O general estimou que a Ucrânia retém cerca de 80 por cento de sua força aérea, sete meses após a guerra

As defesas aéreas ucranianas abateram pelo menos 55 aviões de combate russos desde o início da guerra no final de fevereiro, disse um general dos EUA na segunda-feira (19), dizendo que as enormes perdas são uma das principais razões pelas quais os aviões de combate e bombardeiros russos não desempenharam um papel importante no conflito.

Os ucranianos derrubaram esses aviões usando defesas aéreas russas mais antigas, forçando os russos a limitar severamente as surtidas que voaram perto das posições ucranianas. Os abates também deixaram as forças terrestres russas sem o tipo de apoio aéreo de que precisariam para tomar e manter território, disse o comandante das Forças Aéreas na Europa e na África, General James Hecker a repórteres na conferência anual da Associação da Força Aérea.

Essa falta de proteção do céu foi uma das grandes surpresas da guerra, já que a maioria dos analistas esperava que a Rússia estabelecesse rapidamente o domínio sobre o espaço aéreo da Ucrânia nos primeiros dias da invasão. Essa falha permitiu que a força aérea ucraniana se reagrupasse e sobrevivesse praticamente intacta. Hecker estimou que a Ucrânia retém cerca de 80% de sua força aérea, sete meses após o início da guerra.

Na reunião do Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha, este mês, um dos “grandes pedidos” dos ucranianos foi mais sistemas de defesa aérea SA-10 (S-300) e SA-11 (Buk) para afastar drones e aeronaves russas, disse Hecker.

Os EUA não produzem ou usam os mísseis, então o ônus recai sobre os aliados europeus para fornecê-los a Kyiv.

SA-10 (S-300)
Buk
SA-11 (Buk-M2)

Uma coisa que provavelmente não chegará à Ucrânia em breve é ​​o caça F-16 fabricado nos EUA, que Hecker disse que não chegaria por dois ou três anos após qualquer decisão política de enviá-los, devido ao treinamento e questões logísticas. O general não contaria com o envio de F-16, no entanto, dizendo que “as pessoas estão começando a pensar mais a longo prazo” em como equipar a Ucrânia para uma guerra que ele disse que provavelmente durará anos, não meses. O POLITICO informou na semana passada que as autoridades estão realizando discussões iniciais sobre o envio dos jatos para a Ucrânia, juntamente com as baterias de mísseis Patriot.

Mas a ajuda depende de decisões tomadas por políticos em Washington e nas capitais da Europa, levando a atrasos em algumas armas que os ucranianos insistem há meses serem críticas para sua sobrevivência. Há uma pressão crescente sobre a Alemanha, em particular, para permitir que países terceiros enviem tanques e sistemas de artilharia Leopard fabricados na Alemanha para a Ucrânia, algo que Berlim até agora se recusou a fazer.

Há uma apreensão semelhante dentro da Casa Branca, que está se recusando a enviar mísseis de longo alcance para os Sistemas de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade, por medo de que a Ucrânia comece a atingir alvos dentro da Rússia. Os mísseis atuais podem viajar cerca de 50 milhas, em oposição ao alcance de 180 milhas dos mísseis que a Ucrânia tem pedido.

Essas restrições autoimpostas à ajuda frustraram Kyiv e outros que querem equipar mais rápida e totalmente a Ucrânia para atingir mais duramente as forças russas. Por enquanto, pelo menos, “a Ucrânia tem o que precisa para sobreviver e lutar e tentar proteger seu país soberano sem transformar isso em uma Terceira Guerra Mundial”, disse Hecker.

O general reconheceu que os EUA está fornecendo à Ucrânia inteligência “sensível ao tempo” para a Ucrânia, mas insistiu que os americanos não estão escolhendo alvos para eles.

Especificamente, os EUA transmitiram informações sobre a localização de depósitos de suprimentos russos e centros de logística dentro da Ucrânia, disse Hecker. “Nós repassaríamos onde alguns desses equipamentos estavam, e então cabia a eles se eles queriam ou não engajá-los”, disse ele.

Nos primeiros dias da guerra, as forças ucranianas estavam tendo dificuldade em atingir esses alvos, que estavam atrás das linhas de frente e fora do alcance de grande parte de sua artilharia. “Mas então eles receberam o HIMARS”, disse ele.

FONTE: Politico.com

NOTA DA REDAÇÃO: Segundo o Oryx (@oryxspioenkop), seriam 56 as aeronaves russas de asa fixa abatidas pela Ucrânia até o momento:

  • 22 Su-25
  • 1 Su-24MR
  • 6 Su-24M
  • 11 Su-30SM
  • 1 Su-35S
  • 12 Su-34
  • 1 Su-34M
  • 1 SU desconhecido
  • 1 An-26
Subscribe
Notify of
guest

187 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis Carlos

Sim.
Inclusive abateu alguns sobre Moscou.
Além disso, como não teve perdas e recebeu alguns aviões de aliados, tem 120% da frota.

Agressor's

A Rússia não acabou com a Ucrânia ainda porque não quis, os EUA acabou com o Iraque em um mês, simplesmente destruindo toda sua infraestrutura, tal como energia, água comida, se a Rússia quisesse já teria feito isso. Os russos tentaram derrotar a Ucrânia causando o “menor dano possível”, porque é menos coisa pra reconstruir em um país que vc a recém dominou e vai usar pra si. O problema é que o envolvimento da OTAN negou essa estratégia e agora provavelmente vão lutar pra valer do jeito que tiver que ser. O buraco afundou mais um pouco, questão é… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Nuk77

Todas as guerras dos EUA são Crimes de Guerra e Contra a Humanidade.

E só colocam tropas no solo depois de terem cometidos esses crimes com ataques aéreos indiscriminados ou exército de ultra mal equipado depois de anos de sanções igualmente criminosas.

Modus Operandi dos EUA, sem exceção!

gustavo de sá oliveira

Diferente dos iraquianos que não queriam morrer por um governo tiranico como o do sadan hussen, os ucranianos estão defendendo sua terra e por isso a luta é bem mais ferrenha. A questão não é que a russia não quer acabar com a ucrania, a questão é o quanto ela esta disposta a gastar para isso. E certamente esta ficando muito mais caro do que as projeções deles iniciais.

Velho Alfredo

snif snif snif

oswaldo

A Ucrania tem uma boa parte de seu territorio controlado pela Russia ja faz 6 meses, e ate agora a Russia ainda esta por la… Mas tem gente que acredita que a Ucrania esta vencendo a Russia, ou melhor, a Ucrania e a OTAN juntas… kkkk

glasquis7

Que a Rússia vença a Ucrânia não é de surpreender a ninguém. Que uma guerra anunciada pra 15 dias esteja nos 200 dias isso sim surpreende a todos… Inclusive ao Putin.

Magno Braz

Se fosse somente contra a Ucrânia seria em 15 dias mas com toda a guerra por procuração da Otan tá demorando um pouco mais.

Bosco

Mas a Rússia não tá recebendo ajuda da China, CN, Chechênia, Síria, Irã, presidiários, escoteiros, jardim de infância….
Pois é! Cada lado ajunta a sua turma e não vale reclamar.

Realista

Bosco, poderia me dizer qual equipamentos esses países que você citou mandou pra Rússia em forma de ajuda ?

Luiz

“Na reunião do Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha, este mês, um dos “grandes pedidos” dos ucranianos foi mais sistemas de defesa aérea SA-10 (S-300) e SA-11 (Buk) para afastar drones e aeronaves russas, disse Hecker.”

A Chapelada de alumínio fala que os equipamentos russos principalmente as defesas antiaéreas são uma porcaria.

Last edited 1 ano atrás by Luiz
Felipe

Falaram que todos abates dos aviões russos foram graças ao “santo” Stinger rsrs, assim como dos tanques foi tudo graça ao “santo” Javelin (que de repente sumiu, ninguém fala mais dele).

Kaziranga

A Chechenia faz parte da Rússia, então não faz sentido dizer ” a Rússia está recebendo ajuda da Chechenia”. Por sinal,beira o inacreditável como 150 mil russos, combatendo 1 milhão de ucranianos com enorme apoio do Ocidente, conseguem conquistar 20% do território ucraniano, mesmo sem munição.

Guilherme Leite

Sem munição por culpa da Rússia meu colega, veja: A Rússia está no ataque, logo, ela deveria mover os meios a que se fizerem necessário. Se ela está com dificuldades, a culpa é da OTAN ? kkkkkkkkk É a história do bandido que entra para assaltar a sua casa e depois te culpa por ter atirado nele! No mais, se o Putin declarar guerra amanhã, ele estará afirmando que tomou a estratégia errada desde o início e que por esse erro, vidas, dinheiro e equipamentos russos foram perdidos a toa nesses últimos 6 meses. Vou além, o que eles teriam… Read more »

Radagast, o Castanho

Uma vez fui roubado por um ladrão com arma de brinquedo. Na hora não percebi e me deixei roubar… depois que me dei conta corri atrás dele para tomar de volta o que era MEU… Ele, obviamente, lutou para manter a posse do roubo e para me intimidar gritou: “Socorro Ladrão!!!”

Então de uma hora para outra de vítima virei ladrão e estava roubando o ladrão que me roubou, ou seja, virei o ladrão de mim mesmo kkkkk

Seu exemplo me lembrou esse fato… na hora fique chateado mas hoje dou risada.

Last edited 1 ano atrás by Radagast, o Castanho
Nuk77

Esse pessoal, os brAZicanos, mal saberiam apontar a Ucrânia no mapa até fevereiro deste ano… Quiçá mal soubessem que a capital é Kiev; quanto mais algum Oblast ou o nome da Repúblicas Populares do Donbass!

Da Rússia nem se fala. Não sabem absolutamente nada sobre esse país fora os espantalhos e narrativa absolutamente rasa e nula da mídia yankee e satélite!

Rogério Loureiro Dhiério

Até porque na Síria a Rússia ajudou aquele país contra tudo e contra todos.
Então toma lá da cá.

Agora quem é o atacante sofre o próprio veneno.

O atacado tb recebe ajuda.

Nuk77

Fontes?

E Chechênia é Federação Russa!

A russobia braZicana não tem limites… Mas não se espera algo melhor. Não enxergam uma palmo fora da micro bolha opaca da narrativa pró-EUA/OTAN.

Last edited 1 ano atrás by Nuk77
Luis Carlos

Putin fará um pronunciamento hoje.
Estão especulando que será sobre o referendo para reintegração das províncias libertadas.
E que qualquer ataque a essas províncias será considerado um ataque à Rússia.
Como ele disse em Samarcanda com um sorriso no rosto: A guerra pode ficar mais séria.

https://br.noticias.yahoo.com/com-um-sorriso-putin-avisa-180128731.html

Antonio Cançado

Ah, claro, tava demorando…rsrsrsrsrs

Antonio Cançado

Não sei se a Rússia vence essa guerra não, viu?

Jodreski

A grana vai vencer essa guerra, enquanto as torneiras do ocidente estiverem abertas para Ucrânia ela vai se manter em pé, e me parece que o ocidente pretende deixar o registro aberto por qto for necessário. E a Rússia como vai se virar? Pq por mais que tenha feito reserva ela não é infinita.

francisco Farias

Chama-se “matar no cansaço”.

Bruno

Boa parte ?

Luis Carlos

Exatamente.
E até o final deste mês, Donetsk, Lugansk, Zaporizhizya e Kherson farão plebiscitos para integração à Rússia.
Agora é tarde.
Inês é morta.

Andre

Não vai ter em Kharkiv? É melhor ele correr com esse plebiscito, o tempo não está a favor dele.

Antonio Cançado

Os fatos falam por si, amigo…
Em tempo, negar fatos é burrice, tá?

HLopes

meu caro rashist, a Alemanha nazi dominou uma boa parte da europa por alguns anos, no entanto perdeu a guerra, o mesmo vai acontecer para a sua amada russia, que vai acabar esta guerra com o seu exercito em frangalhos, sem que a NATO tenha que mover um dedo.

Nuk77

A URSS derrotou a Alemanha Nazista.

E a Rússia derrotará a Ucrânia com neonazistas até o talo que vocês, colonizados dos EUA/OTAN, apoiam!

Nem começou para valer para os russos.

Joao

Toinho moendo kkkk que cara patético

Mirade1969

Estranhamente os Nazistas só perderam porque os Russos e ucranianos estavam lutando do lado oposto e visto que tinha muito ucraniano querendo que os nazistas ganhassem o que não ocorreu. Se não fosse os Russos soviéticos entre outras nações soviéticas hoje a Ucrânia falaria alemão.

Joao

Nossa que aula kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

gustavo de sá oliveira

Os ucranianos, estão fazendo o que ninguém esperava, evitaram a tomada da capital e agora estão recuperando territórios perdidos. Obvio que a Russia ainda controla boa parte da ucrania, seus recursos são muito maiores, mas até quanto vale a pena para os russos continuarem, se for só orgulho ferido não compensa. A russia poderia mobilizar 1 milhão de soldados, mas e o custo disso tudo e as perdas.

Nuk77

Evitaram nada. A Rússia nunca teve intenção séria de tomar os Oblasts de Kiev, Chernihiv e Sumy.

Foi apenas manobra de contenção de unidades enquanto avançam no sul e leste.

Mas não adianta dizer o óbvio para os colonizados da narrativa pró-EUA/OTAN…

Joao

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Jodreski

A verdade é uma só, aqui do Brasil fica bem difícil saber o que é verdade e o que não é. Então cuidado ao afirmar isso ou aquilo. Quem produz notícia nunca é imparcial, pq o ser humano não o é. Então qualquer “verdade” que vc esteja lendo é sobre a objetiva de outra pessoa a não ser que vc vá lá pessoalmente colher as informações, e mesmo que o fizesse dúvido que teria uma visão geral do conflito visto que a Ucrânia é um país grande e vc necessitaria ter acesso as frentes e retaguardas de ambos os lados… Read more »

gustavo de sá oliveira

A Russia tinha a intenção de “libertar” alguns territorios onde grupos separatistas querem voltar a fazer parte do bloco soviético. Como inicialmente foi tomando muito espaço, acabou tentando fazer todo o serviço que era derrubar o governo. A Ucrania não quer vencer a Russia ela quer apenas seus territórios de volta, Mas a perda de grande territorio conquistado em tão poucos dias, mostra uma fragilidade logistica e militar russa, que ninguem esperava e que só seria corrigida pelo visto com mais “bucha de canhão” para lutar. Em termos de armas ela tem muito mais poder, mas fica “feio” ter que… Read more »

Joe

Nossa Kings, a coisa está feia mesmo. Os argumentos, falsos é claro, terminaram não é?

Luis Carlos

Ôxe.
E eu achando que o tal do Orix estava meio sumido.

Antonio Cançado

Ah, o fanatismo…rsrsrsrsrs

HLopes

Para a derrota miseravel da russia há sempre uma desculpa… Se a russia esperava que NATO ficasse quieta, erro de calculo dos rashist, agora não vale a pena ficar de mimimi…

E se acham que algumas poucas armas representam a OTAN, esperem começarem a chegar leopard 2, F16, e afins.

Os dias dos russos na Ucrânia estão contados e eles sabem disso, por isso o desespero em fazer os referendos fajutos às pressas.

Heinz

A fase de negação é a pior de todas, acalme-se, vai piorar.

Agressor's

Maldito fantasma de Kiev, mal posso ver seus movimentos…

Rui Chapéu

Mentira!

Foram todas operações especiais de pouso forçado sem retorno da aeronave da gloriosa mãe russia!

luiz carlos

kkkkkkkk boa

Mirade1969

Não sei não as baixas dos Ucranianos ainda são muito maiores.
Perdas ucranianas, de acordo com o Ministério da Defesa russo:  novo
O saldo de baixas ucranianas, de acordo com o Ministério da Defesa da Rússia
+78036 alvos
4014 postos de comando
169 estação de radar
375 S-300, sistemas Buk e Osa
449 aviões e helicópteros e 1.995 drones abatidos
5028 blindado
839 MLRS
9393 todos os tipos

Hcosta

e os 40 himars’s…

Felipe Morais

Uau e com “toda essa destruição” conseguiram ter só avanços pífios e vivem dos “recuos táticos plus mega turbo e bla bla bla”?

Luis Carlos

E com todos esses abates, os russos continuam avançando e já vão fazer o plebiscito para a independência e reunião de DPR, LPR e Kherson à Rússia.
Acho que os ucanianos devem se apressar.

Canarinho

Voce so esqueceu que nessa guerra estao Russia versus +30 paises.

Wellington jr

tem exercitos de 30 paises combatendo lá? Pera então tem f-22, F18, F35, A-10 voando na ucrania? Ja que você afirma que são 30 países.

Bosco

Se a China não tá ajudando o Putin, só lamento.

Alan Santos

Ué a Alemanha não enfrentou 70 aliados + 15 escravos da URSS ? Não sei por que choradeira ” vamos ver qual que é! Cadê os aliados da Rússia nessa guerra ? A China ? Kkkkkkkkkkkkkkkk

Alan Santos

Quero ver o líder disposto a sacrificar um país inteiro em uma guerra nuclear …

Alan Santos

E a Rússia sabe que tem mais de 7.000 ogivas nucleares contra ela .então você deve saber qual será o resultado …tchau obrigado .

Andre

Como o gênio do xadrez entrou em uma guerra sem nenhum aliado? Talvez o Xi deveria ter lhe enviado uma copia do A Arte da Guerra.

Bosco

Mirade
Esses números são ridículos. Daí se mede a credibilidade russa.

Mirade1969

Mas o oposto também é. É sabido que numa guerra a primeira vitima é a verdade ainda mais sendo um americano que publicou isso não dá muita credibilidade também visto que eles já tem um lado para torcer.

HLopes

você sabe qual a metodologia utilizada pelo “outro lado” para calcular as baixas?

Se não souber pode perguntar…

CientistaMaluco

Concordo com você Bosco, esse números apresentados pela Rússia realmente são ridículos. Mas também não podemos acreditar piamente no que diz a Ucrânia e seus aliados (amigos da onça, diga-se de passagem).

Como o Mirade1969 disse, e eu sempre repito isso comigo, na guerra a primeira vítima é a verdade. Por isso sempre procuro ler sempre informação dos dois lados para tirar minha própria conclusão. Fico um pouco limitado pela barreira linguística…

Não podemos dar credibilidade a nenhum dos lados.

Bruno

449 aeronaves ucranianas abatidas ? Não deviam ter nem 100 aeronaves de combate operacionais no início de 2022. Vocês putinetes viajam num mundo surreal !

Bosco

4014 posto de comando destruídos.
rssss

Bruno

E mais de 5 bilhões de ucranianos mortos…rs

Carlos Pietro

Boa noite, excelente Bruno, muito bom.

gurka1975

Sinceramente, fico parvo com a maior infraestrutura criada por Putin na América do Sul, mais concretamente neste site…que é a quantidade de Putinetes que ele tem para o aconchegarem na hora de dormir.. É impressionante.. Um pais é invadido por outro e passados estes meses o pais invadido é que é o mau da fita..:))..Por Toutatis!!O Céu vai-nos cair em cima!!:))

Joao

Mais da metade é o Toinho da Lua com nicks distintos em um pungente solilóquio…

HLopes

44 HIMARS, incluindo um eliminado no terceiro andar de um edifício…

Não sei o que é mais ridículo, se a prestação dos rashist nesta guerra ou as declarações do bobo da corte do mod rashist…

Lúcio Sátiro

Melhor comentário

Mirade1969

Interessante que na guerra do Golfo a coalizarão perdeu 75 aviões lógico que abateu muito mais mesmo assim não perdeu a guerra. Segundo os russos até os dia de hoje eles já abateram 295 aviões e 155 helicópteros além de 2007 drones entre outras baixas ucranianas.

marcus mendes

Vladimir PutinNaro mente para carvalho.

Bosco

A outrora respeitada Rússia virou a geni da comunidade internacional.
O gnomo relmente não mediu esforços para lascar com o seu país.
Todo mundo sabia que ele era um mafioso liderando uma cleptocracia travestida de república que em nome de um suposto bem estar do povo russo e da estabilidade mundial ele e sua gang eram tolerados.
Mas deem tempo a um ditador que mais cedo ou mais tarde ele se revela.
Agora as putinetes inventam suas narrativas e culpam a OTAN / EUA por terem obrigado o gnomo a tirar a máscara e mostrar a sua verdadeira natureza.

Nuk77

“Comunidade Internacional” para BraZicano = EUA e capachos (OTAN, Japão, Austrália e Nova Zelândia)! A miopia russofóbica de colonizados dos EUA é tão ridícula que dá até vergonha alheia de um suposto adulto escrever esse tipo de coisa! A maior parte do mundo, que gira, está se lixando para o regime fantoche de base neonazista de Kiev! Sabe muito bem o que está acontecendo! Quem diga a última reunião de SCO em Samarcanda! Mas é esperar muito que braZicano saiba o que é SCO e onde fica Samarcanda (que provavlmente nunca ouviu falar! Não aparece na Disney ou na Netflix… Read more »

Joao

Cara… é muito engraçado ler isso… parece que estou vendo militante do PSOL em protesto kkkk

Luiz

Quem não mente na geopolítica mundial e numa guerra? EUA deve ser os paladinos da verdade.

Mirade1969

São sim eles nunca mentem…. imagina .

Nuk77

O regime dos EUA é mitômano. Sempre foi.

É o sonho de Goebbles realizado.

Velho Alfredo

Uma guerra completamente diferente, e com outra geração de meios, diga-se de passagem.

Luiz

Comparar o exército iraquiano com o ucraniAno com todo o suporte da OTAN é froid. A Ucrânia ta tendo todo o suporte de inteligência da OTAN 24hs por dia. É uma guerra diferente das outras anteriores.

Fernando EMB

Pare de beber esta Vodka batizada, está afetando seu cérebro!!! (Ou o pouco que restou dele).

oswaldo

Acredite em tudo o que os americanos dizem, e vc vai ver onde vc vai parar…kkkkkk…

Velho Alfredo

kkkkkkkkk

confie no q os russos dizem e vc não vai parar em lugar nenhum….. nunca mais vai se achar…… hahahahahahahaha

Luis Carlos

Eu, particularmente, confio em vídeos .
Aqui, os ‘músicos’ tomando os subúrbios de Backmuth.
Agora, os chechenos estão sendo chamados para tomar o centro da cidade.
Ucranianos detestam chechenos.

youtube.com/watch?v=yL5juYdu3wE

oswaldo

A Russia controla boa parte do territorio Ucraniano, lutando contra a Ucrania, contra a OTAN, e o dinheiro de uma dezena de paises… E a Russia segue. Seria isso uma mentira? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

PACRF

“A Rússia segue”, de volta para casa com o rabo entre as pernas, depois de bravatear que tomaria Kiev e derrubaria o governo da Ucrânia em duas semanas.

Fernando EMB

A Rússia segue empacada, com perdas enormes, e sem atingir seus objetivos. A tal campanha este um fiasco!!! Só não vê quem está cego pela ideologia.

Nuk77

Falando de si próprio, só pode.

Cego de ideologia pró-EUA/OTAN para tal ignorância sobre o que aconteceu e acontece nesse conflito.

Wellington jr

boa parte é um termo usado quando se tem dominio de mais de 50% de uma coisa, o correto é dizer que controla uma parcela significativa.

Bosco

Se a Rússia tivesse resolvido a parada em 2 semanas…
Se levar mais um ano vai dar tempo da Ucrânia receber até o B-2.

Nickless

Fera, existem fotos desses abates. basta procurar. já sei, os ucranianos pintaram aquele estrela vermelha na cauda dos seus vetores pra dizer que são russos certo? hahaha quanta alienação.

Luis Carlos

Exatamente.
E alguns desses pousos forçados foram bem na cabeça dos ucranianos, como verdadeiros kamikazes.
Daí, podem ser explicado caras algumas das dezenas de milhares de baixas ucranianas.

Joao

Bilhões de baixas né… Pq a poderosa Russia… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk já matou tanto e destruiu tanta infraestrutura que não sei como a guerra ainda não acabou kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Augusto

Tem que proibir os pilotos russos de fumarem durante o serviço.

Carlos Pietro

Boa noite, excelente Rui, excelente.

DOUGLAS TARGINO

É muita coisa, isso só mostra que, embora sejam bem armados, subestimam muito o inimigo. Fico imaginando se fosse um pais muito mais poderoso, como uma Turquia da vida, algo do gênero.

Joanderson

Com a Turquia a Rússia usaria toda a sua estrutura Militar, ai so vendo oq poderia acontecer.

Fábio Mayer

Qual a lógica de ter uma gigantesca estrutura militar e usá-la parcialmente contra um inimigo em guerra (Ucrânia) e totalmente contra outro?(Turquia)??

PACRF

O que está esperando para usar toda a sua “estrutura militar” contra a Ucrânia?

Luis Carlos

Mesmo que seja verdade, é pouca coisa.
A Rússia tem cerca de 1.500 aviões.
Além do mais, a maioria de aviões listados é de ataque ao solo.
Lembro que na Guerra do Vietnã, os EUA perderam milhares de aviões e muitos mais helicópteros.

Andre

Lá se vão 50 anos. Muitos países aprenderam com os erros americanos no Vietnã, inclusive os americanos. Pelo visto sua amada Rússia faltou nesta aula.

Nuk77

Os EUA nunca enfrentaram nem perto disso com o efetivo russo.

E combate no solo não é o deles mesmo. Mas sim ataques aéreos indiscrimados como de costume de suas guerras que são Crimes Contra a Humanidade, sem exceção.

Monarquista

Eita, mudaram o discurso de novo.

Andre

Parabéns, mostrou que sua ideologia e seu amor incondicional ao Putin te levaram a um mundo de fantasias.

Depois da guerra da Coreia os EUA nunca perderam, em todas as guerras que participou, uma batalha. Ao contrário de sua amada Rússia, chutada de Kiev, chutada de Kharkiv e se agarrando às armas nucleares para tentar não ser chutada de toda Ucrânia.

Joanderson

Boa tarde
Gente qual a capacidade de produção de caças da Rússia antes da guerra ?

Rui Chapéu

Depende…

Eles ressuscitaram muita velharia da antiga urss e vendiam como novos. Ficavam tão ruins que até Angola devolveu avião pq tavam tudo torto.

Se for dos modelos novos, veja o incrível pak fa ou su-57, que tem míseras 10 unidades +- em voos de teste, desde o primeiro voo em 2009, ou seja, menos de 1 avião por ano.

Lúcio Sátiro

O primeiro vôo do SU-57 foi no distante 2009?
Eita, já fazem 13 anos e o avião não entrou em produção em série em larga escala.

luiz carlos

se o F35 tem apresentado alguns problemas, (o que é esperado para um projeto complexo como tal) imagina os russos com seus PAK su 57.
estão anos-luz atrás dos americanos . fato.

Luis Carlos

Esperado para um projeto complexo?
Com milhares de técnicos, computadores, bilhões de dólares?
Sem desculpas.
É uma jaca.

Luiz

E os F-16 de Taiwan que tavam enferrujando?

Andre

De acordo com a Tass, apenas 4 unidades de produção, do fracasso da sukoi, foram entregues:

https://tass.com/defense/1494379

Jefferson BA

Aparentemente bem fraca

PACRF

Agregaria à sua pergunta o seguinte: qual a capacidade da Rússia para formar pilotos? Se esses prováveis abatimentos de 56 aviões forem verdadeiros, todos ocorreram em território ucraniano, consequentemente ou os pilotos foram capturados ou mortos. Nenhuma força área do mundo consegue “produzir” pilotos em um “estalar de dedos”.

Pedro Fullback

Tudo bem que as forças militares da Ucrânia dão de 10 a 0 em qualquer da América do Sul ( exceção ao Brasil), mas é notório que precisamos de mais de 200 gripens para invadir qualquer país do nosso teatro de operações. Precisamos acabar com aquela soberba que somos superiores aos nossos vizinho. Ucrânia com ajuda da OTAN contra a uma potência militar está dando trabalho, imagina a gente invadir um país sul-americano com as nossas capacidades militares? E ainda, imagina que esse país tenha ajuda de uma potência militar estrangeira? Esse de ” Ah, 80 gripens está de bom… Read more »

pangloss

Mas o que levaria o Brasil a invadir um país vizinho?

Pedro Fullback

Não sabemos o dia do amanhã.

Carlos Gonzaga

Você só pode estar de brincadeira.

Rafael Santos

Argentina ganhar do Brasil na Copa do Mundo.

Reinaldo Pereira

200 gripens, 28 KC-390, 12 AH-2 Sabres e 120 HX-BR. É a paisanada no seu delírio coletivo máximo.

Atirador 33

O primeiro passo para a guerra é o invasor conquistar a opinião publica de seu país, pois são esses quem irão arcar com o custo de uma invasão, acho difícil o povo brasileiro aceitar mandar arcar com o preço de uma guerra e mandar seus filhos para lutar. Porém não podemos deixar de pensar na nossa defesa, ai é totalmente diferente, gostando ou não o brasileiro vai pagar o preço da soberania. Porém acredito “crença na minha ignorância no assunto” que precisaríamos de pelo menos 2 esquadrões de Gripen nas bases de Anapolis, Santa Maria, Rio de Janeiro e RN,… Read more »

Maurício.

“Tudo bem que as forças militares da Ucrânia dão de 10 a 0 em qualquer da América do Sul ( exceção ao Brasil)”.

Olha, acho que a Ucrânia era melhor no quesito defesa que o Brasil, isso considerando só o que a Ucrânia tinha.

Felipe Morais

Não precisamos e não devemos invadir nenhum país vizinho, a não ser que nos invadam.

Não precisamos de 200 gripens. Precisamos de algo que possa atender à necessidade e possa ser mantido em operação. 200 gripens é muito. 36 (ou 40) é pouco.

Fábio Mayer

Penso que o número seria de 6 esquadrões de 12 aeronaves (1 esquadrão no sul, 2 no sudeste, 1 no nordeste, 1 no centro-oeste e 1 no norte = 72 aeronaves, mais 8 reservas de contingência = 80. Substituiriam os F-5 e os A-1.

Fábio Mayer

Meu, o Brasil já tem problemas demais mesmo em sendo um país pacífico…. pra quê invadir quem quer que seja? Procurar sarna pra se coçar?

Pedro Fullback

Não estou propondo uma invasão. Mas não sabemos o dia do amanhã.

Carlos Gonzaga

Você só pode estar de brincadeira

Wilson França

Tu que vá lutar nessa tua invasão. Eu tô fora.

Jefferson BA

12 Su34
Incrível esse números, os russos consideram esse caça excelente.
O material russo realmente é fraco.
Imaginem essa força aérea russa diante de uma potência armada com o que existe de melhor em defesa AA.

Hcosta

Não diria que os caças Russos sejam fracos. O problema é que não existem sistemas complementares aos caças como AWACS’s, satélites, mísseis anti radiação, etc… em número suficiente ou, pelo menos, não os usaram, dando o benefício da dúvida…

Já não podemos comparar uma Força Aérea de acordo com os caças individuais mas os vários sistemas que a compõem. E a Rússia demonstra essas fraquezas em vários setores. Muitos blindados sem comunicação eficazes, sem apoio de infantaria, artilharia, etc… e por aí fora…

Talvez seja melhor uma força mais diversificada, meios complementares e com menos caças…

Mirade1969

Ai ela usaria misseis para acabar de vez com os aviões no solo. Ela tem e pode usar quando quiser.

Rogério

Claro, ela não usa agora pq não quer.

Mirade1969

Porque não quer ter uma guerra nuclear.

Hcosta

Ataca maternidades, centrais nucleares, estações cheias de civis, etc… e não ataca as bases Aéreas porque não quer uma guerra nuclear?

Ou está a insinuar que só com bombas nucleares a Rússia ganha a guerra?
Nem eu conseguiria fazer tal atestado de incompetência das Forças Armadas Russas…

Nuk77

A tua cegueira ideológica pró-EUA/OTAN beira o ridículo.

Repete os piores absurdos dessa narrativa.

Incluindo esse de “ataques russos” a Planta Nuclear de Zaporizhzhia que eles, os russos, controlam todo o perímetro e adjacências num raio de n kms!

Mas segunda essa narrativa os russos atacam a própria instalação nuclear que controlam!

Qualquer um foram da micro bolha opaca pró-EUA/OTAN sabe muito bem que os ataques são ucranianos; inclusive tentaram 2 assaltos anfíbios no mesmo dia da visita dos inspetores da AIEA (isso que a AIEA não passa de puxadinho dos EUA!).

Esse é o nível. Esqueçam qualquer lógica!

Last edited 1 ano atrás by Nuk77
Lúcio Sátiro

Ou a Rússia se reinventa e passa a pesquisar e construir armas realmente avançadas e muda sua doutrina, ou vai virar a piada do século.

Bosco

Isso levará no mínimo 15 anos

Mirade1969

E não são avançadas??? o Su-35, os misseis stan off e outras armas são estado de arte. Mas nenhum país tem armas totalmente novas nem os EUA com seu poderoso exercito.

Leandro Costa

Qual designador de alvo que os Russos usam. Você sabe?

pangloss

Eyeball Mk 1.

Jagdverband#44

O que tem de bonito tem de fraco.
Decepção total o Su 34.

Satyricon

Jefferson BA, é puramente uma questão doutrinária: A Rússia SEMPRE acreditou que a quantidade é uma qualidade por si só, um erro grotesco. Para impor uma imagem dissuasória, com enormes quantidades de tudo, optou por manter grande parte de equipamentos da época soviética, modernizando-os à conta-gotas e manutenindo-os duvidosamente. Isso tem um custo enorme (quanto mais velho, mais recorrente é a manutenção) que consumiu verbas de desenvolvimento e aquisição de novos vetores. Quer dizer, ela prefere ter grandes quantidades de vetores defasados, com radares de varredura mecânica, com um belíssimo GPS automotivo (ocidental) pendurado no painel, do que uma frota… Read more »

HLopes

Jefferson, não se trata de que o material russo seja mau, a doutrina de emprego é que é.

Por exemplo o Su 34 tem tantos abates na Ucrânia porque utiliza bombas burras, utilizasse JDAM, por seria um bom vector.

Bosco

Sem falar os helicópteros e os aviões e helicópteros que foram destruídos no chão.

rfeng

Vocês realmente acreditam que 80% da força aérea da Ucrânia foi preservada?

Fábio Mayer

Eu não.

Wellington jr

Eu sim, devido a uma pista que fica exatamente na fronteira com um pais da OTAN, Se você colocar seus avioes lá a Russia dificilmente iria atacar devido ao fator de se errar vai acabar metendo um missel bem no vizinho e esse vizinho tem amigos doidos pra entrar na briga. A pista em questão fica em Uzhhorod e seria um risco muito grande um ataque a ela.

HLopes

Eu acho que os rashist já destruiram 225% da força aérea da Ucrânia, 44 Himars, mataram 500.000 soldados da Ucrania, etc., etc., etc.

Basta escutar os comunicados do mod da russia.

Andre

É difícil acreditar que depois de 6 meses a Rússia ainda não tenha eliminado toda a força aérea ucraniana.

oswaldo

Hum… Acreditar no que diz os EUA é um atestado de burrice… kkkkk

Maurício.

Eu também não acredito no que os americanos dizem, mas o site Oryx mostra que foram 56 aviões, e eles mostram imagens.

Nickless

Isso documentado, fora o que ainda não se sabe.

Nuk77

É? Imagens de que fontes? Qual a metodologia? Que tem acesso para aferir de modo independente?

É um site holandês pró-OTAN e Ucrânia até o talo!

Fernando EMB

E acreditar nos russos é um atestado de insanidade.
Numa guerra a primeira vítima é a verdade!!

Nuk77

Não espere menos dos colonizados pró-EUA/OTAN.

Esqueça inclusive a lógica…

Maurício.

Voar baixo não dá muito certo, os argentinos já tinham provado isso, depois os ingleses com seus Tornados no Iraque em 91, mas parece que os russos não aprendem.

HLopes

Voar baixo realmete resulta…

Gilson Elano

Fico a imaginar, se a Ucrânia tivesse a seu dispor de meios modernos em matéria de: ew, singint, elint e comint, aew, defesas antiaérea táticas modernas e uma avião de caça um pouco mais moderna e atuante, com os respectivos armamentos, os russos estariam em maus lençóis.

HLopes

Se a Ucrânia tivesse NASAMS em quantidade, F16 e JDAM a guerra acabava antes da rasputitsa.

glasquis7

Pilotos russos fumando em 3… 2… 1…

Antunes 1980

Eu acredito que a força área russa teve perdas conforme divulgado, porém a força aérea ucraniana estar 80% preservada, acho quase impossível.

Esqueceram de comentar sobre os helicópteros. Acredito que o número de perdas russas foi gigantesca, beirando os dois dígitos.

Gustavo

Todos aí são méritos dos ótimos sistemas AA de procedência russa, operado pelos Ucranianos. kk
Mas o que impressiona é ter 1 Su-35 abatido. O ECM dele era pra ter trabalhado mais.
De resto, os Su-30SM, Su-25 e etc são arvores de natal piscando no radar buscador e radar de engajamento dos S-300.

Andre

Já está quase o total de aeronaves que o Irã perdeu para o Iraque, com amplo apoio soviético, em 9 anos de guerra. Mas ainda longe das perdas iraquianas neste conflito.

Magno Braz

Dizem que na guerra a primeira vítima é a verdade. Acredito que ninguém saiba realmente o que foi ou não destruído…cada lado puxa a brasa pra sua sardinha.

Nickless

O site Oryx tem uma estimativa muito boa. tudo documentado com foto. então da pra ter uma base sim do que ja foi destruido. só em MBT os russos ja perderam mais de 1K documentado, fora o que ainda não se sabe.

Nuk77

É; final de ano o Oryx vai contabilizar o trenó do Papai Noel e as renas!

Só falta ter Slava Ukraina depois de cada postagem do Orix!

“Fotos” de que fontes? Que metodologia? Quem atesta de forma independente?

Por favor…

Nickless

A foto de um equipamento destruído que só os russos operam quer dizer o que?

Foto com uma estrela vermelha chamuscada na fuselagem quer dizer o que?

Obs: se os russos usarem um trenó do papail noel e esse for destruido pelos ucranianos e tiver registro. pode ser adicionado sim. seria mais uma vergonha russa.

Arthur

ALÔ!!! Terra chamando!!! Não entendi nada! Os russos tiveram “enormes perdas”? Cinquenta e cinco aviões significam “enormes perdas”? Os ucranianos “retém 80% de sua força aérea”??? Então, se a Rússia já está acabada, porque os ucranianos estão a suplicar o envio de F-16??? Em que parte de Nárnia, Terra Média ou Westeros este “general” vive? Daqui há pouco, este blog irá publicar propaganda dizendo que nenhum ucraniano morreu, pelo contrário, ressuscitaram uns 300.000; de russos então morreram dois: um de causas naturais e outro de susto!!! Por favor, menos mídia inglesa ou americana! Publiquem alguma coisa de Liechtenstein, Butão ou… Read more »

Nuk77

A fonte é general yankee!

Logo, verdade absoluta para os colonizados braZicanos e portucanos pró-EUA/OTAN!

Last edited 1 ano atrás by Nuk77
Ramon

O maior problema não é abater as aeronaves, os blindados, os equipamentos militares, o problema principal é a perda do material humano, não adianta ter um pátio com inúmeros caças, blindados se não tem tripulações para eles, isso serve para qualquer força armada do planeta, um recruta pode aprender a usar um fuzil em horas, mas a história é outra com os outros equipamentos.

Luiz Antonio

Nessa guerra a Rússia esqueceu de uma coisa: ….Combinar com os russos.

Mgtow

Sim sim.
Abateu sim

Heinz

Está tudo documentado em fotos, vídeos. O que é necessário para você crer? O Putin afirmar ou a Sputnik?

Nuk77

Pelo Oryx?

Que piada…

Recruta zero

Uma perda a cada quatro dias,dependendo da quantidade de surtidas pode ser insustentável ao longo prazo.

bjj

E a maior parte dessas aeronaves perdidas muito provavelmente foi vítima dos manpads. A contribuição dos sistemas de maior alcance deve estar sendo basicamente a de forçar as aeronaves russas a voarem baixo, e aí a coisa complica mesmo: manpad não aciona RWR, é imune a míssil antirradiação, pode ser lançado de praticamente qualquer lugar e o único alerta possível é ver a fumaça ou através do MAWS (se tiver). De qualquer forma, o tempo de reação é curtíssimo e voando baixo há pouco espaço para manobras evasivas. Esse é o tipo de equipamento que valeria a pena investir no… Read more »

Dod

55 aviões usando apenas defesas anti aéreas terrestre é um número considerável!

gustavo de sá oliveira

Todos pensaram que seria uma batalha rápida, em vista da diferença de poder, mas a ucrânia se mostrou muito mais combativa do que o esperado por todos. E os russos amargam embargos econômicos e perdas em material e de vidas em larga escala. Quem ganha uma guerra é quem está disposto a gastar mais, seja em vidas seja em recursos. Quanto ainda mais a russia estará disposta a gastar nessa guerra? E compensa? Eles vão ter problemas ali para o resto da vida. Não importa o resultado final, o lugar vai se tornar pior que a FAIXA DE GAZA. .

Filipe Silva

Falta aí os IL -76 lembram-se?

Mirão

Fonte: Juro por Deus

kkkkkkkkkkkkkkk

Já prevejo o choro dos ukroboys que enpesteiam esse site que parece ter uma boa qualidade tecnica.

paulof

Fico ótimo essa nota da redação com quais seriam esses 56 abatidos, aproximadamente seria quanto em dólares as perdas estimadas dessas aeronaves?

LUIZ CARLOS DE ALMEIDA

esses russos .. são uns lambões mesmo. Se dizem tecnológicos¨
mas vivem do improviso em suas armas ¨avançadas¨ kkk
na pratica, comem couve e arrotam lombo !

Arte da Guerra

Eu particularmente, estava vendo essa guerra como outras A onde uma potência militar, ataca outro, de forma colocar em teste todo investimento em tecnologia feito, e diminuir seus estoques de armas antigas…e assim justificando aumento de investimento em novas armas, sem sofrer impopularidade. Além da limpeza social, onde os mais pobres, presidiários, criminosos… vão para linha de frente. Assim a potencia entra nessas chamadas operacoes contra terroristas… nazistas e outros… e executa sua queima… Porém se uma super potencia declarar guerra. Nao existirá hora para atacar, corredores humanitarios, cuidados com civis, cuidados com uso de armas… guerra é guerra. Nao… Read more »

Valcir G.Oliveira

A Rússia já deveria dar um cheque mate, arrebentando logo com tudo….!! Tá demorando muito pra acabar com eles e os capachos dos EEUU….o câncer do mundo…..

Sidney

Tão clara a torcida de muitos pela Rússia. Desejam que ela e China vençam e que o modelo deles prevalece no mundo. Por tabela, mesmo que alguns ignorantes ou apenas ingênuos ainda não saibam, desejam o fim das liberdades e das religiões. No íntimo sonham em estar num sistema desses no andar de cima com poder de vida e de morte sobre os outros. E se cavar mais, na alma dessas pessoas pode encontrar coisas assustadoras como o desejo de ter poder para trazer dor e sofrimento a quem assim desejarem. Todo o avanço da civilização ocidental e do Cristianismo… Read more »

Nuk77

Isso; ocidente liderado pelos EUA é o “mundo livre”, da “liberdade, democracia e respeito aos direitos humanos”, etc. É o “futuro natural” para o braZil e alinhar (= ser neocolônia)…

Que mais? Qual outra pérola de colonizado braZicano está faltando?

Rússia e China = Eixo do Mau? Campo de concentração uigur? Holodomor?

Meodeos, como são previsíveis, repetitivos e colonizados…

Last edited 1 ano atrás by Nuk77
Silvom

Na verdade foram 56,2 aviões…

Fernando Bersotti

Curioso, nenhum MIG abatido nesta lista.

Last edited 1 ano atrás by Fernando Bersotti
gustavo de sá oliveira

A meu ver a Russia calculou mal essa intervenção, achou que tocando o terror poderia rapidamente fazer o que mais queria que era subistituir o governo que estava se afastando deles. Não mobilizou um grande efetivo, agora com a perda de tanto territorio em tão pouco tempo, teve que convocar reservistas certamente a contragosto. Poderia ter convocado 10x mais? Poderia, mas ao que parece convocou apenas o que acha suficiente para corrigir seu problema de falta de efetivo para manter os territórios, pois essa convocação mostra que houve um erro de calculo e quanto maior ela for mais “fraco” parece… Read more »

Orlando Rios

Encontrei mais mentiras nos relatos desta guerra da que no salão de cabeleireiras na esquina aqui da rua kkkkk

De algo tenho certeza: Russos mentem muito e as Putinetes seguem embandeiradas…