O Ministério da Defesa da Bulgária solicitou ofertas de cinco países com o objetivo de adquirir caças para aumentar suas capacidades de defesa aérea até a chegada do segundo lote de F-16 dos Estados Unidos, informou a mídia búlgara.

O Daily 24 Chase informou inicialmente em 6 de outubro que um pedido de ofertas foi enviado à Suécia sobre a compra ou arrendamento de 10 caças Gripen. A Bulgária considerou o Gripen em sua licitação para adquirir novos caças em 2018, mas optou pelo Lockheed Martin F-16.

A Rádio Nacional Búlgara (BNR) citou mais tarde o Ministério da Defesa dizendo que o ministério solicitou informações sobre a aquisição de caças da Suécia, França, Israel e EUA.

O ministério não fez nenhum anúncio formal sobre sua correspondência sobre o tema da aquisição de caças.

Falando de Praga, onde participou da reunião da Comunidade Política Europeia em 6 de outubro, o presidente Roumen Radev disse que a Bulgária estava “procurando uma solução” devido aos atrasos nas entregas dos F-16, informou a Televisão Nacional da Bulgária (BNT). .

Os primeiros oito F-16 que a Bulgária já adquiriu só devem começar a chegar em 2025. A compra de outros oito jatos ainda não foi aprovada, com entregas não esperadas antes de 2027, disse o governo interino da Bulgária no mês passado.

O BNR informou em 7 de outubro que o gabinete interino planeja apresentar a proposta de US$ 1,3 bilhão que aprovou para o segundo lote de F-16 à Assembleia Nacional assim que for convocada após as eleições de 2 de outubro.

Radev disse em Praga que um pedido de ofertas também foi enviado à Holanda. Ele não disse quantos jatos a Bulgária procurou adquirir, mas observou que os estudos foram feitos com os respectivos ministérios da defesa sobre aviões em segunda mão, e não diretamente com os fabricantes, informou a BNT.

A Bulgária atualmente usa caças MiG-29 de fabricação soviética, que devem permanecer em serviço até o final de 2023, desde que a Polônia entregue os motores que concordou em revisar, disse o ministro interino da Defesa, Dimitar Stoyanov, no mês passado.

FONTE: The Sofia Globe

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Komander

Poderiamos oferecer os F5 pra eles.

Alberto

Poderíamos, só não sei se aceitariam, não sei com que manteriamos a defesa, já que o substituto não está implantado em regime operacional.

Camargoer.

Caro K. Creio que não. Os F5M da FAB já começaram a ser desativados (ao menos os mais antigos que já atingiram o limite de vída útil operacional) enquanto que os F39 novos serão incorporados gradativamente. A FAB não parece ter excedentes de F5M para oferecer. Talvez, o mais adequado seja a Bulgária acionar a OTAN até a chegada de seus novos F16.. sei lá. Levaria uns dois anos para operacionalizar um esquadrão tampax. Quanto ficar pronto já não vai precisar mais.

Hellen

Se conversar direitinho com a Suécia $$ a Suécia disponibiliza 12 unidades do Gripen C e D rapidinho para eles !!!

Henrique A

Exato. O pessoal espera soltar pecinha pra procurar substituto. No nosso caso mesmo, os F-5 deveriam ter sido substituídos há uns 10 anos atrás, mas a substituição só começou agora, F-5 vai “voar” mais uns 5 ou 10 anos.

Henrique A

Sim. Se a FAB fosse mais precavida já nos anos 80 teria planejado um substituto ou preparado uma modernização do F-5E/F e se livrado do Mirage III, mas atravessamos o milênio com uma força aérea de nível tecnológico do início dos anos 70.

Rinaldo Nery

Planejou a modernização do F-5 no início dos 90.

Marcelo Bardo

Planejou no início dos anos 90. Concluiu no início dos anos 2000.

Rinaldo Nery

Exato. Sem dinheiro você nem toma café.

peter nine nine

concluiu? O ultimo F5 modernizado não foi entregue só a uns poucos anos?

h.saito

O problema da FAB nos anos 80 foi a transferência do governo para os civis, a “redemocratização”.

Clésio Luiz

Concordo Roberto. Tivessem escolhido o Gripen, estariam recebendo este ano, como o Brasil e a Suécia. Mas como escolheram um caça velho que está saindo de linha, feito por um empresa famosa nas últimas décadas por prometer e não fazer, os búlgaros agora estão se arrependendo de escolher baseado na fama, e não na razão.

Henrique A

O Gripen não está nem mesmo operacional, ainda falta muito pra ser completamente homologado.
Não importa qual caça seja, vai levar um tempo pra ser entregue, uma FA tem que ter bom planejamento pra ter quando precisar na hora certa.
O problema dos Búlgaros foi demorar demais pra encomendar, então vão ficar com um gap.

Last edited 1 ano atrás by Henrique A
Taso

Na notícia fala em usados, à pronta entrega, então seriam no máximo gos C/D, acho que os E não estão nessa jogada.

Alexandre Esteves

Se a opção vier da SAAB e, devido ao baixo orçamento para a defesa, a escolha ideal seria o Gripen C/D, conforme comentário anterior.

Atenderia à Bulgária e resolveria o marketing da SAAB, após o episódio da república Tcheca.

Salomon

Que grande oportunidade para o Brasil!
Empurramos os A4

Marcelo

Sucata por sucata eles ficam com as deles da era soviéticas !!!

peter nine nine

com jeitinho… que façam como os romenos ª_ ª . O negócio com Portugal não foi de todo mau, se considerar-mos o suporte na formação, manutenção, instalações e tudo mais. Também não foi mau para Portugal, que reduziu uma frota de 40 para 30, que de qualquer das formas, necessitará de ser substituída eventualmente, enquanto repunha com carcaças vindas do deserto, para depois serem modernizados em Portugal. Se a FAP ainda tiver disponibilidade técnica (é a força aérea que moderniza os caças), a OGMA ainda tiver o conhecimento com o trabalho que fez nos últimos, e presumindo que os contactos… Read more »

Carlos

Se dizeres que és português, ninguém vai acreditar e pensa logo que és uma anedota. Nunca te esqueças que a dívida portuguesa era de 130% do PIB e este ano vai diminuir para 110%, são milhões de euros em juros que se poupam e comprar sem dinheiro não dá porque ninguém vende, ou será que queres ultrapassar a Grécia e a Itália, algo que não é aconselhável

peter nine nine

Hã? Mas o que é que a dívida portuguesa tem de relacionado com o assunto?

Rinaldo Nery

Off topic: F-5EM do Pampa a caminho da Salitre, no Chile, abastecidos pelo KC-390.

Jefferson Henrique

Boa noite Coronel, ou madrugada rsrsrs.
Positivo, eu inclusive ia perguntar isso. Eu vi da minha varanda o Barão57 decolar aqui de Canoas as 11:56Z , e 30 minutos depois 6 F-5 decolaram rumo Oeste/Noroeste.
1 hora mais tarde mais um F-5 decolou também, mas não sei se tinha o mesmo destino.

Rinaldo Nery

Já pousaram em Antofagasta. O KC-30 levou o efetivo.

Jefferson Henrique

Legal, interessante.
Mesmo não sendo uma distância muito grande, não deixa de ser um deployment tático/estratégico na minha visão.
1 Tanker, 6 caças, 1 transportador estratégico com efetivos e materiais.
O E-99 irá participar também?

Rinaldo Nery

Parece que não. Os E-3D deles farão as vezes de AWACS.

Fabrízio

Coronel, bom dia!

Quando um piloto de caça vai para um exercício destes como “apoio” significa que vai como reserva, ou vai para voar tb ou vai para aprender como observador? Soube que alguns pilotos do 1º GAv de caça foram nessa condição. Obrigado.

Sensato

Não sei se acontecerá mas me parece bastante plausível imaginar o governo americano oferecendo F16 usados como solução tampão em troca da Bulgária disponibilizar esses Mig para Ucrânia.

JuggerBR

Não sei se eles tem sobrando pra pronta entrega, só nova ou armazenada no deserto, o que demora pra deixar ok.

Satyricon

Dificilmente.
O mais provável é um acordo, onde o policiamento aéreo da Bulgária seja feito em rotação pela OTAN, enquanto as tripulações búlgaras sejam treinadas nos EUA.

Tutor

Está mais uma concorrência para o Gripen perder.

Luiz Trindade

Ué… Kd a Lockheed Martin para entregar esses caças?!? Para vc vê neh?!? Pq não comprou da Suécia o J-39? Bem feito!!!