segunda-feira, dezembro 5, 2022

Gripen para o Brasil

Caças Typhoon e F-35 da RAF realizam o maior disparo em massa de mísseis ASRAAM

Destaques

Redação Forças de Defesa
Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

Os caças Typhoon e F-35B Lightning II da Royal Air Force realizaram seu maior disparo em massa de mísseis ar-ar de curto alcance (ASRAAM).

Pilotos de oito esquadrões lançaram 53 mísseis contra drones alvo ao longo de 10 dias, informou a RAF.

A área de treinamento foi sobre o mar nas Hébridas Air Weapon Ranges em setembro.

O pessoal envolvido incluía pilotos de Typhoon dos Esquadrões 1(F), II(AC), 6 e IX(B) baseados na RAF Lossiemouth, bem como do 3(F) e 41 Test & Evaluation Squadron na RAF Coningsby, juntamente com Lightnings dos esquadrões 207 e 617 baseados na RAF Marham.

As tripulações e manipuladores logísticos aprimoraram suas habilidades, incluindo a destruição de drones-alvo Banshee e mover e carregar armas com ogivas reais em aeronaves.

Um piloto da RAF Lossiemouth disse: “Superou todas as expectativas do que seria meu primeiro exercício de tiro real no Typhoon.

“Selecionar a arma e saber que um míssil real sairia do trilho foi um momento único; ouvir o tom do míssil e puxar o gatilho, seguido por um grande som de whoosh e uma leve oscilação da aeronave foi fantástico.

“Assistir ao míssil desaparecer no céu à minha frente foi um momento para lembrar, é realmente impressionante o quão rápido os mísseis ar-ar de curto alcance podem ir”.

O piloto continuou: “A experiência me deu uma avaliação real da capacidade do míssil e como ele pode ser empregado em uma situação real de combate”.

FONTE: Forces.net

- Advertisement -

13 Comments

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nelson Junior

Os Typhoons devem ser muito eficientes em combate, o peso relativamente baixo com as asas canards em delta e motores mais potentes até que os Rafales, devem o tornar extremamente manobrável… Se atualizados com radares AESA e armados com os Meteors, devem dar uma baita dor de cabeça pro oponente…
Bela navy !!!

PACRF

Caramba, 53 mísseis ar-ar apenas para treinamento! Fico imaginando quantos o RU não tem em estoque.

roberto

Boa tarde ,
Qual é superior o asraam ou o iris T ?
Obrigado

Luiz Carlos - Pará de Minas

iris T. sem duvida rapaz.

rui mendes

Estás enganado, é o asraam sem dúvida.
Aliás é o melhor míssil ar/ar de curto alcance do mundo, embora o íris-t, talvez seja o segundo melhor, não contando com os Chineses, que não divulgam muito os testes e resultados dos seus mísseis.

Heli

O Python 5 seria o 3o melhor?
Os três ASRAAM, Iris-T e Python5, mais o AIM9X, estão num patamar bem próximo.

rui mendes

Estão, mas se fores aos dados fornecidos pelos fabricantes, o asraam é o melhor, agora estão todos bem próximos, mas o asraam tem alguns dados, onde se destaca claramente.

Last edited 1 mês atrás by rui mendes
DSC

De um modo geral, nenhum é melhor que o outro.
Ambos os mísseis tem alcance máximo que alcança pequenas distâncias BVR, são bastante manobráveis, tem capacidade LOAL, tem seeker IIR, e podem adquirir alvos até ±90° off-boresight.

As grandes diferenças são que o IRIS-T tem TVC e o ASRAAM não (e por isso o IRIS-T é mais manobrável enquanto o motor tá funcionando), e também que o ASRAAM parece ter alcance um pouco maior devido ao facto de transportar mais combustível e ter um design aerodinâmico mais otimizado para isso.

Last edited 1 mês atrás by DSC
Heli

Já li que o TVC é muito útil em manobras de alto grau de giro, porém consome até 30% a mais de combustível, o que certamente impacta no alcance

Tutor

Está sobrando grana hein!

NELSON JUNIOR

Os Britânico viram de perto na Ucrânia, a diferença que faz um militar bem treinado…
Em um combate “real” saber exatamente como o míssel vai se comportar, pode determinar quem vencerá o combate aéreo…
Mas concordo que é um treinamento extremamente caro, mas que se pudesse apostar, diria que é um lote de míssel com vencimento próximo ou com atualização menos recente

Carlos Campos

Estavam atirando nos aliens

A C

Isso se chama “mostrar musculos” ou, na linguagem diplomatica, “recados”. Em combinacao, pode tambem estar relacionado com expiracao do missil.

Últimas Notícias

UAC entregou ao Ministério da Defesa russo um lote de novos caças Su-35S

A Komsomolsk-on-Amur Aviation Plant (KnAAZ) em homenagem à Gagarin United Aircraft Corporation (UAC, parte da Rostec) entregou ao Ministério...
Parceiro

LAAD 2023

- Advertisement -
- Advertisement -