Há uma boa razão pela qual a Força Aérea Russa está vacilando. Equipes de defesa aérea ucranianas têm aplicativos melhores

21

Por David Axe

Não é à toa que os militares russos estão usando drones carregados de explosivos de fabricação iraniana para bombardear cidades ucranianas. Os aviões de guerra tripulados da força aérea russa não podem fazer isso. Pelo menos não sem risco extremo para eles mesmos.

Para entender o porquê, você precisa entender um software muito especial chamado “Kropyva”. Isso significa “urtiga” em ucraniano.

Oito meses depois de guerra da Rússia contra a Ucrânia, os russos ainda não suprimiram as defesas aéreas da Ucrânia. De fato, a rede de defesa aérea ucraniana está ficando mais forte à medida que mais sistemas fabricados no Ocidente chegam.

Mas mesmo com esses canhões móveis alemães e lançadores de mísseis superfície-ar avançados de fabricação americana, o sistema de defesa aérea ucraniano ainda é principalmente soviético em design.

O exército e a força aérea ucranianos herdaram centenas de canhões, lançadores terra-ar e radares quando a União Soviética entrou em colapso em 1991. Eles compreendem a maior parte das defesas aéreas da Ucrânia e são antigos.

Mas os ucranianos os melhoraram. Kropyva pode ser a adição mais importante. Vídeos que circularam online este mês mostram as tripulações ucranianas dos veículos de defesa aérea Osa usando tablets Android rodando o software Kropyva para rastrear aviões de guerra russos.

Kropyva é uma versão boot-strap do sistema American Blue Force Tracker. Assim como o BFT, o Kropyva exibe um mapa digital. No mapa, o usuário pode ver as localizações de amigos e tropas inimigas. Algo parecido com um jogo de estratégia, mas mortalmente real.

Onde o BFT é um sistema governamental de luxo que custou aos contribuintes dos EUA dezenas de bilhões de dólares para ser desenvolvido e implantado, o Kropyva é o produto de uma organização sem fins lucrativos, o Army SOS , que, além do Kropyva, desenvolveu drones e sistemas de coleta de inteligência para as forças armadas ucranianas. “Os governos costumam ser lentos e hoje cada hora pode fazer a diferença”, afirma a SOS em seu site. “Nossa ONG pode atuar aqui e agora.”

Kropyva é engenhoso em seu design. Executado em qualquer tablet Android, ele conecta usuários de todas as forças armadas ucranianas, construindo uma única rede com funções push e pull. Os usuários podem inserir as localizações das forças inimigas – pontos fortes, tanques, aeronaves. A saída, para cada usuário, é uma visão abrangente e de cima para baixo do campo de batalha, combinando informações de muitas fontes sobrepostas.

O Army SOS originalmente pretendia que o Kropyva ajudasse as unidades de artilharia. “O Kropyva funciona … como uma forma de Uber para artilharia e possibilitou aumentar drasticamente seu tempo de reação e reduzir sua vulnerabilidade”, escreveu Adrien Fontanellaz, especialista independente.

“O tempo médio necessário para implantar uma bateria de obuseiro foi reduzido em um fator de cinco – para três minutos”, acrescentou Fontanellaz. “O tempo necessário para engajar um alvo não planejado por um fator de três, a um minuto; enquanto o tempo necessário para abrir o fogo da contrabateria foi dividido por 10, até 30 segundos.”

As baterias de defesa aérea se beneficiam da mesma maneira. Embora ainda usem radares para localizar e rastrear aviões russos, agora eles podem complementar a imagem do radar com o Kropyva. Este último pode não ser tão preciso. E não pode realmente direcionar um míssil de comando-orientação. Mas pode alertar as tripulações sobre a chegada de aeronaves inimigas – e ajudar a confirmar os rastros de radar.

Além disso, o Kropyva é muito fácil de usar. Parece e funciona como qualquer um dos aplicativos populares. Unidades de defesa aérea que usam Kropyva têm melhor consciência situacional. Isso os torna mais letais, é claro, mas também os torna mais difíceis de suprimir, pois as equipes podem ver um ataque chegando.

A proliferação de Kropyva ajuda a explicar por que as defesas aéreas ucranianas, apesar de sua idade, estão vencendo a batalha pelos céus da Ucrânia.

FONTE: Forbes

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
737-800RJ

Não sabia disso. E olha que tenho lido bastante sobre o conflito nos últimos meses, inclusive em páginas gringas de Defesa. Muito, muito f***!

Rinaldo Nery

Interessante, principalmente quando cita a redução de tempo de reação. Outro ponto importante: “Os governos costumam ser lentos e hoje cada hora pode fazer a diferença”. Bem verdadeiro.

Rogério Loureiro Dhiério

Para mim foi o ponto da leitura que mais justifica o pau que os ucranianos estão dando nos Russos. Rússia depende inteiramente das organizações estatais para criar qualquer coisa que seja. A Ucrânia não. Ela tem o reforço e apoio de instituições independentes e de iniciativa privada. Pensa no CEO da empresa que criou esse aplicativo. Devem ter visto a oportunidade da guerra como um divisor de águas. A chance de aplicar o produto em meio a situação real e como um pioneiro para as futuras guerras. Querendo ou não, ainda que tenha um lado trágico, existe aqueles que lucram… Read more »

André K

“Pensa no CEO da empresa que criou esse aplicativo.” É uma ONG, mas o raciocínio permanece válido.

Nonato

Vivo falando isso aqui.
O gripen E que é apenas uma versão atualizada de um avião que está em operação há 40 anos, já vai 20 anos de desenvolvimento.
Usa um motor antigo.
Isso se aplica a outros projetos ocidentais.
Levam décadas.
Na guerra, cada minuto é precioso.

Alfredo Araujo

“É apenas uma versão atualizada de um avião q está em operação há 40 anos”
.
Aquela situação em q o camarada q não entende P* nenhuma e quer QUESTIONAR a complexidade do desenvolvimento de um sistema de armas que está entre os mais complexos e desafiador de todos… Um avião de combate.

juggerbr

O que pega é a vulnerabilidade pela contra informação russa, que tornaria a info inútil

Carlos Campos

Olha não me convenceu, mas de qualquer forma defesa aérea da Ucrania tá muito boa.

Rogério Loureiro Dhiério

É porque tem um software chamado Kropyva que tem atuado como um somador de forças nas atividades miliares ucranianas contra os russos.

kkkkk….abs…

Léo Neves

Bom sistema. Curioso para para saber como a Ucrânia vai combater o Lancet russo que quase todo dia acerta um sistema AA diferente e várias peças de artilharia. Hoje foi um Buk e dois M777 , amanhã provavelmente terá outros destruídos. Aliás o maior acerto russo ao meu ver até agora foi ter se esforçado para criar uma linha de montagem desde drone Lancet pois ele está tendo um desempenho excepcional. A Ucrânia provavelmente não vai por o aspide nem o Sistema doado pelos EUA para cobrir a linha de frente pois estão dentro do alcance do Lancet e logo… Read more »

Segio

Daqui a pouco começa a choradeira…… Preparando uma pipoca para curtir…..

Gilian

Os aplicativos eu não sei, mas os equipamentos ucranianos de defesa aérea estão sendo destruídos sistematicamente.
No vídeo, um BUK em movimento e ainda antes movimentando os mísseis é destruído pelo Lancet.
Fantástico!
Cenas incríveis.

t.me/intelslava/40691

Leandro

Kings mudando de perfil novamente…

RPiletti

Espetacular, fenomenal, magnifico, nunca vi tamanha perfeição…
Já caiu o soldo na tua conta?

Mensageiro

Brasil quer tb essa consciência situacional.

Sergio Machado

Pergunta interessante: quando o EUA ou OTAN trabalharam contra espaço aéreo negado ou saturado por defesas anti-aéreas de alto desempenho baseada em mísseis?
Vietnã? Bósnia? Igual à Ucrânia, creio q nunca.
Uma coisa é certa, se os Russos souberem aproveitar- e creio que irão, não haveria motivo pra não- a curva de aprendizado será única.
OTAN que abra o olho.

bjj

No Iraque. E diga-se de passagem, o Iraque era muito mais bem armado que a Ucrânia, tanto em caças quanto em defesa antiaérea.

Eduardo

Os EUA não foram capazes de derrotar o Iraque e são impotentes diante da Rússia! A Ucrânia já perdeu faz tempo. Zelensky é um títere da OTAN.

bjj

Como não foram capazes de derrotar o Iraque? O Iraque foi invadido e ocupado…

Sergio Machado

E qual eram os modelos de defesa anti-aérea do Iraque baseada em mísseis? Explica ai pra gente, por gentileza.

bjj

SA-8, SA-9, Roland 2, SA-6, SA-3, etc… Mais um grande número de caças e milhares de manpads