Coreia do Sul envia caças após detectar 180 aviões de combates norte-coreanos, dizem militares

43

Caças F-15K da Coreia do Sul

Seul, Coreia do Sul (CNN) — A Coreia do Sul despachou cerca de 80 caças após detectar um grande número de aviões de combate norte-coreanos durante um período de quatro horas na sexta-feira, disseram os militares do país, em mais uma escalada das tensões regionais.

Em um comunicado, os militares sul-coreanos disseram ter avistado cerca de 180 aeronaves militares norte-coreanas entre 11h e 15h hora local, um dia após Pyongyang ter conduzido o teste fracassado de um míssil balístico intercontinental (ICBM).

As tensões na península coreana começaram a aumentar na segunda-feira, quando os exercícios militares conjuntos “Vigilant Storm” começaram entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul, envolvendo centenas de aeronaves e milhares de militares de ambos os países, segundo os EUA.

A Coreia do Norte acusou os aliados de ação provocativa e na quarta-feira lançou 23 mísseis de suas costas leste e oeste – o maior número de mísseis disparados em um único dia – em águas de ambos os lados da península, levando Seul a responder com três mísseis terra-ar.

O desdobramento sul-coreano de sexta-feira incluiu um número não especificado de caças furtivos F-35A, disse o comunicado, e os aviões de combate sul-coreanos que participam das manobras conjuntas em andamento também “mantiveram uma postura de prontidão”, disseram os militares sul-coreanos.

Após o teste suspeito de ICBM de quinta-feira, os EUA e a Coreia do Sul anunciaram que estenderiam os exercícios por mais um dia até 5 de novembro, uma medida denunciada por uma autoridade norte-coreana como uma “escolha muito perigosa e falsa”, segundo a mídia estatal.

Mais tarde, depois de se encontrar com seu colega sul-coreano no Pentágono, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, acusou a Coreia do Norte de “atividades irresponsáveis ​​e imprudentes”.

“Dissemos antes que esse tipo de atividade está potencialmente desestabilizando a região. Por isso, pedimos a eles que cessem esse tipo de atividade e comecem a se envolver em um diálogo sério”, disse Austin.

Uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas deve ocorrer na sexta-feira para discutir os recentes lançamentos de mísseis de Pyongyang. De acordo com um porta-voz da Missão dos EUA na ONU, EUA, Reino Unido, França, Albânia, Irlanda e Noruega pediram uma reunião aberta.

Em entrevista à CNN na quarta-feira, a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, condenou as ações da Coreia do Norte, dizendo que Pyongyang havia quebrado várias resoluções do Conselho de Segurança.

Thomas-Greenfield disse que a ONU estaria “pressionando” a China e a Rússia para melhorar e aumentar essas sanções. Ela se negou a dizer se o presidente dos EUA, Joe Biden, aumentaria as sanções com o presidente da China, Xi, no G20, mas disse que estava “na mente do presidente”.

SAIBA MAIS:

A Força Aérea da República Popular Democrática da Coreia

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
pgusmao

Provavelmente, Migs-17 dos anos 50, a Coréia do Sul devia abater uns 50% depois pedir desculpa pelo engano e botar o gordinho trucador no lugar dele.

Pc90

Fica difícil falar grosso quando sua capital está no alcance de artilharia tradicional

RenanZ

Como diria o Lord Farquaad (filme Shrek)

“Alguns de vocês podem morrer, mas esse é um sacrifício que EU estou disposto a fazer”

Jefferson Ferreira

Sempre foi assim, basta ver a ucrania…

João Augusto

O que não pode é o governante da Coréia do Sul seguir o mesmo caminho.

leonidas

Acho que a galera não se apercebeu disso, certamente são os mesmos que jogam super trunfo na hora de analisar a guerra da Ucrânia… rs A Coreia do Norte é um grande problema pois esta na sombra da China, isso era um problemão quando em Pequim só se via gente andando de bicicleta, imagine hoje com eles produzindo caças como o J 20 e tendo a marinha que possuem hoje. Depois disso ela obviamente esta colada na coreia do Sul e não precisa de aviação para fazer aquilo que vc cita com perfeição, ela deixa Seul parecendo um queijo suíço… Read more »

Mars

Mas Seoul tem alguma defesa ou plano contra essa artilharia, tipo usando Iron Dome, C-RAM ou qualquer outra coisa para minimizar o estrago?

Rodrigo

Tem, o plano se chama “Fujam para as colinas!”

Allan Lemos

Seoul está bem ao alcance da artilharia norte coreana.

Eduardo Del Nery

Demorou !!!! Tá na Hora já dos EUA e os Aliados Japão e Coréia do Sul , Explodir a Cabeça desse Gorducho …. Esse cara é do mau !!!! E ainda vai fazer um Grande Estrago , se ninguém Eliminá lo …. Hitler começou assim , como um desacreditado , ninguém levou a sério … Enquanto isso , Ele montou o Exército mais Poderoso do Mundo na Época , Em menos de 7 anos .

Felipe

Tentaram em 1950 e não conseguiram.

Plinio Jr

Para os sul coreanos, seria uma sessão de tiro ao alvo com estas velharias sino soviéticas

Marcos R

provavelmente os mísseis que utilizariam para derruba-los são mais caros que as aeronaves alvo.

Allan Lemos

Para os norte coreanos também já que Seoul está ao alcance de sua artilharia, a diferença é que as vidas dos sul coreanos valem muito mais do que esses caças.

Alan Santos

Artilharias já mapeadas , teriam a oportunidade de dar 1 tiro .

Mirão

Na franquia CoD isso até pode ser verdade, mas aqui na vida real todo mundo está com o ânus na mão.

TJLopes

O mais incrível pra mim é a Coréia do Norte colocar 180 aviões no ar.

Vai entrar no Guiness Book como o maior museu aéreo do mundo 😀

Jefferson Ferreira

Pensei o mesmo… pior que se for vez, acho que o huezil não tem essa capacidade, mesmo contato os cacarecos que temos!

leonidas

Foi exatamente o que me passou pela cabeça.
Estou impressionado que os norte coreanos consigam manter a operacionalidade de 180 aviões decolando simultaneamente, tanto pelo feito logístico como pela quantidade de aeronaves em seu inventário…

Last edited 1 ano atrás by leonidas
Lúcio Sátiro

Acho que eles mobilizaram tosa a sua força aérea.

Luís Henrique

A Coreia do Norte possui cerca de 550 caças e bombardeiros.
180 representa cerca de 1/3 de sua força de caças/bombardeiros.

Salomon

Também, como a maioria acho, pensei o mesmo. Os caras botaram 180 no ar de uma vez?

Tallguiese

Pelo visto a invasão da Ucrânia pela Rússia, está encorajando outros a fazerem o mesmo heim? Será que o gordinho do norte vai querer tentar a sorte?

santiago

invadir o quê ? Ele precisa gerar tensão para se justificar internamente mas no braço a coreia do norte não aguenta contra ninguém. O território norte coreano deve estar mais do que mapeado para ser incapacitado táticamente em horas. E basicamente é isso que farão, ninguém precisa invadir território norte coreano apenas sumir com o gordinho.

Jagderv#44

As superligas de níquel envelhecem (precipitam) com o tempo. Os elementos dos motores feitos destes materiais devem ser trocados de tempos em tempo, fora o problema da fadiga que, além de atingir estes elementos, atingem a estrutura do avião em si.
Devem ficar fazendo manutenções periódicas e fabricando peças sobressalentes para estes aviões.
É uma velharia.
Qualquer piloto ocidental se negaria a voar em missão de combate nessas coisas.

Cristiano de Aquino Campos

180 aeronaves, não especificarm o modelo, como a Coreia do Norte não tem uma grande variedade de caças, pergunto, seriam drones?
Depois do até vimos os drones subestimados do Irã fazer na Ucrânia e no Iêmen, eu não duvido. Aliás vi um projeto Iraniano de um caça antigo transformado em drone pesado. Será que os Norte Coreanos podem fazer o mesmo?

Luís Henrique

A Coreia do Norte possui MiG-29, MiG-23, MiG-21, Su-25, Su-7, IL-28 comprados da URSS, totalizando 249 caças e bombardeiros.
E mais J-5, J-6 e J-7 comprados da China, sendo o J-6 e J-7 produzidos sob licença na Coreia do Norte, totalizando cerca de 323 caças de origem chinesa.

Somando os caças russos e chineses são cerca de 572.

Sao 6 modelos soviéticos e 3 chineses, totalizando 9 modelos diferentes.

Last edited 1 ano atrás by Luís Henrique
Marcelo

Ja vi Mig-21 bison derrubar f-16 mlu,agora vou ver mig derrubar f-15 e F-35 !!!

Nei

Pode acontecer sim, não é impossível, mas para cada disparo do F-15 e F-16, deve ser 90% de chance de sucesso de abate.

Plínio Jr

O Bison teve apoio de AEW e outras aeronaves modernas do IAF , coisa que os nortes coreanos não possuem …

Inimigo do Estado

A China pode dar alguns sem problemas.

DSC

Nunca algum MiG-21 derrubou um F-16. Isso nunca aconteceu.

Marcos R

Os paquistaneses conseguiram o feito de perder um f16 posta um mig21… nunca subestime a capacidade de fazer besteira do povo.

soldado imperial

sem causar polêmica. Onde posso pesquisar que ocorreu este abate mesmo?? estou em dúvida até hoje. Mentiras de ambos os lados. Teve um assunto da contagem de aeronaves no Paquistão, atestando que não foi abatido o f16, mas isto pelo jeito foi fake, O site poder aereo poderia fazer uma reportagem sobre estes abate ou suposto abate. Vai lá Galante, faz uma reportagem pra gente. desde já agradeço

Felipe

Kkkk tá faltando estudo na sua vida

sub urbano

A unica função da força aérea da Coreia do Norte é essa mesmo. Poucas ogivas nucleares deles devem estar em foguetes, já que foram miniaturizadas quase 10 anos após o primeiro teste nuclear. Fariam um ataque de saturação, sendo que meia duzia desses “180” pontos no radar teriam o “jackpot”. Outros meios de entrega são os minisubmarinos com “comanfs” entregando as ogivas em cidades portuarias. Eles tem 1 submarino lançador de misseis balisticos apenas. Em tempo, Coreia do norte testou o Hwasong-8 no inicio do ano, um planador hipersonico propelido por um missil balistico de combustivel liquido. Seu alcance chega… Read more »

Ed Sanches

A Coreia do Norte é o país mais fechado do mundo. Poucas informações se tem sobre o que acontece la, mas aqui nos comentários, “especialistas” sabem até o que os pilotos da força aérea norte coreana almoçaram ontem. Por favor,comentem com mais conhecimento e menos torcida.

SmokingSnake 🐍

Tambores de guerra. Para a Rússia e China seria bom para desviar a atenção da Ucrânia e Taiwan, e esse governo dos EUA também quer a guerra para salvar a economia caminhando para a recessão.

Carlos Vulcano

Nitidamente a mando de China e Rússia a Coreia do Norte está esticando a corda para pressionar EUA e OTAN

Nemo

Os engenheiros norte coreanos são realmente bons. A maior prova é o desenvolvimento nuclear e a tecnologia de foguetes e mísseis, mas com eles conseguem manter 180 aviões (provavelmente da época de Santos Dumont) voando?

Âncora

Não acredito em nenhum desses números. 180, 80 ou 23. Tudo propaganda ou engodo. Até parece. Divide por 10 que fica crível.

Last edited 1 ano atrás by Âncora
Alexandre Galante

Hahahaha os operadores de radar sul-coreanos devem ter confundido com pássaros então.

Âncora

Então, li que seriam na verdade 180 voos; ao longo de 4 horas, facilmente menos de 40 aeronaves poderiam compor esse total, incluindo eventualmente várias de transporte. Não tão impressionante quanto 180 caças ao mesmo tempo, por exemplo.