A OTAN, a Organização do Tratado do Atlântico Norte, está desdobrando seus aviões de vigilância E-3 Airborne Warning and Control System (AWACS) para Bucareste, Romênia, em 17 de janeiro.

O objetivo deste desdobramento é apoiar a presença reforçada da Aliança na região e monitorar a atividade militar russa. Este movimento é uma resposta à guerra em curso da Rússia na Ucrânia, que ameaça a paz e a segurança na Europa. Para enfrentar essa ameaça, a OTAN aumentou sua presença aérea na Europa Oriental com caças adicionais, aeronaves de vigilância e aviões-tanque.

Juntamente com a implantação dessas aeronaves, 180 militares também serão destacados para a base da Força Aérea Romena em Otopeni, perto de Bucareste, em apoio às aeronaves. A missão tem a duração de várias semanas e os AWACS da NATO vão realizar missões de vigilância aérea até ao final do mês, começando nos próximos dias voos de reconhecimento sobre o território da Aliança.

A porta-voz da OTAN, Oana Lungescu, expressou gratidão à Romênia por hospedar as aeronaves. Ela enfatizou que não deve haver dúvidas sobre a determinação da OTAN de proteger e defender cada centímetro do território aliado.

FONTE: Organização do Tratato do Atlântico Norte

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
m4l4v1t4

Os drones e aviões de vigilância eletrônica que já voavam na região podiam fornecer tudo aquilo que o texto diz que o E-3 irá fazer a partir da Romênia. Papo para inglês ver. Uma nova ofensiva Ucraniana é aguardada, não precisa ficar tentando disfarça porque os russos também sabem disso. A pergunta é: A chegada dos E-3 reforça o palpite de que a ofensiva é eminente? Ou serve apenas para fazerem os russos entrarem em prontidão cedo demais de modo que a ofensiva, que é tão aguardada, pegue os russos de desacreditados da ofensiva? Parece que a OTAN está convencida… Read more »

Rinaldo Nery

Existe drone AEW q monitore tráfego aéreo?

m4l4v1t4

Então o senhor acredita que o E-3 está lá para fazer monitoramento de tráfego aéreo civil? Chegaram só agora porque? Claro que não, estão lá para fazerem a missão de um Awacs que o senhor bem conhece e sua chegada assíncrona à aviação de vigilância eletrônica não é ato-a. Alguma coisa vai acontecer Aviões de vigilância eletrônica lotam o Mar Negro no Flight Radar, bem na fuça da marinha russa desde o início da guerra. De RQ-4 a RC-135. Consigo imaginar o que não aparece nos sites de rastreameto de vôos A autoridade no assunto é você, mas minha opinião… Read more »

Rinaldo Nery

Mas é pra isso mesmo. Para controle de operações aéreas. As aeronaves que lá estavam não podiam fazer isso.

Nonato

Sopa de letrinhas putinete?
Por que o medo de uma ofensiva ucraniana?

Arthur

Ofensiva? Quando? Onde? Como? Ou ainda é aquela que um dia iria ter se dado em Kerson uns meses atrás?

Andre

Caramba, você estava congelado ou preso dentro de uma caverna?

Os russos já foram derrotados em Kherson uns meses atrás:

https://www.forte.jor.br/2022/11/09/russia-ordena-retirada-dos-seus-militares-da-cidade-de-kherson/

Palpiteiro

Já operavam. Agora irão operar de uma base maís próxima. Economiza com o translado menor e tem um tempo de resposta menor.

Jefferson Henrique

Eu ia avisar, mas você já o fez.

Gurka1975

Nova Ofensiva Ucraniana???…Putinete…a Ucrânia foi invadida pela Rússia. Não foi ao contrário. Entravam na tua casa e apoderavam-se da tua família, dos teus bens e de tudo à tua volta e tu tentavas retaliar com o pouco ou nada que te tinha sobrado e eras tu o mau da fita?:)..Putinetes…..vocês cansam de tanto fazerem deste site o vosso cantinho da depressão.. Tomara que os Ucranianos, com a ajuda de quem os quer ajudar (NATO=NÓS) consigam expulsar a Rússia dos territórios que invadiram e se apoderaram, do vosso querido Putin..

Léo Neves

Interessante que neste último ataque russo de mísseis do dia 14 as defesas aéreas da Ucrânia não foram ativadas em tempo para de defender ( elas só são ativadas quando há um aviso de ataque para não serem alvos de mísseis anti radiação) .
Por algum motivo a Otan não avisou com antecedência o ataque como das outras vezes. Isso está sendo divulgado por canais pró Ucrânia. Ou por algum motivo não conseguiram prever com exatidão a hora do ataque ou não quiseram avisar.

Arthur

Se chegou AWACS na Romênia é porque alguma coisa, supostamente, aparentemente, alegadamente, acontecerá. Talvez, quem sabe, oxalá, aconteça a famosa ofensiva ucraniana de uns 2/3 meses atrás, e os ucra precisem do E-3 para controle tático; talvez, quem sabe, oxalá, estoure a esperada ofensiva russa, sabe Deus aonde, porque Ivan adora dissimular. Ou então, para preparar com antecedência, um iminente ataque nuclear, normal para uma organização militar que conta com membros paranoicos, como Polônia e os três nanicos do Báltico.

Kommander

Três nanicos do báltico foi boa kkkkkk

Nilton L Junior

Esse conflito vai mudar muitos doutrinas e empregos de recursos no campo de batalha, se a NATO/ucra e vassalos do atlanticismo estão enviando material bélico e equipamentos para o TO, a Rússia e seus parceiros também estão fazendo a mesma coisa.

Andre

Existe uma pequena diferença entre os malvadões e vassalos do atlanticismo e os “parceiros” da Rússia. Se de um lado até países como Marrocos e Paquistão, além de Israel, Coreia do Sul, e toda a Otan, estão enviando ajuda para a Ucrânia, do outro, apenas Irã mandou alguns drones e a Coreia do Norte um tanto de munição de artilharia.

Até a China anunciou a pouco a proibição da exportação de seus mais avançados microchips, inclusive para a Rússia, cada vez mais isolada.

Nilton L Junior

A artilharia Russa não precisa de chip de 7 nanometro, e é melhor os atlanticismo achar mas países ai para ajudar porque até agora o aço russo não deixou de cair nos ucras e mercenário.

Alexandre

Jogo jogado!!!!! Armadilha de Urso! Pobre Europa! Tão perto do inferno, tão longe da da paz! O diabo só entra quando convidado! Pensando bem,onde é o berço do diabo? O diabo esta nos detalhes!!!!