DARPA desenvolverá projeto do motor de detonação rotativa para míssil ar-superfície de longo alcance

18

A Defense Advanced Research Projects Agency – DARPA sediará um evento do setor em 16 de agosto em Arlington, Virgínia, para discutir um próximo programa que gira em torno da tecnologia de propulsão prevista para propulsar um sistema de armas de ataque ar-solo de longo alcance.

A DARPA espera que o projeto Gambit de duas fases dure 36 meses com o objetivo de desenvolver e demonstrar um motor de detonação rotativo, de acordo com um aviso publicado em julho no site SAM.gov.

A primeira fase cobrirá o trabalho preliminar de projeto RDE e testes de entrada de combustor e jato livre de conexão direta, seguidos pelo projeto detalhado do sistema e testes de ponta a ponta em ambientes de voo simulados.

Esforços no âmbito do programa buscam pavimentar o caminho para um teste de voo de um protótipo de arma de velocidade supersônica alta, observou a DARPA.

Segundo a Aviation Week, o projeto Gambit destina-se a fornecer um míssil de ataque de longo alcance para caças de quarta geração, aproveitando o tamanho potencial e as vantagens de eficiência de combustível da tecnologia de motor de detonação rotativa (RDE).

Um novo motor provendo um alcance maior, possibilitaria o ataque de alvos no território inimigo, sem expor muito os porta-aviões dos EUA a um contra-ataque.

Um RDE retratado integrado à cauda de um conceito de míssil ar-superfície (Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA / via Aviation Week

NOTA DA REDAÇÃO: Quer discutir esse e outros assuntos com leitores da Trilogia Forças de Defesa em tempo real? entre no nosso grupo de WhatsAppclicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cristiano de Aquino Campos

Estão adotando a forma Russa de ataque, lançar mísseis de cruzeiro fora do alcance das defesas do inimigo. Pelo visto a dupla caças de 5°/6° geração e sistema AEGES não são tudo isso que se propaga.
A guerra da Ucrânia dando aula.

Underground

Não, os russos não inventaram a roda.
Exércitos procuram utilizar meios de atingir o inimigo sem se expor desde o tempo da pedra lascada, ou da lança, das flechas, dos canhões.

Carlos Campos

nada a ver, eles já faziam isso, a situação é esse motor aí diferente e a velocidade supersônica, os EUA só entram em lugar depois de atacar com mísseis de longo alcance como Tomahawk

Cristiano

Hum, mas o EUA e a OTAN usam o Tomahawk e outros para isso a décadas..

Andre

Míssel de cruzeiro forma russa de atacar? Os Tomahawk estão sendo usados em batalha há mais de 30 anos…

Dupla de caças 5°/6° geração??

Onde vc tem comprado seus cogumelos?? Parecem excelentes. Me passa os contatos do fornecedor.

Benedito oliveira

Os Estados Unidos só entram em um País quando,este esta Politicamente e econicamente abalado e ,suas defesas militares praticamente aniquiladas , de preferência não podendo contar com ajudas externas.

Joao

E isso por si só já é uma grande aula aos Russos kkkkk

Andre

Liga lá para o Putin e avisa para ele como se faz.

groosp

25% mais eficiente só que bem mais barulhento.

Mcruel

Numa guerra barulho é o que não falta…

Zezão

Um sistema de motor de detonação rotativo funciona em torno de uma câmara cilíndrica aberta, a medida que o combustível é colocada na câmara a onda de detonação atinge repetidamente o combustível em seu caminho circular gerando impulso. Tal sistema pode reduzir consideravelmente o tamanho do motor de um foguete, pois não necessita comprimir o combustível em expansão, a combustão por detonação também resulta em saltos de pressão e temperatura muito maiores , o que faz aumentar muito a eficiência em comparação com a de um motor de foguete convencional. Recentemente, em Julho do ano passado, um foguete japonês S-520-31… Read more »

GRAXAIN

Zezão, seria esse tipo de motor uma evolução do conceito de pulso jato das V1?

Zezão

O motor a jato de pulso é mais semelhante ao motor de detonação de pulso, que é diferente da detonação rotativa. 

NEMO revoltado

Mas estas ondas de choque são causadas pelo ar entrando em alta pressão ou por outra coisa?

GRAXAIN

Após assistir ao vídeo postado por “nefilin”, só posso concluir que se trata de um Efeito Kadenacy rotativo 3D, hehe… coisa complicada de se fazer…

thiago

recomeçou a guerra fria.

nefilin

https://www.youtube.com/watch?v=Ws4kbgfpKCw&t=16s
projeto original apresentado e testado pela USAF e emcampado pela DARPA

GRAXAIN

Valeu nefilin…