Egito compra novos helicópteros Boeing CH-47F Chinook para modernizar frota

  • Contrato continua parceria de mais de 40 anos e fornece à Força Aérea Egípcia recursos avançados de helicóptero multimissão
  • Entregas previstas para começar em 2026

FILADÉLFIA, 3 de janeiro de 2023 – O Exército dos EUA concedeu à Boeing [NYSE: BA] um contrato para produzir 12 novos CH-47F Chinooks para a Força Aérea Egípcia. Com esta venda militar estrangeira de US$ 426 milhões, o Egito substituirá sua frota de aeronaves CH-47D pelo moderno modelo F e se beneficiará de suas avançadas capacidades multimissão.

“A aeronave modelo F aprimorará as capacidades do Chinook do Egito e ajudará a cumprir efetivamente seus objetivos de carga pesada”, disse Ken Eland, vice-presidente e gerente do programa H-47. “A parceria da Boeing com a Força Aérea Egípcia continua forte enquanto continuamos a trabalhar juntos para modernizar sua frota.”

O CH-47F é um avançado helicóptero multimissão para o Exército dos EUA e forças de defesa internacionais. Ele contém um sistema de gerenciamento de cockpit digital totalmente integrado, cockpit do Common Avionics Architecture System e recursos avançados de manuseio de carga que complementam o desempenho da missão da aeronave e as características de manuseio.

“A Boeing está empenhada em apoiar a missão de modernização da defesa das forças armadas egípcias e garantir a melhor capacidade para a defesa e segurança nacional do Egito”, acrescentou Vince Logsdon, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios Internacionais da Boeing.

A Equipe Chinook é liderada pelo Exército dos EUA, que com 19 clientes internacionais aliados, opera coletivamente uma frota de mais de 950 aeronaves.

Sobre a Boeing

Como uma empresa aeroespacial líder global, a Boeing desenvolve, fabrica e presta serviços a aviões comerciais, produtos de defesa e sistemas espaciais para clientes em mais de 150 países. Como uma das principais exportadoras dos EUA, a empresa aproveita os talentos de uma base global de fornecedores para promover oportunidades econômicas, sustentabilidade e impacto na comunidade. A equipe diversificada da Boeing está comprometida em inovar para o futuro, liderar com sustentabilidade e cultivar uma cultura baseada nos valores centrais da empresa de segurança, qualidade e integridade.

FONTE: Boeing

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground

O Brasil não tinha intenção de comprar desses?

Humilde Observador

Já se ventilou várias vezes isso. O problema deve ser money (não que ele não exista, mas, é aplicado em outras coisas).

DanielJr

Era o objetivo do programa HX (ou algo parecido), comprar uma frota de 6-12 helicópteros pesados para a Amazônia primeiramente, e, secundariamente, atender outras demandas e manobras militares do EB. Saiu até matéria na revista força aérea sobre esse heli, com repórter indo fazer test drive e tudo, no fabricante. Até onde lembro, o EB queria algo com perna longa para viagens pela floresta, carregar uma certa quantidade de soldados ou ainda levar um veículo leve/peça de artilharia leve (oto melara) como carga externa. Opcionalmente iriam equipá-las com kits SAR e Firefighters, para auxiliar em incêndios florestais. Eu não lembro… Read more »

Last edited 28 dias atrás by DanielJr
Caloro

Vamos por parte. O projeto H-XBR é oriundo do projeto CMH-X da FAB, onde visava a compra de 4 hlc para atender os radares do SIVAM.
O EB não participou desse projeto CMH-X, o mesmo foi todo feito para atender a FAB. O EB vai entrar no projeto quando se inicia as negociações do então Super Cougar (mistura de Cougar MK1+EC725) para as 3 FFAA.
Quanto aos aviões, o EB não comprou os mesmos, foram doados para o Exército que depois não seguiu adiante com o projeto.

Salomon

Tinha, mas não dá. Tem muita lagosta e vinho para comprar.

Marcelo

Exatamente,foi por isso que deu baixa em helicóptero semi novos !!!!

FB_IMG_16701912660964614.jpg
Alberto

Além disso, pode ter sido pressão dos EUA, e a marionete Bolsonaro obedeceu.

Welington S.

Que pressão de EUA o que rapaz. Deixa de firulas.

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

ÓTIMA aquisição, torço para que o Exército Brasileiro num futuro a médio prazo, adquira essas aeronaves…

Abraço a todos…

Fiquem com DEUS…>>>

Komander

Sou fã dos Chinookas, queria ver uns no brasil.

Jose Ponte

Eis uma opção seria para o Brasil na Amazônia e Cerrado .
Vejamos se o Lula consegue resolver este dilema das forças armadas brasileiras , de um meio Heli pesado para as nossas forças , tanto faz se força aérea ou exército ou marinha .

Bardini

Esse é o mesmo Lula que, aliado a sua cumpanheirada, entubou as 3 forças com H225M a preço de Chinook, em um projeto estratégico de aperto de parafusos, pra lá de mal elaborado e sem continuidade?

BLACKRIVER

Lula este que está de volta…
lula este que os militares prestam continência…

lula este que só fechou um contrato por orientação dos militares que avaliaram as opções na época…

será que a culpa é tão somente dos políticos???

Bardini

Quem ajeitou a compra disso aí, foi próprio governo, via cumpanheiro do Acre. Um cumpanheiro que adorava um contratinho com a Helibras, diga-se de passagem…
https://ac24horas.com/2013/01/21/empresa-que-jorge-viana-presidia-e-condenada-a-devolver-r-566-mil-ao-estado-do-acre-ressarcimento-e-da-compra-do-helicoptero-joao-donato/
Ao Jobim, coube a função de literalmente obrigar a aceitação disso aí, via MD, de cima para baixo.
.
Os comandantes da época, estavam muito mais preocupados em tocar adiante seus planos megalomanícos compeltamente descolados da realidade, onde o pior comandante de toda a história da MB, era o maior dos entusiastas.
comment image

Last edited 28 dias atrás by Bardini
Alfredo

Ainda não se acostumou?
Então, aguarde mais 72 horas.

Wellington Góes

Argumento típico do falso pragmático…

Felipe Morais

Bom dia Wellington. O que seria o “falso pragmático”? Acho que não há contestação quanto ao fato de que decisões da década passada implodiram o orçamento das FAs. Acho que o pragmatismo que você chama de falso é o que mais faltou na linha decisória dos programas que foram iniciados. Ou você não acha que o Prosub, por exemplo, é a maior das causas da penúria que a MB está passando? Faltam 07 anos para o fim da presente década. Qual as perspectivas para a MB de 2030? Pelo que estamos acompanhando há quase uma década, é muito provável que… Read more »

jairo

Que argumentação sublime, poderia ser um voto de relator no TCU…sqn…
Delagnol poderia até mesmo chamá-lo para reforçar a confecção de power points versão 2023 hahahah

Allan Lemos

Temos necessidades muito mais urgentes.

BLACKRIVER

Radares,
Drones,
Mais batalhões de fronteira com condições de vigilância e comunicação.

E por falar nisso, a base aérea do exército em Campo Grande foi finalizada?

Alfredo

Alimentos, saúde, educação, saneamento.
Batalhões na fronteira eu até concordo.
Virou terra sem lei no Governo anterior

Felipe Morais

até por que antes do governo anterior era tudo mil maravilhas nas áreas que você cita né?

Tem que criticar, mas não dá pra criticar só quem usa camisa da cor diferente da sua.

Henrique A

Será da variante F padrão ou da Block II?

Wagner Figueiredo

Se os militares forem inteligentes ( tenho uma certa dúvida), aproveitaria o dinheiro do meio ambiente que será destravado, e meteria o louco que esse helicóptero será p ” proteção da Amazônia” e compraria uns p cá!! Rsrsr
“Sonho meu..sonho meuuu”

João Adaime

Caro Wagner Não precisa comprar. O Biden, ainda candidato, falou em levantar um fundo internacional de 20 bilhões de dólares para proteção da Amazônia. Conseguir alguns desses helis pra uso da fiscalização na região agora, com a mudança de governo e de postura (pelo menos nos discursos), é algo factível. E nem precisa doar. Viriam por empréstimo e quando estiverem queimando óleo, seriam devolvidos e trocados por outros mais novos. E assim por muitos e muitos anos. E para mostrar que a preocupação é com toda a Amazônia e não apenas com a “nossa” Amazônia, poderiam ceder alguns também pra… Read more »

Adriano Madureira

Seria uma boa desculpa e oportunidade para adquirir helicópteros desse nível, basta os militares serem inteligentes e jogarem a “carta verde” como justificativa para tal necessidade…

comment image

Last edited 27 dias atrás by Adriano Madureira
Wellington Góes

Esse sim acredito ser uma aquisição que seria muito interessante ao EB e em menor medida à FAB, talvez ao CFN… Agregaria uma capacidade que não temos nas nossas FFAA. 8 unidades para o EB e 4 à FAB. Ainda falta às nossas forças a capacidade de transporte estratégico. Estaremos menos ruins quando os A330 forem transformados em KC-30 MRTT, entretanto ainda faltam aviões de transporte estratégico de cargas dedicados, como o C-17, ou Y-20, bem como helicópteros de grande porte, como o CH-47 ou CH-53. Esse tipo de aviação sim, faz todo sentido nas compras de prateleiras, fora disso… Read more »

Grifon Eagle

Ainda bem que temos o E725 rsrs

Maurício.

Os EC725 fariam essas missões aqui com um pé nas costas…🤭

E83kxMGWUAUABKK.jpg
Carlos Gonzaga

Meu caro Grifon Eagle, o que faríamos hoje com o CH? Explica aí. Você sabe a autonomia de un CH 47F ? Sabe quanto custa a hora de voo? Sabe qual disponibilidade dele? Então diga lá? Porque uma máquina dessas, capaz de transportar 55 passageiros não é utilizado no transporte off short em lugar nenhum do mundo.

Last edited 27 dias atrás by Carlos Gonzaga
Adriano Madureira

O Boeing Chinook pode custar US$ 39 milhões, mas o preço de compra é apenas o começo.

No Top 10 dos helicopteros mais caros, o Boeing Chinook está em 8º lugar, some na aquisição o valor unitário da aeronave, das turbinas e e outras peças de reposição e equipamentos…

A hora de vôo do chinook é de USD4.600  dolares.

De acordo com a Airbus,o custo de voo do H225M é de $ 3.620,67 por hora. .

https://www.indy100.com/politics/suella-braverman-chinook-helicopter-manston

https://ukdefencejournal.org.uk/osprey-vs-chinook-cost-vs-capabilities/

https://www.forbes.com/sites/lorenthompson/2022/09/12/not-your-fathers-chinook-the-armys-biggest-fastest-helicopter-is-poised-for-further-performance-gains/?sh=5b2ba7665f24

Bardini

De acordo com a Airbus,o custo de voo do H225M é de $ 3.620,67 por hora. 
.
comment image
.
E de acordo com o EB, em 2020, eram bons US 12.216 presidentes mortos. Top do top!
.
comment image
.
Com o que foi, é e será jogado fora em H225M, poderiam comprar, manter e operar Chinook zero bala…

Last edited 27 dias atrás by Bardini
Henrique A

Você sabe o motivo desse custo alto? Os componentes são pouco confiáveis assim demandando mais manutenção e reparos?

Carlos Gonzaga

Fico abismado com o grau de conhecimento e raciocínio de alguns foristas daqui. Vi gente defendendo a compra desses helis para fiscalização da Amazônia e do cerrado. Uma máquina de 22 toneladas capaz de transportar até 55 pessoas, Com autonomia de voo de até 350 km carregado. É o fim da picada. É por esse e outros como eles que o.Brasil continua e continuará deitado em berço esplêndido. Deus nos proteja!

Last edited 27 dias atrás by Carlos Gonzaga