Caças Typhoon e F-35 da RAF realizam o maior disparo em massa de mísseis ASRAAM

13

Os caças Typhoon e F-35B Lightning II da Royal Air Force realizaram seu maior disparo em massa de mísseis ar-ar de curto alcance (ASRAAM).

Pilotos de oito esquadrões lançaram 53 mísseis contra drones alvo ao longo de 10 dias, informou a RAF.

A área de treinamento foi sobre o mar nas Hébridas Air Weapon Ranges em setembro.

O pessoal envolvido incluía pilotos de Typhoon dos Esquadrões 1(F), II(AC), 6 e IX(B) baseados na RAF Lossiemouth, bem como do 3(F) e 41 Test & Evaluation Squadron na RAF Coningsby, juntamente com Lightnings dos esquadrões 207 e 617 baseados na RAF Marham.

As tripulações e manipuladores logísticos aprimoraram suas habilidades, incluindo a destruição de drones-alvo Banshee e mover e carregar armas com ogivas reais em aeronaves.

Um piloto da RAF Lossiemouth disse: “Superou todas as expectativas do que seria meu primeiro exercício de tiro real no Typhoon.

“Selecionar a arma e saber que um míssil real sairia do trilho foi um momento único; ouvir o tom do míssil e puxar o gatilho, seguido por um grande som de whoosh e uma leve oscilação da aeronave foi fantástico.

“Assistir ao míssil desaparecer no céu à minha frente foi um momento para lembrar, é realmente impressionante o quão rápido os mísseis ar-ar de curto alcance podem ir”.

O piloto continuou: “A experiência me deu uma avaliação real da capacidade do míssil e como ele pode ser empregado em uma situação real de combate”.

FONTE: Forces.net

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nelson Junior

Os Typhoons devem ser muito eficientes em combate, o peso relativamente baixo com as asas canards em delta e motores mais potentes até que os Rafales, devem o tornar extremamente manobrável… Se atualizados com radares AESA e armados com os Meteors, devem dar uma baita dor de cabeça pro oponente…
Bela navy !!!

PACRF

Caramba, 53 mísseis ar-ar apenas para treinamento! Fico imaginando quantos o RU não tem em estoque.

roberto

Boa tarde ,
Qual é superior o asraam ou o iris T ?
Obrigado

Luiz Carlos - Pará de Minas

iris T. sem duvida rapaz.

rui mendes

Estás enganado, é o asraam sem dúvida.
Aliás é o melhor míssil ar/ar de curto alcance do mundo, embora o íris-t, talvez seja o segundo melhor, não contando com os Chineses, que não divulgam muito os testes e resultados dos seus mísseis.

Heli

O Python 5 seria o 3o melhor?
Os três ASRAAM, Iris-T e Python5, mais o AIM9X, estão num patamar bem próximo.

rui mendes

Estão, mas se fores aos dados fornecidos pelos fabricantes, o asraam é o melhor, agora estão todos bem próximos, mas o asraam tem alguns dados, onde se destaca claramente.

Last edited 1 ano atrás by rui mendes
DSC

De um modo geral, nenhum é melhor que o outro.
Ambos os mísseis tem alcance máximo que alcança pequenas distâncias BVR, são bastante manobráveis, tem capacidade LOAL, tem seeker IIR, e podem adquirir alvos até ±90° off-boresight.

As grandes diferenças são que o IRIS-T tem TVC e o ASRAAM não (e por isso o IRIS-T é mais manobrável enquanto o motor tá funcionando), e também que o ASRAAM parece ter alcance um pouco maior devido ao facto de transportar mais combustível e ter um design aerodinâmico mais otimizado para isso.

Last edited 1 ano atrás by DSC
Heli

Já li que o TVC é muito útil em manobras de alto grau de giro, porém consome até 30% a mais de combustível, o que certamente impacta no alcance

Tutor

Está sobrando grana hein!

NELSON JUNIOR

Os Britânico viram de perto na Ucrânia, a diferença que faz um militar bem treinado…
Em um combate “real” saber exatamente como o míssel vai se comportar, pode determinar quem vencerá o combate aéreo…
Mas concordo que é um treinamento extremamente caro, mas que se pudesse apostar, diria que é um lote de míssel com vencimento próximo ou com atualização menos recente

Carlos Campos

Estavam atirando nos aliens

A C

Isso se chama “mostrar musculos” ou, na linguagem diplomatica, “recados”. Em combinacao, pode tambem estar relacionado com expiracao do missil.