A Força Aérea da Nigéria recebeu recentemente um lote aeronaves F-7NI da China após manutenção de alto nível pelo OEM. Os aviões de combate estão atualmente sendo montados na Base Aérea da Nigéria em Markurdi, estado de Benue.

Em novembro de 2020, a Força Aérea da Nigéria decidiu reativar 9 caças F-7NI no total. Sete aeronaves foram enviadas para a China para manutenção de alto nível pelo fabricante do equipamento original, enquanto 2 aeronaves foram programadas para serem submetidas à manutenção local.

FONTE: @Jakepor21

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rui Chapéu

Depois de ver o que está acontecendo na guerra da Ucrania, quer dizer, operação especial de bater em russos, vejo que não existe mais utilidade em caças baratos de segunda linha.

Um mig-21 hoje, mesmo atualizado, não duraria muito num teatro de operações cheio de manpads, não serviria como interceptador e nem para CAS.

Muito melhor vários drones daqueles que levam bombas de morteiros em ataques precisos do que usar isso ai.

Ou alguém ainda ve alguma utilidade pra esse tipo de avião?

Funcionário da Petrobras

E o que você nos diz do abate do F-16 Block 52 paquistanês pelo MIG-21 indiano?

Hellen

Vc foi cirúrgico !!!!!

Hellen

Bison modernizado indiano !!!

Fabio Araujo

O Mig-21 é um caça muito ágil dependendo da modernização se ele puder usar mísseis BVR e mísseis de curto alcance dos mais modernos junto com capacetes com mira vai ser caça que vai dar trabalho!

Elias

F5 modernizado nao presta , mig 21 “modelnizado” presta …. É muito chinesismo …

Luiz Trindade

Não é chinesismo meu caro… É quanto vc esta disposto a gastar. Acho que vc esta vendo muitas mensagens robô de Whatsapp para ter essa opinião!

Fabio Araujo

O F-5 modernizado tende a ser melhor que o Mig-21 modernizado, se a modernização for no mesmo nível. O F-5 sempre que encontrou o Mig-21 em combate foi superior ao Mig-21!

Mateus Lobo

Primeiro você tem que levar em consideração em que contexto geopolítico a Nigéria está, os potenciais inimigos mais prováveis da Nigéria dificilmente terão acesso sistema AA de ponta, aeronaves AWACS, ou caças muito superiores.
Nesse contexto o mig-21 é muito superior aos drones empregados na Ucrânia, a carga bélica é muito maior, e a chance de um manpad abater um drone subsônico é muito maior do que um caça supersônico.

Diego Tarses Cardoso

Na África com certeza tem milhares de manpads em uso.

Glasquis7

Será que vc consegue abater um caça supersônico com manpads???

Ao meu ver:

“Melhor isso do que nada”

Last edited 1 ano atrás by Glasquis7
Rinaldo Nery

Consegue sim.

Fabio Araujo

Pode sim, desde que o piloto voe muito baixo e fique no alcance. Um míssil de um manpad também voa em velocidades supersônicas, se bem que um caça voando baixo geralmente não vai a velocidades supersônicas. A maioria dos manpads são guiados pelo calor, quando um míssil deste é lançado o alvo não tem como saber que esta sendo alvejado a não ser que veja o míssil vindo pois a orientação é totalmente passiva, ao contrário dos mísseis guiados por radar ou por laser que sensores no avião podem detectar as emissões de radar ou o laser. Por não saber… Read more »

Rinaldo Nery

Você não está de todo errado, mas, salvo melhor juízo, depende do cenário. Cada conflito é único.

Junior Souza

” Em terra de cego quem tem um olho é rei”
Onde eles estão não existem sistemas modernos e complexos para defesa anti aérea, estes aparelhos seriam usados provavelmente para atacar insurgentes mal armados.

Luiz

“Depois de ver o que está acontecendo na guerra da Ucrania, quer dizer, operação especial de bater em russos”

Que arrogância heim!! Os ucranianos também não tão tendo vida fácil nas contra ofensivas. O desespero do Zelouco agora é garantir que o patrão EUA continue financiando essa extravagância bélica pra destruir a Rússia. Zero preocupação com o povo ucraniano.

Carlos Campos

Atualmente se ele for usado para ataque ao solo em apoio as tropas, pode ser abatido igual a um F22 fazendo o mesmo, mas se ele for usado para ataques com bombas guiadas será ainda muito útil, policiamento aéreo também, além de que se ele tiver link de dados com AWACS aí ele pode ser mortal para qualquer caça.

sub urbano

Se a Ucrania tivesse alguns talves não tivesse perdido 120.000 km2 do seu território para os russos kkk

Andre

Sempre depende do cenário, para a Nigéria e o cenário em que ela se insere, está ótimo. Funcionária muito bem contra os su-25 do Níger, por exemplo.

Jose Marinho

voce só esta vendo a utilização do avião na guerra, mas não se esqueça que ele faz falta para policiamento e treino dos pilotos, no fim podem passar decadas e os pilotos nunca entrarem em combate, mas o treino tem que continuar a existir quer seja com aviao dos anos 80 ou do anos 20

Carvalho2008

Mestre Rui Chapeu, não sei não.

Minha leitura por sua vez é completamente diversa. Tal como muitos aqui já comentaram, cada guerra ou TO é único.

Na Ucrânia o que vimos é justamente que a excelente defesa área Ucraniana forçou caças extremamente tecnológicos a se comportarem como um Su-25 em operações a baixíssima altura….ou seja igualando a operação de caças modernos a caças bem antigos.

Trocando em miúdos….o Mig21 atualizado faria tudo exatamente como já está sendo feito lá….

RSmith

No teatro Europeu eu até posso concordar com vossa avaliação…. agora no teatro africano será que as premissas levantadas seriam as mesmas? até no nosso continente a quantidade de MAPADS não seria a mesma que vemos na Europa…

Sensato

O que tenho lido é que, embora seja importante como sempre foi, o desempenho dos caças já não é mais o maior fator para determinar a relevância de um vetor. A aviônica que usa, as armas que é capaz de carregar e a facilidade de manter o vetor operando são fatores mais importantes hoje em dia.

Silvano

Este avião estabeleceu vários recordes: é o avião supersônico mais produzido na história da aviação, e o avião de combate mais produzido depois da Guerra da Coreia, sendo ainda o avião de combate com a mais longa produção da história, tendo em conta as suas diversas versões. Cerca de 50 países em quatro continentes utilizaram o MIG-21 e ainda está em serviço em muitos países, passado meio século após o seu voo inaugural. Os F-4 da USAF eram orientados a “evitar” os MIG-21 em combate mano mano no Vietnã. Ao avistar uma flecha de prata por perto, estando um para… Read more »

Régis

Isto também mostra outra coisa importante: a falta de um caça monomotor convencional moderno na Indústria Bélica Russa, principalmente a MiG.

Carvalho2008

parece ser a percepção da necessidade do Checkmate

Fabio Araujo

Sem dúvida foi muito eficiente em combate até encontrar um caça pequeno, ágil e um pouco mais antigo que ele que quando se enfrentavam em combate na maioria das vezes derrotava o Mig-21 que foi o F-5.

rfeng

Imagine um conflito de baixa intensidade como o da Nigéria, muito muito util.

Dod

A China ta se expandindo pro planeta todo

Funcionário da Petrobras

Pedra no sapato dos EUA.

Andre

Pedra no sapato da Russia. Ela está abocanhando todos os países que eram alinhados à URSS.

Sensato

No sapato de todos. Não apenas dos EUA.

Régis

Não seria nada estranho se os chineses vendessem alguns caças assim para os bolivianos, por meio de um acordo que garantisse às empresas deles a exploração das reservas de lítio da Bolívia.

Glasquis7

As reservas de Lítio da Bolívia são enormes. Acho que atingem o 47% de todo o lítio do mundo. É algo muito atraente para se colocar como moeda de troca mas, a Bolívia continua a ser um país muito instável.

Lewandowski

Na última foto o chinês está entregando a ‘estatueta do mecânico’ ao nigeriano como símbolo de cooperação entre os dois países…
.
“Essa estatueta leplesenta o mecânico que tlabalhou em sua alenonave, né! Pegue-a como símbolo da coopelação entle nossos povos…”
.
Sds

Rafael M. F.

Pouca gente sabe, mas a NAF é uma das forças aéreas mais experientes do continente africano em ações COIN.

Missões essas que tem sido bem conduzidas pelos Alpha Jet e agora os Super Tucano.

Mariana

Sinceramente, pra um país como a Nigéria, tá bom demais esses cacinhas malandros.

Rafael Cordeiro

Diga-se de passagem… Isso que é manutenção raíz, parece oficina de vila, asa sobre pneus, chave de fenda pra soltar aquele parafuso travado (faltou o frasco de WD40 ao lado ou algum desengripante genérico).

Pra lançar foguetes em milícias insurgentes, está de bom tamanho!

Marcelo

Para o cenário onde a força aerea da Nigéria opera está mais do que suficiente essas aeronaves !!!

Douglas Rodrigues

Seria o Mig21 ou nesse caso F7-NI, o fusca dos caças?
A foto em que a asa está em cima de pneus, com um em cima e outro desparafusando parece uma cena comum para borracharias de beira de estrada.

A6Mzero

A Força Aérea da Nigéria parece estar dentro da suas possibilidades econômicas e do seu teatro de operação buscando se modernizar e ampliar suas capacidades. Em 2021 firmou um acordo para a compra de 12 (com opção de mais 12 adicionais) M-346 FA a versão com capacidade air-to-air e ataque a superfície. Eles também receberam 3 JF-17 thunder no final de 2021, e existe a expectativa de possíveis unidades adicionais. Havia planos para compra de helicópteros de transporte Mil Mi 17 (6 unidades) e Mil Mi 24 (12 unidades) visando ampliar a frota dessas aeronaves que já são utilizados pelos… Read more »

Fabio Araujo

E também em 2021 receberam os A-29 Super Tucanos que já foram usados em ações contra guerrilheiros. Estão aos poucos trocando os equipamentos mais antigos, mas como enfrentam problemas internos com grupos guerrilheiros esses Mig-21 ainda dão para o gasto!

sub urbano

Imagino os engenheiros e tecnicos que participaram do desenvolvimento dessa “cópia” do MIG-21 em plena Revolução Cultural. O país pegando fogo, anarquia total, e eles fazendo engenharia reversa em uma máquina que era o top da tecnologia da época. Isso é patriotismo de verdade. Seria como a Síria fazer engenharia reversa no gripen hoje.

Antunes 1980

A doutrina de rusticidade dos equipamentos russos foi levado a máxima potência na foto em que a asa está sob pneus velhos, e o “mecânico” está desparafusando como se fosse uma porta em um ferro velho.
Parece até uma montagem.
Tomara que os pilotos sobrevivam as próximas surtidas.

Last edited 1 ano atrás by Antunes 1980
Frederick

Seria muito interessante ver uma imagem desse Chengdu em formatura com o Super Tucano deles.

Bardini

Para jogar bomba burra encima de força não estatal, atuando de forma irregular, qualquer coisa serve. Caso clássico de emprego dos Super Tucano. . Em um contexto de combate contra um inimigo estatal, atuando de forma regular, quanto maior for a disparidade tecnológica entre os sistemas envolvidos, maior será a vantagem para um dos lados. Caso que fundamenta o sistema de sistemas do F-35 e os demais caças de quinta geração que estão surgindo. . Se os agentes estatais envolvidos em um conflito regular tiverem nível tecnológico semelhante em seus inventários, vira briga de foiçe no escuro e ambos os… Read more »

Wellington Góes

Então, esse é um dos motivos que falo aqui do porquê o EB nunca ter ampliado o número de BHs…

Bardini

A aquisição de novos Black Hawk estava dentro do plano plurianual da força. O EB não adquiriu novos Black Hawk, pelo mesmo motivo que não comprou Chinooks e helicóptero de ataque.

Tutor

Está um país que, apesar da pobreza, vai ter que ser respeitado no mundo. A previsão é que se torne o terceiro país mais populoso do mundo até 2100.

Régis

Pois é, ficam criticando o caça por ser antigo, mas acho que até os oficiais hermaños ficariam felizes em ter alguns deles em serviço, considerando a situação econômica por lá.

Luiz Trindade

Depois que MIG-19 voou na Coréia do Norte para que gastar com avião novo?!?