TAIPEI, TAIWAN — Caças Mirage 2000 venceram os F-16V Fighting Falcons em um combate simulado. Isso é o que o jornalista taiwanês Lu Jiongchang escreveu para o portal online local NOWnews no YahooNews em 11 de janeiro de 2023.

O repórter disse que foi no dia 11 de janeiro coletar informações sobre o Dragon Exercise, um tradicional exercício militar realizado em Taiwan em novembro. Vários prêmios, como King of Air Combat, King of Gunnery e King of Aircrew Bomber são concedidos neste exercício.

O treinamento é importante para Taiwan, pois revela as capacidades de combate da Força Aérea de Taiwan para combater ameaças estrangeiras. Lu Jiongchang se encontrou com o vencedor do título de Líder da Missão Rei do Combate Aéreo de 2022, tenente-coronel Zhuang Weibo. O tenente-coronel Weibo é membro da 42º Esquadrão de Combate da Força Aérea de Taiwan.

Durante os combates aéreos simulados, o quartel-general militar de Taiwan decidiu incluir a 2ª Ala de Caças Táticos da Força Aérea de Taiwan e seus caças Mirage 2000. Assim, quatro Mirage 2000 teriam que enfrentar quatro F-16V Fighting Falcons.

F-16V de Taiwan

É interessante notar que o QG do Exército de Taiwan atribui o papel de “Invasor Chinês” ou “Primeiro Exército da China” aos quatro F-16. Assim, quatro caças Mirage 2000 foram enviados contra o Exército Vermelho. “Com bom treinamento e cooperação tática, todos os 4 F-16 foram abatidos e um dos caças Mirage 2000 foi abatido, resultando em uma kill rate de 4:1”, disse o tenente-coronel Weibo.

A Força Aérea de Taiwan tem 45 unidades de caças franceses Mirage 2000. Eles foram comprados no final dos anos 1980, e o primeiro lote de Mirage 2000 chegou a Taiwan em 1996. A Força Aérea de Taiwan na época operava caças multimissão F-104 e F-5E/F, mas eles estavam envelhecendo e uma substituição era necessária.

Então, Taiwan comprou o jato Mirage 2000-5 equipado com o radar RDY. O radar RDY tem vários modos de combate ar-ar/ar-superfície, pode rastrear simultaneamente 8 alvos e disparar 4 mísseis MICA de médio alcance. Assim, na década de 1990, o Mirage 2000-5 era o caça mais poderoso da composição da Força Aérea de Taiwan, superando muitas vezes o F-5E/F americano e o caça multirole local F-CK-1 Ching-kuo.

Os Mirage 2000-5 de Taiwan, no entanto, provam ter custos de manutenção muito mais altos em comparação com o caça F-CK-1 Ching-kuo nativo e o F-16 americano. Então Taiwan, tendo comprado o caça F-16 dos EUA posteriormente, decidiu atualizar precisamente o caça americano e feito localmente. O Mirage 2000 se tornou o único dos três principais caças da Força Aérea a não serem modernizados.

FONTE: bulgarianmilitary.com

Subscribe
Notify of
guest

109 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

Peraí, Mirages não modernizados venceram´´ F-16 modernizados recentemente, é isso?
No mais, como os Mirage são bonitos….talvez o caça mais bonito já operado pela FAB.

Paulo

Mirage 2000-5 é a versão mais recente

Tomcat4,4

Mesmo assim é mais obsoleto que o F-16V o qual foi o escolhido para modernização conforme o texto. Então @Willber Rodrigues Mirages não modernizados venceram “SIM” F-16 modernizados recentemente !!!

Willber Rodrigues

Aparentemente, um Mirage modernizado ainda tem muita lenha pra queimar….será que a Dassault ainda faz modernização deles, ou encerrou tudo em favor dos Rafale?

Rui Mendes

O problema dos caças Europeus, sempre foi e se calhar será, manutenção cara.
E não é só os caças, é um pouco, tudo.

Camargoer.

A operação do M2000 é cara porque o caça é bom, sofisticado e de alto desempenho. Se fosse simples e com desempenho medíocre, o custo de operação seria baixo.

Marcos

Verdade. O Brasil tem dezenas de mirage 20000 e aposentou eles, preferindo os medianos F5, um avião muito robusto e fácil de manter.

Felipe

O Brasil operou 16 Mirage III e posteriormente 12 Mirage 2000C , nunca tivemos dezenas e nunca operamos a versão mais moderna.

JBS

Camargoer

Se o Mirage-2000 é tão bom, imagine o Rafale!

Abs

Alexandre

O Rafale é excelente, assim como o Gripen NG !

Rui Mendes

Verdade.

Inimigo do Estado

Por que são produtos de altíssima qualidade. Esqueça coisa boa e barata, isso non ecziste.

Rômulo

E o F-16 prefere passar vergonha no débito ou no crédito?
Já foi comentado que esse avião é um projeto antigo que já deu o que tinha que dar.
Já foi derrubado até por Mig-21 e S-200.
Imagine mandar isso pra Ucrânia.

Plinio Jr

Do jeito que vão lá as coisas, capazes de derrubar Su-35, Su-30 entre outras coisas….

Luis Carlos

F-16, atualmente, só serve para os EUA empurrarem vendas para aliados ‘sem opções’.
Ou seja, venda casada.
Tal como Coca-Cola e KWAT.
Se entrego uma se você comprar a outra.
Entende?

Rui Mendes

Nada a ver, então Dinamarca, Bélgica e Holanda, compraram F-35 e desistiram do F-16, assim como a Grécia, encomendou F-35 e comprou Rafale e mesmo assim, também já recebeu os seus primeiros F-16V.
Filândia e Suíça, vão receber F-35 e aposentar os seus Hornet, assim como a Espanha, aposentou os seus F-18 Hornet, comprou mais Typhoon e os EUA, já lhes tentaram vender o F-35 várias vezes.

luiz carlos - pará de minas

nem ele os ¨hermanos¨ conseguem.. só se o messi ligar pro Joe. oooo pindaíba

Pablo

Em uma das participações da FAB no red flag, com o A1, em dogfigth, o caça brasileiro tambem abateu o F16.

Peter nine nine

Até parece que F16 não abate mirage em exercício. Julgam um dos caças mais bem sucedidos de sempre como se nada fosse.

Sobre a matéria, parabéns aos pilotos e à máquina. Peca se por tão poucos detalhes no entanto.

Rui Mendes

O F-16V é um caça que junta uma excelente célula, muito robusta e com excelente aerodinâmica, a um interior do século 21, muito actual, é um excelente caça.

Alexandre

Esse confronto dos F16 Bk 50 do paquistão armados com misseis AIM 120 contra modestos caçs MIG 21 da India foi a maior vergonha no débito e no crédito na história dos caças F 16. Até porque eram 12 caças F16 contra meia dúzia de mig 21 Indianos, e os Paquistaneses tiveram a iniciativa do combate, pois eram os atacantes.
Serviu para calar a boca de muita gente que pensava que eram os tops da galáxia por terem esses caças em suas forças.

Rui Mendes

Eu concordo com isso.

Pablo

Ha nao existe?
O A29, por exemplo. E tao caro assim?
Ate onde sei, dentro do que ele foi construído pra fazer, na sua categoria, está entre os melhores (ha quem diga que é o melhor).

Camargoer.

Não faz sentido comparar um A29 com um M2000, nem com o F5M.

Willber Rodrigues

E o que seria manutenção cara´´?
Mirage era/é usados por muitas Foças Aéreas ao redor do mundo, será que eles consideram caro, ou será que pra eles o custo/benefício compensa?

Existe equipamento caro, ou existe equipamento que as FA´s de seu país não podem manter?

Se você quer o melhor equipamento, vai ter que tirar o escorpião do bolso por isso. Não existe milagre de ´´equipamento bom e barato´´.

Last edited 1 ano atrás by Willber Rodrigues
Rui Mendes

Mas eu disse o contrário???
Só disse que são normalmente mais caros de manter, assim como o material Japonês, também é excelente, mas normalmente, mais caro de manter.

Ruberval

Ainda estão fazendo a modernização dos Mirage indianos !!!!

Groosp

Encerrou. A França não têm dinheiro para desenvolver dois caças simultaneamente. Uma pena. Na década de 90 foi prposto um Mirage 2000 para a Coréia do Sul com uma nova versao do motor M88 do Rafale com 90kN e outra com 110kN de empuxo.

Rui Mendes

Têm a ver com interesse, pois se continuasse a desenvolver Mirages, iria vender menos Rafales, quanto ao dinheiro para desenvolver 2 caças em simultâneo, com o dinheiro que está a investir no caça de 6 Geração, o FCAS, dava e sobrava para continuar a desenvolver o Rafale, como está actualmente a desenvolver e para ir acrescentando blocks ao Mirage, mas não interessa, pois a França e mesmo a Europa, não têm a capacidade de vender para tantos mercados, como os EUA, aliás ninguém tem, pelo menos nos tempos mais próximos.

Alexandre

Uma pena que a FAB tenha retirado os nossos M 2000C em 2013. Durante 10 anos esses caças entregaram aos nossos pilotos um radar RDY , e grande performance em voo.

Palpiteiro

Parece que os colombianos sabem qual é melhor

Alexandre

Esse é o mundo real, onde o super trunfo não vence. Os Mirages 2000 sempre foram uma ameaça real a qualquer outro caça e em particular aos F16, afinal, foram feitos para competir com eles.

Rogério Loureiro Dhiério

Torci por ele no FX-1.

Camargoer.

Olá R. Eu também, mas entendia que o F39C seria mais adequado para a FAB. No FX2 aconteceu a mesma coisa com o Rafale e o F39E

Saldanha da Gama

3!!!
Boa noite !!!
Então, Panela velha ainda faz comida boa !
Abraços

Rui Mendes

O mais recente é o Mirage 2000/9, dos EAU.

Last edited 1 ano atrás by Rui Mendes
Ruberval

Vários países interessados nesse s Mirage 2000-9 modernizados depois que foi encomendados os Rafales pela EAU !!!

Rui Mendes

Sim, a Grécia tinha sinalizado interesse aos EAU, mas depois avançou para os F-35 e com a encomenda dos 24 F-35, mais os 24 Rafales, mais cerca de 150 F-16V blq.70/72 e F-16C e D blq 50/52, e ainda cerca de 20 Mirage 2000/5, penso que já não irá comprar esses dos EAU, mas com os Gregos nunca se sabe, pois ainda voam alguns F-4 modernizados.

Last edited 1 ano atrás by Rui Mendes
Jonas

tem a 2000-9 que tem algumas melhorias. Tb conhecida por 2000-5 Mark2.

luiz carlos - pará de minas

traço 9

Andre

Sim. na matéria (que pode ser encontrada em https://tw.news.yahoo.com/%E7%A9%BA%E8%BB%8D%E5%A4%A9%E9%BE%8D%E6%93%8D%E6%BC%94-%E5%B9%BB%E8%B1%A1%E6%88%B0%E6%A9%9F%E5%85%A8%E6%95%B8%E6%AE%B2%E6%BB%85f-16-v-041632704.html) é dito que: “According to public information, the Mirage 2000-5 fighter jet is currently the fastest fighter jet in the Air Force, with a climb rate of 285 meters per second, F-16V (BLK20) at 254 meters per second, and the national IDF at 239 meters per second ; In the future, the new F-16V (BLK70) fighter will be equipped with a high-thrust F110-GE-129 turbofan engine.” Ou seja, eram F16 block 20, ou seja, F-16A com radar, computador e cockpit melhorado. Mas ainda com o motor PW F-100. É quase como um… Read more »

Rui Mendes

O F-16V é block 70/72, nada de block 20, que no futuro podem ter um motor melhor, é outra coisa, agora o F-16 V é bloq 70/72, iguaisinhos aos primeiros 2 F-16V recebidos pelos Gregos e aos em construção dos Búlgaros e Eslovacos.
E os kill dos Mirage 2000/5 sobre os F-16V foi em BVR com tudo on, ao contrário os F-5 e A1, que foi sobre um F-16 A e com alguns sistemas desligados, por ser em combate próximo, ao alcance visual.

Andre

Rui, Quem diz que são block 20 são os taiwaneses na matéria. Veja que eles fazem diferenciação sobre os F-16V block 20 e os block 70. Recentemente saiu outra matéria desse exercício onde os taiwaneses dizem que o Mirage 2000 é melhor que o F-16 em médias e altas altitudes: https://tw.news.yahoo.com/%E6%A8%A1%E6%93%AC%E7%A9%BA%E6%88%B0%E5%8B%9Df16-%E5%B0%88%E5%AE%B6%E8%A9%95%E5%B9%BB%E8%B1%A1%E6%A9%9F%E5%84%AA%E5%8B%A2-034334513.html Nessa segunda matéria, o Shi Xiaowei , editor chefe da revista “Military Information and Aviation Website”, diz: “Through stricter restrictions, the F-16V fighter cannot play the performance of the AN/APG-83 Active Phased Array Radar (AESA Radar)…” Ou seja, não foi “tudo on”. Todo exercício envolve parâmetros específicos. Não temos todos… Read more »

Camargoer.

Ola W. Eu tenho certeza. O Mirage 2000 foi o caça mais bonito operado pela FAB e continua sendo um dos caças mais bonitos já construídos.

Saldanha da Gama

2!!!!!!!!! De novo.

Heli

A matéria não fala se o combate foi além do alcance visual, BVR, ou se foi um combate de curto alcance, WVR, também chamado de dogfight. Mesmo assim, se tiver sido um dogfight, acho que os pilotos dos F16 deveriam serem rebaixados a cabo ou sargento, pois não dá pra admitir que um caça com radar AESA, visor no capacete, misseis AIM9X perca para um com radar dos anos 90, sem mira no capacete e com misseis IR Magic

sergio

Se e bonito, voa bem!

Maurício.

Normal o Mirage 2000 vencer o F-16, eu tenho uma revista força aérea, acho que de 2003, onde falam que o principal caça de superioridade aérea da força aérea de Taiwan era justamente o Mirage 2000, depois o F-16 e por último o F-CK-1. Na matéria, é dito que o Mirage 2000 sofreu no início na força aérea de Taiwan, seu canopi ficava embaçado ou algo do tipo, até que a Dassault conseguiu resolver o problema.

Andre

Ainda mais que é o F-16A. Mesmo o F-16V deles ainda é o block 20.

Mas em exercício até o AMX já abateu o F-16.

Maurício.

Engraçado, quando os F-16 abatiam os Mig-29 com sistemas desatualizados e sem apoio de aeronaves AEW aí tudo bem, aí vale. Agora, quando o Mirage 2000 abate 4 F-16 em exercícios, aí é: “É quase como um gol quadrado 1990 com motor AP 1.6, com painel digital e farois LED.” 🤭

Andre

Os f16 abaterem o mig29 em exército ou em combate real?

Jogo é jogo e treino é treino.

No jogo, todo mundo já abateu mig29, até os etiopes sem aew.

Maurício.

A questão é a desculpa, quando o Mirage 2000 abate quatro F-16, as desculpas aparecem, o F-16 vira até “gol quadrado de 1990”, o controle de danos tem que aparecer e dar algum tipo de justificativa, ou seja, uma desculpa.

Andre

Desculpa é dizer que o Mig-29 estava desatualizado e sem aew ou culpar o operador.

Os F-16 “abatidos” pelos Mirage continuam voando, já os Mig 29 Iraquianos, da Eritreia, da Iugoslávia, da Ucrânia, não.

Você pode gastar sua criatividade a vontade para defender os russos, mas o Mig-29 só se deu mal em combates ar-ar.

Maurício.

Desculpa é chamar o F-16 de “gol quadrado 1990” você que está com a criatividade em dia…🤭

Andre

Pelo visto vc é muito novo para entender a referência.

Depois de uma olhada nesse vídeo:

https://youtu.be/hkxZyTDi_GI

Alexandre

Nunca ocorreu um combate entre caças F16 e caças MIG 29 em condições de igualdade tecnológica.
Os F16 venezuelanos não teriam a menor chance contra nossos caças A4 armados com missil Derby e apoiados por um E 99.

Andre

Nem entre o f15 e o mig29, ou o f18, ou mesmo o su27. O mig29 é o pior avião 4gen e ao enfrentar outro 4gen não haverá igualdade tecnológica.

Alexandre

Discordo André, se vc usar um MIG 29 SMT com mísseis ar -ar de longo alcance Russos vc terá uma certa paridade tecnológica contra outros caças de 4 geração de origem ocidental equipados com radar pulso doopler e armados com misseis AIM 120.
O problema é que nos combates que ocorreram, tivemos muitos caças ocidentais de 4 geração com mísseis AIM 120 apoiados por aviões AEW-C contra poucos caças MIG 29 sem modernização e sem apoio de aviões AEW-C. Assim fica difícil pra qualquer um!

Andre

Você está considerando apenas as guerras do golfo e da iugoslavia.

Considere tbm a guerra etiopia x eritréia.

Alexandre

O abate do caça F16 turco foi escondido por muitos anos. Sempre assim, quando batem em bêbado são os tops, mas quando são abatidos, imediatamente aparecem as desculpas ou simplesmente escondem.
Aguardem mais uns anos para ser revelado que 1 MIG 21 abateu 1 F16 do paquistão.

Alexandre

Na vida real um Mirage 2000 grego abateu 1 F16 turco e em outra ocasião 12 caças F16 Paquistaneses não obtiveram superioridade aérea contra 6 caças MIG 21!

Andre

Não sei se você acompanhou toda a discussão, mas mais de uma vez eu disse que o mirage 2000 é melhor que o f16.

No caso do mig21 indiano, que abateu o f16, eles tbm estavam acompanhados dos mirage. Agora, conte quantos mig21 foram abatidos por f16 e quantos f16 foram abatidos por mig21.

Alexandre

Não tinha acompanhado todo o debate, então vc mostra coerência quando diz que o Mirage 2000 é melhor. Mas com relação aos MIG 21, realmente , só no encontro entre India e paquistão tivemos uma certa paridade tecnologica, porque esses MIGs 21 eram modernizados, e tivemos uma grande surpresa com isso, pois foram 12 caças F16 contra 6 caças MIG 21, ou algo parecido, pois tb se diz que eram 4 MIG 21 e 2 Mirage 2000 no apoio. Mas o fato é que os F16 bateram em retirada, abateram um MIG 21 e perderam um F 16. Foi uma… Read more »

Saldanha da Gama

E nossos Mirages veinhos, abateram os super mirages franceses e seus pilotos experientes de guerra também.
Abraços

sub urbano

Abateu no quesito feiura, só se for. Nem se o piloto do F-16 tivesse bebado kkk

Rui Mendes

Deixa de desinformar, não existe F-16 V sem ser bloq 70/72.

Andre

Ué, eu até incluí o link com a minha fonte. Se deu ao trabalho de ler?

Alexandre

Historicamente, os F 16 nunca se deram bem contra os Mirages 2000, mas isso era escondido para não abalar a reputação do caça norte americano. Lembro do abate do F16 turco por um Mirage 2000 grego, fato negado por muitos anos e que, pouco tempo atrás, foi confirmado pela grécia. Recentemente 12 caças F16bk 50 do Paquistão não conseguiram ter superioridade aérea contra 6 caças mig 21 da India. Isso mostra o que eu sempre falei sobre essa coisa de super trunfo que alguns gostam muito, na vida real a coisa é bem diferente. Aqui no Brasil , os F5… Read more »

Victor

Eita avião bonito! E esse padrão de pintura de Taiwan cai muito bem nele

Camargoer.

O caça é lindo mesmo. Eu adorava o padrão que a França desenvolveu e a FAB manteve.

Jhenison Fernandez
Rui Mendes

Os Gregos sempre disseram, que o seu melhor caça de defesa aérea, eram os Mirage 2000/5 e não o F-16 bloq 50/52, que eram os seus dois melhores caças, até à 1 ano.

Tomcat4,4

Como o Mirage 2000-5 é lindo, e ,conforme o texto, bem pilotado é mortal !!!

Rodrigo Maçolla

Realmente é muito bonito!! e como diria o criador “Se é bonito voa bem!”

ERIVELTON

Mas ai é o seguinte: Os F16 estavam em qual configuração? Caça, Caça e Ataque ao solo? Foi montada uma estrategia para os Mirage 2000 vencerem? ( Seria logico que sim). Qual o foi o Kill-Ratt geral do exercicio? Fizeram exercicios ao contrario, simulando uma invasão com J11 ( representados por Mirages 2000) com os caças F16 engajados numa estrategia de defesa? Temos ai mais perguntas que respostas.

Last edited 1 ano atrás by ERIVELTON
109F-4

Outra: o cenário foi BVR ou dogfight? Tinha algum AEW? Me lembro de um vídeo aqui no blog de um Mirage grego dando uma enquadrada em um F-16 turco.

Maurício.

Em 96, não apenas deu uma enquadrada, mas também deu um Magic 2 de presente para um F-16 Turco.

Alexandre

Esconderam por décadas esse abate.
Não podemos arranhar a fama do F16!
Mais alguns anos e veremos a confirmação do abate do F16 do paquistão por um MIG 21 Indiano!

ERIVELTON

Justamente… Por exemplo se vc for montar um estrategia de defesa com caças F35 contra caças SU35, logico que seria uma estrategia na area BVR, ai o ratio seria de 100X0. Mas de fato o Mirage é um caça poderoso tanto no Dogfight quanto no BVR.

Rui Mendes

É que os Taiwaneses, têm interesse que fosse o Mirage o vencedor, não é???
Sendo que têm mais F-16 que Mirage, mas mesmo assim, preferiam que o Mirage ganhasse!!!!!
E que o seu maior e principal aliado, são os donos do projecto F-16 e foi o que eles apostaram em modernizar (modernizar é favor, pois praticamente é um caça novo) e mesmo assim queriam que ganhasse o Mirage, são sado-masoquitas, e essa de irem para simular um combate aéreo e um dos grupos de caças, levar configuração caça e ataque, é linda.

Alexandre

Falou tudo!

Camargoer.

Olá. E. O M2000 venceu o combate simulado e o concurso de beleza. Dupla coroa merecida.

Humilde Observador

Mirages são bonitos demais! Não que os F-16 não sejam…

Camargoer.

Olá H. O F16 parece um peixe banguela quando está ao lado do M2000

Ivo

O pessoal questionando o por que do Mirage 2000 ganhar de um F16 modernizado. Tudo depende das condições de combate implementadas. O “jogo” do F16 é diferente do “jogo” do Mirage 2000. Sob as mesmas circustancias, ganha quem sabe explorar melhor o envelope de vôo.

Camargoer.

Pois é. Mesmo que o M2000 tivesse perdido o combate simulado, ele continua sendo o caça mais lindo.

Roberto

No combate BVR é dificil pro mirage sem radar aesa e com misseis de alcance menor vencer os F16 modernizados. Já no dog figth pode ser

Nonato

O F 16 é modernizado?
V é a última versão?
O que define o vencedor sao o radar e o missel.
Desempenho e manobrabilidade só se for no dogfight

Tutor

Bom e velho Mirage, Israel trinfou muito com essas máquinas.

Carlos Campos

qual era as regra do combate? sendo verdade isso esses pilotos de F16 são ruins, mas lembrar do Piloto grego que derrotou um F16 usando um Mirage no Dogfight

Underground

E foi considerado obsoleto no FX1 pela FAB.
Resultado: vinte anos de espera.

Camargoer.

Errado. O M2000 estava na lista final. Contudo, o programa foi cancelado e relançado. No FX2, os franceses ofereceram o Rafale.

m4l4v1t4

RDY melhor que o AN/APG-83? Matra Magic II melhor que o AIM9-x (ou qualquer versão acima da versão P) ? Mica melhor que AIM-120 D (ou qualquer versão a partir da versão C)? O Mirage 2000 é um excelente dogfighter que pode superar o F-16 e certamente é um melhor interceptador. Mas seu armamento e seus sensores são muito inferiores do que aqueles empregados no F-16V. Lembrando que o Mirage 2000 tem perna curta, bem curta. Curta até para os padrões de Taiwan, que já é pequena. Porém, para interceptação onde o cenário seria decolar e subir o mais rapido… Read more »

Luiz Trindade

No caso que os Mirage-2000 não são atualizados agora com a ameaça mais do que nunca da China Continental em invadir Taiwan, tornou-se imperativo essa atualização. Uma vez que eles provaram serem muitos bons em superioridade aérea!

Nonato

Mal não faz.
Sai mais barato do que comprar um novo.
Dá para colocar radar AESA?
Irst?
Meteor?

Joe Super Safo

Mirage com radar Aesa. Irst e Meteor!
Você acabou de lançar o Mirage 3000!

Last edited 1 ano atrás by Joe Super Safo
Lobo

Sempre que aparecem imagens de hangares protegidos e camuflados, me lembro dos nossos hangaretes de telha brasilit. Claro que contra ataques diretos de bombas dam busters nada resiste. Mas contra bombas comuns e mísseis a coisa melhora. Nos nossos hangaretes alinhados, uma passada de canhão já bota tudo a baixo.

Camargoer.

São coisas diferentes. Os hangaretes nós pátios das bases são para proteger as equipes da chuva e do sol, não para proteger as aeronaves de ataques. É uma solução simples e barata que atende uma demanda de bem estar do pessoal de manutenção.

Marcos

O ministro de defesa da Ucrania Reznikov pediu muito o Gripen, o F15 e o F16. Mas eles tem uma predilecao pelo F16 mesmo sendo de 4ª geração. Ele acha que este avião seria o ideal para as condições da Ucrânia. Principalmente para lançar misseis q são os mesmo do Nasam. Outra coisa o F16 tem muitas peças e é fácil de arrumar. Eles contrariaram a publicação inglesa Royal United Services Institute que disse que o Gripen 4,5 geracão é o melhor para a Ucrania pq tem manutenção barata e da para pousar em estradas de chão. Ele respondeu o… Read more »

glasquis7

Se não me engano, um Mirage Grego já tinha conseguido vitória contra F 16 Turco.

Diego Tarses Cardoso

Muito interessante esse resultado, obviamente temos que observar as situações do combate, armas e táticas utilizadas, mas com certeza o Mirage 2000 receberá uma boa atenção de Taiwan a partir de agora.
Acho também que o país irá procurar descobrir porquê os F-16 perderam tão feio e mitigar as causas.

Antunes 1980

O Gripen NG daria uma surra daquelas nos dois caças em questão !

Alex prado

O caça francês é traiçoeiro ( no sentido de combate) e se o piloto conhece bem as capacidades e qualidade do caça em determinados combates, pouco importa o adversário tá nos parâmetros dos envelopes do armamento…já era pode ser de geração superior se a integração homem/ máquina é boa o negócio é se ejetar.

RODRIGO

Mirage 2000, quando está em mãos corretas, se torna um caça excelente sim!
O F-16V é mais moderno, mas parece que quem opera não têm tanta destreza quanto quem opera o francês. O custo de manter é maior, mas parece que Taiwan consegue manter, talvez mantém justamente por ter pilotos que atingem altos níveis com ele
Cada modelo de caça, seja americano, russo, chinês ou europeu tem prós e contras. Mas, pra leigos só os americanos não tem contras, por isso tem quem duvide desse relato

Wellington Góes

Quem tem caça, de fato, para usar como se deve e não somente em desfiles e enganar desinformado, procura manter seus Mirage 2000 em operação, mas pra quem não passa de um aeroclube com porte de armas, aí é melhor aposentar mesmo… rsrsrs
É caro brincar de força aérea… Só presta em países sérios… Daí porque algumas potências brinca de pira nas nossas fronteiras, porque aqui não temos nada que preste mesmo… rsrsrs

Nei

DESCOBERTO O OBJETO OVNI QUE A RÚSSIA ATINGIU COM SUA DEFESA ANTIAÉREA:
“O Mod russo confirma que o objeto OVNI, foi identificado como sendo foi uma torre do T-90M abatida por sua defesa aérea, após uma super ejeção em campo de batalha”.
Dimitry Kings Slowz, afirma que as super ejeções estão salvando todos os soldados, menos quando a torre vai em direção ao S-300 e S-400.”

Nei

Está aí, F-16V perdendo para o grandioso Mirage.
Essa vergonha até agora o GRIPEN, não passou.
Ou piloto errou feio ou o MIRAGE mostrou sua performace de colocar medo.

sub urbano

Os Mirage 2000 operados por Taiwan são otimizados para superioridade aérea e não tem capacidade de lançar bombas guiadas, são da versão “5”. Sua principal arma é o missil MICA, um bom missil, tão bom que os indianos integraram no SU30 e no submarino Scorpene deles (o Scorpene brasileiro não tem defesa antiaérea com os MICAs – bolsonaro nao deve ter deixado kkk ele odeia o brasil). Os Mirage 2000 brasileiros nao tinham esse missil, usavam o magic2 e o Matra super 530 os mesmos dos antigos e lindos Mirage-III. Eu acho que oq deixa uma modernização F-16 mais barato… Read more »

Vira-lata Sincero

E dai? Não vai sobrar Mirage nem F-16 quando os chineses começarem o ataque… Além do que não sei porque tanto amor pelos produtos franceses. Na hora do vamos ver, eles sempre deixam seus clientes na mão. Os Kfirs, Cheetahs e Exocets mandaram lembranças… https://www.forbes.com/sites/davidaxe/2023/01/11/dont-expect-a-lot-of-aerial-dogfights-if-and-when-china-attacks-taiwan/?sh=5c4307a8734a