Por Simão Pedro Ferreira Gonçalves – Natal-RN

O Centro Cultural Trampolim da Vitória – CCTV tem como objetivo resgatar a história da presença norte-americana no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, após um acordo entre os Presidentes Franklin Roosevelt e Getúlio Vargas em Natal, encontro que ficou conhecido como “Conferência do Potengi”, em 28 de janeiro de 1943.

Após este encontro, teve o início da construção da primeira base norte-americana no Brasil, no município de Parnamirim – RN, base conhecida como “Parnamirim field”.

Durante a Segunda Guerra Mundial, mais de 20 mil aeronaves pousaram e descolaram de Parnamirim rumo à África e Europa.

No centro cultural, os visitantes podem conhecer um pouco sobre a Segunda Guerra Mundial, a chegada não só dos americanos a Natal e Parnamirim, como também dos italianos, franceses e alemães, estações de comunicação, companhias aéreas que transportavam tanto passageiros da Europa a Natal, como correspondências na época e a chegada da Aeropostale.

O acervo tem mapas, cartas, correspondência de americanos que estiveram em Natal-RN, uniformes dos soldados e oficiais americanos, fotos livros e peças de aeronaves recuperadas e preservadas, dioramas mostrando como foi a guerra na Europa e maquetes com modelos de aeronaves.

O Centro Cultural Trampolim da Vitória está localizado em Parnamirim-RN, no antigo Aeroporto Augusto Severo. Está aberto para visitação, todos os dias, das 9 às 17 horas.

O responsável por esse trabalho é Fred Nicolau, historiador e natalense.

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Crispim

Maravilha!!!! Parabéns, que o acervo aumente cada vez mais, muito lindo ficou.

Emmanuel

Seria legal ter alguma aeronave usada no período da II GM mas dificilmente veremos algo que não seja por doação dos US.

TALES

No interior da Base Aérea de Natal tem uma B-25 E B-26, atualmente estão num estado muito ruim de conservação até porque estão ao ar livre e em Natal o sol castiga muito e a maresia é alta, essa ideia do centro cultural foi excelente um lugar histórico que funciona no antigo aeroporto de Natal o Augusto Severo vizinho a Base.

Fábio CDC

Tem razão, sou daqui.
.
E a Base fica muito próxima do mar, considerando uma linha reta.

Simao pedro

Já estão à disposição do cctv, a questão é a remoção pro espaço e ter que desmontá-los e remontá-los, pois, os 2 têm mais de 80 anos.

TALES

Não sabia disso, que bom essa noticia o sonho e velas restauradas para a população ter acesso pois dentro da base fica difícil só em portões abertos.

Matheus Lucas

Só de ter um lugar como este em um país que não costuma preservar sua história já é incrível .

Rinaldo Nery

Se falou em parar de usar o aeroporto de São Gonçalo do Amarante, um elefante branco, totalmente subutilizado. Quero ver o que farão c esse Centro se reativarem o aeroporto Augusto Severo…

joseano

Para a FAB seria interessante trocar o Augusto Severo pelo Sao Gonçalo do Amarante ? Passando esse ultimo a ser sua nova base aérea no lugar da Base de Natal ? Logisticamente, por ser também mais distante da Grande Natal, sem as implicações de trafego civil, grande concentração demográfica no entorno, etc?

Rinaldo Nery

O Augusto Severo não tem mais tráfego civil. Se alguém construir a nova base pra FAB não seria ruim.

Ademir Junior

Parabéns pela reportagem ! Poucos sabem que existe este acervo em Parnamirim. Ressaltar como o Rio Grande do Norte teve influência e/em eventos históricos no Brasil

Rayrakson Alves

Só a nível de conhecimento para quem escreveu a matéria, o Centro Cultural não é aberto todos os dias das 9h as 17h. O Centro Cultural é um órgão da Prefeitura Municipal de Parnamirim, tem como seu principal parceiro e apoiador a Força Aérea Brasileira representada pela Base Aérea de Natal- BANT e funciona das quartas aos domingos e feriados das 9h as 16h com entrada gratuita.

Elinaldo

Parabéns! Sempre é bom conhecer a nossa história

Flavio José

Como poderei levar meus alunos a conhecer o aeroporto como tbem toda a base aerea. Com o que os soldados construíram? Teacher Flávio