Botucatu, SP, 07 de dezembro de 2022 – A divisão de aviação agrícola da Embraer atingiu a marca de 63 aeronaves Ipanema 203 vendidas nos 11 meses deste ano, superando o número de 62 aeronaves comercializadas no mesmo período do ano passado. Lançado em 2015, a nova geração da aeronave vem acumulando alta de pedidos a cada ano. Em 2020 foram vendidas 28 unidades.

Um dos fatores importantes que impulsionou a aviação agrícola neste ano foi a produção recorde de grãos na safra 2021/22, que produziu 271,2 milhões de toneladas, um acréscimo de quase 14,5 milhões de toneladas na comparação ao ciclo anterior, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Com a forte atividade de vendas neste ano, a empresa solidifica a posição de liderança do mercado, que encontra no Ipanema 203 a eficiência, produtividade, economia e robustez que o transforma em uma ferramenta essencial para o agronegócio do País. Ao longo de 2023, a aeronave trará ainda novos aprimoramentos em aspectos como ergonomia, manutenção e durabilidade, atendendo às sugestões dos clientes.

Sany Onofre, gerente da aviação agrícola da Embraer, destaca que o recorde de vendas do Ipanema 203 acompanha também um maior engajamento de todo o segmento, com interações mais intensas entre os profissionais que atuam em oficinas de manutenção, escolas de formação, prestadores de serviços e clientes. “Existe uma troca contínua das boas práticas em todo território nacional”, disse Onofre que enfatiza ainda outras frentes de atuação para fortalecimento do setor no Brasil. “Colaborar para que todos tenham a manutenção em dia, aumentar o número de oficinas homologadas e preparar novos pilotos são algumas das ações essenciais para o desenvolvimento da indústria como um todo.”

Entre as ações realizadas, o time de suporte ao cliente da Embraer tem realizado palestras sobre segurança de voo e melhorias contínuas para os processos de manutenção. Além disso, foram firmadas parcerias com as empresas Sabri e Agroefetiva, que a partir de 2023, oferecerão consultorias gratuitas aos compradores de Ipanema para que as aeronaves operem com configuração ideal para atingir o máximo desempenho, de acordo com as necessidades de cada cliente.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer (NYSE: ERJ) tem negócios em Aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, fornecendo Serviços e Suporte aos clientes no pós-venda. Desde que foi fundada em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves.

Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano. A Embraer é a principal fabricante de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil.

A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa. Para mais informações, visite www.embraer.com

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tallguiese

Eu estava meio preocupado dos drones agrícolas tomarem o lugar do Ipanema, Mas o aviãozinho e muito bom e vende bem que bom!

Mauro

Se os drones forem a melhor opção, a EMBRAER será a fabricante de Drones também. Imagina que ela é dona da empresa que além de fabricar os EVTOL, está criando todo o sistema de navegação automatizada com previsão de início das operações ate 2027.

Luiz Trindade

É… Quando se fala de pulverização de grandes áreas é com Ipanema. Não tem drone que dê jeito.

Nonato

Engraçado.
Não tinha me tocado.
O Brasil tem a Embraer e é um grande produtor agrícola.
Um nicho importante
Acho que dava para vender mais.
E criar outras opções pensando no agronegócio.

Mauro

Concordo 100% com vc amigo. A EMBRAER é Uma Gigante dentro e fora do Brasil. Imagina produtos criados sob medida para atender as demanadas do setor agro!!!

Fernando EMB

A Embraer tem uma parceria com a Pyka para uma aeronave autônoma agrícola.
O Ipanema é líder absoluto no mercado agro nacional, no segm maiores conooAir Trator, dominam.ento de somente para médias e grandes áreas plantadas.
Para áreas muito grandes, os aviões maiores, como o Air Tractor, dominam.

Salim

O Ipanema so e vendido Brasil ou tem vendas exterior?!