Um F-35B Lighting II Joint Strike Fighter caiu na Base da Reserva Conjunta na Estação Aérea Naval em Fort Worth, Texas, disse a Lockheed Martin em um comunicado na quinta-feira.

O piloto ejetou com segurança, de acordo com o comunicado. Não está claro se o piloto era um militar ou funcionário da Lockheed. A Lockheed fabrica o F-35B para os Fuzileiros Navais.

“Estamos cientes da queda do F-35B na pista compartilhada da Base Aérea Naval da Reserva Conjunta em Fort Worth e entendemos que o piloto ejetou com sucesso. A segurança é nossa prioridade e seguiremos o protocolo de investigação apropriado”, diz o comunicado da Lockheed.

Uma imagem publicada nas redes sociais após o acidente mostra a aeronave apoiada no nariz e relatos locais dizem que o acidente foi resultado de um teste de voo pairado malsucedido da aeronave.

A fábrica de montagem final da Lockheed Martin para o F-35 compartilha uma pista com a Base da Reserva Conjunta na Estação Aérea Naval em Fort Worth.

FONTE: USNI News

Subscribe
Notify of
guest

77 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Silvano

Absolutamente dentro da normalidade operacional do avião em tela.

Maurício Veiga

Não, não é normal neste estágio operacional da aeronave em questão, mas pode ser “erro humano” , vamos aguardar a perícia técnica…

Atirador 33

Nada que algumas horas de funilaria / lanternagem, pintura, mecânica do trem de pouso, e um novo banco Recaro, não possa colocar essa maquina novamente para voar.

Sergio Peixoto

KKKKKKKKKKK ….meu amigo , até meu escort XR-3 não dá tanto B.O. quanto esta coisa ai não !!!!!

Wagner

Conversivel?

Mcruel

Assentos ejetáveis zero-zero já salvaram muitas vidas!

Glasquis7

É pra isso que foram criados.

Velho Alfredo

Percebeu a distância q o cara foi? Achei bem interessante.

Jota Ká

No caso deste acidente, numa análise visual e leiga, acho que o piloto se salvaria mesmo se não acionasse a ejeção.

Sergio Peixoto

Eu não teria nem entrado nesta coisa……

André Macedo

Sorte dos britânicos que, já pensando que essa bomba ia dar problema aos montes, compraram mais F-35 do que pilotos

Hellen

Os ingleses já estão acostumado com bomba faz tempo !!!
Olha ai !!

FB_IMG_16669915365567196.jpg
Tomcat4,4

Boa ,kkkkk!!! Sacanagem hein !!!

Marcelo

Made U.S.A tambem solta pecinhas !!!! Kkkk

Glasquis 7

Solta sim, tudo porcaria, tem que jogar fora…

POR FAVOR JOGUEM TUDO FORA LA NA PISTA DA FACH!!!

Maurício.

E solta longe, o trem de pouso frontal foi a primeira coisa que soltou pecinha, aliás, pecinha e rodinha…rsrsrs.

Santamariense

Aparentemente o motor não reduziu potência. Com isso, reiniciou uma “decolagem”, sendo que aí reduziu um pouco, mas então a traseira já estava muito alta, jogando o peso todo sobre a roda dianteira, que só podia colapsar. Enfim, erro humano ou mecânico, mais um F-35 acidentado. Tá bem complicado. Não sou dos que chamam essa aeronave de todos os piores adjetivos. É uma aeronave com muitas tecnologias inovadoras, mas acidentes seguidos, como tem acontecido, levantam sempre uma nuvem de desconfiança sobre o projeto.

Maurício.

Um F-35A já calapsou o trem de pouso frontal com o caça parado! O trem de pouso frontal desses caças tem que ser reforçado, não foi a primeira vez que colapsou e pelo andar da carruagem, não será a última, mas, isso é problema dos americanos e de quem comprou, nós, brasileiros, temos que se preocupar com o Gripen, afinal, esse será o caça da FAB.

Rodrigo

Alô Lockheed dispense a investigação, o caso já foi solucionado.

Santamariense

Onde eu falei que foi exatamente o que aconteceu? Eu escrevi o que vi no vídeo. Agora, o motivo disso ter acontecido, só a investigação dirá. De resto, cresce….a 5ª série é na 3ª porta à direita.

Paulo

A princípio o trem colapsado do outro F35 é erro grosseiro da manutenção que aparentemente puxava um caça freado…

oswaldo

Boa! kkkk

Rogerio

Aqui pouco os americanos falam a roda for fabricado na China… Kkk

Luiz

O conserto vai consumir ums 20 milhões de dólares.

Heitor

É assim msm, quem não pode ter desdenha rsrsrs

André Macedo

Você “tem” pra ficar babando assim? kkkkkkk

Jmgboston

É por isso que caem, eles testam e eles usam. Nos tivemos acho que uns 20 mirages ou menos desde a década de 1970. Quantos acidentaram até a aposentadoria nos anos 2000? F35 no Brasil jamais acidentaria. Talvez em desfile de 7 de setembro quando são usados.

Glasquis 7

Pra cair tem que estar voando.

Só não cai quem não voa.

Paulo

Pois é, os caras já estão mandando F22 para o Museu e os “chapéu atolado” aqui do BR metendo a boca pq um dos mais de 700 F35 do mundo deu problema…

Rômulo

Caem porque são extremamente problemáticos.
Simples assim.

Santamariense

Quanto ao numero de Mirage III da FAB, o total foi de 32 aeronaves. Ao redor de 10 foram perdidas em acidentes.

Nei

Num comentário de um site americano, um piloto de caça F-35, disse que parece que trata-se de cerro humano. Desceu muito rápido.
Aguardar novas informações.

Jefferson Ferreira

Se era piloto de teste da Lockheed difícil acreditar em erro humano, já que muitos do f35b fabricados, devem ter passado na mão do cara…

Tá estranho esse acidente… só perícia pra dizer o que de fato houve…

Nei

Verdade

Teropode

Deu impressão que a intenção era dar um toque na pista com um leve deslocamento horizontal ecem seguida decolar , mas o toque foi forte enclinando acaeronave pra frente , ha materias afirmando que estavsm testando procedimentos !

Nei

Sim, estava em teste.

Tallguiese

Esse bichinho vai sair bem caro é lá na frente pra quem comprou. Quando chegar o período de manutenção profunda e de meia vida!

Maurício.

Será que era necessário ejetar? Acho que o piloto meio que se apavorou.

Maurício.

Roberto, digo isso porque o piloto só ejetou e o caça parou de vez, mas, claro que tentar opinar de fora é sempre muito mais fácil, você tem razão, o caça ainda estava com potência e poderia acontecer algo pior.

Teropode

Deu janela ele vazou fora , certíssimo!

Maurício Veiga

Acredito que nessa situação esse seja o procedimento padrão!!!

Heli

existia a grande probabilidade do avião capotar, o que mataria o piloto, o que já aconteceu com o Harrier

Velho Alfredo

Quem tem oxs tem medo……

Rômulo

Por que será que ninguém está surpreso?

Teropode

Por que quem raciocina sabe das variáveis que poderiam ter causado o incidente , ha duvidas se estavam testando procedimentos ou se foi um erro do soft !

Carlos

Piloto inexperiente…

Reduz na caixa e bomebea no freio! aconteceu comigo numa Caravan/75.

Arthur

Não brinca que caiu mais um F-35! Não pode ser verdade! É CGI russo ou então foi o maldito componente fabricado na China o responsável! E ainda tem comentarista neste blog que defende essa porcaria de avião!

Funcionário da Petrobras

Os defensores deste avião são daquela turminha que assistiu muito Top Gun, Rambo, Bradock, etc; ou seja, a mentira Hollywoodiana fez efeito no cérebro dessa galera.

Andre

Não se esqueça que entre os defensores estão também os líderes de algumas das mais profissionais forças aéreas do mundo, como a IAF, a JASDF e a RAF. Além dos que compraram e usam o F-35, dentre os que defendem o avião e adorariam usar, mas não foram autorizados a comprar pelos EUA, estão UAEAF e a TAF.

Mas não há dúvidas que os guerreiros da internet entendem muito mais de aviação de combate que os líderes dessas forças aéreas. Afinal, quem é o General Hasan Kuçukakyuz ou o Aluf Tomer Bar frente ao Funcionário da Petrobras.

Inimigo do Estado

Vc quis dizer um monte de apaniguados que recebem migalhas dos EUA né, como Israel, Japão um país ocupado, e Reino Unido uma potência que quase virou país ocupado duas vezes no século passado.

Andre

Não se esqueça da Turquia e dos eau que tbm quiserem o avião mas não tiveram autorização para comprar.

Mas é isso mesmo, pais que é apaniguado dos EUA tem IDH alto e compra o que existe de melhor.

País poderosão e fodão compra do Irã e só.

Paulo

O chapéu tá muito atolado aí, tira pouquinho que tá espremendo o “célebro”

Nei

Não defendo o avião, até porque quem paga ele é contribuinte americano e se é uma porcaria, ninguém compraria e os americanos iriam reclamar, mas não é o que acontece.
Agora, num caça VTOL ou qualquer avião, está sujeito a cair, pois qualquer falhas de controle, motor, é gravíssima.

Fawcett

Lembrei daqueles motoristas despreparados tentando fazer baliza.

Heinz

era só puxar o freio de mão e segurar bem no volante.
brincadeiras a parte, será que o piloto não quebrou nada?

Rodrigo

Não sei por que estão falando mal, o assento ejetor funcionou perfeitamente pô!

Funcionário da Petrobras

F-35 e suas estórias.

Wagner

Não existe estórias seu analfabeto.

Fabio Colombo

Eu notei uma fumaça branca saindo pela parte de trás antes dele começar a pousar.

Last edited 1 mês atrás by Fabio Colombo
oswaldo

Mas que bela porcara é esse aviao… Caro e inseguro…

Andre

A Christine Lambrecht discorda de você. Mas o que vai saber a ministra de defesa alemã sobre equipamentos de defesa…

Gabriel BR

E viva o abacaxi voador

Clésio Luiz

“Qualquer pouso do qual vc pode sair andando é um bom pouso”.

Paulo

Aí não dá pra saber se o cara saiu andando rsrsrs

Inimigo do Estado

É esse o avião que vai derrotar a Rússia, China, Irã, Coréia do Norte, Venezuela, a invasão alienígena dos tripods, juntos e misturados?

Marcelo Lopes

não entendi porque ejetou!!

Eromaster

Eu também não entendi. O caça não estava pegando fogo, além disso ,a altitude para acionar para paraquedas praticamente não existia, o F35 estava em solo.

Santamariense

Assentos ejetáveis do tipo zero-zero, como é o caso deste, funcionam de forma eficiente e segura com a aeronave no solo e parada.

Eromaster

F-35 Baleia sempre soltando pecinhas. Esse caça já matou muitos pilotos por falta de oxigênio , além de inúmeros acidentes.

Santamariense

Já matou muitos pilotos por falta de oxigênio? Houveram problemas com a geração de oxigênio, mas se houveram mortes devido à isso, não foram “muitas”. Claro que avião não é feito para matar piloto, logo, não nego os problemas.

Rinaldo Nery

Parece que bastaria ter cortado o motor. Shutoff valve.

Nei

Realmente.

Depois da ejeção, motor ainda está acelerado e só depois diminui potência.
Alguma falha, com certeza.

Luiz Trindade

É… Soltou pecinha de novo… Agora sabem como é difícil manter um avião VSTOL pois quando acontecia um acidente com AV- Harrier 8B diziam era porque era projeto britânico.

Esperemos que tenhamos lições aprendidas para isso não acontecer de novo!

Kemen

O problema é que a manutenção é cara e as atualizações também. A Australia geralmente se queixa de tudo, helicópteros, fragatas, agora também se queixam dos F-35, pelo custo da manutenção, futuras atualizações, alcance e desempenho tendo em vista que a sua estrategia de defesa é poder chegar na China em caso de conflito direto e o . Não tem nada que agrade aos australianos.

Last edited 1 mês atrás by Kemen
Dr. Mundico

Espero que o estagiário não tenha esquecido de pagar o boleto do seguro….

Rafael Gustavo de Oliveira

Mesmo que seja erro humano, tem tanta I.A nos comandos do F-35 que dificilmente o piloto seria julgado culpado em possível inquérito, acredito que a interação humana deve ser mínima e que há alguns mecanismos indicam a correção automática nos comandos da aeronave…
Resumindo, EU acredito que a aeronave teve uma pane técnica e desgovernou-se, IA é tão avançada que podemos afirmar que piloto de F-35 não pilota….praticamente conduz o aparelho…será tão difícil achar o culpado nessas situações…pode ser o piloto, mecânico, programador, fornecedor….etc…etc…etc

Sergio Peixoto

É muita grana e muito abacaxi para ser resolvido……..