual não é parte dos Estados Unidos. Em territórios não incorporados a constituição dos EUA se aplica apenas parcialmente

Antropologo

Porto Rico não é um Estado, é um território não incorporado, ou seja não faz parte da União.

Santamariense

Por um KC-10.

Ataul

Os americanófilos colonizados ovulam!

Soberania Nacional é mero detalhe sem importância!

Packer

Guiana Francesa recebe as essências das espécies nativas para perfumes … as madeiras (toras-troncos) vai para Europa, desde Cabral, tudo isso aqui é colônia em partes para diversas partes …

Nonato

Ainda bem que Cuba se livrou desse fim.
E hoje é um pais próspero e seu povo é feliz…
Esse pessoal de Maduro pensa que engana com essa conversa mole

Ataul

São países Soberanos, embargados e sabotados (incluindo que tentar furar os bloqueios criminosos) em tempo integral pelo regime de Washington.

Como qualquer um que seja Soberano da Política de Estado dos EUA.

Mas para os colonizados que só repetem a mídia satélite dos EUA isso não vem ao caso…

Radagast, o Castanho

Desde quando eu era menino, e olha que isso é muito antes da criação do tempo, ouço essa história de que o embargo dus americanomalvadus é a razão da pobreza em Cuba e etc… só história para boi dormir, então durma. Tem uma contradição evidente nesse argumento, em outras palavras, o que vc está dizendo é que fazer negócios com os americanos malvadões é fundamental para a prosperidade de uma nação, já que a ruína de Cuba é causada pelo embargo americano. Cara, esse argumento só convence os inocentes úteis, já que há várias outras nações não alinhadas com Washington… Read more »

Ataul

Só repetição da narrativa rasa mainstrean satélite dos EUA.

Não se espera nada mais que isso de braZicano analfabeto em Política, História e Geopolítica.

Radagast, o Castanho

E eu que vi a criação de Arda, o despertar dos primeiros filhos e fatos ainda mais fantásticos estou vivo para ver um robô não ter argumento para me refutar.

Nei

Cuba é pobre porque quer!
O embargo não faz a pobreza, o que a gera é má administração e as regalias aos comandantes supremos do regime.

Radagast, o Castanho

Por falar em regalias… vale lembrar que a família Castro tem uma fortuna milionária…

Para eles Cuba do jeito que está é um grande negócio.

Nei

Bem isso.

Alan Santos

E veja a Coreia do Norte com o PIB menor que a Samsung ?

sub urbano

são os “patriotas” de vc sabe quem kkk

Eliezer

Hoje um Guslfstream g550 da HALO (High Altitude and Long Range Research Aircraft) sobrevoando o amazonas

Eliezer

hoje as 14:24 h eles novamente

Alan Santos

Largue mão de ser burro mané , os portoriquenhos que escolheram isso …igual a Criméia , quer dizer com observadores internacionais e não “hominhos verdes”.

os escolherão

zhirinovsky

eles tiveram autorização da fab para sobrevoar nosso espaço aereo ou não precisa ?

Slow

É mais fácil a FAB pedir autorização pra eles pra sobrevoar nosso próprio espaço aéreo ..

FERNANDO

ahahahahahah
verdade!!

Luis Carlos

kkkkkkk

Fabio Araujo

Se entraram em nosso espaço aéreo precisam sim, esse tipo de missão na maioria das vezes ocorre por acordos ou a pedido da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) e se for um desses casos a autorização é dada! Mas as vezes o governo americano manda por conta própria por desconfiar de algo e nesses casos passa próximo ao espaço aéreo do país sem entrar nele.

Marcelo

AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) é um agencia do Governo americano para cuidar dos interesses americanos !!!

H.Saito

AIEA agora está emprestada de socialistas que odeiam judeus.

Cristiano de Aquino Campos

Verdade, kkk.

Ataul

Exatamente.

A FAB não passa de uma pseudo Força Aérea colonial dos EUA no Brasil.

O vira latismo da FAB em relação aos EUA é repugnante de tão vira latas e quinta coluna.

Last edited 1 ano atrás by Ataul
Slow

Pois é, acredito que seja as força armadas no geral não acho nem que seja exclusividade da FAB ..

Rui Mendes

Dá um exemplo, só um.
Claro que era melhor, se fizessem como os teus adorados ditadores, anexavam à força e diziam que os 1000 ou 2000 Russos que vivem no Brasil (só ex, não sei quantos são) estavam a ser maltratados e que o Brasil tem líderes neo-nazis e passava a ser território ultramarino Russo, se calhar gostavas mais.

Mauro Cambuquira

O máximo que podemos fazer é bater o pezinho e cruzar os braços! Só temos orçamento para o Congresso! Só compramos armas do Ocidente!

Wagner

Vocês não entendem nada, eles vieram e pretendiam ir até o Chuí, mas os controladores de voo deram esporro e eles voltaram! “Se sobrevoar Copacabana vamos abater!” Kkkkk

Ruberval

O Pcc e o comando vermelho avisou que os espaço aéreo do Rio de janeiro tinha restrição de vôo e estava sujeito a abate da aeronave !!!!

Tomcat4,4

Não podia espalhar essa informação, vou chamar o carecão pra tu !!!rs

Adriano madureira

Boa 😆😆🇧🇷🇺🇲‼️ A brigadeira se derrete toda só de o Brasil ter a honra de ser sobrevoando por uma aeronave de nosso aliado e grande irmão, se fosse outro país com culhões, já teria expulso a aeronave do espaço aéreo ou feito pousar.

Patriota

Não teria não.
Se lembra do navio espião russo Yantar,que invadiu o Rio de Janeiro em 2020?
A Marinha não fez absolutamente nada!

Clésio Luiz

A norma internacional de defesa do espaço aéreo além da costa é algo bem limitado. Acho que a parte marítima é de apenas 3 milhas náuticas a partir da costa. Imagino que a zona aérea seja semelhante. Certamente o Cel. Nery possa dar uma informação mais precisa.

Alguns países com liderança agressiva costumam impor distâncias muito maiores, então é aí que os EUA gostam de cutucar e realizar esses voos paralelos à costa, como forma de “liberdade de navegação”.

Esse voo parece ter permanecido mais de uma centena de quilômetros da nossa costa.

Rinaldo Nery

15 milhas além da costa. Até nos EUA as ADIZ (Air Defense Identification Zone) obedecem essa distância. E, sim, pra voar no nosso espaço aéreo necessitam autorização. Chama-se AVOEM.

Ataul

Aqui os yankees entram a hora que quiserem. A FAB jamais deixará de autorizar uma aeronave de sua pátria amada (os EUA)!

Fernando Vieira

Mas você iria caçar uma treta com os EUA com um avião que só faz medições atmosféricas? Tem coisas que não vale a pena esquentar a cabeça, o avião sobrevoou o litoral fora da ADIZ, é um 707 modificado então todos os radares os viram, eles não fizeram nada, deixa eles.

A China deixa outra versão do KC-135 convertida como aeronave de reconhecimento voar próximo a seu território.

Rui Mendes

Claro que precisam, e se o Brasil não autorizar, eles não voam no espaço aéreo do Brasil.

Mauro Cambuquira

Mais Comandante, aqui pra nós, eles avisam algo, ou nesse caso, cai na “Liberdade de Navegação”?

PCOA

os F-5 poderiam ser despachados para escoltar?

Zorann

Não era nosso espaço espaço aéreo

Ataul

fAB? É deles. Receberiam com tapete “azul” se violassem nosso espaço aéreo!

Morgoth

Verificação das centrais nucleares de Angra?

Carlos Henrique Lucena

Alguns países com liderança agressiva costumam impor distâncias muito maiores (sic), no caso o próprio, não é mesmo?

IvanF

Considerando a direção dos ventos, acho que não. Mas é curioso terem ido até o RJ e depois voltado, mesmo que pelos mapas pareçam ter voltado antes de chegar em Angra.

Rui Mendes

Se calhar foi mais pela Venezuela, mas continuaram, para não mostrar o objetivo do vôo.

BVR

Acredito que seja bem por aí a explicação Rui. Esticaram até o Brasil para não assustar.

Emmanuel

Só dando uma olhadinha nos hermanos para saber se ninguém tá fazendo uma baguncinha.

BLACKRIVER

Segundo os comentários de controladores de tráfego aéreo nos grupos de WhatsApp eles simplesmente ignoraram as várias chamadas do controle de tráfego aéreo Brasileiro; inclusive na frequência internacional de emergência 121.50. Ignoraram tanto o ACC Atlântico como o ACC Recife e Curitiba. Então de duas uma; Ou a gloriosa FAB também conhecida como Táxi Aéreo de Luxo para “autoridades” foi comunicada mas não informou os controladores… Ou a opção mais provável, eles violaram o espaço aéreo brasileiro pois sabem que a FAB não tem meios nem pra ir ver do que se trata. Só um detalhe: imagina o que acontece… Read more »

Rinaldo Nery

Ninguém violou espaço aéreo algum.

Nemo

Gente, um especialista no assunto se dá ao trabalho de esclarecer o ponto e “intindidos” vem negativar. Tenham paciência.

Ataul

Especialista ou braZicano da FAB? Reprodutor de notinha oficial?

Rui Mendes

Claro, tu és um sabichão.

Ataul

Não, apenas vejo o óbvio.

Leo Rezende

A única coisa óbvia é que vc é só mais um MAV esquizofrênico.

Matheus

E aqueles comentários do pessoal do ACC Recife e Curitiba que chamaram eles várias vezes no rádio e eles nem responderam?

Allan Lemos

Não entendo as regras de tráfego aéreo mas acho que se eles não entraram em espaço aéreo brasileiro eles não tinham obrigações de responder. Ou talvez não se deva acreditar no que relato de um anônimo qualquer da internet.

Se houvesse qualquer violação do nosso espaço aéreo acredito(espero) que as aeronaves de interceptação teriam sido acionadas, assim como ocorreu com o Vulcan.

Rafael

Allan, precisamos avisar os ingleses que eles foram interceptados. Pelo jeito eles interpretaram a situação de forma equivocada.

BVR

O depoimento do caçador que interceptou o vulcan deveria ser legendado em inglês, e espanhol, e ser semeado nos espaços que tratam de defesa pela Internet.
Muita soberba. Se embaixo da bandeira brasileira tivesse um símbolo de engrenagem explicaria toda a situação. Mas pegou mal. Dá uma falsa ideia que eles combateram os dois países.

Rinaldo Nery

O Adido Aeronáutico norte americano é chamado no EMAER e uma advertência é oficialmente entregue. Os EUA respondem a advertência? Sim. Não é a primeira vez nem será a última. Houve algum conflito de tráfego, risco de colisão com alguém? Não sabemos.

Matheus

“O Adido Aeronáutico norte americano é chamado no EMAER e uma advertência é oficialmente entregue. Os EUA respondem a advertência? Sim. Não é a primeira vez nem será a última”. Que situação…esse tipo de missão na costa do Brasil é comum então? Só que dessa vez nós, meros mortais ficamos sabendo porque o avião estava com o transponder ligado. O Poder Aéreo poderia questionar o MD, MRE e DECEA. Isso tá muito estranho.

Last edited 1 ano atrás by Matheus
Santamariense

Invasões de espaço aéreo são muito mais comuns do que se imagina. E o Brasil também invade os espaços aéreos de vizinhos. Faz parte do jogo.

Ataul

O Brasil por acaso tem como Política de Estado subjugar colonialmente países vizinhos?

É óbvio que os braZicanos de plantão iriam fazer de tudo para relativizar e defender sua pátria (os EUA)!

Santamariense

Calma, toma teu Rivotril…eu só falei sobre invadir espaço aéreo. Não estou discutindo colonizador e colonizado.

Ataul

A carapuça serve direitinho, não? Não precisa responder. Todo mundo sabe.

Santamariense

Cara, eu só te respondi, pois teu comentário foi em resposta à um comentário meu. Nada mais. Que blábláblá é esse de carapuça? Ora, por favor…
Ah, antes que eu esqueça: aumenta a dose do Rivotril…tu tá precisando!

Ataul

Respondeu porque serve a carapuça de vira latas colonizado dos EUA; como todo mundo sabe.

Santamariense

Triplica o Rivotril…huehuehuehue

Santamariense

Hehehehe…..muito boa!

André Macedo

Um voo de rotina dos caras e uma galera inflando a situação, não houve invasão de espaço aéreo, antes de enviar esse avião eles já teriam um panorama obtido pela inteligência.

Ataul

Claro, de rotina deles…

BraZicano ovula com um avião yankee ao largo de nossas fronteiras…

Imagina se fosse russo ou chinês…

André Macedo

“De rotina” pq eles voam por todo canto amigão, se estivéssemos desenvolvendo uma bomba eles não precisariam desse avião pra descobrir, no máximo pra confirmar a suspeita.

Rinaldo Nery

Fora do território brasileiro podem fazer o que bem entenderem. É espaço aéreo internacional.

Matheus

Eles vêm, voam e vão embora.

Agressor's

Precisamos ser verdadeiramente libertos dos nossos colonizadores, pois infelizmente ainda somos colônia. É triste pensar que tantos países afrontam nossa soberania…

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Santamariense

Talvez eles tenham recebido autorização da FAB, que não informou aos controladores. Talvez eles não tenham invadido nosso espaço aéreo. Também, pode ser que eles tenham invadido nosso espaço aéreo. Como nós não vamos ter informação oficial sobre isso, qualquer uma dessas hipóteses é válida. Toca o barco.

Rinaldo Nery

A embaixada norte americana foi comunicada.

Ataul

A central de espionagem dos EUA no país não precisa ser comunicada de nada…

Ataul

Estão se lixando. Nosso espaço aéreo é deles, servido numa bandeja pela FAB!

Rinaldo Nery

Rapaz, você tá na TPM? Kkkll

Ivan herrera

😂😂😂

Santamariense

Hehehe,,,acho que quem está ovulando é ele. Nem da bola, Rinaldo.

Ataul

Só vir uma avião de pátria de vocês nas fronteiras do Brasil que ficaram excitados.

Se aqui tivesse Força Aérea de país soberano, não força colonial, deveria receber uma interceptação bem ao estilo russo ou chinês de intrusos inimigos.

Mas para isso também seria necessário caças de verdade…

Santamariense

Uiiiiii…nooooossa…..
Cara, vai te tratar! Tu estás sendo a piada da vez! Kkkkkkkkkkkkkkkk

Ataul

Eu conheço bem o ambiente.

Mas para o azar dos braZicanos que dominam o espaço nem todo mundo neste país é um colonizado, vira latas, quinta coluna e lambe botas dos EUA.

País, cuja Política de Estado permanente é sabotar de todas as formas o desenvolvimento, Justiça Social e Soberania Nacional do Brasil.

Essa é a diferença abissal entre nós.

Nacionalista de fato, não uns que batem continência para a bandeira dos EUA e faz/apoiam o governo mais entreguista, submisso e traidor da História do país!

FernandoEMB

Cara… pára de beber isso aí, ou fumar ou cheirar, ou sei lá que faz mal.

Que cara mala.

Não entende nada e só fica criticando. É um bebê chorão do teclado. Afff

Se eu procurar chato no dicionário vai ter a tua foto!!!!

Nei

Apoiadorzinho de Chinês e Russo.

Gripen não é caça de verdade? Ou até o F-5?

Sai de trás desse computador e celular e não use ele mais, pois é dos Americanos a mioria dos componentes.

Velho Alfredo

Aquela bolsa de consolos q os manifestantes acharam no supremo era dele….

BLACKRIVER

Há entendi…
Eles só voaram por aí… dentro das FIR… desceram e subiram… no meio do tráfego aéreo civil…

Os controladores choram desesperadamente, não tiveram resposta…

Tudo normal…

Rinaldo Nery

O DECEA emitiu alguma nota oficial? Não sei se foi o que ocorreu. Acho que Sargento postando em Whatsaapp não é informação oficial. Se o Alerta DA não foi acionado ê porque não foi necessário. Achem o que quiserem.

Nei

Para que esse tipo e ataque ao comentários?
Respeite os demais e se você não gosta da FAB e da USAF, não precisa ficar desmerecendo comentário do Sr. Rinaldo.

Rinaldo Nery

Deixa ele, Nei. Deve ser a TPM… Esse tipo de discussão não se alimenta. Deve ser algum velho conhecido com outro nick, pelo teor dos comentários. Os cães ladram e a caravana passa…

Nei

Perfeito!

109F-4

Mais um motivo pra ter enviado pelo menos um vetor. Mesmo que não tenham invadido o espaço aéreo brasileiro, não responder às chamadas é muita (eu acho) petulância. O piloto do caça diria: vcs não respondem então viemos perguntar no visual… (só pra perturbar).

Ataul

Pra braZicano isso seria uma desaforo! Vai que que os yankees fiquem bravos! E não vendam via FMS (= equipamento para desfile) alguma coisa obsoleta de estoque de deserto!

Cristiano de Aquino Campos

Amigo as 15 milhas de distância até os F-5 antes da modernização alcançam. Lembrando que temos aviões tanques e os Gripen agora. Se quisermos podemos interceptar, mas qual empregado tem coragem de chamar atenção do patrão?

109F-4

É por aí…

Up The Irons

É só inverter a situação: se fosse uma aeronave russa ou chinesa do mesmo tipo saindo da Venezuela e indo até a megalópole Rio-São Paulo, não respondendo às tentativas de comunicação dos controladores… O tratamento seria o mesmo?
Eu aposto 2 reais que os Gripens seriam acionados pra conferirem a situação. E seria louvável! A pergunta que fica é: por que isso não foi feito com uma aeronave americana?

Ataul

Não vão fazer isso com um avião de sua pátria (dos braZicanos/oficialato da fAB).

Se fosse russo ou chinês já estavam pedindo mais uma base dos EUA (fora Alcântara) no braZil.

RPiletti

Tu é chato hein…

Rinaldo Nery

Chato é pouco… Parece algum tipo de distúrbio.

Ataul

O meu “distúrbio” é ser nacionalista, de fato.

Não um vira latas e entreguista que defende o país ser colônia dos EUA. Como o típico oficial da fAB! A mais vira latas e colonizada de nossas 3 pseudo FAs.

Santamariense

Nacionalista? Tu é um psicopata, isso sim. Huehuehuehue

Renan

Ele só quer um pouco de atenção, é carência.

Rinaldo Nery

Deve ser…

Ataul

“Red Pill”? Só podia ser um desses…

Santamariense

Cara, procura auxílio profissional! Além das tuas abobrinhas, agora tá até trocando o nome dos comentaristas? Que Red Pill? É RPiletti!

Red Pill - 红色药丸

Até porque nem comentei, aliás, tinha comentado e censuraram, tinha chamado os donos do tal avião vigia de “ratos” mas parece ter ferido alguns tal declaração.

Leandro Costa

Serve Tu-160? Fizeram a mesma coisa, descolando da Venezuela anos atrás.

Ataul

É. O Gripen vai interceptar só com o IRST!

Agressor's

“BLACKRIVER Visitante Só um detalhe: imagina o que acontece quando eles voam com transponder desligados ou usam drones!” Pilots linked to Amazon aeroplane crash arrive back in the US : https://www.youtube.com/watch?v=E9DKJB71IwU Two U.S. pilots detained in Brazil for more than two months following a midair collision that killed : https://www.youtube.com/watch?v=i4Fn-ugHbxs É de realçar que atualmente, o respeito entre os países baseia-se na hegemonia militar e no poder Econômico-Financeiro. E como sempre, se propaga aquela velha máxima: “O meu imperialismo é melhor do que o seu”, só que o objetivo do imperialismo é sempre o mesmo, não importa de quem. Não… Read more »

Rui Mendes

Não tem meios, então os F-5 e muito em breve os Grippen, não contam??!!??

109F-4

Por falar nisso, o Brasil tem ADIZ? Podiam ter enviado pelo menos um caça só pra dar um oi…

zehpedro

o problema é que o IRST dos gripen ainda não chegaram 😉

Eduardo Angelo Pasin

Sério? Nem seria o gripen que iria fazer a interceptação, e além disso o gripen possuí um radar.

zehpedro

Seríssimo

Santamariense

Ironia! Conhece?

Ataul

Tu não…

Santamariense

Dãããã…..cara, continua, pois tá muito engraçado te trollar. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ataul

Tá lá atrás do radome; já funcionar direito…

Ataul

Tão vindo de navio; sabe como é, voo balança muito!

Ivan herrera

Até o F5 pega na partida eles já teriam dado meia volta e voltado pra trás 😂

Ataul

Se se afastarem algumas dezenas de milhas já era; F-5 tem um alcance pífio, absolutamente ridículo. Mas para a FAB tá ótimo, é seu padrão…

Caças pesados é coisa de Força Aérea de verdade, que de fato defende Soberania Nacional, não de pseudo força colonial…

Fabio Mayer

Quanta revolta! kkkkkkkk

Fabio Mayer

Sua revolta foi a mesma, quando uma frota de navios de pesca predatória chinesa tentou entrar em mares territoriais brasileiros?

Ataul

De novo essa estória?

Isso é Política de Estado?

A China atua com país numa agenda multilateral, de cooperação e complementariedade econômica.

Já a pátria de vocês braZicanos, os EUA, tem como Política de Estado permanente, bipartidária, sabotar o país! Um câncer geopolítico absoluto para o país e América Latina.

Mas como vira latas colonizados até o talo o desejo natural de vocês é sermos alinhados como vassalos e colônia de exploração dos EUA, única política deles para o país e região.

Santamariense

Defecou pelos dedos, encheu de blábláblá e não respondeu a pergunta do outro colega.

“ A China atua com país numa agenda multilateral, de cooperação e complementariedade econômica.”

Pesca predatória em mar territorial alheio, sem autorização, isso sim! Kkkkkkkkkkkkkkk

Ataul

Primeiro que várias de minhas respostas são censuradas, por motivos óbvios (expor os colonizados, vira latas e quinta colunas, sobretudo do pior tipo: de farda).

Segundo que tu ignora o óbvio, como esperado.

Terceiro é óbvio que expor tua carapuça de braZicano doeu no brio (que não tem nenhum para defender a Soberania de fato do país).

Agressor's

Nós brasileiros estamos lascados com essas forças armadas que temos. Um país rico, muito rico mas completamente vulnerável e desprotegido…

Charle

O mais importante está bem posto na conta deles no final de cada mês…

Fabio Araujo

Creio que seja por conta do programa do submarino nuclear brasileiro!

Ivan herrera

Eles estão de olho, no super , mega subnuclear que está sendo produzido e entrará em operação por volta de 2080.

Matheus

Tudo muito estranho. Aguardando um posicionamento do MRE e MD.

Santamariense

Por que? Invasões de espaço aéreo ( o que nem sei se foi esse caso) são muito mais comuns do que se imagina. Aqui e em todo o mundo.

Rinaldo Nery

A embaixada norte americana foi comunicada.

Claudio Moraes

Olá Rinaldo Nery, porque será que não mandaram um caça pelo menos pra averiguar ou acompanhar o voo da aeronave? Se o controle aéreo sabia pelos radares da aeronave na costa. Não sou especialista na área, mas fica meu questionamento e de muitos. Abraços.

Rinaldo Nery

Eu não sei. Talvez não fosse necessário. Não foi ato hostil.

Matheus

HAHAHAHAHAHAHA o Brasil só fez aquela notinha de rodapé?

Nemo

O percurso diz tudo. Estamos sendo vigiados pelo país-irmão que deu um claro aviso: comportem-se!

Silvano

Falando sério mesmo.

Qual o sentido desse voo?? ainda diminui a altitude justo sobre o Rio de Janeiro. Não lembro ter acontecido isso antes, nem no governo passado. Isso me parece é mais um aviso… tipo: “Comporte-se.”

Estava terminando este comentário, quando baixei e li o último comentário postado três minutos antes, com a mesma expressão que eu usei.

E é um novo governo, isso não foi a toa.

Silvano

Tem caboco que realmente acredita ou finge acreditar, que o nosso parceiro é mesmo queridinho dos caras lá de fora. Acorda rapaz, foi colocado aí com um propósito, ou cumpre ou se transforma numa espécie de “de volta para o futuro”, se é que me entendem.

André Macedo

Não são nossos queridinhos mesmo, mas quem prestou continência pra eles diversas vezes e falou que “estava ansioso para explorar a Amazônia junto com os EUA” foi o perdedor kkkkkkk para com esse papinho cara, já deu.

Ataul

Para os vira latas, colonizados e quinta colunas braZicanos estava tudo certo!

É um desejo molhado o Brasil ser colônia de exploração dos EUA! Ser dos vassalos dos mais obedientes da Política de Estado de Washington de sabotagem permanente do país!

Kornet

Graças aos traidores da pátria não temos e nunca teremos armas nucleares.
E os donos do mundo são aclamados por muitos brasileiros.

zehpedro

Olá amigo, só para entender: quem são esse traidores que impediram que tivessemos armas nucleares? Vc tá falando do Collor e sua pá de cal?

Romão

Geralmente esse pessoal fala assim do FHC, por te assinado o tal tratado.

Kornet

Teve além desses 2 o general Costa e Silva e Ulisses Guimarães.

Henrique

sim.. bora fazer uma bomba… isso nem vai drenar todos o recursos do país e dificultar a vida econômica do país a troco do que mesmo? aé a gente vai poder jogar uma bomba agora nos 5 maiores parceiros comercias do Brasil, olha que maravilha enquanto isso: não tem caças/tanker/AEW na FAB, Não tem MBT/VBT/Misseis anti qq coisa no EB e não tem navios de combate e nem auxiliares muito menos avião ASW na MB, mas p***,pelo menos tem a bomba né fico imaginado se a gente tacar e os cara rebater pra outro lado ela como fica kkkkkk, dai… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Slow

“ to vendo a dissuasão linda que ta acontecendo na Ucrânia com a Rússia.. Ucrânia fico 100% dissuadia a não lutar “

Se a Rússia não tivesse 6 mil ogivas a OTAN já tinha feito de tudo e mais um pouco ali .. mas eles sabem que se fizer isso corre o risco da Europa sumir .

É o mesmo acontece com o gordinho que só não fizeram nada com ele pq corre o risco do Japão e Coreia sumir ..

Allan Lemos

Se a Ucrânia não tivesse entregue as suas armas nucleares em troca de um pedaço de papel que afirmava que a Rússia jamais a atacaria, não estaria nessa situação.

Isso me lembra do que Churchil disse à Chamberlain: “Você tinha que escolher entre a desonra e a guerra, você escolheu a desonra e agora terá a guerra”.

Mas tudo bem, vamos continuar vivendo a doce ilusão onde o Brasil jamais precisará da bomba atômica porque não tem inimigos, é um país pacífico, dentre outras bobagens do gênero.

Rinaldo Nery

Não tem AEW na FAB (E-99)? Nem tanker (KC-390)? Não tem ASW (P-3)?

Renan

Putz que papinho furado esse.. Eu até poderia concordar com alguma coisa mas aí seriam dois falando M***

Marcelo
Kornet

Essa missão só prova o que muitos dizem,países não têm aliados, mas interesses.
Temos que levantar a cabeça e não de abaixá-la ao assinarmos acordos e tratados, pois assim nunca seremos respeitados.

BK117

Dando aquela cheiradinha pra ver se o projeto do subnuc não é mais bombástico do que parece, né?

Agora, até onde ele foi já deu pra cumprir a missão e voltou ou (lá vou eu falar bobeira) Santa Cruz não gostou muito da ideia, por assim dizer?

Mesmo que não hostil e não tendo entrado em espaço aéreo brasileiro, isso não evidencia um falha preocupante da defesa aérea pela ausência de grupos de interceptadores a jato na região norte e principalmente, nordeste? (mesmo que aeronaves de outras regiões possam ser deslocadas)

Last edited 1 ano atrás by BK117
Maurício.

Nessas horas eu sinto inveja de forças aéreas do calibre de uma China ou Rússia, enviam caças para mostrar presença, mostrar que estão ali e estão de olho.

Romão

Caro Maurício, segundo os companheiros aqui do Blog (a maioria deles), as forças aéreas chinesa e russa são “pouco profissionais” e não resistiriam muito contra nossos irmãos mais velhos, Yankees.

Maurício.

A maioria desse pessoal acredita em terra plana e se baseiam nos “ensinamentos” de Olavo de Carvalho e acham que Trump é o último conservador do planeta, não dá para levar esse pessoal muito a sério.

Silvano

Você prefere morar nos EUA de Trump ou na China?

Maurício.

EUA de Trump? EUA de Trump é passado, tu não lembra? Pois é, ele perdeu para o Biden, embora alguns achem que foi “gópi”…rsrsrs.
Eu considero EUA e China farinha do mesmo saco, se for para escolher entre o sujo e o mal lavado, eu fico com o meu Brasil mesmo.

Silvano

Conheço bem esse papo de nem EUA e nem China. Todo cara que diz isso tem um Mao Tse Tung e dois Ho Chi Minh dentro do peito.

Tem um aí que se tu entrar lá no canal dele e apenas perguntar se ele é pró China, ele endoida… migué de urso flamenguista.

Maurício.

“migué de urso flamenguista.”

Se tu quer ser uma águia-careca, mesmo sabendo que eles sempre vão considerar você um Zé Carioca, tudo bem, pega um avião e vá de mala e cuia para a terra do Mickey. Eu considero a águia-careca do mesmo nível do urso e do dragão.

Ataul

E o teu comentário é típico de quem usa camiseta do mickey, tem um adesivo da NASA no notebook, uma bandeira dos EUA na porta do guarda roupa e um cachorro chamado “Johnny”…

Fabio Mayer

O “EUA” de Trump não existe mais, nem nunca existirá, até porque em breve este senhor irá para a cadeia. Aliás, nunca existiu, Trump não mudou NADA nos EUA, que possa dizer que marcou uma era.

Slow

Desse jeito “ A minha cabeça doeeee “

😂😂😂😂😂

Silva

Estão preocupados a construção do nosso Submarino Nuclear!

Romão

Diplomaticamente isso é obviamente um aviso: “Se comportem no nosso quintal”.

Rafael

Se o ER-2 que pousou em Recife e virou visita pública, foi o que foi; imagina esse daí.

Thiago

Senhores é uma missão de inteligência, eles estavam em busca de informações, se eles conseguiram provavelmente nunca saberemos.
Vieram produzir conhecimento, provavelmente devem ter recibo alguma informação do interesse deles, e vieram constatar.
Provavelmente não penetraram no Espaço aéreo brasileiro, o Mar Territorial consiste 12 milhas náuticas, que é o mesmo do espaço aéreo.
O Alcance da aeronave e a capacidade dos seus sensores não precisam se aproximar muito, e a missão não necessita de imagens, somente da dispersão dos possível elementos radiológico no ar.

Ataul

Para os braZicanos é uma honra sermos espionados pelos EUA.

Nei

Então vai morar na Venezuela, lá eles tem caças pesados e uma economia maravilhosa para você.

Se que você quer cobrar mais do nosso Brasil, pois dinheiro tem, mas está chato e papinho anti-americano.

Humilde Observador

Deve ser bem interessante o seu interior…

Wellington Góes

Não entendo o espanto… Vocês acreditam que esse aeroclube com porte de armas, que se acha sucursal da USAF, iria fazer alguma coisa de diferente? Interceptar?! Questionar o que estaria fazendo próximo do nosso espaço aéreo e da nossa ZEE?! Tá de sacanagem… rsrs
O pessoal acredita mesmo em Saci Pererê… rsrsrs

Silvano

Isso não é com a FAB, isso é com o governo dos valentões, que até agora estão em absoluto e covarde silêncio.

Matheus

Caro Wellington, sempre preciso e certeiro. Rsrs
Abraço!

Fabio

Eles sao nossos aliados por enquanto, não sei qual a preocupação

737-800RJ

Você tem um antigo vizinho que é gente boa. De vez em quando você faz churrasco no quintal e o convida, normal.
Até que um dia você o vê na calçada da sua casa olhando por cima do seu muro. E ele fica lá, por vários minutos olhando seu quintal.
Você não perguntaria da sua janela o que ele está procurando?
Pior: e se ele te ignorasse, como se você nem existisse? Você não IRIA até a calçada perguntar o que está acontecendo?

Nei

Se são aliados, poderiam pelo menos responder ao Controle de Tráfego.

Claro se isso realmente for verdade, não saberemos tão cedo.

Matheus

Li que ou estão farejando o exercício que a China esta fazendo com a África do sul ou estão tentando farejar se a China esta levando algo pra Argentina, por causa daquela base que vão construir em Ushuaia.

Zehpedro

Fonte: Arial corpo 10

Barak MX para o Brasil

Não, o interesse foi claramente o Brasil.

Saldanha da Gama

Ué, cadê a militância que antes deste governo, qualquer ação dos eua, xingavam de entreguistas…
Vão silenciar, porque o bidê no comando?
Não tenho conhecimento se é normal, se há acordo, se permitimos ou não, apenas fazendo uma constatação.

Thomaz

Imagina se fosse um russo saindo da Venezuela…States bonzinho a galera fica tranquila

Ataul

Os braZicanos estão ovulando de alegria.

A FAB convidaria para um chá das 5 se violassem nosso espaço aéreo.

Rinaldo Nery

TPM…

Cesar Santos

Apenas vôo de calibração de instrumento e levantamento de baseline com dados da região… Vôo de parâmetro para instrumentos… Ao meu ver nada a ver com Sub Nuc, nem as usinas de Angra, pelo menos não agora diretamente…. Daqui a uns anos se fizerem o msm vôo e os níveis estiverem acima da linha de base determinada … ai “detectam algo” rs …

Zehpedro

Fonte: Helvetica Corpo 12

Bruno

Ah, se fosse na costa russa ou chinesa, da-lhe interceptar e questionar, mas por aqui, nem carece de comentário.
Para complementar, porque a matéria não cita a preocupante falta de capacidade de interptação da FAB durante todo o trajeto da aeronave de INTEL estrangeira, e também que foram ignoradas as tentativas de contato feitas pelo CINDACTA? Claramente uma aeronave que além de estar em missão de coleta de inteligência, também era não colaborativa.

Last edited 1 ano atrás by Bruno
Cesar Santos

Esses aviões estão voando diariamente, levantando informações para OTAN no conflito Russia e Ucrânia, dentro do mar negro! E possível contar no dedo as interceptações… pra se ter idéia a do RC britânico que ficou bem falada, dias atrás foi em Murmansk próximo ao artico, detalhe interceptaram 1 de dezenas que já havia ocorrido e ocorrem até hoje… isso porque estão em guerra os russos… Obs: muitos desses dados são compartilhados com os ucrânianos (dos voos no mar negro) e os russos sabem … então a banda não toca tão diferente se fosse russo não…. de 100 interceptar 6 dúzia,… Read more »

Tomcat4,4

Bonito o bicho é viu !!!

Trovão Azul

Bonito se ele não estivesse nós espionando , mas aeronave de fato é bastante .

Last edited 1 ano atrás by Trovão Azul
Marcelo

Aproveitou e passou em Alcantara para ver como está os preparativos do lançamento do foguetão da INNOSPACE !!!
Matou 2 coelhos com uma paulada só.

Last edited 1 ano atrás by Marcelo
Carvalho2008

Rapaz, o pessoal não sabe ler mapa não? O avião passou na borda do espaço aéreo, ele não entrou no espaço aéreo….é só olhar…..

E outra, se os controladores chamaram, fiquem contentes…chamaram por que viram e monitoraram do lado de cá com nossos sensores, oras!

Bardini

A missão foi até o RJ, justamente para testar o novo alcance do envelope de missão.

Japaman

Putz, 90% dos comentários se resumem se usamericânus malvados imperialistas invadiram ou não o território do país, etc.. Mais uma vez essa polarização idiotizada acabando com o país. Ninguém ao menos pensou no porque? Quando aconteceu o desastre em Fukushima em 2011 fizeram esse mesmo procedimento. A aeronave retornou justamente próximo ao Rio de Janeiro onde existem as usinas de Angra I e II. Será que houve algum vazamento? Precisamos estar atentos ao invés de ficar viajando em discussões banais. Pensei também no subnuc da Rússia, mas fiquei com uma pulga atrás a orelha pelo fato da rota ter sido… Read more »

Carvalho2008

pois é…fica nesta pobreza de espírito de torcida há que nem param para pensar….virou uma turba….somente turba…

As pessoas são incapazes de comentar…apenas querem que seja uma coisa ou querem que seja outra coisa…lançam seus desejos e frustrações…..por isto o mundo tá uma M….

Leandro Costa

Está mesmo muito difícil, mestre. Brabo de aturar tanta besteira.

BLACKRIVER

Segundo relatório da tripulação…

Ao chegar na costa Fluminense e descer para o FL 060 foram interceptados pelos modernos KC-2 Turbo Trader da Marinha do Brasil!

E diante da força esmagadora desse esquadrão, bateram em retirada!

glasquis7

Para aqueles que dizem que o 707 é um vetor ultrapassado, caro de manter, obsoleto e que não tem peças.

O sempre robusto, prestativo e capaz 707.

Jefferson Henrique

Acho que a coisa começa mais ou menos assim, discorrendo sobre as informações públicas que temos. Em nenhum momento o espaço aéreo de fato foi violado, pois o mesmo se estende proporcionalmente ao mar territorial, que são 12 milhas, no perfil de voo plotado no flightradar da pra perceber que a distância foi muito maior. Falando no app, o avião estava enviando informações pelo ADS-B, o que dá pra julgar que o transponder também estava ligado. Seguindo, pela distância da costa, todo o voo próximo ao território provavelmente foi trackeado pelos radares dos CINDACTAS. Quanto aos supostos relatos do controlador… Read more »

Carvalho2008

pois é…..o avião estava sendo monitorado e com vetor de direção claro. Se até o flight radar estava pegando….os controladores cumpriram o protocolo. Agora, o que ele veio fazer no Atlântico Sul são outros 500….monitorar, medir, esclarecer…que eu saiba, não há nada nuclear diverso no momento, ao menos no momento. O reator da marinha está em Iperó SP e não em Itaguai. Angra está normal sem nada atípico, monitoramento de sinais e radar por conta de hipotéticas convulsões nacionais e algum acompanhamento EUA parece improvável, pois isto se assim fosse, seria ano passado.. Então, eu não sei se o estranho… Read more »

Bardini

Mas não existe um submarino nuclear sendo construído no RJ. O que se tem no tocante a isto aí, está em SP.
.
Foi basicamente um teste do envelope de missão dessa aeronave, que é mais capaz do que o anterior. Angra simplesmente proporciona o elemento nuclear. E antes de voar até aqui, voaram sobre suas usinas, calibrando os sistemas.
.
O Brasil está sujeito as tratados vigentes e não esconde nada de seu programa nuclear. Se estivesse sob suspeita de estar agindo fora dos acordos, o gritedo seria gigante, principalmente por conta da questão política do último governo…

carvalho2008

correto

Silvano

Já saiu em outro site, o governo brasileiro enviou uma nota de protesto sobre este caso da presença desta aeronave de coleta de dados nucleares tão próxima ao território nacional e sobre instalações sensíveis, a nota diz ainda que e a pesquisa de elementos nucleares por parte do Brasil é soberana e que não aceita ingerências estrangeiras, e que o Brasil não precisa dar satisfação sobre com quem mantém relações diplomáticas soberanas e altaneiras. Acho que se refere a Venezuela e outros países, além da China talvez. Vieram sim levantar dados sensíveis, a nota foi de repúdio a esse tipo… Read more »

Rinaldo Nery

Interessante que há um oficial de ligação da FAB lá na 12th Air Force, em Tucson, AR. A ordem do vôo deve ter saído de lá, visto ser a 12th Air Force responsável pela América Latina.

Rinaldo Nery

Acho que é AZ (Arizona). AR deve ser Arkansas.

Bardini

Notinha irrelevante, com foco na torcida. Basta ver as centenas de comentários por aqui, para constatar o tamanho da platéia…

Carvalho2008

também acho

Sérgio Santana

Qual site? Poderia mostrar por favor?

JCuritiba

Isso sim é problema real!
Ficar dando piti por conta de voo de monitoramento é meio demais. Quando os TU-160 passaram ao largo da costa não teve tanta histeria. Tem até colega em surto nos comentários.
Não acredito que esse voo tenha desrespeitado alguma regra de navegação aérea internacional.

Silvio Ferreira

Agora pergunto será que esses americanos vieram fazer o que a reportagem de está dizendo ou vieram fazer outras coisas de seus interesses.
O Brasil é o prostíbulo desses países eles entram e não pedem autorização pra ninguém.

Trovão Azul

O mais estranho é que a FAB não mandou interceptar pra mostrar um pouquinho de respeito ao espaço aéreo brasileiro.

Lucas Emanuel

Aproveitando o tópico, qual o motivo de não existir alerta caça no nordeste?

Não falo em conflito, nesse caso teria um aumento de tensão, tempo de alerta, etc.

Falo no caso mais provável de problema com um voo civil, algum sequestro ou perda de comunicação.

O interceptador teria que sair de Anápolis ou Santa Cruz, pra interceptar um 777 passando no Rio Grande do Norte, provavelmente não teria tempo nem alcance.

Qual a resposta numa situação dessa?

Diego Tarses Cardoso

Apoiaram o PT para a presidência e agora querem ficar espionando. No final ajudaram o próprio inimigo a se fortalecer, igual ao que fizeram com o Talebã e tantos outros ao longo da história.

Heraclides

Nem condições de interceptar o jato americano temos. Só sucatas na terra, mar e ar.
Mais uma vez mostra que as nossas Forças servem pra quase nada. Talvez uma missãozinha de paz pra ajudar OUTROS povos.
Ainda bem que não temos inimigos certos, pois em caso de conflito já se percebe o resultado.
Um imenso continente sem defesa adequada, ao Deus dará.
Deve piorar.

H.Saito

Estavam verificando se não houve vazamento em Angra ou Resende.

¿¿Ou se alguém andou enriquecendo plutônio??

Nei

Lendo todos comentários, podemos fazer o seguinte resumo:

Mesmo que não entrou em espaço aéreo brasileiro, poderia ter mandado um caça em águas internacionais e feito a interceptação, nem que para treinamento do piloto e retornado.

Marco

Irã embarcando URÂNIO brasileiro???

Eliezer

AGORA NESTE MOMENTO

Santiago

Nesse momento tem um KC-135 dando rolezinho pelo RJ
Invasãoo kkkk

Rogério Ferreira Melo

Mas afinal eles invadiram espaço aéreo brasileiro ou não? E se invadiram pq a FAB não fez nada?