O tradicional Domingo Aéreo no Campo de Marte / PAMA-SP está de volta após dois anos de interrupção devido à Covid-19. Será neste domingo, 16 de outubro de 2022, das 9h às 17h e o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo acaba de divulgar a programação para a imprensa. Confira na imagem abaixo.

O evento terá cobertura pela “trilogia” Forças de Defesa, com os editores Guilherme Poggio pelo Poder Aéreo e Fernando “Nunão” De Martini pelo Poder Naval.

A entrada é gratuita, desde que apresentando ingresso adquirido gratuitamente no site do evento no Sympla (clique aqui para acessar – ainda havia ingressos disponíveis do 13º lote quando da publicação desta matéria). O evento, segundo a Força Aérea Brasileira, tem estrutura para receber 50 mil pessoas, contando com atrações para todas as idades, incluindo programação cultural, infantil e gastronômica. Entre os destaques, estão a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, passagens baixas de caça F-5, demonstração de rapel e técnica McGuire com helicóptero H-50, exposição estática de diversas aeronaves e motores. Outra atração tradicional é o hangar de manutenção do F-5, onde se pode ver os diversos estágio de desmontagem e montagem dos aviões.

Também estão previstas apresentações dos Motociclistas Batedores da Polícia do Exército, dos cachorros do Canil da Guarda Civil Metropolitana e a exposição das viaturas históricas do Corpo de Bombeiros. Além de apresentações musicais da Banda Sinfônica e Coral da Polícia Militar e da Banda de Música da Base Aérea de São Paulo. Ainda segundo a organização do evento, haverá ações de prevenção e cuidado à saúde, com estandes de orientação médica, odontológica e vacinação.

Domingo Aéreo 2022
Data: 16/10/2022, das 9h às 17h
Local: Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMASP) – Av. Santos Dumont, 2.241  (próximo às estações Santana e Carandiru do Metrô-SP – não haverá estacionamento no local).

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo Cardeal

Mais uma vez nada de KC, nada de Gripen, nem maquete…. se quiser ve-los vá até o Rio ou Brasília…..

Plinio Carvalho

Pois é, isso é frustrante!
Estava na expectativa de pelo menos ver o KC.

737-800RJ

Sendo justo, aqui no Rio também não vi o Gripen em lugar algum, só o mock-up.
A partir do ano que vem, com tudo homologado, penso que se fará presente nos eventos de portões abertos e apresentações. Com IRST, espero, senão alguns colegas da Trilogia irão com tochas nas mãos!
AHAHAHAHA

Leandro Costa

Esse ano não fui nos portões abertos no MUSAL por causa disso. Mas certamente estarei lá no ano que vem (sem falar que vou visitar o museu algumas vezes entre cá e lá ehehehehe)

Matheus

Alguns anos atrás o KC-390(PT-ZNJ) estava, até cheguei a entrar.

Luiz Antonio

Creio que seriam operações críticas para pousos e decolagens dessas aeronaves em MARTE (Pista curta e no meio de uma grande Metrópole) e imagino que o aeródromo não esteja homologado para aeronaves desse porte e tipo Os F5M para suas revisões, pousam em Guarulhos e são transportados para o PAMA-SP por rodovia (cerca de 23 km) e retornam da mesma forma. Tecnicamente o KC-390 e o F-39 pousariam e decolariam do PAMA-SP mas em necessidades completamente diferentes. Contudo, algumas passagens baixas sobre o aeródromo realmente faltarão. A FAB deve ter suas razoes obviamente e não faço criticas. O KC-390 talvez… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Luiz Antonio
Nunao

Luiz Antonio,
O KC-390 já ficou em exposição no PAMA-SP, em Domingo Aéreo anterior à pandemia.

Rinaldo Nery

Era da EMBRAER, à época. Eu estava lá.

Funcionário da Petrobras

Luiz.
O Leonardo nem quis se referir em pousar ou decolar da pista de Marte, mas em fazer passagens.
Ansioso também para ver o Gripen E nos céus aqui de SP.

Last edited 1 ano atrás by Funcionário da Petrobras
George

Como assim? Tem Gripen no Rio? Não estou sabendo.

Funcionário da Petrobras

Sim. Já esteve algumas vezes no RJ.
Tem uma foto dele com o corcovado ao fundo.
Dá uma “googada” e verá a tal imagem.

Funcionário da Petrobras

Devido ao cronograma de entrega, não veremos o Gripen daqui a um bom tempo.

Funcionário da Petrobras

.

Last edited 1 ano atrás by Funcionário da Petrobras
Alex Faulhaber

Reclame não, no Musal é um parto pra ter sobrevoo de F-5 mesmo Santa Cruz sendo praticamente ao lado. Esse ano só teve porque aproveitaram que estavam voltando de Canoas e deram uma passadinha lá.

Fernanda

Evento bem legal, organizado mas a programação furada total!
Fui com meu filho pra ver a esquadrilha da fumaça e eles voaram 5 minutos de manhã no horário marcado, e agora no final do dia estão fazendo uma apresentação show que eu queria tanto ver e mostrar pro meu filho e que não anunciaram que só começaria às 15:00!!!! Precisa ser melhor divulgado e ter respeito com horários!

Rommelqe

Acabei de chegar do Campo de Marte. O F5EBR fez várias passadas alem do previsto. Show…Estava repleto de gente. muitas familias com crianças. Valeu.

Funcionário da Petrobras

Estive no Campo de Marte hoje pela manhã. Vi as passagens do F-5, já na parte da tarde preferi vê-lo os rasantes da sacada do meu AP (moro em Santana). Cheguei por volta das 9h e haviam 2 filas imensas, uma delas para preferenciais e a outra para adultos e crianças, sendo que esta última ia até à praça da FEB, próximo à Avenida Braz Leme, onde o Mirage está espetado. Algo em torno de 500 metros de fila. Absurdo. Logo de cara vi que este negócio de fazer reserva pelo site e identificar na portaria não ia dar certo,… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Funcionário da Petrobras