O exercício Pitch Black começou na sexta-feira com mais de 100 aeronaves participando de 17 nações diferentes.

O programa de treinamento será baseado principalmente na Base Darwin e Tindal e está programado para durar de 19 de agosto a 8 de setembro.

De acordo com o Comandante do Exercício, Comodoro do Ar Tim Alsop, o exercício militar ajudará a promover a estabilidade contínua na região.

“Com a participação de 17 nações, o Exercício Pitch Black permitirá que a RAAF trabalhe com nossos aliados e parceiros, compartilhando táticas e procedimentos que aumentarão a interoperabilidade entre nossas forças”, disse o AIRCDRE Alsop.

“Vários países estão participando do Pitch Black pela primeira vez, e os damos as boas-vindas ao exercício e ao magnífico Território do Norte.”

O Pitch Black está programado para incluir voos diurnos e noturnos e alguns elementos de apoio estarão localizados na Base da RAAF Amberley em Queensland.

As nações participantes incluem Austrália, França, Alemanha, Canadá, Indonésia, Índia, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Cingapura, Tailândia, Estados Unidos, Reino Unido, República da Coreia, Nova Caledônia, Filipinas e Holanda.

O Pitch Black é um exercício de emprego de grande força, conduzido por cenários de combate de caças. Este ano, esforços significativos foram feitos para avançar a capacidade de reabastecimento ar-ar entre muitas das nações participantes”, disse o AIRCDRE Alsop.

“O reabastecimento ar-ar é um multiplicador de força, proporcionando alcance essencial para nossas aeronaves de combate. Trabalhar com as nações participantes visa aumentar nossa projeção de força e maximizar nossa capacidade.”

“Gostaríamos de agradecer à comunidade do Território do Norte por seu apoio e interesse contínuos no Exercício Pitch Black e dar as boas-vindas a todos os participantes internacionais no Top End.”

A RAAF e a Força Aérea Alemã treinarão juntas pela primeira vez durante o Pitch Black.

A Luftwaffe enviou seis Eurofighter Typhoons, três transportes A330 multifuncionais e um A400M.

Para marcar sua participação, a Força Aérea Alemã pintou um de seus Eurofighters com um esquema especial que inclui as bandeiras australiana e japonesa.

O chefe da Força Aérea Alemã, tenente-general Ingo Gerhartz, disse: “O Indo-Pacífico é de grande importância para a Alemanha. Compartilhamos os mesmos valores com muitos parceiros nesta região.

“Defender esses valores em caso de emergência de guerra e poder apoiar nossos parceiros é algo que precisa ser praticado.”

Espera-se que o Exercício Pitch Black permita que a Luftwaffe se integre às capacidades do F-35A da Austrália.

“A aeronave F-35 expandirá ainda mais o amplo espectro de nossas capacidades. Como a Força Aérea Real Australiana já está pilotando esta aeronave de combate, também poderemos aprender com eles ”, disse o LTGEN Gerhartz.

Embora o Eurofighter seja uma aeronave multifuncional, o governo alemão confirmou que também adquirirá sistemas F-35 para substituir seus antigos Tornados.

FONTE: Australian Aviation / FOTOS: Royal Australian Air Force

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground

A FAB foi?

Wagner Figueiredo

Sim ..foi.. levamos nossos poderosos Zepelins !!!!

Tutor

Sim, nossos A-29 Super Tucano já estão lá, partiram diretamente de Natal até a Austrália, sem parada. Já estão em atividade nos treinamentos lá, e parece que já abateram 8 Eurofighters Typhoons e 12 F-15.

ANDRE DE ALBUQUERQUE GARCIA

Nem deve ir. Deixa a bronca da Oceania com os chineses pra longe.

Burgos

Exercício com um certo de ar de Patrulha e esclarecimento aéreo da região a la Padrão da OTAN.
É só ver os Países participantes e convidados:
“ As nações participantes incluem Austrália, França, Alemanha, Canadá, Indonésia, Índia, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Cingapura, Tailândia, Estados Unidos, Reino Unido, República da Coreia, Nova Caledônia, Filipinas e Holanda”

Marcelo Mendonça

Acho que vai ser mais combate aéreo

Burgos

Também !!!
Pq não ?!
Está previsto vários exercícios !!!

Paulo Montezuma

Como esses F-15 são lindos!!!

Rinaldo Nery

Pitch Back é uma manobra básica de combate aéreo. Fizeram um trocadilho: Pitch Black.

Heinz

Pode ter F35, typhonn, sukhois…
Mas o F15 é o mais sensacional

A C
Angelo

Nova Caledônia…..