Por Alexandre Galante*

No sábado passado estivemos no Armed Forces Airshow Day 2022, na Ala F 16 em Uppsala, na Suécia.

Os jornalistas da Saab Press Trip 2022 puderam fazer um “walkaround” no Gripen E 6012 da Força Aérea Sueca e conversar com o piloto de testes Martin Donaldsson.

Vários detalhes do Gripen E podem ser vistos nas fotos, como antenas de guerra eletrônica, sistema de alerta de aproximação de mísseis (MAW), etc.

Atualmente 14 aeronaves Gripen E estão participando da campanha de testes, incluindo uma aeronave no Brasil, a caminho de obter o Military Type Certificate (MTC).

Cerca de 30 caças Gripen E estão na linha de produção em vários estágios. O primeiro Gripen F biposto também está em produção.


*O editor viajou à Suécia a convite da Saab.

VEJA TAMBÉM:

Saab Press Trip 2022 – Palestra ‘As principais capacidades do Gripen E’

 

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tutor

A SAAB tem encontrado dificuldades para vender o Gripen E mundo afora.
Torço para que isso se reflita em melhores condições para um segundo lote ao Brasil.

Morgoth

A estratégia da SAAB de focar em forças aéreas que possuem disponibilidade financeira para adquirir soluções mais caras não parece a mais acertada. Se focassem em países com orçamentos militares mais apertados, como México, Filipinas e Colômbia, onde o Gripen se apresenta como uma solução BBB (bom, bonito e barato), talvez conseguissem lograr êxito.

Jose Carvalho

A SAAF manteve seus caças no solo por mais de um ano por falta de contrato de manutenção. A falta de orçamento afetou as forças armadas da África do Sul, mas a publicidade negativa afeta a SAAB. Melhor vender para quem pode pagar.

Heli

Colega, é muito, muito, difícil concorrer com o poderio da Casa Branca. O Gripen E é, em muitos aspectos, uma excelente plataforma.
Se hoje muitos países europeus encontram dificuldade em manter seus caças de 4a geração operacionais (Alemanha com o Eurofighter, França com o Rafale e Mirage2000, etc) além dos outros meios como transportadores, aviões de patrulha, treinamento…, imagina daqui a alguns anos observar como será a disponibilidade e os custos dos caças de 5a geração.

Last edited 1 ano atrás by Heli
Vitor

As fotos da frente da aeronave as vezes me faz lembrar do Super Etendart.

Matheus

O caça é lindo e muito capaz, mas temos que admitir que foi um fracasso, e dos grandes… desde 2014 quando fechou as 36 unidades com o Brasil, não vendeu mais nenhuma, são quase 10 anos sem vender 1 unidade sequer.

Fico me perguntando se em 2014 tivesse já o F-35 igual está hoje, bem consolidado, acho que ele teria vencido e teríamos uma frota de F-35 nos céu brasileiro. E não me venha com ToT porque já vimos que isso não faz diferença alguma na prática.

Last edited 1 ano atrás by Matheus