A Suécia levou para casa a manutenção do novo motor do Gripen E. Agora, o primeiro de três equipamentos de teste foi concluído e um motor foi iniciado pela primeira vez.

Quando a Suécia fez o pedido à Saab do caça de nova geração Gripen E em 2013, a ideia era que a manutenção dos motores fosse realizada pela Marinha dos Estados Unidos, controlada pela fabricante General Electric.

Vista em corte do Motor GE F414 do Gripen E

Mas devido à deterioração da situação no mundo, as Forças Armadas Suecas mudaram de ideia. Em 2020, ocorreu uma reviravolta completa, o que significa que o suporte e a manutenção do produto ocorrerão na Suécia, na GKN Aerospace em Trollhättan (anteriormente Volvo Aero).

A manutenção dos motores nos EUA levaria muito tempo no caso de um ataque armado ou alerta máximo.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kommander

E o Brasil, como fica nessa história?? A manutenção dos nossos vai ser feita onde?

Fernando Vieira

a GE Celma tá aqui em Petrópolis aguardando contatos.

RenanZ

onde for mais barato e rápido, de preferência

Camargoer.

Olá K. De fato, a Celma poderá ser homologada para fazer a manutenção dos motores do F39. Isso demandará algum investimento, mas parece adequado que a manutençao do F414 seja feita no Brasil. Considerando os dois lotes de F39 e alguns motores sobressalentes, seriam cerca de 70~80 unidades. Imagino que a FAB tenha cerca de 100~110 motores J85 dos F5 que são revisados na Celma. A alternativa seria usar as instalações suécas.

Fabio Araujo

Como são feitas as manutenções nos motores dos aviões da FAB? A FAB já opera uma infinidade de motores a jato, então já deve ter algum planejamento para fazer isso fora ou alguma estrutura para fazer isso na própria FAB!

Rinaldo Nery

As revisões menores serão realizadas em Anápolis.

Fabio Araujo

E no caso dos motores dos F-5 que também são GE as maiores são na PAMA ou na GE CEMA?

Rinaldo Nery

Eram na CELMA. Acho que ainda são. Tem uma empres em Confins que também é autorizada. Faz as revisões dos motores dos A-4 da MB.

BK117

Caro Nery, essa empresa seria a IAS? Se sim, não sabia que eles trabalhavam nos A4 também. Interessante.

Last edited 1 ano atrás by BK117
Rinaldo Nery

Acho que sim. Estiveram na COPAC em 2009, pois queríamos que assumissem as revisões dos motores P&W dos C-105. Mandei um ofício pro Canadá, e nem responderam!

BK117

Obrigado! Não é muito profissional da parte da PW simplesmente ignorar um ofício de um cliente importante como a FAB.
Dei uma pesquisada e parece que os canadenses acabaram por ceder, não é? Achei um vídeo de testes de PW127G sendo testado na IAS.

Last edited 1 ano atrás by BK117
Rinaldo Nery

Que bom! Deve ter sido posterior à minha saída da COPAC.

Afonso

Curiosidade, a CELMA trocou recentemente o maquinário de câmeras de segurança e software de vigilância e monitoramento de EPI, que anteriormente eram de fabricação chinesa, para maquinário americano, pois irão realizar manutenção de motores de aeronaves americanas aqui no Brasil e foi uma exigência do governo dos EUA.

Dêmisson Silva Rios Junior

Esse já é um bom tema para uma matéria…

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Acho que vai ser a Embraer juntamente com a Celma em Gavião Peixoto…, já que a Embraer vai construir as aeronaves também, não vai querer perder a oportunidade de adquirir expertise e também ser um centro de revisão autorizado pela Ge no hemisfério Sul…, tudo muda…, daqui a pouco a Celma vira um braço da Embraer…

Abraço a todos…

Fiquem com DEUS…>>>

Ivanmc

Motor do F-18 Super Hornet.

Luiz Antonio

Entendo que as revisões devam ser realizadas na CELMA e sua homologação de caráter urgente. A crise pela guerra na Ucrânia faz com que as manutenções nos EUA fiquem comprometidas e a Suécia trazendo para si não garantiriam absolutamente nada, aliás, seria até pior, pela proximidade do cenário critico.
Na CELMA seria estratégico até para a Suécia.

Last edited 1 ano atrás by Luiz Antonio
Fabio Araujo

Pode não ter sido divulgado nada, mas a FAB já devia ter um planejamento e caso algo tenha mudado por conta dessa guerra na Ucrânia já devem ter bolado ou estão bolando outra solução.

Rinaldo Nery

Óbvio que o COMGAP já sabe, há tempos, onde vai fazer a revisão dos motores. Embora muitos idiotas aqui chamem de ¨aeroclube¨, a FAB é gerida por profissionais.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Você sabe onde serão feitas as manutenções dos moteres do F39 d FAB? Aqui, EUA ou na Suécia?

Rinaldo Nery

Não sei aonde as revisões maiores serão realizadas. Posso me informar. Com certeza alguma coisa será realizada em Anápolis.