Um dos pilotos ucranianos fez uma filmagem das operações de combate dos caças MiG-29. No vídeo, o caça aparece lançando mísseis antirradição AGM-88 HARM, fornecidos pelos EUA.

O piloto ucraniano Ivan dedica o vídeo ao major Yevhen Lysenko, seu irmão de armas, que morreu heroicamente em um combate aéreo contra os invasores russos em 9 de março.

O Pentágono já tinha anunciado em 8 de agosto que os EUA enviaram mísseis antirradar para equipar aeronaves ucranianas. A arma seria usada para atingir sistemas de radar russos, marcando a primeira vez que o Departamento de Defesa reconheceu o envio do míssil anteriormente não divulgado para a Ucrânia.

Produzido pela Raytheon, os HARMs têm um alcance superior a 30 milhas, de acordo com a Força Aérea dos EUA, tornando-os uma das armas de longo alcance que os EUA forneceram à Ucrânia.

Os mísseis podem ser usados ​​para atingir os radares dos sistemas antiaéreos russos, como o S-400, que tornaram muito difícil para a Força Aérea Ucraniana operar em grandes áreas do espaço aéreo ucraniano. Os mísseis também podem atingir radares de contra-bateria russos, que a Rússia usa para atingir a artilharia ucraniana.

Subscribe
Notify of
guest

113 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Léo Neves

Até agora estes mísseis estão tendo uma eficácia tão boa quanto aos kh-31 dos russos. Basicamente nenhuma prova até agora que acertaram algum radar só imagens de mísseis que erraram ou foram abatidos .

Heinz

você tem provas do que afirma?

Andre

Vc quer provas de que não há provas?

Luis Carlos

Dezinho.
Veja resposta acima e comprove o fracasso das armas ocidentais no campo de batalha real.

Luis Carlos

No final, resposta ficou abaixo da sua.
Mas, anota aí o número de série do fracasso americano.

Andre

É Da Lua, os ucranianos chutaram os russos de Kiev e de Kharkiv com pedras e paus. Se as armas ocidentais fracassaram, o que dizer da invasão russa que em duas semanas capturaria Kiev, como disse o Putin?

Lúcio Sátiro

O único fracasso de armas aqui é ter avião ucraniano ainda voando e disparando mísseis ocidentais no lombo dos russos.

Luis Carlos

Na verdade, eu estou torcendo para os EUA mandarem F-15s e F-16s para a Ucrânia para vermos caírem feito moscas.

Jul-2022

aeroin.net/eslovaquia-doa-seus-cacas-mig-29-fulcrums-para-a-ucrania/

Henrique

karalhoookkkkkk
.
pode contabilizar a kill pra ele: a russeti esta em pedaços agora

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Lúcio Sátiro

Não, ele quer provas de que só tem “imagens de mísseis que erraram ou foram abatidos “.
Ausência de evidências não é evidência de ausência. Além do que, esperar que os russos tirem fotos dos próprios radares destruídos e mostrem para a imprensa ocidental é besteira.

Last edited 1 ano atrás by Lúcio Sátiro
Bosco

Não! O Heinz quer prova de mísseis HARM que “erraram ou foram abatidos”.
*Destroços não valem já que míssil quando acerta também produz destroços.

Andre

Mas o Léo disse que não há provas que acertaram. Há?

Felipe

Míssil inteiro é destroço?

Luis Carlos

Míssil antirradiaçao abatido pelos russos.

Bosco

Tenha dó , sujeito. Isso já virou caso de tratamento psiquiátrico compulsório. Você acredita nas própria mentiras. Você realmente acha que esse míssil da foto foi interceptado? Você realmente acha que um míssil com maos de 300 kg a mais de Mach 2 sendo interceptado por outro cai no chão de alguns quilômetros de altura e fica desse jeito? Seu caso é grave já que pratica a desonestidade intelectual auto imposta e isso é uma forma de masoquismo. *Outras fotos , de outros ângulos, mostram que o motor foguete do míssil não foi acionado. Mais provável ser uma “prova” forjada… Read more »

Pedro

Coroa, tu cai em cada “bait” pelo amor de deus, tenha calma. Kkkkkkk, mas gosto dos post estritamente técnicos, quando falas de Bolsonaro ou Lula, perdes as estribeiras.

Abraço.

ALISON

Falou o que eu sempre disse aqui: ele tem que falar so de misseis e mais nada. É que nem o Rinaldi do Aéreo… kkkkkkkkkk

Felipe

Os misseis estão falhando mesmo. São estoque “vencidos” de 1991.

Lúcio Sátiro

Abatido e ficou desse tamanho ? Abatido como? Pescaram ele no ar com uma rede ?

Atirador 33

Os amigos que frequentam este espaço, da muita bola para esse cara que usa diversos nomes. Porém sua resposta foi a melhor, tanto que fiz uma esforço para imaginar tal cena. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Jagdverband#44

Tosca essa foto hein tonho, acho que nem Harm é.
kkkkkk
Cômico!

Luis Carlos

Pegue o seu amigo Bosco e procure nos manuais dele a origem do número de série.

Bosco

Se tem nos meus manuais tem nos manuais disponíveis ao gnomo. É fake!

Last edited 1 ano atrás by Bosco
Felipe
Hcosta

Por um lado a Rússia não vai divulgar as suas perdas, por outro a Ucrânia não terá provas da sua eficácia. Não me parece que possam ter um drone para filmar o resultado final como fazem com outros alvos. Se conseguissem não usavam estas mísseis…

109F-4

Exato. Um lado não admitirá que perdeu equipamentos para esse míssil; o outro lado não admitirá se eles errarem os alvos ou forem neutralizados… de todo modo penso que o HARM seja eficaz mas, certeza mesmo, só checando em campo.

Atirador 33

Acredito que a prova da eficiência dessa arma é ver caças ucranianos voando. Se esse rio que aparece na imagem, é aquele rio próximo aos locais do conflito no leste, os ucranianos estão chegando bem próximo as linhas russas. Se os sistema de defesas área da Rússia que diz travar os alvos aéreos a centenas de km, não estiverem desligados para não serem alvos, esses misseis já destruiu vários.

Last edited 1 ano atrás by Atirador 33
Léo Neves

Mas enquanto não há provas da sua eficácia é igual o kh-31 . Se bem que existem várias imagens de radares do sistema s-300 da Ucrânia destruídos e Buk alguns deles podem ser por conta do Kh-31 .

Hcosta

Sim, concordo com o seu comentário. E provavelmente enquanto a guerra durar não será possível obter dados sobre isso.

Mas o mais surpreendente é a Ucrânia conseguir disparar este tipo de mísseis…

Jefferson Ferreira

Ué isso é bem simples de se provar campo. Caso os caças ucranianos comecem a voar sobre porções maiores do território quer dizer que o número de defesa aérea diminuiu…Já que conseguem ir em aéreas que antes eram contestadas… Mas não é isso que estamos vendo, ainda

Hcosta

Como o Bosco referiu, temos a reação Russa a estas armas e, algo diferente, a sua eficácia em atingir alvos. Muitas vezes a simples ameaça é suficiente. Algo que aconteceu com os mísseis anti navio e o recuo da marinha Russa, as AA com a Força Aérea, os foguetes/mísseis com a logística, etc… Os Russos e os Ucranianos continuam limitados em áreas sobre o seu próprio controlo. Mas duvido que somente a Força Aérea Ucraniana consiga alcançar a superioridade. Estão a começar a equilibrar o jogo mas ainda falta muito para o ganhar. E com muito menos recursos do que… Read more »

Bosco

H,
Na verdade esse míssil, só de estar operacional no teatro de operações, independente de ser utilizado e menos ainda, de acertar, já produz efeitos práticos relevantes.

leandro

o fato da ucrania estar atacando depósitos, pontes e tropas indiscriminadamente e aparentemente sem reação da defesa aérea pode ser o indicativo que procuras…ou será que os fabulosos S300/400, pantsir e outros estão de férias porque?

Bosco

O que são imagens de mísseis que foram abatidos e erraram? Como destroços de um míssil podem servir como provas de que ele errou? Mísseis quando acertam , explodem , e na explosão , há formação de destroços.
Qual imagem exatamente você considera como sendo uma prova consistente que o HARM errou?

Bosco

Vale salientar que mísseis antirradiação são armas utilizadas em operações denominadas de SEAD. Eles não precisam acertar mas sim obrigar o radar a ser desligado. Se o míssil tranca no alvo quando o radar está ligado e durante o percurso o radar é desligado há chances de mísseis HARM mais antigos não atingirem o alvo, mas ainda assim terá cumprido a sua missão de “supressão” de defesa AA. Diferente de um míssil capaz na função DEAD , onde a própria IADS é o alvo e onde a destruição dos lançadores, postos de controle, radares, depósitos, etc. é o objetivo. Nesse… Read more »

Léo Neves

Bosco
Não há prova de que erraram mas muito menos de que acertaram. Por isso disse que até então o kh-31 parece mais eficaz mas também já foi bem mais utilizado.
Realmente um míssil interceptado não iria ficar muito inteiro. Mas há imagens de um míssil desse enterrado num telhado quase tudo destruído com marcas tipo furos talvez de estilhaço de um míssil AA.
Mas eu também não duvido que seja forjado.
Uma dúvida Mestre Bosco, as versões mais novas do kh-31 também podem atingir um radar desligado através do glonass ?

Bosco

Léo, Não que eu saiba. Os HARMs mais novos podem memorizar a posição das emissões e juntos com um avançado sistema inercial combinado com o GPS têm grandes chances de neutralizar o radar após ele ser desligado. Apesar disso o míssil pode ser desviado por emissores falsos. Para resolver esse problema desenvolveram uma versão do HARM denominada AARGM (míssil antirradiação avançado) que além do GPS tem um sistema de radar ativo. Se o radar alvo parar de emitir ainda assim ele consegue “ver” o radar através de um seeker radar ativo operando na banda milimétrica (como o Hellfire Longbow ou… Read more »

Léo Neves

Bosco
Entendi. Eu ali esses dias que o mig-29 não consegue utilizar as versões mais novas do AARGM e que estão basicamente dependendo do lançamento dele as “cegas” em determinada região esperando ele detectar algum radar .

Bosco

Não creio que o AARGM tenha sido enviado. O HARM pode ser programado para só atingir alvos de oportunidade dentro de uma limitada área geográfica ou pode ter seu seeker especificado para só trancar num tipo específico de radiaçao EM pré gravado na biblioteca do processador. Outro modo é lancar o míssil no modo LOBL e para isso pode-se usar o RWR do caça para trancar o seeker ou o próprio seeker do míssil pode ser utilizado como sensor enquanto ele ainda não tiver sido lançado. Os caças americanos adotam um pod com um sensor avançado para detectar todas as… Read more »

Foxtrot

Pois é, e a FAB em sua “suprema sabedoria” cancela o MAR-01 com a balela que mísseis como ele não são mais eficazes no T.O moderno.
Gasta fortuna para comprar armamento caro para o Gripen (que na melhor das hipóteses voará com eles inertes) mas não investe no término de sistemas de armas nacionais.
Sinceramente não entendo o ponto “estratégico” nos programas estratégicos das FAAs nacionais.

Andre

Mas o mar-01 foi terminado, inclusive tendo sido exportado.

Vítor

Sofremos boicote de sistemas importantes que resultaram no cancelamento do missil.

Felipe Morais

Boicote de quem?

Manda aí a nota da FAB escancarando essa situação ou de alguém que falasse pelo governo da época da situação…

Aliás, manda tbm o valor do investimento para não ter dado em nada.

No Adarter foram, salvo engano, U$ 150 mi. Cadê o míssil? “Nunca vi, nem comi e NEM ouço falar”

Last edited 1 ano atrás by Felipe Morais
Foxtrot

Tem vídeo no YouTube com depoimento de um oficial da FAB informando o boicote a insumos do míssil e de outros projetos nacionais pelos Yankes.
Basta procurar lá.
Isso vem acontecendo desde o primeiro projeto conjunto com eles, o “Colibri”.
Um giroscópito revolucionário para época e projeto nacional.
O pior que de lá para cá, não aprendemos nada com as lições !

Bosco

Fox,
Aquele vídeo é uma das maiores aberrações ditas por um oficial das FAs brasileiras em todos os tempos. A maior vergonha alheia que se tem notícias.
Um brigadeiro explanando sobre nossa expertise em tecnologia de mísseis que pode nos tornar independentes mas ao mesmo tempo chorando as mágoas por estarmos sendo “boicotados” pelos malvadões americanos por não quererem nos passar tecnologia sensível de graça, tecnologia essa que eles levaram décadas para desenvolver.
Faça um favor para aquele brigadeiro, não lembra a gente não que existe esse vídeo.

Bosco

E em todo exemplo o dito brigadeiro terminava dizendo que ante a recusa dos malvadões americanos nós nos viramos e desenvolvemos um produto muito melhor. rsss Por que fomos pedir então?
O vídeo é do tempo do Lula presidente , mas o que nos deixa atônitos é que os engenheiros e militares brasileiros foram praticar mendicância missilística nos EUA em vez de procurar a Rússia ou a China para tal. Eles provavelmente, bonzinhos que são, nos teriam fornecido o que os americanos malvadões nos negaram.

Last edited 1 ano atrás by Bosco
Foxtrot

O que tem haver a épico do presidente ?
Ao que parece você quer associar a negativa ao governo no poder.
Mas se olhar com critério, verá que isso vem de anos atrás e indiferente do governo ou inclinação política do mesmo no poder.

Bosco

Fox,
Minha citação ao governo Lula é somente no sentido de situar temporalmente a dita palestra e deixar claro que , ao meu ver, o palestrante quis fazer uma demonização dos EUA para agradar o comandante em chefe.

Foxtrot

Só quero que entendam o seguinte. Não sou ante americanos, europeus ou qualquer outro país desse planeta, mas entre eles e nós, sou muito mais nós. Podemos treinar, cooperar etc com qualquer um, mas precisamos aprender que não há empatia e solidariedade quando se trata de auto preservação, mercado internacional e desenvolvimento. Eles sabem disso e já demonstraram isso várias vezes no passado, mas ao que parece, nós nunca aprendemos. Ou se aprendemos preferimos fingir que não existe e sermos lesados. Com o perdão da escrita, o Brasil parece uma senhora da “noite” que sofre diversas agressões de seu “empresário”,… Read more »

Bosco

Fox, Respeito seu modo de pensar mas é diferente do meu. Formamos nos EUA milhares de mestres e doutores nas mais diversas áreas. Se eles não voltam para o Brasil a culpa não é dos EUA e sim dos cidadãos brasileiros e do Brasil enquanto nação/Estado. Até onde eu sei os EUA não se negam a receber nossos “estudantes” e aí sim reside a verdadeira transferência de tecnologia, formando mão de obra especializada. Não acho que cabia aos americanos nos fornecer seeker térmico de míssil ar-ar conforme o chororô do brigadeiro, do mesmo modo que nós nunca sequer deixamos estrangeiros… Read more »

Bosco

Para consubstanciar sua narrativa em que demoniza a relação dos EUA com nós, nesse campo de transferência de tecnologia militar, vc antes deve citar outros países que de acordo com vocé têm comportamento muito menos restritivo , caso contrário fica parecendo só uma implicância pura e simples de modo ingênuo, como foi a explanação do brigadeiro.

Foxtrot

Como escrevi, não é implicância é a realidade e negar isso é negar o óbvio, seja por qual motivo ou interesse que lhe motiva. Como escrevi anteriormente, nenhum país nesse planeta irá transferir tecnologias, e essa balela de T.O.T só encare o produto. O que estou dizendo é que precisamos investir no que desenvolvemos sozinhos como acontece na China, Índia, Rússia, Turquia, Coréia do Sul etc etc. E como escrevi anteriormente, podemos treinar, cooperar etc, mas cancelar produtos nacionais para importar não é “independência ou soberania” é exatamente ao contrário disso. Não vejo estratégia nesses programas atuais, precisamos de programas… Read more »

Foxtrot

“O vídeo é do tempo do Lula presidente”
Indiferente do presidente na cadeira, sempre nos negaram tecnologias.
Associar político a negação de tecnologias por parte de Americanos é um absurdo.
E recentemente isso novamente quase aconteceu no governo do “Bisonho”.

Bosco

Não fiz essa associação.
Tecnologia militar se desenvolve ou se compra mediante acordo prévio entre as partes.
Não se vai a um país que detém a patente de um produto e a pede pura e simplesmente.

Foxtrot

Caro Bosco respeitosamente discordo. O oficial não está “choramingando” repasse de tecnologias, está demonstrando que sofremos embargo sim (ao contrário do que prega os súditos do Tio Sam) e que o que sempre foi melhor para o Brasil foi buscar sua autonomia. Veja o exemplo de um projeto do IEA em que conseguiram levitar uma sonda com laser,s de alta potencia. Após firmarem parceria com a NASA, não se ouvi falar mais no projeto. Veja o exemplo do MAA1-A em que nós foram vendidos sensores IR,s pelos americanos com degradação proposital do sensor ótico. Veja o exemplo do projeto SISNAV,… Read more »

Bosco

Quer dizer que pela sua lógica se os engenheiros e militares paraguaios ou bolivianos vierem aqui em busca do seeker do A-Darter ou do MANSUP ou do MAR-1 nós devemos entregá-los como forma de não boicotá-los?

Foxtrot

Não, pela minha lógica eles nem viriam aqui procurar o Sheeker, eles desenvolveram sozinhos como fizemos.

Bosco

Vitor,
Mas se uma das razões de desenvolvermos nossos próprios mísseis é não estarmos sujeitos a “boicotes”, como se justifica essa sua afirmação?

Andre

Boicote? De onde vc tirou essa?

Além de ainda estar em operação, foi exportado para todo mundo que quis comprar – o Paquistão.

Rinaldo Nery

Ou vi essa história mas nunca se confirmou. Tem a fonte? Foto do MAR-1 em aeronave paquistanesa?

Andre

Na época houve muita fontes variadas confirmando o negócio. Tem essa, mas não sei se é um jf17:

https://www.aereo.jor.br/2011/06/06/mar-1-esta-integrado-ao-jf-17-do-paquistao/

Foxtrot
Foxtrot

Ledo engano amigo.
A Mectron nacionalizou tudo.
No último PDF do MD que li dizia que o míssil se encontrava pronto e aguardando encomendas.
Ou seja, está no nosso “arsenal virtual”.

Foxtrot

Pois é.
Para piorar a situação ainda.
Só falta a vontade de comprar mesmo !

Agnelo

O MAR-01 era, grosso modo, compatível com o AGM-45 Shrike, o q não atende os TO modernos. Isso q foi informado.
Mas ainda há capacidade de fazê-lo, pelo o q se difundiu.

Foxtrot

Ele era baseado no AGM-45, porém de beneficiava de inúmeras melhorias que 45 não tinha, eletrônica embarcada, comunicações etc.
Era um míssil completamente diferente, porém baseado no 45.

Rinaldo Nery

A FAB NUNCA afirmou que ¨mísseis como ele não são mais eficazes no TO moderno¨. De onde tirou isso?

Foxtrot

Vou procurar o link da matéria.

Bosco

Vários países militarmente avançados abandonaram os mísseis antirradiação. Ex: França e RU. Uma das justificativas é que hoje há outras formas de atingir uma IADS a partir de grandes distâncias. Há 60/50 anos a única maneira de atingir uma IADS de uma distância segura era por meio de mísseis antirradiação. Isso obrigava o sistema defensivo a se desligar sob pena de ser atingido e ai possibilitava a penetração das aeronaves para poderem atacar utilizando bombas burras. Isso não quer dizer que os mísseis antirradiação ficaram obsoletos, mas aponta que eles devem evoluir. Na verdade a tendência é que o sistema… Read more »

Agnelo

Importante colocação.

Andre

Após 6 meses de guerra os s400, su35 e os mísseis hipersonicos não deram conta de acabar com a FA ucraniana nem suas bases…

Mas a NOM vem ai, pode acreditar.

Slow

Só da Rússia ter iniciado a invasão mesmo com todas ameaças de sanções, isso já mostra que vem sim ..

Andre

Vem sim, parece que em Oz já começou.

Luis Carlos

Dezinho e sua cruzada anti-Rússia.
Não é que não deram conta.
É que a OTAN continua enviando armas, inclusive aviões, para a Ucrânia.
Inclusive, ontem, foi anunciado o envio de mais Mig-29s da Eslováquia para a Ucrânia.
Agora, o certo é que mandou é abatido pelos russos.
Moedor russo funcionando.

Luis Carlos

Acrescentando. Ontem começou a tão anunciada contra-ofensiva ucraniana em Kherson. Só não consideramos ainda um fracasso total, porque eles conseguiram tomar uma pequena cidade nos arredores de Andreevka. De resto, atacaram em 5 frentes em uma extensão de 190 quilômetros. Em quatro frentes foram derrotados pelos russos, só obtendo um avanço de cerca de 5 quilômetros na cidade acima. Provavelmente, os russos vão retomar essa cidade nos próximos dias e continuar o avanço até Nikolaev. Resultado da brincadeira. Perdas ucranianas de 26 tanques, 23 BMPs, 9 carros blindados, 2 Su-25 e um Mi-8, além de 560 nacionalistas mortos. Hoje teremos… Read more »

Andre

Avançaram 5km? Mais do que os russos avançaram nos últimos 2 meses.

26 tanques perdidos? os russos perderam quase mil já.

Luis Carlos

Só que para isso, eles reuniram 36.000 soldados.
Tá ‘maus’, né?

Andre

Impressionante esses números que vc inventa. De acordo com seus alter egos, a força aérea ucraniana já foi completamente destruída umas 4 ou 5 vezes e a Ucrânia já perdeu 200 milhões de soldados. Mesmo assim sua amada Rússia está há dois meses parada.

Haja criatividade.

Luis Carlos

Só atualizando
Agora pela manhã, os ucranianos tentaram atravessar o Rio Ingulets na direção de Nova Kakhovka partindo Andreevka.
Utilizaram um batalhão de tanques.
Mais da metade destruído.
Agora, podemos afirmar que a Ofensiva de Kherson foi um fracasso total.

Andre

Da Lua, seus diversos alter ego e sua eterna paixão pela Russia

Você precisa se decidir, em seu comentário anterior disse que as armas ocidentais fracassaram, agora são as armas enviadas pela Otan que chutaram os Russos de Kiev e começaram a chutar eles de Kherson.

Luis Carlos

Oriente-se.
Vc está um pouco perdido, meu chapa.

Andre

“se eu quiser, tomo Kiev em 2 semanas” Putin, V.

Pode chorar bebê.

Luis Carlos

Atualizando notícias dessa manhã.

Mais de 1.200 militares ucranianos morreram durante a derrota da ofensiva das tropas ucranianas em Nikolaev-Krivoy Rog e outras direções

Além disso, ações efetivas do grupo russo de tropas destruíram 48 tanques, 46 veículos de combate de infantaria, 37 outros veículos de combate blindados, 8 caminhonetes com metralhadoras pesadas em um dia.

Luis Carlos

Agora o que estão dizendo é que esse massacre foi para desviar atenção para outro ataque na direção de Izyum.
Aguardemos.

Wellington jr

Pera se eles venceram porque o pessoal pro russia e o alto escalão que estava em Kherson foi ordenado a recuar?

Alecs

Isso foi uma falha no áudio da emissora russa que estava transmitindo. O que o Putinho disse foi: “se eu quiser, tomo uma surra em Kiev em 2 semanas!” kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Andre

e essa ele tomou com vontade hahahahha

Felipe

Fonte?

Andre
Alex Faulhaber

Não é melhor usar sem falar que tem?

Luis Carlos

Mas esse é o modo de atuação da Ucrânia.
Estão tomando uma surra, perdendo território, dezenas de milhares de soldados, toneladas e mais toneladas de equipamentos e ficam mostrando, quando conseguem, a derrubada de helicóptero, a destruição de um tanque e outras ‘filigranas’.

Henrique

porra, a Ucrânia luta tão ruim assim e a Rússia não consegue conquistar ela?
.
kkkkkkkkkkkkk imagina então o nível da desgraça que é a RFA

Luis Carlos

Não há pressa.
Uma operação de desmilitarização e desnazificação sempre será lenta e dolorosa.
Para os ucranianos, é claro.

Henrique

malabarismos pra justificar a patética “opiraçu ispiciau” kkkkkkkkkkkk
.
.
.
troca essa narrativa ai, nova cartilha do kremlin diz que o ucranianos são ateus mutantes x men evolution

Bosco

Eu não duvido que pelo andar da carruagem a operação de desnazificação até o final do ano chegue ao Kremlin com a remoção do filhote do Hitler de lá.

Bruno

Ainda esse papinho de desmilitarização e desnazificação de um país ? Quem acham que são para fazer isso ? Volta a jogar seu Banco Imobiliário porque aqui no BR temos coisas mais importantes pra resolver. Fala como se fosse um dos cabeças da invasão russa, mas a únida coisa que deve invadir é no seu mundo de ilusões…

Bosco

Alex,
Nesse caso não. O efeito psicológico é importante.
Até o primeiro uso pode ser interessante guardar segredo mas depois o fato da possibilidade real dos russos levarem uma bolada no queixo é real e quem tem queixo, tem medo.

737-800RJ

Bosco, a não ser que o queixo seja o do Pedro do Flamengo ou do Cássio, do Corinthians. Nesses casos a bola prefere mudar sua trajetória para autoproteção.

Felipe

Mas e propaganda ficaria onde daí? Esse é o maior objetivo ao fornecer esses armamentos, porque não vão mudar em nada o rumo da guerra.

Nilo

É possivel que estes testes sejam feitos fora da Ucrania, com participação de especialista estrangeiros.
Um GPS?

Maurício.

Sim, e esse tem vínculo com o aplicativo da Garmin para smartphone…

Nilo

O Brasil sem sistema espacial de localização próprio, ainda bem que a SAAB para o Gripen E, desenvolveu capacidade de realizar navegação sem o GPS que fornecem posicionamento em tempo real e altamente preciso com base no mapeamento de imagens. Seria o caso de compramos ou desenvolver.

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Red Pill - 红色药丸

Não creio muito que esses voos ocorram na região de atrito

Maurício.

“O piloto ucraniano Ivan dedica o vídeo ao major Yevhen Lysenko.”

Legal a homenagem do piloto ucrâniano para seu amigo, mas isso também mostra que de fato teve combates aéreos entre os Mig-29 e provavelmente os Su-35, mostra também que caças com armas/sistemas desatualizados servem apenas como bucha de canhão em combates aéreos, e só mais um detalhe, ninguém falou do Garmin no painel do Mig-29…

Maurício.

Só mais um detalhe, esse Mig do vídeo não parece ser um dos que foi modernizado por Israel, portanto, a integração do harm não foi tarefa fácil, mas o Bardini (acho que foi ele) esses dias fez uma explicação de como o míssil poderia ser utilizado no modo gambiarra, que até poderia ser utilizado mas perderia no quesito eficácia.

groosp

Eu achava que eles estavam disparando os HARMs do solo como Israel fazia com os Shrike e Standards e essa história de MiG-29 era uma cortina de fumaça.

Nilton L Junior

Nossa agora vai.

Paulo H.

Mas como é que o cara vao lá no território imimigo, onde o missil acertou o radar,
para analisar os destroços? Logico que ele esta mostrando o que deu errado, porque o que deu certo ele não vai la pra ver!

Felipe

Só falta fazerem os mísseis funcionarem agora kkk https://youtu.be/je-gtkIYLkk

Bosco

Vc é muito crédulo. Uma simples fonte de informação que se mostra alinhado com o seu pré conceito e tá tudo resolvido. Rssss
Vc sabe quantos mísseis HARM foram enviados? Quantos foram lançados? A validade de todos? Se foram recondicinados? Se vc acredita que as porcarias soviéticas funcionam hoje por que os HARMs de 91 não podem?

Cristiano GR

O ursinho sobre o painel do caça, será um souvenir de seu filho ou um amuleto da infância?

Wellington Jr

Aparentemente os misseis estão cegando os radares russos pois hoje foi noticiado que a aviação Ucraniana atacou posições russas em Kherson, ou seja se os caças estão voando e atacando significa que os russos recuaram suas defesas AA e radares. Outra notícia foi que a Rússia suspendeu os plebiscitos das zonas ocupadas devido ao avanço Ucraniano no sul e se iniciou uma retirada de pessoal político de Kherson.